Caracóis domésticos

Tudo sobre os caracóis: características e tipos, manutenção e cuidados

Tudo sobre os caracóis: características e tipos, manutenção e cuidados
Contente
  1. características gerais
  2. Características anatômicas
  3. Variedades
  4. Condições de cultivo
  5. Como determinar o gênero?
  6. Reprodução
  7. Visão geral da revisão
  8. Fatos interessantes

O passatempo dos caracóis, e ainda mais o de mantê-los em casa, é um passatempo exótico que apresenta muitas vantagens. Esses moluscos únicos trazem natureza, beleza e tranquilidade para sua casa. Claro, eles não vão cumprimentá-lo com um latido animado e alegre ou com a voz crítica e zombeteira de um papagaio colorido. No entanto, eles podem e sabem ser amigos silenciosos, sem pressa, gratos e dignos. Os moluscos são capazes de reconhecer seus donos cuidadosos e ser gratos a eles.

Em que Os caracóis são extremamente despretensiosos no tratamento, o que não leva muito tempo e não exige muito esforço... Para quem valoriza o tempo, trabalhando em regime rigoroso, conhecer caramujos em casa é minutos de descanso, relaxamento, curtindo a beleza, graça e singularidade desses animais. O tempo de comunicação com eles pára!

características gerais

O caracol (Gastropoda) é representante de um grande e diversificado grupo de gastrópodes. Sua enorme variedade se reflete tanto na forma de caracóis e em suas preferências, quanto em seus habitats. Até o momento, cerca de 60.000 espécies desses animais foram oficialmente descritas, o que representa aproximadamente 80% dos moluscos. Os números de especialistas para organismos existentes estão na faixa de 40-100 mil espécies. São conhecidos até 13 mil nomes de gêneros de caramujos, vivos e fósseis.

Os gastrópodes ocupam um lugar significativo na investigação biológica, sendo objecto de experiências científicas complexas nas áreas da biomecânica, ecologia, fisiologia. Seus padrões de comportamento estão sendo estudados ativamente, inclusive do ponto de vista da evolução dos organismos naturais.

Eles são caracterizados pela presença de uma concha externa (mais freqüentemente dobrada) e um bezerro (moluscos sem concha são chamados de lesmas).

O corpo de um animal inclui a cabeça e a perna. Seu corpo é coberto por uma dobra especial no manto. A cabeça é bem desenvolvida, com tentáculos e olhos localizados na base dos tentáculos. Em algumas espécies, os órgãos da visão estão localizados em hastes especiais dos olhos. Grande em comparação com o corpo do caracol, a perna é adaptada para rastejar, mas pode ser modificada para pular, nadar ou se agarrar.

Características anatômicas

Excepcionalmente, todos os órgãos dos gastrópodes são únicos em estrutura e função. É seguro dizer que não existem análogos entre os animais, pelo menos entre os representantes da fauna doméstica.

Pia

A concha é o abrigo mais antigo para um animal de milhões de anos. Por milhares de anos, a natureza sábia aperfeiçoou e melhorou a forma espiral da morada do caracol. Estruturalmente e em forma, as conchas são racionais e confortáveis ​​para os animais, são leves, duráveis ​​e não interferem na movimentação dos caramujos. Além disso, suas conchas diferem significativamente dentro das espécies, cuja estrutura é altamente dependente do habitat.

Então, Achatina popular tem uma concha refinada e translúcida. Os gastrópodes que vivem em ambientes menos úmidos têm uma casca mais dura e durável. Em organismos que vivem em climas quentes, a cor da concha é clara (refletividade), enquanto suas contrapartes do norte usam cores mais escuras.

Independentemente dos tipos de moluscos, as conchas desempenham uma série de funções vitais para eles:

  1. proteger o corpo da desidratação (ressecamento);
  2. proteger de inimigos;
  3. proteger o corpo de lesões.

Vários padrões nas conchas e sua coloração são um dos aspectos misteriosos da vida dos gastrópodes. Existem apenas hipóteses sobre este assunto. Ainda não está claro por que caramujos que vivem em condições quase idênticas, com a mesma dieta, sob o mesmo regime de iluminação e umidade, apresentam tamanha variedade de conchas. Alguns são impressionantes pelo brilho e complexidade do desenho, enquanto outros são completamente monótonos e inexpressivos.

Presença de dentes

A boca de um caracol (rádula) não é muito comum e é um ralador fino (existem até 25.000 pequenos "dentes") adaptado para triturar alimentos. Na verdade, é um dente único, mas grande, com uma nitidez incomum. Este ralador de quitina aprimorado permite que você remova e triture pequenas partículas de várias superfícies e as use como alimento. Em outras palavras, a rádula tem duas funções - raspar e mastigar.

A picada de um caracol é bastante real, mas para os humanos é seguro se o caracol não for venenoso. Uma pessoa com essa mordida sente uma leve sensação de formigamento.

Órgãos sensoriais

Apesar do pequeno tamanho e aparente primitividade do organismo, a estrutura dos gastrópodes é complexa, incluindo órgãos responsáveis ​​pelo equilíbrio, tato, olfato e visão.

Os olhos estão localizados nas extremidades dos "chifres" e representam uma "bexiga ocular" - uma protuberância especial do corpo. O olho possui uma lente (lente esférica), à superfície da qual o nervo óptico está inserido. A parede anterior da esfera do olho é transparente, enquanto seus outros lados são pigmentados.

Graças a esses olhos incomuns, os moluscos não só avaliam o brilho da luz, mas também veem a uma distância de 1 cm.

É surpreendente que os gastrópodes percebam os raios de luz não apenas visualmente, mas também com o corpo, onde células especiais receptoras de luz estão localizadas - os caracóis são extremamente suscetíveis à luz forte.

Portanto, os moluscos são mais ativos à noite. É importante levar esse recurso em consideração na hora de mantê-los, sem transformar seu habitat em uma praia quente e ensolarada.

É por isso que, dado que embora os moluscos necessitem de lâmpadas de aquecimento que mantenham o regime de temperatura exigido nos moluscos (caso contrário, hibernam), é extremamente relevante uma barreira especial atrás da qual os caracóis se podem esconder. Caso contrário, eles se enterram no solo por um longo tempo.

Um segundo par de chifres de gastrópodes menores são projetados para tocar e cheirar. Além disso, é responsável pelo chamado “sentido químico” - distinguir os odores de substâncias artificiais (álcool, acetona, gasolina, etc.). Os caracóis podem sentir esses "cheiros" a uma distância de 4 cm, ou seja, desenvolveram essa qualidade melhor do que a visão.

Curiosamente, as áreas da pele do caracol localizadas na área do tegumento respiratório, cabeça, superfície frontal do corpo e na borda da perna apresentam a mesma sensação.

Quanto ao olfato dos caracóis, é realmente fenomenal. Assim, uma folha de couve ou um fragmento de melão de gastrópodes podem ser sentidos a uma distância de 50 cm, e os odores de restos de madeira ou folhas podres podem ser captados a uma distância de dois ou mais metros.

Se você abrir a tampa da casa do caracol e fizer algum barulho sobre ela, os moluscos não reagirão de forma alguma - eles não ouvirão.

Os caracóis respiram na água com guelras e oxigênio dissolvido nela. Outras espécies usam o pulmão para respirar, localizado em uma bolsa especial do manto, cujas paredes estão saturadas de muitos vasos sanguíneos.

Variedades

De acordo com seu habitat, todos os gastrópodes são subdivididos em terrestres, de água doce e marinhos e, de acordo com os tipos de respiração - em pulmões e guelras que respiram. Abaixo estão alguns exemplos de algumas das variedades populares de moluscos de aquário que as naturezas viciantes mantêm nos moluscos domésticos. Os tipos de moluscos domésticos são extremamente diversos. Entre eles há grandes e pequenos e, para os padrões dos caracóis, são enormes. A originalidade e singularidade dos nomes desses animais se deve à variedade de suas espécies, cor e estrutura.

  • Pokémon. Existem também outros nomes para eles - radix ou caracol de lagoa tropical. Pokémon é irmão do caracol comum da lagoa. Os habitats nativos estão localizados na Malásia e na Indonésia (Bornéu). Eles vivem em corpos d'água e pântanos. A expectativa de vida em aquários é de até um ano.

    Pokémon comem algas e são capazes de eliminar suas variedades azul-esverdeadas. Eles adoram comer folhas podres, bem como arranhar as paredes. Eles destroem ativamente crescimentos e formações bacterianas. Eles são indiferentes às plantas de aquário. As características da água quanto ao seu conteúdo são semelhantes ao regime tropical: To = 22-28®, pH 6-8, kH 3-8, dH 8-10.

  • Caracóis com chifres (linha mais curta). Seu habitat está localizado na África do Sul. Atingem 1,5 cm de altura e vivem de 3 a 5 anos. Na casca, apresentam crescimentos localizados de forma caótica, que ocasionalmente se rompem sem causar danos à saúde do animal. Em suma, esses gastrópodes são simples, adaptam-se perfeitamente à vida em recipientes de vários tamanhos. Para manter o tônus ​​desses moluscos, recomenda-se água com acidez de pelo menos 7 unidades e dureza de pelo menos 10-13. Se esses parâmetros forem violados, as conchas dos moluscos começam a se desintegrar, o que pode levar à morte. Esses animais são capazes de tolerar água fria, enquanto o nível de sua atividade cai sensivelmente. Para boa atividade dos animais, o regime de temperatura da água deve ser observado no mínimo 24 ° C.
  • Spixie (elfo) mora em reservatórios localizados no sul da América. A concha é de tonalidades claras com riscas, tem uma forma oval e ligeiramente estreita, 2-3 cm de diâmetro.O corpo do molusco é manchado, ligeiramente mais escuro que a concha, pode ser amarelo ou acastanhado. Vive cerca de 5 anos. Faz parte da família ampular. É diferente da ampullia comum:
  1. bigode alongado;
  2. falta de um tubo-sifão respiratório especial;
  3. maior velocidade;
  4. comportamento: durante o dia escondem-se no solo e deitam-se debaixo de água, enquanto as ampolas normais preferem fazê-lo à superfície.
  • Ampularia É um caracol amarelo conhecido entre muitos aquaristas. Esses moluscos podem ser mantidos em um aquário com peixes, pois se dão bem com muitas de suas espécies. Ao mesmo tempo, é importante saber que alguns peixes não têm aversão a dar tapinhas nas antenas nos moluscos, e alguns podem desfrutar desta iguaria com prazer. Por isso, aconselhamos que mantenha um ampulário com espécies pacíficas de peixes e, em caso de dúvida, consulte um especialista. Esses moluscos não se dão bem com gouras, tetradons, ciclídeos agressivos americanos e africanos, assim como outros peixes labirínticos.
  • Cowrie (cipreids) ou caracóis de porcelana, vivem em águas tropicais e algumas espécies escolheram o Mar Mediterrâneo. Eles se distinguem por uma variedade de cores e formas especiais de desenhos. Eles se alimentam de algas. Eles vivem em fendas de fragmentos de corais mortos, cavam no solo, mas na lua nova ou cheia eles saem e se movem ao longo das rochas. Curiosamente, certas espécies da família foram usadas na antiguidade como dinheiro e fragmentos para decorar máscaras funerárias.
  • Caracol zebra (Neretina) - o marisco mais popular encontrado em muitos amantes. A concha de um caracol adulto tem 2-2,3 mm de altura e 1,9-2,3 mm de diâmetro. Os caramujos zebra são animais de sexos diferentes, mas é bastante difícil identificar uma fêmea ou um macho por sinais externos. O órgão reprodutor masculino pode ser visto apenas durante a cópula, ele está localizado próximo ao olho direito. O contorno externo da concha do molusco é em forma de S, e seu corpo é geralmente cinza claro ou amarelo. A cor da carapaça varia do amarelo-esverdeado ao amarelo com tons marrons. Padrões com listras pretas ornamentadas de largura média começando no início da ondulação e gradualmente alargando para baixo. Os padrões nas conchas são extremamente diversos - não há caracóis com padrões idênticos.

A bela e contrastante cor desses moluscos atrai muitos aquaristas, pois sua concha dourada e negra combina perfeitamente com o fundo verde das plantas do aquário.

  • Tylomelania ou coelho laranja. Diante desse molusco incomum, muitos amantes admiram a diversidade de suas espécies, que, aliás, são pouco estudadas e estão longe de serem descritas. O aparecimento de tylomelanias depende em grande parte de seu habitat. Existem dois tipos de tylomelanias: aquelas que vivem no sistema aquático (Malili) com conchas nervuradas e aquelas que vivem em sistemas lago-rio (Poso) com um esquema de cores rico. Em todos esses animais, as conchas têm de 2 a 12 cm de tamanho e formato cônico. A coloração do corpo varia de laranja brilhante a escuro com manchas brancas. A natureza cuidou minuciosamente da segurança das tilomelanias - devido à sua cor incomum, elas são quase invisíveis entre as formações rochosas e uma cor particularmente chamativa pode assustar um predador.
  • Achatina São os maiores e mais populares caracóis domésticos. Eles também são chamados de moluscos gigantes africanos. Existem indivíduos com uma concha maior que 20 cm, mas o corpo de um animal pode ter mais de 30 cm. Claro, para animais tão grandes você precisa comprar uma casa espaçosa, o menor volume para eles é um aquário de 10 litros . Achatina gosta de nadar, por isso um recipiente adequado é essencial para isso. A espessura da camada de enchimento deve ser de 4-6 cm - os moluscos gostam de cavar lá. Via de regra, o corpo é acinzentado-acastanhado e a carapaça em forma de espiral com listras avermelhadas acastanhadas. Albino achatina não é incomum, seus padrões parecem mais contrastantes, enquanto o corpo apresenta tons de branco leitoso.

Esses animais maravilhosos são usados ​​em procedimentos cosméticos úteis. Portanto, a massagem exótica é magnífica quando Achatins se move pelo rosto do cliente. O segredo destes caracóis é útil, hidrata, nutre e tem efeito anti-inflamatório na pele do rosto.

Achatina atinge a maturidade sexual no período de 6 a 18 meses. Apesar de seu universalismo sexual (hermafroditismo), a autofecundação é um episódio raro na vida desses animais e geralmente não se pode viver sem um parceiro de acasalamento. Os espermatozoides do parceiro de Achatina podem ser armazenados por até 2 anos e são capazes de lançar garras de 5 a 6 vezes por ano.

  • Freqüentemente, os caçadores observadores de caracol adquirem caracolusoc - moluscos lenhosos de Cuba, com conchas de cores vivas e de formato surpreendente, semelhante a um pires. Esses caracóis pires vivem em pequenos bandos de até 5-7 indivíduos. Suas habitações são necessariamente supridas de galhos e troncos.
  • Grupos de pequenos moluscos terrestres são objetos de observação extremamente fascinantes - subbulins octon... Esses animais são extremamente despretensiosos e suas colônias ocupam pouco espaço. As subbulinas se multiplicam rapidamente e são pequenas em tamanho - 3-5 cm.

Os caracóis uva comuns também são muito populares entre os amadores. Por serem raros nas redes de varejo, são simplesmente encontrados na rua.

Condições de cultivo

Cuidar de animais de estimação exóticos não exige muito tempo e esforço financeiro, e a vida selvagem estará por perto, deliciando-se com sua beleza e naturalidade. Essa vantagem é talvez a principal na escolha de um hobby. O esquema de cuidado do caracol é simples:

  1. alimentação três vezes por semana;
  2. lavar a casa a cada 2 semanas;
  3. troca de cama - uma vez a cada 4 semanas.

Em termos de nutrição, os caracóis são muito despretensiosos. Seu cardápio usual inclui fatias de frutas, vegetais e ervas. Restos de comida da geladeira também estão bem. As folhas de alface são uma verdadeira iguaria para eles.

O Ulitarium é fornecido com uma tampa especial com pequenos orifícios ou fenda estreita, caso contrário os animais podem sufocar ou rastejar para fora da habitação. O papel da cama é geralmente realizado por vários substratos ou solo especial "Begônia". Ulitaria também se espalha com musgo, adicionando galhos de líquen ou plantando grama para gatos. Necessário em um aquário e uma espécie de reservatório - um pequeno recipiente com água. O musgo esfagno para pavimentação, coletado na floresta, deve ser preparado - limpo e submetido a um processamento especial.

Recomenda-se cuidar regularmente (2 vezes ao dia) do solo, hidratando-o e a superfície da ulitaria com um borrifador. Se os caracóis se fixaram permanentemente nas paredes, isso indica um excesso de água no solo, os animais sentem desconforto. Com déficit de umidade, os caramujos, ao contrário, se trancam em casa.

Com os devidos cuidados, a atividade dos caramujos aumenta, a dependência é direta. Normalmente, seu modo é dominado pela atividade à noite, durante o dia eles congelam no vidro ou se escondem no chão.

Às vezes, os moluscos hibernam, não necessariamente no inverno. As razões para adormecer podem ser baixa umidade no mosteiro, deficiência de componentes úteis da dieta, reações de estresse e lesões. Nestes casos, os animais de estimação se escondem, conectando a entrada da casa com um composto pegajoso especial que forma um filme especial (epifagma).

Você pode reviver o gastrópodes regando-o com água fervida morna, ou é melhor simplesmente colocá-lo em um ulatório com condições microclimáticas ideais, borrifando-o levemente sobre ele. Depois de um tempo, quando o ambiente se tornar mais favorável para ela, o molusco sairá de seu esconderijo.

Criar gastrópodes e cuidar de seus ovos não é difícil, mesmo para os iniciantes na criação de caramujos. O principal aqui é manter a temperatura exigida em ulitaria (28 graus) e um ambiente calmo.

A dieta dos filhotes inclui alimentos sólidos. É importante que eles não se enterrem e sufoquem. Uma cama de folhas de alface seria uma boa opção para eles, e verduras e cenouras raladas são bastante adequadas para a alimentação. Não vale a pena ensinar aos filhotes o cardápio do pepino - eles estão longe de serem indiferentes a esse vegetal, logo se acostumam, recusando outros alimentos.

Assim, manter os moluscos em casa não é nada pesado, mas o principal problema será a tarefa de entregar os recém-nascidos aos cuidados e às mãos do mestre.

Não é incomum que gastrópodes acabem em aquários com lixo ou plantas. É importante preservar seu número e se esforçar para garantir que esses animais jovens se transformem de convidados aleatórios em ajudantes do aquarista.

Nenhum cuidado especial é necessário para caracóis mantidos com peixesconforme eles pegam o alimento depois dos peixes, tanto os resíduos quanto as algas são usados. É aconselhável monitorar constantemente o seu número - para 5-6 litros de água, contém um grande ou 2 pequenos caracóis.

A ordem de guarda de Achatina também é adequada para cuidar de outros gastrópodes. Na alimentação deles, deve-se escolher folha de uva, dente-de-leão e folhas de bardana, além de sobras de vegetais. Gastrópodes comuns, não inteiramente exóticos, não são objetos menos interessantes de observar do que seus equivalentes importados.

Importante! Se as conchas de todos os moluscos em ulitaria forem opacas, isso indica uma dieta pobre de gastrópodes e uma falta de quaisquer componentes úteis em sua dieta.

Não é recomendado nivelar as fichas que você encontrou em conchas de caracol com suas próprias mãos. Neste caso, o animal deve ser colocado sobre um pano úmido, e ele irá consertar sua casa por conta própria. Freqüentemente, esses defeitos ainda permanecem na forma de irregularidades quase imperceptíveis na casca.

Vamos considerar as regras de alimentação usando o exemplo de todas as conhecidas Achatina. Alimentar crustáceos significa dar variedade à comida, que muitas vezes é servida sólida. É importante monitorar a dieta do animal quanto à presença suficiente de componentes de cálcio na mesma, extremamente necessários para a construção da concha e a preservação do órgão mais importante - o dente quitinoso.

Um exemplo de menu de caracol consiste em peças:

  • tomate, repolho, alface, batata cozida, abóbora;
  • maçãs, peras, bananas, ameixas, uvas, melões, melancias;
  • leguminosas;
  • flocos de aveia;
  • cogumelos;
  • ervas e folhas, flores dente de leão, trevo;
  • amendoim moído;
  • laticínios e produtos lácteos fermentados;
  • pão macio;
  • carne picada (cozida);
  • ovos cozidos;
  • farinha de osso;
  • feed combinado.

Produtos proibidos:

  1. citrino;
  2. tudo picante, salgado, doce, azedo, frito e defumado;
  3. massa;
  4. olhos de batata.

Decoração da casa

Depois de selecionar um ulatório adequado, não é recomendável colocar imediatamente os animais em uma nova habitação. Para começar, você precisa equipar adequadamente seu espaço interno para que os recém-chegados não se estressem com essa reforma. Este arranjo inclui uma série de atividades.

  1. Organização de ventilação adequada. Sem um suprimento estabelecido de ar fresco, novos colonos podem não sobreviver e bactérias nocivas aparecerão na ulitaria. Para uma ventilação adequada, é importante que os orifícios na tampa e outros elementos da habitação estejam localizados em uma determinada ordem. São feitos na tampa e na parte superior do recipiente, em uma das paredes, bem como em sua face inferior. Este procedimento fornece uma cobertura mais completa da circulação de ar e lixo e do espaço geral da habitação do caracol.
  2. Seleção de serapilheira. A camada de cama oferece conforto e calor para a nova casa. Pode servir como substratos, musgos florestais, serapilheira, turfa, troncos e outros itens.
  3. Garantindo condições ideais de temperatura e umidade. É importante instalar a habitação longe de janelas abertas, radiadores de aquecimento e exteriores de salas quentes. A temperatura adequada é de 24-27 graus e a umidade é de 70%. Para controlar os parâmetros, são utilizados tapetes de aquecimento, termômetros e sensores especiais. Eles são muito convenientes de usar.
  4. Pires de água para caracóis deve estar sempre perto dos moluscos - este é um elemento integrante do arranjo de ulitaria. Ao mesmo tempo, o nível do líquido no recipiente não deve ultrapassar 1 cm, para que os filhotes e os adultos não engasguem e se afoguem. O bebedor é escolhido de acordo com o gosto do proprietário.
  5. Assentamento de caracóis em uma nova casa. No primeiro dia, é importante observar constante e cuidadosamente os animais de estimação sensíveis, a fim de ajudá-los em tempo hábil. Se os Akhatins não gostarem da casa preparada por você, eles hibernarão por um longo tempo.

É aconselhável que a nova moradia de amêijoa seja feita e decorada com amor e segurança. Os caracóis certamente sentirão isso e agradecerão com uma prole numerosa e saudável.

Como determinar o gênero?

A maioria dos gastrópodes são hermafroditas. Mas isso não significa que você possa ter um único indivíduo para sua reprodução. A autofecundação é um processo raro entre os moluscos. Na maioria dos casos, é praticado por melanias, que se reproduzem partenogeneticamente.

Quando um par de caracóis é formado, cada um neste par desempenha um papel - espécimes maiores e mais maduros tornam-se fêmeas e os jovens tornam-se machos. Na verdade, esse fato é uma dica para a seleção de pares adequados.

Isso explica por que, tendo dois gastrópodes, os amadores muitas vezes não esperam pelo aperto - os animais podem simplesmente não caber um no outro.

Existe uma espécie de caracóis de sexos diferentes - são ampullia. Embora os especialistas digam que às vezes eles podem mudar de sexo para participar do acasalamento. Nesse contexto, são surpreendentes os gastrópodes do gênero Pyla, que dormem antes do acasalamento, mas os ampularia pertencentes ao gênero Pomasea não sentem necessidade desse preparo.

Apesar das dificuldades em determinar o sexo dos caramujos e da possibilidade de alterá-lo, é importante para muitos proprietários saber quem mora em sua ulitaria. Não existe um método absolutamente confiável para identificar as características sexuais. No entanto, com um certo grau de probabilidade, você pode tentar determinar o sexo. Para isso, os especialistas recomendam o uso de vários métodos ao mesmo tempo, o que aumenta muito a chance de resolver essa difícil tarefa.

  1. Observe atentamente a boca da amêijoa. Normalmente, os machos têm uma boca mais redonda, enquanto as fêmeas têm uma forma mais alongada.
  2. Com o caracol aberto no topo e ligeiramente à direita da cobertura do manto, os machos distinguem visualmente o órgão desejado, que as fêmeas não possuem. É importante comparar vários pares, então este sinal se tornará bastante óbvio para você.
  3. Observe de perto a estrutura da concha do animal. Se os cachos estiverem localizados no sentido horário, então é um macho, mas se os cachos forem contra a direção da seta, você está na frente de uma fêmea.

Reprodução

Normalmente os gastrópodes colocam os gametas na água, onde eles se desenvolvem posteriormente. Nesse caso, o número médio de ovos chega a centenas, e sua maturação ocorre em 21-28 dias. Ovos de mexilhões podem ser translúcidos, brancos, rosa ou verdes.

Após o estágio larval inicial do molusco - trocóforo, o futuro caracol torna-se um soldador, após o qual ocorre a metamorfose e um indivíduo jovem é formado.

Uma série de espécies marinhas de moluscos seguem o desenvolvimento larval, mas também existem inúmeras espécies marinhas que têm um modo direto de desenvolvimento. Além disso, tal regime é normal para grupos de água doce e terrestres. O desenvolvimento embrionário foi amplamente desenvolvido em muitos caracóis.

Gastrópodes se reproduzem ao atingir a maturidade, colocando ovos em pedras ou folhas de plantas, certas espécies - nos planos dos ulitários, ligeiramente acima do nível da água. Inicialmente, os ovos são translúcidos, mas depois adquirem uma tonalidade acastanhada e, posteriormente, surgem crescimentos jovens.

Em condições favoráveis, eles se reproduzem com rapidez e frequência e, portanto, o processo de reprodução precisa ser controlado. É aconselhável estar preparado para tal evento e adquirir uma capacidade de até 30 litros com água decantada. Para obter descendência, não serão necessários mais de 3-4 indivíduos, e as algas não serão supérfluas no aquário. Para a alimentação, você deve pegar vegetais cozidos, pão ou comida de peixe.

Visão geral da revisão

Comentários de pessoas que mantêm caracóis em casa, basicamente se resumem aos seguintes aspectos:

  • os caracóis não causam reações alérgicas;
  • eles estão completamente seguros;
  • os moluscos são "doces e gentis";
  • eles são criaturas extremamente exigentes;
  • os caracóis contribuem para o desenvolvimento, especialmente nas crianças, de um sentido de beleza, amor e respeito pela natureza;
  • comunicando-se com os caracóis, você entende como o mundo natural é frágil;
  • o contacto com caracóis é benéfico tanto para crianças como para adultos, devido à capacidade de estimular as propriedades relaxantes do observador e à possibilidade de massagear com eles.

Fatos interessantes

Também existem organismos muito perigosos entre os gastrópodes. Portanto, o caramujo cone (Conus geographus) é venenoso - um habitante dos trópicos e subtrópicos. Foi encontrado na costa norte da Austrália. Vive em formações de corais vivas fragmentadas, em áreas arenosas de zonas intertidais. Menos comumente encontrado em profundidade.

O veneno liberado pela picada desse animal pode matar até 15 pessoas. Sintomas de envenenamento: dor no local da picada, muito mais forte do que uma picada de abelha. Após o desaparecimento gradual da dor, inicia-se o processo de dormência, observa-se tontura, torna-se ilegível a fala da mordida, após o que se instala a paralisia do trato respiratório.

A morte ocorre aproximadamente 30 minutos após a picada, mas esses casos são raros. Não há proteção conhecida contra o veneno de caramujos. Quando se utiliza uma mordida, utiliza-se a pressão sobre o local da mordida, o processo de imobilização e reanimação. Talvez esta seja a única opção de tratamento recomendado para uma pessoa picada por este molusco.

        Uma miniatura de gastrópodes (Angustopila dominikae) encontrada na China. Os cientistas encontraram várias pequenas conchas. Não havia caramujos dentro deles, mas o tamanho das conchas indica que o corpo do animal não atingiu 1 mm, e o maior exemplar encontrado tem comprimento de apenas 0,86 mm.

        O norte da Austrália também abriga o maior gastrópodes do mundo - o trompetista australiano (Syrinx aruanus)... O recorde do comprimento da carapaça da espécie é de 91 cm, e seu peso é de 18 kg. O tamanho médio de um espécime maduro do trompetista australiano chega a 70 cm, espécie de animal predador, alimentando-se de grandes vermes poliquetas. A popularidade da espécie levou a uma diminuição em seu número, mas os indivíduos jovens de tamanho pequeno freqüentemente são jogados na costa pelas ondas do mar durante fortes tempestades.

        Os prós e contras de manter os caracóis no vídeo abaixo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa