Mobiliário

Mesinhas de cabeceira para o dormitório: variedades e dicas de escolha

Mesinhas de cabeceira para o dormitório: variedades e dicas de escolha
Contente
  1. Características e propósito
  2. Tipos de construção
  3. Formas e tamanhos
  4. Materiais (editar)
  5. Espectro de cores
  6. Soluções de estilo
  7. Como escolher?
  8. Belos exemplos

Uma mesa de cabeceira bem escolhida pode não só se tornar um local para guardar coisas, roupa de cama ou livros, mas também complementar o interior, tornando-o mais confortável ou sofisticado. O mercado moderno oferece uma grande quantidade dessas peças de mobiliário em todos os formatos e tamanhos. Essa variedade, bem como a escolha da mesa de cabeceira certa para o quarto, será discutida mais adiante.

Características e propósito

As mesas de cabeceira modernas podem realizar não uma, mas várias funções ao mesmo tempo. Vamos listar as principais tarefas possíveis de tais produtos, bem como suas vantagens.

  • Interior. A principal tarefa das mesas de cabeceira modernas não é tanto servir como local de armazenamento de impressos, utensílios domésticos, roupas de cama, mas sim complementar o interior, criando aconchego e harmonia no quarto. Um armário bonito e bem escolhido é uma peça completa de mobiliário que pode mudar completamente a aparência interior de uma sala em questão de minutos.

Além disso, pode servir como uma plataforma comum para outros itens de interior: vasos, castiçais, pratos decorativos, estatuetas.

  • Acesso rápido. As mesas de cabeceira servem como um local para acomodar muitos dos itens essenciais. Concordo, é muito mais conveniente pegar o despertador no meio-fio de manhã do que levantar e desligá-lo em outro cômodo.
  • Seleção enorme. O mercado de móveis de hoje oferece um grande número de variedades de mesas de cabeceira. Cada uma das variedades, dependendo do design e do material de decoração, pode caber em um estilo completamente diferente no quarto.
  • Luz. O meio-fio pode servir como uma fonte adicional de luz - lá você pode colocar uma luz noturna, uma lâmpada ou uma mini-lâmpada de chão. Você poderá ajustar a luz do quarto sem sair da cama.
  • Durabilidade. As mesinhas de cabeceira, e principalmente os modelos feitos de materiais sólidos ou naturais, podem servir por muitos anos sem perder a aparência.

Tipos de construção

Dependendo do método de projeto, fachada e tipo de fixação, uma classificação separada de mesas de cabeceira para o quarto pode ser distinguida. Cada uma dessas variedades é adequada para um estilo estritamente definido no interior, que deve ser considerado no momento da compra.

Exterior

Esta opção terá um aspecto harmonioso em qualquer tipo de quarto, seja em estilo clássico ou provençal. Esses pedestais têm várias vantagens:

  • eles podem ser movidos livremente de um lugar para outro;
  • devido à base estável na forma de pernas separadas ou sólidas, eles podem suportar um peso significativo;
  • além do fato de que esses pedestais são apresentados em uma grande variedade, eles podem ser facilmente feitos sob encomenda.

Também há desvantagens aqui: esta opção de pedestais não é recomendada para ser instalada em carpetes ou em linóleo fino. Amassados ​​perceptíveis permanecem no linóleo de baixa qualidade e os elementos tufados do carpete sob o peso da mesinha de cabeceira enrugam com o tempo, o que complica o movimento do meio-fio para um novo lugar.

Canto

É ideal para quartos pequenos, bem como para quartos onde as camas são colocadas perto das juntas das paredes. A principal função desse gabinete é preencher o espaço livre no canto da sala e complementar o interior.

Os pedestais de canto com altura aumentada tornaram-se recentemente uma opção popular - neste caso, eles funcionam como um guarda-roupa ou cômoda.

Suspenso ou montado

Esta opção oferece um gabinete que é fixado na parede com parafusos, pregos ou parafusos. O produto para pendurar é mais adequado para quartos pequenos com pouco espaço livre. O espaço sob as próprias calçadas pode ser usado adicionalmente para acomodar caixas, livros, chinelos ou dispositivos multimídia.

A desvantagem óbvia desse tipo de mobília é que você não pode controlar a condição da parede posterior. Além disso, todos os fixadores se afrouxam com o tempo, especialmente em objetos pesados ​​e volumosos.

Transformador

Uma opção cada vez mais popular hoje. A vantagem de tais modelos é que podem ser feitos sob encomenda e, portanto, atendem a qualquer desejo do cliente.

Essas unidades pull-out podem ser usadas, por exemplo, como uma mesa de café da manhã, como um cinema em miniatura com alto-falantes retráteis ou como uma área de trabalho com um suporte dedicado para laptop.

Volta

É considerada a opção menos comum entre as existentes, pois não fica bem em todos os interiores. Se, ao decorar um quarto no estilo da fusão, provençal ou campestre, tal meio-fio pode parecer bom, então nos clássicos e outros estilos com linhas rígidas ela perderá completamente.

A vantagem óbvia de tais pedestais é precisamente seu design fora do padrão - eles ficarão igualmente bem em qualquer sala, corredor ou até mesmo banheiro.

Formas e tamanhos

Hoje existe um grande número de tipos de pedestais, dependendo do seu tamanho e forma. A principal condição na seleção de uma mesa de cabeceira é que deve ser confortável, funcional e encaixar-se no interior do quarto da melhor maneira possível.

Do ponto de vista de uma solução de design, a melhor opção são sempre mesas de cabeceira com altura igual ou ligeiramente inferior à cabeceira. A menos, é claro, não estejamos falando sobre algumas decisões ousadas no interior.

Como regra, os modelos com tamanhos padrão são escolhidos para um quarto normal. Essas dimensões devem inicialmente ficar bem com qualquer móvel, pois levam em consideração a altura, largura e comprimento padrão da cama de dormir.Além do meio-fio a priori ser bastante confortável e largo para acomodar itens essenciais, ele deve ter certas dimensões. Parâmetros universais de um gabinete padrão:

  • largura - de 50 a 55 cm, dependendo do tipo e largura da cama;
  • altura - de 55 a 60 cm dependendo da altura da cama.

Claro, hoje existe um grande número de modelos com desempenho fora do padrão. Por exemplo, para grandes quartos com camas volumosas e elementos internos, faz sentido selecionar grandes aparadores do tipo "cômoda". Esses modelos mantêm a altura indicada, mas a largura pode ser de até 1 metro. Isso é mais freqüentemente encontrado em famílias com muitos filhos, que são forçados a armazenar uma grande quantidade de roupa em um só lugar.

Quanto a salas médias e pequenas, modelos estreitos de pedestais com uma largura não superior a 30 ou 40 centímetros são mais adequados aqui.

    Considere os tipos populares de mesas de cabeceira, dependendo de seu tamanho e design.

    • Opção padrão. Normalmente representado por uma ou mais caixas. As dimensões, neste caso, são as seguintes: altura - 50 cm, largura - 50 cm, profundidade - 40 cm.
    • Opção com portas de grande abertura. Não existe um padrão para este tipo de pedestais - os valores usuais de mais ou menos 5-10 centímetros são usados ​​aqui.
    • Um meio-fio com nichos em vez de gavetas. Ao contrário de outras variedades, destaca-se com uma altura aumentada até 70 cm.

    Hoje, as mesas de cabeceira estreitas estão se tornando cada vez mais populares. Para explicar esse fenômeno, basta olhar para as qualidades positivas de tais modelos.

    Compacidade

    O principal problema dos quartos pequenos é sempre a falta de espaço. E aqui a vantagem dos modelos estreitos é que quanto menor for o cômodo, mais harmoniosos eles parecem contra o fundo do resto da mobília. Neste caso, os parâmetros externos são reduzidos em tamanho.

    • Altura. Aqui, seus indicadores dependem totalmente da altura da própria cama (colchões ou camas em miniatura de tamanho mínimo são freqüentemente usados ​​em quartos e apartamentos pequenos). A melhor opção seria uma altura de 55 cm, mas opções mais baixas também são aceitáveis.
    • Largura. No caso de mesas de cabeceira estreitas, esse número é reduzido quase pela metade em relação ao padrão. Os modelos mais comuns são pedestais estreitos com largura de no máximo 30 centímetros.
    • Profundidade. Este indicador afeta diretamente a capacidade do seu gabinete. Por exemplo, modelos com profundidade não superior a 20 cm são úteis para guardar livros ou roupas íntimas de até 30-40 cm - para guardar roupas e utensílios domésticos.

    À primeira vista pode parecer que, com tamanhos tão pequenos, o objetivo direto dos polegares se esgota, mas mesmo eles são suficientes para uma lâmpada noturna, livro, telefone ou despertador.

    Praticidade

    A segunda grande vantagem dos pedestais estreitos é que podem ser usados ​​simultaneamente como suportes para lâmpadas e livros, além de servir como local para guardar pequenas coisas: chaves, grampos de cabelo, conjuntos de cosméticos, cadernos, relógios.

    Minimalismo

    Modelos estreitos de pedestais, independentemente do interior em que são usados, inicialmente parecem minimalistas e podem ser usados ​​com sucesso em interiores de diferentes estilos.

    Materiais (editar)

    O material do meio-fio afeta não apenas sua aparência e quão bem ele se encaixará no interior, mas também a durabilidade do meio-fio, a conveniência de sua operação. Cada material possui características, vantagens e desvantagens próprias, que consideraremos a seguir.

    Madeira e matriz

    A madeira é considerada o material mais ecológico, durável e nobre para a confecção de móveis. Se considerarmos as espécies de madeira mais adequadas para uma mesa de cabeceira, então vale a pena dar preferência à faia, lariço, sequóia, carvalho e freixo. Apenas a madeira deste tipo tem uma textura bastante durável e bonita para criar um elemento de mobília de quarto.

    O pinho é considerado a opção mais econômica, mas não particularmente durável, para a madeira - essa madeira é muito mole para suportar até mesmo as menores cargas e se deteriora rapidamente.

    MDF (painel de fibra de densidade média) e aglomerado (painel de partículas)

    Esses materiais foram criados na época da moda para os elementos de imitação da madeira natural no interior. Chipboard e MDF têm seus próprios méritos.

    • Baixo custo em comparação com materiais de madeira natural.
    • A estrutura leve desses materiais os torna muito mais fáceis de manusear. Além disso, a partir desses materiais você pode criar móveis de absolutamente qualquer tamanho e forma.
    • Esses materiais podem reproduzir com quase 100% de precisão o design e a textura de móveis de madeira maciça. Conseqüentemente, você obtém quase o mesmo móvel externamente, mas a um preço reduzido.
    • O aglomerado e o MDF são muito mais leves do que a madeira verdadeira, o que significa que não terá problemas com a colocação e disposição dos móveis.

    A única desvantagem séria desses materiais é que eles não são tão fortes quanto a madeira, são mais fáceis de deformar e quebrar. Além disso, os gabinetes feitos desses materiais reagem extremamente mal aos altos níveis de umidade na sala.

    Metal

    Como regra, aqui o metal serve apenas como base, tampo de mesa ou pernas estáveis. Neste caso, são utilizadas armações de metal forjado, cujo brilho brilhante fica bem em um interior escuro. A vantagem de tais pedestais é sua resistência, maior estabilidade e maior vida útil.

    Uma desvantagem inequívoca é o alto custo dos elementos forjados de alta qualidade, bem como seu peso em comparação com outros materiais.

    Copo

    Móveis de vidro são pouco comuns, mas estão ganhando popularidade como opção para interiores minimalistas ou de alta tecnologia. Apesar do fato de que marcas de vidro de altíssima resistência são utilizadas para a fabricação de tais pedestais, eles são usados ​​apenas para fins decorativos, raramente servem como suporte para alguns elementos da vida cotidiana.

    A desvantagem de tais pedestais é a sua baixa resistência, mesmo se falamos dos modelos mais caros, bem como a baixa dureza. - com o tempo, um grande número de micro-riscos permanecem no vidro, que não podem ser removidos.

    Alguns gabinetes de vidro têm uma mesa e portas na forma de uma superfície espelhada, o que pode ficar bem em alguns estilos.

    Espectro de cores

    A principal condição para a seleção de qualquer móvel é que ela corresponda à cor de fundo geral do ambiente. A orientação principal na escolha do esquema de cores da pedra de meio-fio é o leito e a parede perto da qual ela ficará. Lembre-se de que a cor de fundo do modelo deve apenas cruzar ou complementar a cor da cama e das paredes. Independentemente do interior (a menos que estejamos falando sobre estilos criativos como kitsch e fusão), o gabinete não deve contrastar com a cor da cama.

    Se a colcha de sua cama, assim como o material de sua confecção, é composta por várias cores, você deve escolher um meio-fio de tom claro universal.

    As situações em que uma ou outra cor do desenho do meio-fio será a mais apropriada e vantajosa serão descritas abaixo.

    • Tons neutros. Preto e branco, wengé e outras cores neutras são usadas em designs de quartos clássicos e minimalistas. Neste caso, é precisamente o laconicismo, a simplicidade e a graça que podem ser alcançados precisamente através da disposição dos móveis, e não através da sua aparência especial, que são acolhidos.
    • Decupagem. Se o seu quarto é em estilo vintage ou country, não é necessário pedir aparadores estofados com bordados estampados que combinem com o resto da mobília. Aqui bastará duplicar a sombra da cabeceira da cama, enquanto o estilo pode ser complementado com uma luminária com abajur.

    Não se esqueça que alguns modelos de pedestais em madeira ou aglomerado podem ser complementados por estampas e desenhos do tipo decupagem que se adaptam perfeitamente ao interior do seu quarto.

    • Tons escuros intensos. Se a cama de seu quarto for decorada em tons ricos de castanho, marrom ou escuro, não é aconselhável comprar a mesma mesa de cabeceira escura. Claro, vai complementar perfeitamente o design da cama, mas ao mesmo tempo você pode dar à mobília (e com ela ao quarto) um aspecto sombrio. Para evitar isso, o modelo pode ser decorado com inserções brilhantes, de vidro ou espelho (ou escolha modelos com tais inserções).

    Como alternativa, você pode iluminar uma cama escura com uma colcha clara ou iridescente. Isto irá refrescar bastante o seu quarto e dar-lhe um aspecto elegante.

    • Contraste. Alguns estilos requerem uma abordagem especial da cor. Por exemplo, o estilo de fusão ou pop art precisa de tons contrastantes para destacar certos elementos do interior. Por exemplo, se a cabeceira da cama for apresentada em vermelho, uma mesa de cabeceira em tom branco como a neve ficará muito bem ao lado dela.

    Lembre-se de que nem todo contraste funciona bem. Além disso, os olhos se cansam rapidamente de tons muito brilhantes e contrastantes, então tente escolher cores contrastantes, mas suaves e pastéis.

    • Ouro e cores caras. Estilos como Art Déco, Barroco ou Classicismo ficam ótimos com tons ricos. Aqui, nos referimos às cores ouro, prata ou platina, projetadas para dar aos móveis um status de elite. Nesse caso, é mais sensato escolher opções para pedestais de madeira natural, mas com detalhes em dourado ou prata brilhante.

    A imagem de elitismo pode ser realçada por alças decoradas com cores brilhantes ou superfícies espelhadas.

    Alguns proprietários não querem perder muito tempo na concepção dos seus quartos, por isso recorrem aos serviços de designers, ou escolhem projectos já prontos, onde é possível avaliar como fica esta ou aquela calçada num determinado interior .

    Soluções de estilo

    A cor, a forma e o material corretamente escolhidos para o meio-fio terão uma aparência diferente em diferentes interiores. Abaixo serão apresentadas opções para soluções de estilo de sucesso em diferentes estilos e com diferentes tipos de pedestais.

    • Minimalismo. Este estilo no design do quarto prefere formas contidas e regulares, sem emoção e graça excessivas. Tal gabinete deve ser compacto, sempre com uma fachada lisa simples (acabamento brilhante é aceitável).

    Em móveis com tal planta, não deve haver curvas e arredondamentos tanto quanto possível, dê preferência a formas retangulares ou quadradas estritas.

    • Clássico. Neste estilo, as opções de madeira natural ou madeira maciça vão ficar muito bem. A cor e a textura da madeira devem ser escolhidas com base na cor de fundo do seu quarto.

    Para mesas de cabeceira deste tipo, ligeiras protuberâncias e tonalidades creme são características.

    • Barroco. Este estilo de decoração do quarto inclui linhas curvas, irregularidades e um pouco de bombástico. Fachadas curvas ou convexas extraordinárias com gavetas e puxadores redondos ou ovais vão ficar muito bem aqui.
    • Country e vintage. No quarto, decorado nesses estilos, os aparadores com técnica de decoupage vão ficar lindos. Flores, linhas curvas de madeira e cores suaves adicionam ainda mais aconchego e aconchego ao interior.
    • Estilo escandinavo. Na concepção do quarto neste estilo, os armários mais simples em tons claros são adequados. Esta é exatamente a opção quando móveis de MDF e aglomerado ficam bem no interior, e não de madeira.
    • Moderno. Este estilo é caracterizado pela suavidade e suavidade - tanto nos móveis quanto em tudo ao seu redor. É por isso que variantes de pedestais com tecido macio ou estofamento de couro podem ser adequados aqui.E também modelos redondos ou gabinetes com cantos arredondados ficarão bem aqui.

    Como escolher?

    Não deve pensar que qualquer armário comprado, mesmo o mais bonito, vai caber perfeitamente no interior do seu quarto e estará em harmonia com o resto da mobília. Ao escolher uma mesa de cabeceira, você deve prestar atenção a uma série de fatores específicos.

    • Compromisso. Você deve decidir imediatamente por que precisa exatamente de um meio-fio. Se a intenção é servir de base para itens de interior pesados, escolha modelos com um revestimento durável e espesso que seja resistente a arranhões e pressão. Se optar pela opção de meio-fio exclusivamente para guardar roupas, vale a pena escolher opções funcionais e dimensionais com boa ventilação.
    • Dimensões. Escolha a forma e o tamanho da mesa de cabeceira em função da quantidade de espaço livre no quarto, bem como da disposição interior e da finalidade da mesa de cabeceira. Uma atenção especial deve ser dada à adequação do modelo em comparação com o tamanho e o design da própria cama.

    Aparadores de tamanho pequeno, mas com um desenho ou padrão extravagante, por exemplo, não devem ser colocados em um quarto decorado em estilo minimalista.

    • Funcionalidade. Outro fator importante ao qual você deve prestar atenção. Tudo depende do que exatamente você espera do modelo. Se ele deve desempenhar o papel de uma base ou suporte para itens de interior, então você pode fechar seus olhos para a funcionalidade de tais pedestais. Se você preferir guardar roupas ou livros nele, deve dar preferência a modelos com várias gavetas de vários tamanhos.

    As seguintes adições ao meio-fio também são responsáveis ​​pela funcionalidade: mesas extraíveis, rodas para movimentação, prateleiras com fundo secreto, reentrâncias para pratos e lâmpadas, tomadas embutidas.

    • Material de fabricação. Não só a sua vida útil, mas também a sua harmonia com os restantes móveis depende do material de confecção do armário. Por exemplo, com um estilo minimalista, os armários de vidro ou metal terão a melhor aparência - eles parecem simples, mas ao mesmo tempo elegantes e sólidos.
    • Design, estilo e cor. Sem dúvida, este é um dos fatores mais importantes na hora de escolher uma mesa de cabeceira. Antes de ir à loja para comprar um aparador, preste atenção na cor de fundo geral do seu quarto, isso o ajudará a decidir qual modelo de cor você precisa.

    Se as versões padrão e ligeiramente convexas de pedestais são mais adequadas para o estilo clássico, então para o estilo vanguardista ou kitsch, opções extraordinárias com uma cor, design e decoração incomuns serão as mais adequadas.

    Belos exemplos

    Abaixo você pode se familiarizar com as mesas laterais originais e elegantes no design de quartos de diferentes estilos.

    • Opção de design de mesa de cabeceira de estilo clássico. O modelo é feito em tom creme claro, assim como a cabeceira da cama. E também tem pernas arredondadas, mas o modelo continua lacônico e rígido.
    • Uma boa opção para uma mesa de cabeceira no estilo minimalista. Observe as linhas totalmente planas, a forma retangular e o branco neutro, que criam um belo contraste com a colcha preta.
      • Aqui você pode ver um modelo interessante de uma mesa de cabeceira de alta tecnologia. Este estilo pretende dar ao interior criatividade e vivacidade, sugere a criação de algo inusitado e moderno.

      Para obter informações sobre como consertar mesas de cabeceira, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa