Mobiliário

Móveis de quarto: tipos, estilos e opções

Móveis de quarto: tipos, estilos e opções
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos populares
  3. Opções integradas
  4. Transformadores
  5. Materiais de manufatura
  6. Espectro de cores
  7. Soluções de estilo
  8. Principais fabricantes
  9. Recomendações de seleção
  10. Regras de localização
  11. Exemplos de sucesso no interior

A conversa sobre o design dos quartos muitas vezes envolve papéis de parede e lâmpadas, o esquema geral de cores e o conceito de design. Mas tudo isso será quase inútil se o mobiliário não for escolhido corretamente. Portanto, você também precisa lidar com isso com muito cuidado e reflexão.

Peculiaridades

Em primeiro lugar, vale a pena falar sobre sistemas modulares. Eles são muito mais compactos do que os convencionais. Agora não é mais o fabricante, mas o consumidor que vai decidir como olhar este ou aquele fone de ouvido ou uma parte separada dele. As características indispensáveis ​​do mobiliário modular são:

  • conveniência;
  • alta funcionalidade;
  • beleza exterior.

Como você pode imaginar pelo próprio nome, móveis pré-fabricados são montados em blocos separados. Graças a isto, é possível no menor tempo possível equipar o espaço da habitação estritamente ao seu gosto.

Para deixar mais claro, vale ressaltar que os conjuntos de mesinhas de cabeceira pertencem à categoria modular. Depois de desmontar as rodas, você pode transformá-las rapidamente em um armário, um conjunto de prateleiras e outros utensílios domésticos. Essa solução certamente será adequada para os proprietários de residências de pequeno porte, especialmente aqueles que amam a reconstrução e experimentos de design.

Além disso, as vantagens dos kits modulares são:

  • sortimento expandido em qualquer lugar do país;
  • a capacidade de variar a visão com flexibilidade, afastando-se de uma solução enfadonha;
  • a capacidade de complementar o kit com novos componentes ou remover os existentes (ao mudar para um apartamento maior ou menor, respectivamente);
  • a capacidade de seguir a moda com custos adicionais mínimos.

Mobiliário de gabinete é um conceito mais amplo do que modular. Baseia-se em caixas montadas a partir de peças verticais e horizontais. Existem muitas formas geométricas que esses produtos podem ter. Além de móveis modulares, os sistemas de gabinetes incluem conjuntos de móveis e produtos feitos sob medida. As fontes são compiladas estritamente de uma forma específica, correspondendo ao conceito do fabricante.

Um grande número de empresas desenvolve modelos tridimensionais detalhados, onde o layout das instalações é primeiro transferido. Nesse layout virtual, você pode testar facilmente uma variedade de soluções de design. Se a mobília modular for inaceitável por algum motivo, você pode economizar espaço usando kits e produtos embutidos.

Sua principal característica é a ausência de parede posterior. Em alguns casos, não existem nem mesmo bordas laterais.

A colocação justa (o mais próximo possível da parede) otimiza a utilização do espaço. Muito pouco espaço é deixado desocupado para uma finalidade ou outra. Além disso, os móveis embutidos costumam ter uma configuração atípica. Isso permite que seja combinado com quartos de aparência incomum. E a estabilidade do "embutido" é claramente maior do que a de um fone de ouvido convencional.

Os guarda-roupas embutidos são divididos em 3 grupos principais:

  • armário de parede;
  • armário divisório;
  • espaço de guarda-roupa.

Móveis estofados se tornam um acessório igualmente importante em muitos casos. Ainda mais, o quarto onde não existe tal mobília é péssimo! Muitos não notam sua presença, ela é tão familiar e comum. Mas assim que a mobília estofada desaparece ou se deteriora, muitos problemas surgem imediatamente. Este grupo inclui todos os itens que permitem que você se sente ou deite confortavelmente.

Os componentes de móveis estofados são:

  • a própria parte mole;
  • revestimento de revestimento;
  • um mecanismo que transforma uma peça de mobília sentada em uma área de dormir, conforme necessário.

Há móveis estofados em quase todas as cores. No entanto, não é apropriado usar tons excessivamente saturados. Eles irão apenas perturbar e interferir na calma.

O estofamento de tecido é limpo com produtos químicos domésticos, lavado ou simplesmente substituído. Isso permite que você atualize a aparência do produto.

Tipos populares

O formato do transformador combinado também merece atenção. Este é outro tipo de acessório projetado para maximizar a economia de espaço. É usado até mesmo nos países mais desenvolvidos e avançados do mundo. No mesmo Japão, Grã-Bretanha e outras baleias da economia mundial, milhões de pessoas vivem em residências de pequeno porte. Não é surpreendente que uma forma tão original de mitigar o problema tenha sido desenvolvida lá.

Um exemplo clássico e regular é um sofá-cama. Durante o dia, este é um sofá e, com o início da escuridão, um dormitório em tamanho real aparece. Mas converter uma cama em um guarda-roupa ou cômoda é um pouco mais complicado em termos técnicos. Produtos com mecanismo de elevação se encaixam facilmente na plataforma em uma caixa vertical especial. Como resultado, o espaço é liberado para atividades domésticas.

Existem muitas outras estruturas transformadoras. Eles são vendidos ativamente em qualquer loja de móveis e também são feitos sob encomenda. Os designers mais avançados em diferentes países estão trabalhando nessas coisas. Mas você pode economizar espaço sem transformar ou embutir móveis. As opções de canto também ajudam as pessoas.

Móveis de canto podem ser de gabinete, macios e modulares ao mesmo tempo. Ele permite que você mascare juntas de parede desiguais e outros defeitos que tantas vezes aparecem nesses locais. Muitas opções são projetadas para o enchimento máximo com itens úteis. O design é especialmente confiável.

Mas os móveis de canto são caros, pois têm vários detalhes originais e soluções de design.

Dispositivos combinados contêm não apenas mecanismos deslizantes e sistemas de distribuição heterogêneos. Prateleiras e racks são usados ​​como acréscimos. Soluções desse tipo são ótimas quando o ambiente é irregular ou muito pequeno. Móveis suspensos às vezes são usados ​​como uma alternativa. Este tipo de cama é divertido e original.

A grande maioria é feita de madeira, embora os modelos possam ser encontrados em materiais mais leves. O uso de correntes ou cordas resistentes pode ajudar a tornar o interior mais original. Às vezes, o espaço sob o fundo é usado para armazenar vários itens.

Embora móveis suspensos sejam menos populares do que as opções tradicionais, eles constituem um segmento significativo do mercado de móveis.

A mobília radial é freqüentemente usada em quartos com decoração personalizada. Esta é uma ótima maneira de personalizar seu ambiente sem nenhum custo significativo. Uma vantagem adicional é a rejeição de cantos agudos. Eles não são apenas desagradáveis ​​de olhar, mas também podem causar lesões. A fachada de móveis radius pode ter os contornos mais intrincados - muitas vezes há até opções convexas e côncavas.

Opções integradas

Usar móveis compactos embutidos é benéfico não apenas por causa da economia de espaço. Com a ajuda deles, você pode criar um conjunto conveniente para você. Todos os tipos de kits integrados são divididos em estacionários e transformáveis. Em qualquer caso, você precisa verificar se os diferentes itens são claramente consistentes uns com os outros. Normalmente eles colocam nos quartos:

  • armários;
  • camas;
  • Criados-mudos;
  • aparelhadores.

Transformadores

Para a transformação, use mecanismos dobráveis ​​ou giratórios. No primeiro caso, a cama assume uma posição horizontal devido às molas a gás. As pernas dobráveis ​​servem de apoio. No esquema giratório, as dobradiças giratórias também são adicionadas às opções mencionadas. Esta solução, apesar do aumento da complexidade técnica, simplifica a operação. No entanto, quanto mais complexo for o design, quanto mais partes móveis houver no dispositivo, mais caprichoso ele será e maior será o risco de quebra.

Os sofás-cama usados ​​em pequenos apartamentos ou quartos em pequenas casas pertencem a um dos três grupos:

  • dobrar - os chamados livros;
  • expansível - acordeões;
  • com extensão - livros europeus ou Eurobooks.

No primeiro caso, o encosto é rebaixado ao nível do assento, o que permite criar um sofá horizontal. Na segunda, o berço é criado manipulando assento e encosto. E as estruturas retráteis são feitas de forma que o fundo vá para frente. Isso libera espaço para abaixar o encosto.

Por vezes, o espaço também é utilizado como esconderijo para guardar dinheiro, de forma a não o deixar à vista de todos os hóspedes.

Materiais de manufatura

Quaisquer que sejam os esquemas internos usados, os materiais usados ​​para criar as partes principais do mobiliário também são muito importantes. Objetos de madeira laqueada parecem perfeitos em quase todos os lugares. A madeira natural sempre foi, é e continuará fora de competição na fabricação de móveis. Este é um material sólido com uma reputação indestrutível. Em termos da soma de suas características, supera de longe todas as soluções inovadoras.

Papelão com revestimento folheado é considerado uma escolha muito boa. É essa solução que se tornou muito popular entre os fabricantes e consumidores de móveis para armários. A demanda por tais estruturas está associada a:

  • custo acessível;
  • excelente fortaleza;
  • parâmetros de desempenho atraentes;
  • amplas possibilidades de design.

    Mas existe uma opção ainda mais prática do que o cartão folheado - móveis de MDF. Em termos de suas características técnicas, pouco difere do anterior. No entanto, o MDF parece mais atraente e impressionante. E o melhor material em termos de propriedades práticas é a madeira maciça natural.

    Na maioria das vezes, carvalho, pinho, faia, bétula, amieiro são usados ​​para criá-lo. A combinação de composição natural e excelentes propriedades de consumo justificam plenamente o aumento do preço. Para um número significativo de compradores, móveis de madeira maciça são inacessíveis. No entanto, os conjuntos de móveis de madeira real mais prestigiados, camas ou mesas parecem.

    Quanto às opções exóticas fornecidas por países estrangeiros quentes, são ainda mais caras do que o carvalho mais resistente.

    Muitas vezes, os móveis são feitos de rattan. Os troncos desta planta são caracterizados por uma estrutura lisa e uniforme. O rattan é mais leve e mais elástico do que o pinho, bétula, carvalho e outros tipos de madeira tradicionais para a indústria de móveis russa. Mas, apesar dessas propriedades, é muito confiável e funciona por muito tempo. Não há dúvida, é claro, sobre os parâmetros ambientais dos produtos acabados.

    Os itens de interior feitos de rattan podem mantê-lo fresco no verão. Isso é muito útil para casas de verão. E para apartamentos, casas nas regiões do sul do país, eles também serão muito úteis. A manutenção de móveis de vime é simples. Só será necessário remover toda a sujeira e partículas de poeira com um pano macio ou uma escova seca de cerdas grossas.

    Espectro de cores

    Móveis lustrosos têm apenas uma desvantagem - um preço relativamente alto. Mas este é apenas o caso quando vale a pena pagar pela qualidade. As superfícies brilhantes refletem perfeitamente todos os raios de luz. Portanto, você não precisa temer que o quarto fique muito enfadonho e sombrio. Outra vantagem do uso de objetos laqueados no interior é a expansão visual dos limites da sala.

    A escolha de uma determinada cor depende muito da preferência pessoal. Muitas pessoas fazem experiências originais com cores brilhantes e suas combinações.

    É útil considerar os efeitos básicos de qualquer tom aqui.

    A cor laranja torna o ambiente mais claro e a crença popular sobre suas propriedades perturbadoras é exagerada. Basta escolher não os tons mais saturados dessa cor, mas os tons pastéis.

    Por exemplo, a cor de damasco serve. Os tons amarelos podem parecer bastante interessantes. O principal requisito será o uso limitado dessas tintas. A saturação excessiva do quarto com amarelo pode ser desagradável. O quarto branco é uma solução clássica impecavelmente.

    Soluções de estilo

    Uma variedade de soluções de design pode ser usada em um estilo moderno. Mas ainda assim, qualquer móvel deste tipo é unido por várias posições principais:

    • praticidade e conveniência ao mesmo tempo;
    • conformidade com as tendências de design mais promissoras;
    • usando uma variedade de cores e uma ampla gama de materiais de construção e estofamento.

    Num quarto moderno, não só os detalhes do interior são certamente combinados, mas também a decoração, os acessórios têxteis, os complementos decorativos. Portanto, mesmo o menor detalhe deve coincidir estritamente com o conceito geral.

    Como resultado, os móveis de estilo contemporâneo não tomam, de fato, quaisquer liberdades especiais. Mesmo no caso em que, aos olhos de uma pessoa inexperiente, é exatamente esse o caso.

    No quadro dos clássicos, uma abordagem diferente é característica - o esplendor externo de cada objeto torna-se obrigatório. Outra característica importante é a presença de referências estilísticas às tendências do design antiquado. Deve parecer que a sala é como se transferida da era barroca ou mesmo do rococó. O mobiliário clássico é caracterizado por:

    • contornos suaves;
    • uma abundância de decoração auxiliar;
    • a predominância de cores pastéis;
    • o uso de tipos valiosos de madeira (ou suas imitações particularmente de alta qualidade).

    Fones de ouvido clássicos e até mesas separadas ocupam muito espaço. Portanto, em uma sala rasa, é improvável que sejam agradáveis. Mas onde houver espaço e luz suficientes, será possível revelar todas as suas vantagens indiscutíveis. Se for escolhida uma abordagem moderna para o interior, você precisa alcançar:

    • praticidade explícita e acentuada;
    • funcionalidade estrita;
    • linhas retas e nítidas (mas não ásperas "cortadas");
    • simetria de características individuais;
    • predominância das cores marrom escuro, branco e preto;
    • enfatizando as características funcionais dos móveis com itens de destaque.

    Principais fabricantes

    Os móveis romenos há muito ocupam uma posição excelente no mercado mundial. Então, 4 fábricas da preocupação Mobex eles usam ativamente as matérias-primas das florestas vizinhas. As marcas Simex, Nord Simex, Prokess também merecem destaque. Móveis russos relativamente baratos incluem produtos preocupação "Shatura".

      A qualidade de seus produtos é confirmada por pelo menos uma série de prêmios em competições internacionais.

      No processo de produção, são utilizados equipamentos alemães modernos. No segmento de móveis estofados, excelentes posições são ocupadas por Moscou firma Anderssen... Ela está no mercado desde 2000 e estabeleceu um excelente controle de qualidade.

      Também na Rússia existem marcas como:

      • "TriYa";
      • "Lápis lazúli";
      • "Silvia";
      • "Katyusha" (também conhecido como "Dyatkovo");
      • Askona;
      • Ryton;
      • "Borovichi-Furniture"

      Os amantes de produtos bielorrussos podem ser recomendados produtos "Pinskdrev"... A França tem uma posição muito forte tem Collinet Sieges. Nancelle, Ehalt Prestige, não fazem móveis de qualidade inferior. Possui peças elegantes do século 18 Sueco K. A. Roos.

      Móveis decentes também são feitos em outros países, um exemplo disso é o produto:

      • KINWAI;
      • LandBond;
      • Maçã vermelha;
      • Bellona;
      • Istikbal;
      • “Fábrica de móveis estofados Slonim”;
      • "Gomeldreva".

      Recomendações de seleção

      A escolha de móveis de quarto de qualidade deve implicar na resposta à pergunta mais importante: você precisa de conjuntos prontos ou precisa de produtos sob encomenda de acordo com os tamanhos individuais. Deve-se ainda salientar que os pedidos online de produtos acabados raramente atendem às expectativas. É melhor inspecionar você mesmo os móveis antes de comprar e verificar se há todos os tipos de defeitos. Importante: os elementos modulares às vezes são feitos de materiais muito baratos e o menor dano termina em sua rápida destruição. É por isso que mesmo deformações aparentemente insignificantes são inaceitáveis.

      Vale lembrar que o conjunto não é o mesmo. Sim, os itens incluídos no kit serão visualmente consistentes entre si. No entanto, deve-se também considerar se uma determinada coisa é necessária na casa ou não.

      Às vezes é mais conveniente encomendar um conjunto de acordo com o projeto de um quarto. Apesar disso, você deve abandonar móveis cobertos com filme.

      O que quer que diga o anúncio, os móveis se danificam facilmente e será impossível eliminar os defeitos. Todos os produtos embalados devem ser fornecidos com certificado de qualidade. Ao escolher peças de mobiliário de design da moda, incluindo camas com cabeceira macia, não se deve esquecer os gostos e preferências pessoais. Afinal, a moda vai passar, e convidados e conhecidos também não ficarão em casa o tempo todo, e demorará muito para usar as coisas. É útil levar em consideração mais algumas nuances.

      Determine imediatamente o orçamento que será gasto na compra. Isso cortará automaticamente todas as opções inadequadas. Também é recomendável traçar um plano da sala à mão e marcar o local onde ficará. Claro, da mesma forma, você deve decidir sobre o conceito geral de design para que nada seja eliminado. E a última sutileza - o cuidado da mobília deve ser o mais simples e fácil possível.

      Regras de localização

      Uma vez que o mobiliário foi selecionado, ele ainda precisa ser devidamente posicionado no quarto. O lugar principal é sempre ocupado pela cama. Todo o resto acaba sendo apenas um acréscimo. Camas redondas são recomendadas em quartos maiores. Determinado o tamanho da cama e suas propriedades, será possível pensar a solução do planejamento.

      Para evitar erros, você precisa desenhar diagramas detalhados no papel ou usar programas de computador especiais.

      A segunda opção permite que você encontre uma solução ideal e visualize o espaço com mais clareza.

      Os espaços entre os objetos na sala devem permitir a passagem livre das pessoas.A abordagem da cama de ambos os lados deve ser de pelo menos 0,7 m.

      Você também precisa prestar atenção a:

      • colocação de janelas e portas;
      • acesso total à luz solar;
      • harmonia visual e unidade de composição.

      Exemplos de sucesso no interior

      A foto mostra uma composição onde apenas móveis naturais são usados. Madeira clara com um padrão original parece muito boa. Esses itens são bastante lógicos em um quarto bem iluminado.

      E aqui você pode ver como são os móveis de um interior antiquado, associado à era barroca. Elementos entalhados, dourados e um tom nobre de madeira escura adaptam-se imediatamente ao estado de espírito pretendido.

      Aqui está outra opção de design para um quarto bem iluminado. A superfície amarela clara do longo gabinete é dividida em uma série de compartimentos menores. Cada compartimento é aberto por uma porta de metal separada. A cama e as mesas de cabeceira são feitas de madeira mais clara do que o guarda-roupa.

      Mas esta é uma solução bonita, onde o local de dormir é vários tons mais escuro do que as mesas de cabeceira circundantes.

                      Há também um excelente exemplo de zoneamento de um quarto com um escritório. À direita, há um espaço de dormir composto por uma cama e mesinhas de cabeceira baixas. À esquerda, há uma mesa para computador, um sofá e um guarda-roupa. Há outro armário ao redor do sofá branco principal, que fica em uma alcova. Apesar da abundância de tons escuros, a sala não será excessivamente sombria.

                      Dicas para arrumar os móveis do quarto no próximo vídeo.

                      sem comentários

                      Moda

                      a beleza

                      casa