Mobiliário

Armários de canto no quarto: variedades e características de escolha

Armários de canto no quarto: variedades e características de escolha
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Materiais (editar)
  4. Tamanhos e formas
  5. Enchimento interno
  6. Projeto
  7. Como escolher?
  8. Exemplos interessantes

O roupeiro de canto é um móvel cómodo e funcional que permite organizar de forma racional o espaço interior do quarto. Graças ao seu design prático, a maioria dos armários de canto pode acomodar uma ampla variedade de itens de quarto e guarda-roupa pessoal - roupa de cama, toalhas, roupa de cama e roupas. Além disso, o guarda-roupa ajusta-se organicamente à decoração interior da divisão e não ocupa muito espaço.

Peculiaridades

Na maioria dos apartamentos, o quarto é o menor cômodo da casa e requer um uso racional do espaço. Uma excelente solução para esse problema são os armários de canto, que incluem um estojo estreito. Podem servir não só como receptáculo para uma grande quantidade de roupas e utensílios domésticos, mas também funcionam como uma decoração digna do quarto, conferindo-lhe um aspecto sólido e elegante. Uma característica distintiva dos armários de canto é o seu design, graças ao qual não roubam o espaço da divisão e utilizam racionalmente os seus cantos. Ao contrário de um armário de parede convencional, esse tipo de mobília não requer uma parede separada e se encaixa muito harmoniosamente em um canto livre. Os modelos não desordenam o espaço e não interferem com a liberdade de movimento ao redor da sala.

As vantagens dos armários de canto também incluem dimensões compactas, grande número de gavetas e compartimentos de várias capacidades, a presença de espelhos externos e um aspecto original. Uma atenção especial deve ser dada aos guarda-roupas de canto com portas espelhadas. Esses modelos ampliam visualmente o ambiente e o tornam muito mais claro.Os guarda-roupas espelhados serão ideais para quartos pequenos, nos quais funcionarão simultaneamente como guarda-roupa, guarda-roupa, cômoda e treliça.

Visualizações

A classificação dos armários de canto para quartos é feita de acordo com vários critérios, sendo o principal deles o tipo de construção. De acordo com este critério, distinguem-se dois tipos de modelos: autônomo (gabinete) e embutido.

  • Guarda-roupa embutido devido à ausência de uma parede posterior e um ajuste confortável às paredes, ocupa menos espaço, mascara perfeitamente cantos irregulares e cobre defeitos nas paredes. As desvantagens de tais gabinetes incluem a impossibilidade de reorganizar rapidamente o produto e a instalação complexa que requer a perfuração das paredes para instalação da moldura e elementos de enchimento.
  • Armários de canto será uma excelente opção para os amantes de frequentes rearranjos e poderá passear de um canto a outro do quarto sem problemas. Além disso, tais modelos incluem frequentemente armários laterais, que também podem ser facilmente reorganizados de um painel lateral de um armário de canto para outro. As vantagens incluem a ausência da necessidade de medições preliminares e longa instalação. As desvantagens dos armários de canto independentes incluem o volume da maioria dos modelos, afrouxamento da parede lateral e montagens da porta, bem como uma lacuna claramente visível entre o produto e a parede.

O próximo assunto da classificação dos armários de canto são as portas. É esse detalhe que marca o gabinete e é o responsável pelo seu efeito decorativo. Por tipo de construção, as portas são giratórias, deslizantes, dobráveis ​​e elevatórias.

  • Balanço são uma versão clássica das portas, distinguem-se por um tipo de fecho fiável e um aspecto universal, graças ao qual são ideais para quase todos os interiores. As desvantagens de tais portas incluem a necessidade de fornecer algum espaço entre a cama e o guarda-roupa. Caso contrário, as portas não se abrirão completamente e será problemático retirar algo das prateleiras superiores.
  • Portas de correr são a melhor escolha para quartos pequenos e economizam espaço. Você pode mover outros móveis o mais próximo possível de um armário com essas portas, deixando uma passagem muito pequena. Além disso, esses produtos parecem mais elegantes e modernos do que seus equivalentes com portas giratórias. A desvantagem dos guarda-roupas deslizantes é um maior risco de quebra do mecanismo deslizante e alguns inconvenientes de uso para os idosos. Além disso, devido ao ajuste frouxo da parte final da porta na parede lateral do gabinete, essas portas protegem as coisas do pó de maneira muito pior do que as portas giratórias.
  • Portas articuladas são instalados principalmente em mezaninos ou outros pequenos nichos de gabinete e abrem girando em torno do eixo horizontal.
  • Portas elevatórias instalado no mezanino e prateleiras superiores do armário de canto, e levantado por meio de um mecanismo de elevador.

Materiais (editar)

Para a fabricação de armários de canto são utilizados materiais como madeira natural, aglomerado, MDF, vidro, espelhos e plástico.

Madeira natural

Os modelos de madeira são totalmente seguros para a saúde alheia, têm um aspecto muito nobre. Maciços de cereja, nogueira, carvalho, bordo e aspen têm boas características de desempenho. Móveis feitos com essas espécies são famosos por sua alta resistência e longa vida útil. Com os devidos cuidados e uso cuidadoso, os armários de madeira podem durar até 50 anos. As desvantagens de tais modelos incluem muito peso e alto custo.

Cartão laminado (aglomerado)

Os armários de canto feitos deste material são uma opção econômica, mas são considerados bastante confiáveis ​​e duráveis. As placas para a produção desses móveis são feitas de aparas, que são primeiro prensadas e depois laminadas.O resultado é um material leve, durável e barato, amplamente utilizado na fabricação de móveis. As desvantagens dos gabinetes de aglomerado laminado incluem baixa resistência à umidade, razão pela qual, quando em uma sala úmida, o produto começa a se deformar com o tempo.

MDF

Esse material também é feito à base de madeira, que é tratada a vapor sob alta pressão, depois seca e colada com parafina e resinas. Ao contrário do aglomerado, o MDF não tem medo da umidade, é bastante resistente ao vapor e à luz solar. Os armários feitos com este material representam o grupo mais numeroso e, em termos de custo, ocupam um nicho intermediário entre os produtos em madeira natural e os modelos em aglomerado laminado.

As vantagens incluem uma longa vida útil e resistência a cargas de alto peso. A vida útil média de tal gabinete chega a 30 anos. NA desvantagem dos gabinetes de MDF é, talvez, uma - é a liberação para o meio ambiente de substâncias nocivas presentes nas resinas. No entanto, os fabricantes de boa-fé reduzem esses riscos a quase zero comprando placas de alta qualidade com um conteúdo mínimo de fenóis.

Vidros e espelhos

São utilizados para decorar portas e paredes laterais, conferindo leveza e estética à estrutura. Já os roupeiros embutidos, em regra, não requerem parede posterior ou mesmo lateral, são constituídos por uma moldura e um painel frontal . O quadro é feito de vigas de madeira dura ou perfis de metal. Para a fabricação de peças de fachadas, utiliza-se plástico, MDF e aglomerado laminado.

Tamanhos e formas

O mercado de móveis para quartos modernos oferece guarda-roupas de canto em uma grande variedade de tamanhos e formas. Os mais populares no momento são os armários triangulares, trapezoidais, radiais e em forma de L.

Gabinete triangular

Os modelos triangulares são as opções de gabinetes de canto mais comuns. Estes são os primeiros guarda-roupas clássicos, a partir dos quais começou a história dos móveis de canto. As principais vantagens de tais produtos são seu baixo custo, simplicidade de design e ampla disponibilidade para o consumidor. Esses modelos estão disponíveis em qualquer showroom de móveis em uma gama bastante ampla. As desvantagens dos armários triangulares podem ser atribuídas ao tamanho e simplicidade do design, mas como um lugar econômico para armazenar um grande número de coisas, eles são perfeitos.

Modelo trapezoidal

Em comparação com espécimes triangulares, esse gabinete parece muito mais interessante e refinado. Devido ao alongamento das paredes laterais para a frente, o produto é muito espaçoso e, se necessário, pode ser usado como guarda-roupa. Isso é especialmente verdadeiro para apartamentos do tipo estúdio em que o quarto e a sala de estar estão no mesmo espaço e o hall de entrada geralmente está ausente.

Gabinete radial

Os modelos desse tipo são divididos, por sua vez, em duas categorias: côncavos e convexos. Os primeiros não roubam espaço e parecem muito limpos. Estas últimas, pelo contrário, dão aos produtos um volume adicional e têm um aspecto muito sólido.

Em forma de L

Tais modelos consistem em duas seções perpendicularmente conectadas, sendo peças de mobiliário muito espaçosas e ergonômicas. A vantagem de tais armários é a capacidade de colocar itens domésticos relativamente grandes neles, e as desvantagens incluem o volume dos produtos, muitas vezes tendo formas quadradas desatualizadas e design despretensioso. Finalizando a revisão das possíveis formas de guarda-roupas de canto para o quarto, deve-se destacar que recentemente uma parte significativa do sortimento é representada por modelos combinados que combinam vários elementos diferentes... Como exemplo, você pode pegar um modelo em forma de L com uma fachada ondulada, bem como um gabinete de raio com um lado esquerdo ou direito alongado.

Quanto ao tamanho, também aqui a escolha de armários de canto é simplesmente enorme. Isso permite que você escolha facilmente um modelo tanto para um quarto espaçoso quanto para um estreito, além de organizar o espaço de forma eficaz. Não existem regras rígidas quanto ao tamanho dos produtos, as dimensões dos armários podem variar dependendo do fabricante. Portanto, os números abaixo são as dimensões médias e mais comuns de gabinetes acabados. Além disso, levamos em consideração o fato de que não existem padrões para modelos integrados.

Portanto, as dimensões mais populares para armários de canto são as seguintes:

  • altura de 200 a 250 cm, o que possibilita a compra de um produto para dormitório com qualquer altura do teto;
  • profundidade de 30 a 70 cm, o que permite colocar livremente no armário cobertores e agasalhos volumosos, e pequenas coisas - meias, pequenos eletrodomésticos e assim por diante;
  • larguras de 70 a 240 cm, tornando possível escolher entre opções de cantos estreitos para quartos pequenos e modelos de luxo massivos para quartos espaçosos.

Enchimento interno

Um moderno sistema de armazenamento está localizado dentro do gabinete de canto, que inclui vários elementos.

Prateleiras

Este elemento insubstituível está presente em todos os modelos, sem exceção, e permite organizar a roupa de cama, roupas, caixas, malas, documentos, livros, cosméticos, sapatos e pequenas peças da forma mais confortável possível. As prateleiras podem ter diferentes configurações, na maioria dos casos seguindo a forma do armário. Os modelos anteriores de armários de canto estavam um tanto supersaturados com esses elementos, enquanto nos produtos modernos seu número foi reduzido significativamente, dando lugar a outros acessórios e compartimentos funcionais.

As prateleiras podem ser abertas ou fechadas. Os primeiros são projetados para acomodar lembranças, relógios de mesa, revistas e itens de decoração. O segundo é para guardar roupas e pertences pessoais.

Caixas

Estes elementos têm um design extraível e destinam-se a guardar meias, roupa interior e outros artigos pequenos, mas não estão presentes em todos os modelos. Por exemplo, o design de modelos triangulares muito raramente prevê a presença de caixas... Isso se deve às dificuldades de sua instalação em um plano triangular e ao inconveniente de se estender durante a operação posterior.

Halteres

Este elemento de enchimento de móveis de canto é uma barra transversal de metal ou madeira localizada a uma altura de 1 a 1,5 metros. As barras baixas são para guardar saias e calças, enquanto as barras mais altas são para vestidos e agasalhos. No entanto, a função de guarda-roupa não está presente em todos os modelos de armários de canto., portanto, a presença de tal departamento é mais um bônus agradável do que uma regularidade. Esses designs permitem que você economize espaço no apartamento e mantenha seu guarda-roupa em ordem. Calças deslizantes também podem ser atribuídas à mesma categoria de guarda-roupas de enchimento. Eles são equipados com um sistema de suporte e deslizam para fora sempre que a porta é aberta.

Cestas

Esses elementos de canto espaçosos e convenientes geralmente são equipados com um mecanismo de abertura retrátil e podem ser desenrolados facilmente. O objetivo principal das cestas é armazenar camisetas, camisetas, chinelos e outros itens pequenos. Em termos de funcionalidade, assemelham-se a gavetas, mas são mais espaçosas e mais leves. Em pequenos armários triangulares, os cestos não são instalados e estão presentes principalmente em modelos multifuncionais massivos.

Nichos de canto aberto

Este elemento do armário de canto permite colocar convenientemente vários pares de sapatos ou pequenos eletrodomésticos, por exemplo, um aspirador compacto.

Projeto

Além de sua finalidade direta - armazenamento de coisas, os armários de canto geralmente atuam como um elemento independente do interior. Eles são capazes de transformar significativamente o espaço e dar à sala mais monótona uma aparência elegante e moderna. Graças à ampla variedade, o guarda-roupa pode ser adaptado a qualquer estilo de quarto, do clássico ao de alta tecnologia. Além disso, com a ajuda de móveis de canto, você pode alterar significativamente a aparência do ambiente e torná-lo mais confortável para viver.

Assim, o espelho e as superfícies brilhantes das portas ampliam visualmente o espaço, preenchem-no de luz solar, neutralizam imperfeições em proporções geométricas que involuntariamente estão presentes nos quartos pequenos. Mas você não deve se deixar levar por espelhos externos. Segundo os adeptos e adeptos do feng shui, a presença de espelhos cria um corredor de informação e energia, que é capaz de acumular energia negativa, o que não tem um efeito muito bom sobre os presentes. Ouvir ou não esta recomendação - cada um decide por si, escolhendo um gabinete de acordo com as suas crenças pessoais.

As superfícies de vidro, que muitas vezes estão presentes no design de gabinetes nas versões fosca e transparente, também parecem muito bonitas. No verso do vidro, é frequentemente aplicada uma camada de laca colorida ou uma imagem fotográfica, o que contribui para a concretização das ideias mais ousadas no design da divisão. Um papel importante na aparência geral dos armários de canto é desempenhado pela qualidade e design dos acessórios, que geralmente são escolhidos de acordo com o estilo geral do quarto e enfatizam sutilmente sua direção.

Considerando as opções de design dos armários de canto, não se pode deixar de citar a cor, que deve estar em harmonia com o interior da sala. Assim, modelos totalmente vermelhos são contra-indicados para quartos, devido ao seu efeito estimulante no corpo humano. Só são permitidas pequenas inclusões desta cor, desde que apresentadas em pequenas quantidades e pouco marcantes. Laranja simboliza um clima alegre e, portanto, também não é adequado para quartos.

Modelos nas cores azul e marrom e seus tons são a melhor opção. Quanto às fachadas dos armários de canto, às vezes assumem as formas mais bizarras. Lindas portas com painéis, encaixes transparentes e composições de vitrais, além de modelos com fresagem estampada, opções pintadas e produtos feitos em vidro jateado.

Como escolher?

Os fabricantes modernos de móveis de gabinete oferecem uma grande seleção de armários de canto para quartos, portanto, escolher o modelo certo não é difícil. Antes de ir à loja para fazer uma compra, você precisa medir o ambiente e decidir o tamanho ideal do armário. Tal deve-se ao facto de, muitas vezes, os modelos de quartos serem escolhidos tendo em conta as dimensões permitidas e não as suas preferências.

Quando as dimensões do produto ficarem claras, você deve decidir sobre o tipo de porta. Para fazer isso, você precisa medir a distância da linha frontal pretendida do gabinete até o móvel mais próximo - se for menor que 70 cm, você deve considerar opções com portas de correr. Se a área do quarto permite que você instale uma suíte de canto completa, então você pode dar uma olhada nos sistemas modulares que incluem, além de um armário de canto, uma cômoda, uma mesa de cabeceira com TV e um mesa de café.

Um ponto importante é a presença ou ausência de espelhos retrovisores externos. E não se trata tanto dos avisos do feng shui, mas do lado prático da questão. Por exemplo, armários com espelho não são recomendados para casas com crianças pequenas e animais de estimação. Isso é ditado por seus requisitos de segurança e pela necessidade de lavar diariamente os espelhos das marcas das mãos das crianças e da saliva do cachorro.

O próximo critério de seleção é o design do armário de canto e sua compatibilidade com as soluções internas do quarto. Portanto, os modelos radius côncavos se encaixam perfeitamente no minimalismo, alta tecnologia e outros estilos modernos, e os clássicos gabinetes em forma de L feitos de madeira natural sólida e equipados com belas portas esculpidas ficarão ótimos nos estilos clássico e retro. Um elemento importante do armário de canto é a iluminação, que permite encontrar o item desejado sem iluminar a iluminação geral. Esta opção é bastante conveniente para o quarto, já que a iluminação fraca é freqüentemente usada como luz noturna.

Exemplos interessantes

Uma ampla gama de formas e cores de guarda-roupas de canto para o quarto permite que você experimente e implemente soluções de design arrojado de forma criativa. Numa grande variedade de modelos, com certeza haverá uma opção que vai decorar o quarto por muito tempo e dar um bom humor aos proprietários.

  • O guarda-roupa radial deslizante com fachada e iluminação convexa é uma solução elegante e funcional.
  • O grande modelo de canto é o elemento principal da suíte.
  • O modelo radial com portas de correr côncavas é perfeito para o minimalismo lacônico.
  • A versão de canto em forma de L com portas de vidro é ideal para um quarto espaçoso.
  • O modelo trapezoidal compacto se encaixa harmoniosamente em um quarto pequeno e economiza espaço significativamente.
  • Um grande guarda-roupa embutido para um grande quarto pode perfeitamente lidar com o papel de um mini-closet.

Para informações sobre como escolher um guarda-roupa de canto no quarto, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa