Mobiliário

Roupeiros no quarto: variedades, opções de design e dicas de escolha

Roupeiros no quarto: variedades, opções de design e dicas de escolha
Contente
  1. Características, vantagens e desvantagens
  2. Tipos de mecanismos
  3. Dimensões (editar)
  4. Opções de enchimento interno
  5. Projeto
  6. Critérios de escolha

Apesar de todas as inovações, as pessoas continuam a escolher coisas testadas pelo tempo. Principalmente na hora de escolher móveis. Hoje em dia, os armários giratórios ainda são populares. Essa escolha é bastante justificada - além da confiabilidade e simplicidade, eles têm uma série de outras características positivas. Embora o método de abertura tenha permanecido o mesmo, muitas novas opções surgiram no enchimento e no design.

Características, vantagens e desvantagens

É muito simples abrir o armário giratório: basta puxar a maçaneta na sua direção e para o lado, após o que o mecanismo instalado funcionará e a porta se abrirá (abrirá giratório).

Este móvel consiste em:

  • moldura (parte superior, inferior, parede posterior, laterais e prateleiras);
  • fachadas (também podem ser chamadas de portas ou faixas).

Os gabinetes giratórios têm muitas vantagens:

  • uma forma simples e familiar de abertura (é historicamente a primeira);
  • não há necessidade de muito esforço;
  • se o mecanismo funcionar de forma eficiente, as portas abrem e fecham silenciosamente, o que é especialmente conveniente para o quarto (em comparação com o barulho das portas de correr do guarda-roupa ou das portas sanfonadas);
  • as portas ocupam menos espaço interno do que em outros modelos de gabinete;
  • amplo acesso a tudo dentro, sem restrições;
  • variabilidade (o desenho das portas é diverso, pode facilmente escolher a opção ao seu gosto);
  • o mecanismo é fácil de reparar ou substituir se quebrar;
  • você pode montar de forma independente as peças entregues ou até mesmo fazê-lo completamente com as ferramentas e habilidades;
  • é possível instalar uma fechadura simples no caixilho;
  • baixo custo (tais guarda-roupas são muito mais baratos do que guarda-roupas deslizantes).

Apesar de tudo isso, os armários com portas articuladas têm pontos fracos:

  • abrir as faixas requer espaço, portanto, esta opção não é adequada para salas estreitas ou densamente embaladas com outros móveis;
  • o ponto fraco de tais gabinetes são os mecanismos (com o tempo, eles podem começar a ranger e as portas podem abrir);
  • sem fechos de porta e amortecedores, as faixas estalam ao fechar.

A atitude em relação aos armários giratórios pode ser chamada de tendenciosa, na verdade, eles são mais duráveis. Pelo mesmo custo, você pode comprar um gabinete giratório confiável ou um modelo de compartimento de baixa qualidade.

Tipos de mecanismos

Para fixar o caixilho à moldura, são necessárias dobradiças ou toldos. Proporcionam não apenas abertura e fechamento, mas também o correto posicionamento das fachadas. Com a ajuda deles, o ajuste também é realizado, e em várias direções ao mesmo tempo:

  • lateralmente;
  • Para cima ou para baixo;
  • profundamente em.

Assim, a fachada tomará sua posição com precisão, não ficará torta ou, pior ainda, tocará na moldura. Essas dobradiças são consideradas as mais confortáveis. No entanto, há exceções - por exemplo, para a fixação de portas finas ou de vidro que não podem ser perfuradas. Seu design não permite mais ajustes.

As dobradiças diferem no ângulo de abertura:

  • 90-110 graus, são suspensos, semi-elevados e embutidos, dependendo da posição que ocupam em relação à moldura lateral da moldura e do tipo de caixilho;
  • 135 graus - para portas penduradas em um módulo trapézio;
  • 165 (carrossel) - também pode ser fatura ou semifatura;
  • 180 (em linha reta) - com sua ajuda, uma fachada falsa pode ser fixada.

Quanto maior o ângulo, mais conveniente é retirar as coisas colocadas dentro e colocá-las de volta. No entanto, paredes, radiadores e móveis adjacentes freqüentemente interferem na abertura completa do caixilho. Neste caso, com uma abertura descuidada, corre-se o risco de arrancar a fachada e prejudicar o seu aspecto.

As dobradiças acima podem ser completadas com uma fechadura de porta (embutida ou suspensa). A diferença dos habituais é o movimento suave da faixa e a ausência de estalidos ao fechar. Obviamente, as dobradiças com fechos de porta são muito mais caras. Nesse sentido, fabricantes de conexões como a Hettich e a Blum têm se mostrado bem. O material de fabricação é de grande importância na escolha dos mecanismos. Melhor se for de aço ou latão. Nesse caso, seus componentes deslizarão bem, sem deformação. As conexões durarão muito tempo e não terão medo da corrosão.

Dimensões (editar)

Atualmente no quarto dois tipos de gabinete com portas articuladas podem ser instalados:

  • embutido (no qual, em vez de prateleiras laterais, a parte inferior e superior, as paredes da sala ficarão salientes);
  • em pé separadamente.

E se um gabinete pronto pode ser colocado ao longo de qualquer parede adequada, então, para os modelos embutidos, você precisa chamar um medidor e fazer um projeto de design individual. As dimensões dos gabinetes geralmente dependem do fabricante. As grandes empresas têm sua própria grade dimensional (via de regra, em incrementos de 5 a 15 cm) - é assim que suas máquinas são configuradas. E grandes volumes de produção não permitem fabricar peças de caixilhos e fachadas de acordo com os tamanhos individuais, porque não é lucrativo e inconveniente para eles. Se houver tal serviço, terá um custo adicional. Para pequenos fabricantes com tal manufatura, a situação é mais simples, mas a qualidade é prejudicada com mais frequência.

A altura do gabinete pode ser diferente - do padrão 210 a 250 cm e superior. É claro que um armário alto será mais espaçoso, mas só será possível usar sua parte superior com a ajuda de uma pequena escada ou pedestal. E se você deixar um espaço entre a tampa do gabinete e o teto, a poeira se acumulará nele e a opção do chão ao teto terá uma aparência esteticamente mais agradável. A única limitação é o tamanho dos materiais e inserções decorativas - por exemplo, espelhos. Observe que a entrega de peças longas pode ser difícil.

A largura do armário é limitada pelas dimensões das paredes do quarto. No entanto, existem algumas nuances aqui - é tudo sobre o número de portas.

  • As de folha única não têm largura superior a 60 cm, pois as dobradiças simplesmente não suportam o peso da folha. O gabinete pode ser mais estreito - de 45 cm. Este tipo também é chamado de estojo.
  • Nos modelos mais largos, pode haver duas, três ou até quatro portas. Neste caso, a largura é dividida em segmentos iguais, que se tornarão portas simétricas.

Acredita-se que uma estrutura com mais de 200 cm não será confiável e, se não houver divisórias internas nela, a tampa do gabinete pode ceder. Nesse caso, é melhor colocar dois módulos mais estreitos lado a lado.

A profundidade ideal para um guarda-roupa é considerada entre 50-60 cm, o suficiente para, por exemplo, colocar roupas em um cabide. Se não houver essa necessidade, você pode reduzir a profundidade, economizando o espaço da sala. Isso geralmente é feito em modelos de canto - quando o segundo lado é menos profundo.

Opções de enchimento interno

Para utilizar adequadamente o espaço interno do armário, é necessário decidir com antecedência sobre o seu enchimento. Vai depender da finalidade do gabinete, ou seja, das coisas que serão colocadas nele. O gabinete pode ser:

  • guarda-roupa (para peças de vestuário, sapatos e acessórios);
  • linho (para têxteis para o lar);
  • combinado.

Com menos frequência, os quartos são equipados com guarda-roupas para livros, artesanatos e outras ninharias. Os quartos das crianças devem ter um local devidamente organizado para os brinquedos.

Todo o espaço pode ser dividido em três zonas.

  1. É aconselhável colocar itens raramente usados ​​na parte superior. Isso inclui malas, bolsas, roupas de cama extras e roupas fora da estação. É melhor dividir os mezaninos em prateleiras compridas - assim cabem nelas peças de grande porte, e para roupas dobradas não reclamadas ou coisinhas pequenas é melhor usar recipientes ou cestos.
  2. Seria mais razoável guardar os sapatos na parte inferior. Cada par pode ser colocado em uma caixa e colocado um em cima do outro, ou você pode instalar prateleiras especiais para sapatos. Se o espaço permitir, esta seção pode fornecer espaço para uma tábua de engomar ou eletrodomésticos.
  3. Na parte central serão colocados os itens que são usados ​​constantemente. Para eles, você precisará de:
    • uma barra (longitudinal ou transversal) para cabides, pode ser substituída por um pantógrafo - uma barra com um mecanismo de levantamento conveniente;
    • gavetas para roupa de cama e outros pequenos itens de guarda-roupa (é melhor escolher divisórias com células separadas para eles);
    • prateleiras abertas para roupa de cama, toalhas e têxteis;
    • cestas de plástico ou metal nas quais você pode colocar pequenos itens;
    • suportes para cintos e gravatas;
    • pequenos compartimentos extraíveis para joias e outros acessórios.

Se o guarda-roupa substituir o camarim, deve haver um espelho do lado de fora ou do lado de dentro das portas - de corpo inteiro ou pequenas. Se não houver iluminação suficiente no quarto, é melhor colocar lâmpadas adicionais ao lado do espelho. A iluminação sem fio também é necessária na parte de trás do gabinete.

Projeto

Para que o guarda-roupa se encaixe no interior clássico do quarto, sua aparência deve ser adequada. Neste caso, é preferível escolher madeira natural ou MDF recoberto por uma película que imite fibras de madeira, possivelmente com efeito de envelhecimento. Fachadas com fresagem ou pátina são preferíveis. A imagem será completada com cornija curva e puxadores em bronze. Nesse caso, as portas giratórias combinam perfeitamente com o estilo. O neoclassicismo é caracterizado pela ausência de detalhes decorativos e um desenho mais rigoroso das fachadas.

Quase todas as tendências modernas estão abandonando as fachadas de armação em favor de fachadas lisas. Mas sua cobertura está se tornando mais variada - com imitação de tecido, couro, metal e até pedra. Essas opções parecem originais.Ao mesmo tempo, é desejável que um motivo semelhante esteja presente em outras peças de mobília. Fachadas monocromáticas também são relevantes. Para evitar que um guarda-roupa com várias folhas pareça aborrecido, as portas podem ser diluídas com um espelho. Uma alternativa ao espelho é vidro-colorido ou fosco.

A impressão de fotos ajudará a reviver o interior. Com a ajuda dele, fachadas podem ser decoradas com uma paisagem natural ou urbana, imagens temáticas. As faixas onduladas parecem ainda mais originais, especialmente se linhas suaves forem refletidas em outros objetos no quarto.

Cada vez mais, um guarda-roupa com acabamento em cor brilhante é visto no quarto moderno. O brilho é especialmente eficaz no contraste de combinações de branco com preto ou vermelho. Alças de metal brilhantes são uma boa adição. Tal interior irá energizar, ajudar a lidar com todas as tarefas. As cores calmas, ao contrário, terão um efeito calmante, sintonize para descansar e dormir.

Critérios de escolha

Para escolher um guarda-roupa no quarto, vale a pena considerar vários critérios.

  • O tamanho. A prática mostra que não há espaço extra no armário. No entanto, móveis muito volumosos ocultam significativamente o espaço da sala. Para evitar que isso aconteça, é necessário estimar com antecedência a quantidade aproximada de coisas e planejar um local para cada grupo. Além do tamanho interno, você precisa pensar nas dimensões externas. Nada deve interferir na abertura total das portas, por isso seu tamanho deve ser cuidadosamente coordenado com o designer.
  • Material. A melhor opção seria uma árvore. Os móveis de madeira maciça ficam bem graças às cores e texturas naturais. Além disso, ela não tem medo de mudanças repentinas na umidade do quarto. No entanto, essa opção é uma das mais caras. Basicamente, a madeira das fachadas é substituída por MDF, e o caixilho é feito de aglomerado laminado. Esse gabinete custará significativamente menos.
  • Fabricante. Ao escolhê-lo, é melhor se concentrar em avaliações e recomendações, em vez de publicidade. As empresas que valorizam sua reputação e buscam atrair mais clientes geralmente fornecem desenho, entrega, içamento e montagem gratuitos. O serviço durante o período de garantia também é de grande importância.
  • Aparência. Com a ajuda de um grande guarda-roupa, pode alterar visualmente o quarto. Os espelhos nas fachadas irão expandir os espaços e adicionar luz. Móveis claros têm o mesmo efeito, o que não danifica um cômodo escuro. Um guarda-roupa volumoso feito em cores escuras será visualmente menos percebido.

Para uma visão geral do armário de balanço no quarto, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa