Tipos de tecidos

Tudo sobre tecido moiré

Tudo sobre tecido moiré
Contente
  1. Descrição geral e história
  2. Visualizações
  3. Áreas de uso
  4. Dicas de cuidados

Juntamente com o brocado, a seda, o cetim e o veludo, o moiré ocupa o seu lugar de direito entre os materiais mais luxuosos e ricos. Este é um dos tecidos mais bonitos, cujas características distintivas são um brilho requintado e padrões discretos que lembram holografia. Essa tela é popular há mais de um século, era ele quem era cantado em suas obras literárias e artísticas por poetas e artistas famosos.

Descrição geral e história

O tecido moiré é bem conhecido por quem gosta do trabalho de artistas do período que vai do século XVIII ao início do século XX. Mulheres e homens vestidos com roupas feitas desse material podem ser vistos em retratos de membros da família real, aristocratas, líderes militares e outras pessoas influentes. Nas pinturas, eles são representados em vestidos iridescentes e camisolas feitas de tecido caro com fitas onduladas obrigatórias para pedidos. Moiré era popular até a revolução de 1917. As roupas feitas com esse tecido sempre serviram como um símbolo de status elevado, riqueza financeira e gosto excepcionalmente sofisticado.

Pouco se sabe sobre a origem do tecido. De acordo com algumas suposições, a técnica de fazer tecidos de seda com efeito ótico leve teve sua origem no Oriente, mas rapidamente se enraizou nos países do Velho Mundo.

Antigamente, essa tela cintilante era chamada de "obyar", traduzido do persa "ab" significa água. Na verdade, o tecido moiré criou o efeito visual de um fluxo de água.

Moiré foi trazido para a Rússia por Peter I. No início, o material era usado exclusivamente para costurar fitas de premiação. Mas sua beleza foi apreciada, e logo roupas femininas e masculinas, bem como itens de decoração luxuosos, foram costurados a partir do tecido. Nas notas de V. Vereshchagin, pode-se encontrar uma menção ao fato de que os vestidos moiré começaram a ser usados ​​em 1806.A moda de roupas moiré continuou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial.

A menção de um tecido incomum é encontrada em muitas obras literárias. Assim, a poetisa A. Bely elogiou a beleza das mulheres com roupas feitas desse material esvoaçante. E o famoso Igor Severyanin chamou as mulheres em vestidos moiré de "requintadas e estéticas".

Inicialmente, o tecido era confeccionado com seda uniforme ou com adição de fios de algodão. Com o desenvolvimento da indústria têxtil, fibras sintéticas de viscose, lavsan e acetato passaram a ser incluídas no tecido. Esses aditivos tornam o material mais elástico e resistente ao desgaste.

A fabricação de qualquer tecido moiré usando seda natural, fios de seda e fios químicos é realizada em estrita conformidade com a GOST 28253-89 aceita. Este regulamento estabelece que os principais parâmetros técnicos e operacionais do tecido - alteração do comprimento dos fios após processamento úmido, resistência ao vinco, carga de tração, alongamento na ruptura e outros - devem atender exatamente às normas aprovadas. Por exemplo, a resistência à abrasão de um tecido feito de fios de seda natural deve ser de pelo menos 200 ciclos, para um tecido à base de fibra sintética - 1000 ciclos.

A base da produção do tecido moiré é a calandragem. Esta técnica envolve a tecelagem simples de fios homogêneos ou mistos, seguida de enrolar o tecido acabado por meio de rolos quentes (calandras). Com esse tratamento, os fios se movem, se apertam e tomam a direção oposta - é isso que cria o efeito visual de brilho no tecido.

De alguns ângulos, pode parecer que os padrões na superfície da matéria são um pouco como uma seção longitudinal de madeira e se parecem com uma imagem holográfica.

Um método menos comum de substituir a trama de fibras. Nesse caso, durante a confecção do tecido, os tipos de tecelagem são alternados periodicamente em uma determinada ordem. Tudo isso permite que você crie um padrão de repetição volumétrico com um brilho pronunciado. E, finalmente, você pode recorrer à técnica de multicamadas - várias camadas de material de malha fina são colocadas umas sobre as outras de maneira caótica. Devido ao deslocamento dos fios, forma-se um padrão incomum, é ele quem confere à tela acabada um brilho único e uma suavidade perfeita.

Moiré sempre pertenceu aos materiais de elite, distingue-se por sua aparência espetacular. No entanto, essa está longe de ser a única vantagem da tela - suas características de consumo são extremamente altas. Se inicialmente era um tecido bastante delicado e de forma alguma o mais durável, hoje o moiré é produzido resistente ao atrito, portanto, as coisas feitas com ele têm uma longa vida útil.

Assim, as vantagens de moiré incluem:

  • aparência requintada e cara;

  • sedoso, agradável ao toque;

  • falta de tendência a deformações;

  • força elevada;

  • cortinas fáceis.

Ao mesmo tempo, também existem desvantagens. Em primeiro lugar, é um custo alto. O material é exigente no cuidado, se se errarem na limpeza, na passagem a ferro e na arrumação, aparecerem vincos na tela, será muito difícil eliminá-los mais tarde.

Além disso, as características higiênicas do tecido, como resistência ao calor, resistência à água, eletrificação, são mantidas em um nível médio. Os parâmetros de retenção de poeira e permeabilidade ao ar estão abaixo da média, enquanto a permeabilidade ao vapor é alta, a higroscopicidade é de 6-12%.

Isso é interessante: o termo "moiré" refere-se não apenas ao tecido e sua técnica de processamento, mas também ao tipo de papel que é gravado na superfície. A definição se espalhou entre os fotógrafos. Nesse contexto, refere-se a qualquer imagem que possa se assemelhar a uma grade ou listras onduladas. Via de regra, ele é obtido pela sobreposição de um par de padrões de malha um sobre o outro.

Visualizações

Existem dois tipos principais de tecido moiré.

Tromoir denso - tal tela é feita de seda de alta qualidade, graças às quais impressões ópticas discretas com ricas tonalidades brilhantes são criadas na superfície do tecido. Era desse tecido que as fitas e roupas dos cortesãos da corte real eram feitas nos tempos antigos.

Moiré-antiguidade - uma questão mais sutil, que forma estouros volumétricos. Este tecido é produzido a partir do esmagamento das fibras com deslocamento. Graças a esta técnica, um overflow fosco gradiente e um ornamento volumétrico são criados na superfície do tecido.

Essa tecnologia é frequentemente usada para criar transições de ombre na superfície da tela de tons escuros para claros e para criar manchas expressivas. O tecido é ideal para criar vestidos elegantes. Hoje em dia, ela encontrou sua aplicação na costura de lindas cortinas que se encaixam harmoniosamente em interiores vintage.

Devemos também mencionar o tecido de veludo moiré. Visualmente, este tecido é semelhante ao moiré comum, mas de acordo com a técnica de fabricação não tem absolutamente nada a ver com ele. Essa tela é um material com fibras densas, o padrão aqui é formado pela combinação da pilha de diferentes comprimentos e cores.

Esse tecido pode ser impresso. Portanto, para moiré feito de seda ou seda com adição de algodão, a impressão em impressora será ótima. Para a modificação sintética da tela, é dada preferência à impressão serigráfica e à sublimação.

Áreas de uso

Apesar da transitoriedade das tendências da moda, durante vários séculos o moiré foi e continua a ser um dos melhores tecidos para roupas da moda e têxteis para o lar elegantes. Foi a partir do moiré que, nos anos anteriores, as fitas da encomenda foram costuradas para Pedro I, generais A. Suvorov, M. Kutuzov, General P. Bagration e também Almirante F. Ushakov. Ao mesmo tempo, diferentes fitas moiré foram usadas para diferentes tipos de prêmios.

Na Rússia pré-revolucionária, o moiré era usado para costurar capas de móveis cerimoniais. O tecido foi muito procurado para a decoração das instalações onde decorrem os eventos festivos. Se você olhar mais de perto as telas dos pintores, pode parecer que o moiré estava literalmente presente em todos os lugares. Senhoras nobres vestidas com telas esvoaçantes eram retratadas em interiores com cortinas cintilantes e capas de móveis cintilantes.

Moire não perdeu sua relevância hoje.

Moiré tem uma textura estética e decorativamente atraente, portanto não necessita de estampas. Normalmente, esses tecidos são produzidos com tingimento liso em uma grande variedade de cores e matizes. De moiré, obtêm-se cortinas luxuosas realmente caras, que ficam especialmente impressionantes com um lambrequim. No entanto, os modelos de corte lacônico também criarão um jogo incomum de luz e efeitos visuais elegantes.

Moiré é amplamente utilizado na decoração de interiores. É frequentemente utilizado para revestimento de paredes e móveis. Embora deva ser notado que, neste último caso, o padrão sofre abrasão constante e eventualmente perde seu efeito decorativo.

As fitas para as crianças são feitas de tecido branco e os vestidos de noiva são costurados. O material colorido é usado para fazer calças elegantes e vestidos de noite. É amplamente utilizado para fazer:

  • roupas para concertos;

  • trajes em estilo retro, pop art;

  • cenário teatral.

Moiré é usado para estofamento de móveis elegantes. Além disso, até hoje, fitas de prêmio são feitas a partir dele.

Podemos dizer com segurança que a tela moiré é um clássico inabalável que nunca sairá de moda. O material combina bem com tecidos como veludo, linho e organza.

Dicas de cuidados

Mas cuidar desse tecido não é fácil. Como todas as telas caras, o moiré é muito exigente. Se o tecido for de seda natural, o melhor é confiar a limpeza a profissionais. Em todos os outros casos, você precisa seguir as recomendações a seguir.

  • Ao lavar na máquina, você deve definir o modo delicado.

  • A temperatura de lavagem não deve exceder 30 graus, o tempo não deve exceder uma hora e meia.

  • Os compostos de limpeza devem estar livres de cloro e qualquer outro alvejante agressivo. É melhor dar preferência a produtos líquidos suaves, por exemplo, os biológicos.

  • Não é permitido lavar peças de moiré junto com outros materiais. Roupa de diferentes tons não deve ser colocada na máquina.

  • A centrifugação não é recomendada, em casos extremos é executada à velocidade mínima durante 10 minutos.

  • Modelos de poliéster e acetato só devem ser lavados à mão, sem esfregar ou torcer.

  • Roupas secas moiré desdobradas sobre uma superfície plana e horizontal. Ao fazer isso, você precisa mantê-los longe dos raios ultravioleta, radiadores e outras fontes de calor.

  • O modo de engomar é selecionado levando em consideração a composição do material a uma temperatura não superior a 130 graus. Roupas de moiré de ferro apenas na parte de trás.

  • É estritamente proibido molhar o moiré durante o engomar - neste caso, a água deixará manchas perceptíveis de desordem na superfície da tela.

  • Os produtos Moiré têm tendência para a formação de vincos, pelo que é necessário alisá-los o mais cuidadosamente possível antes de os secar. Os vincos restantes são cuidadosamente endireitados sobre o vapor.

  • O local para guardar coisas feitas de moiré deve ser escuro, seco e sempre ventilado de vez em quando.

  • As roupas moiré são mantidas penduradas em um cabide, os têxteis-lar são cuidadosamente dobrados.

  • Para que com o tempo a tela não fique empoeirada, é aconselhável cobri-la por cima com uma capa para roupas.

  • No caso de muita sujeira, assim como em vestidos de noite com grande quantidade de elementos decorativos, é preferível dar preferência à lavagem a seco.

Se você seguir essas regras, as coisas feitas de linho moiré manterão sua aparência original por muitos anos.

Moiré é um dos tecidos mais requintados e bonitos. Seus excessos refinados criam uma imagem visual especial e parecem preencher o espaço circundante com uma sensação de riqueza, luxo e liberdade interior. Portanto, em qualquer guarda-roupa e em cada casa, é aconselhável ter pelo menos uma coisa desse material. Certifique-se de que chegará o momento em que for útil.

sem comentários

Moda

a beleza

casa