Cães

Lista das raças de cães mais perigosas

Lista das raças de cães mais perigosas
Contente
  1. Peculiaridades
  2. As raças mais malignas
  3. Você pode ter cães agressivos?
  4. Como criar animais?

O cão, claro, é amigo do homem, mas não se esqueça que está diretamente relacionado com o lobo, que é um predador perigoso, e com o estômago vazio pode atacar qualquer pessoa, inclusive humanos. Ao mesmo tempo, existem raças completamente inofensivas que podem ser consideradas relativamente seguras tanto por sua natureza dócil quanto por seu tamanho modesto, enquanto outros animais de estimação foram criados especificamente para a agressão e têm tamanhos impressionantes.

Alguns cães são muito mais perigosos do que a maioria de seus parentes, e esse é um fato que deve ser levado em consideração na hora de escolher um amigo de quatro patas.

Peculiaridades

Especialmente para os nossos leitores, compilamos uma classificação que permite entender quais animais são considerados os mais perigosos e potencialmente agressivos. Ao mesmo tempo, não distribuímos posições na classificação e não pretendemos ser estritamente consistentes com quaisquer estatísticas, e há uma série de razões para isso.

O principal motivo é que não é possível compilar uma lista incondicionalmente correta de raças potencialmente perigosas. Não está muito claro como, idealmente, a agressividade dos cães deve ser julgada.

Os autores de muitos cálculos são guiados por em estatísticas de ataques e assassinatos, mas por isso, em algumas coleções aparecem até labradores, que costumam ser percebidos como calmos e gentis. Este critério não pode ser correto a priori, porque um raro Labrador raivoso pode se tornar um assassino devido ao seu tamanho impressionante, mas cães menores são geralmente muito mais raivosos e mais agressivos, é mais fácil lutar contra eles.

Além disso, um similar as estatísticas nunca levam em consideração a prevalência da raça. É claro que essas coleções sempre apresentarão as variedades mais populares de cães, e aquelas que são representadas literalmente por duas dúzias de indivíduos não serão encontradas lá, mesmo que sejam animais extremamente ferozes.

Também não deve ser esquecido que em grande parte, o grau de agressão também depende de como o cão foi criado. Não era à toa que a velha canção cantava que um cachorro pode ser uma mordida, mas isso é da vida de um cachorro - uma porcentagem significativa de ataques e assassinatos cometidos por animais é uma resposta direta ao bullying do dono.

É claro que algumas raças estão mais prontas para se defenderem e definitivamente não irão tolerar a humilhação até mesmo de seu próprio dono, mas teoricamente até o animal de estimação mais calmo pode ficar louco - se você tentar muito.

Entre outras coisas, o treinamento também é de fundamental importância. Como você sabe, um cão de guarda ou de briga precisa ser especialmente treinado para agredir. Se ela cresceu em um berçário onde o filhote era cuidado e depois caiu em boas mãos, então, sem enfrentar a crueldade dos outros, é improvável que ela pense muito sobre como dominar os outros. Este também é um ponto importante que afeta as estatísticas - talvez o cachorro em si não é tão ruim quanto seu dono, que ensinou ao animal um comportamento agressivo e se distraiu por esquecer de controlar sua pupila.

Todas essas discrepâncias levam ao fato de que simplesmente não existe uma definição clara de um cão potencialmente perigoso. Por exemplo, em dezembro de 2018, o Ministério de Assuntos Internos da Federação Russa compilou uma lista de cães potencialmente perigosos, que incluía 69 raças de uma vez, que não é desejável andar sem coleira. Essa lista, adotada em março de 2019 pela Duma Estatal da Federação Russa e aprovada pelo governo, foi reduzida a apenas 13 raças - isso mostra que pessoas diferentes podem se relacionar de maneira fundamentalmente diferente com o conceito de animal inseguro.

Se também levarmos em consideração a legislação de diferentes países, poderemos enfrentar o fato de que há muito mais discrepâncias - os estrangeiros podem incluir em suas listas cães que não estão na lista russa e vice-versa.

Considerando todos os itens acima, compilamos lista própria, mais ampla do que a adotada pela Duma de Estado, mas menos extensa do que a originalmente elaborada pelo Ministério da Administração Interna. Talvez esta seja a abordagem correta, uma vez que a lei prescreve para passear com cães perigosos estritamente na coleira, mas um animal de estimação agressivo representa o principal perigo para o próprio dono e sua família, o que significa que nem a gola nem o focinho resolvem completamente a situação.

As raças mais malignas

Nossa classificação consolidada inclui espécies de cães perigosos para os humanos, cuja presença de ameaça é reconhecida na Rússia e em todo o mundo. Alguém pode contestar certas posições da coleção, mas ainda assim aconselhamos manter os ouvidos abertos com tais cães - pelo menos durante caminhadas, você deve monitorar cuidadosamente para que o animal não tenha oportunidade de mostrar agressividade para com os outros. Recorde-se que não existem posições na nossa classificação, pelo que os cães apresentados não são ordenados segundo nenhum critério de perigo ou agressividade.

Tosa Inu

O primeiro representante da lista é um excelente exemplo de como um animal pode não ser incluído nos picos de perigo russos simplesmente porque é relativamente raro. Na verdade este animal é bastante agressivo, porque nossos vizinhos japoneses no final do século retrasado criaram este grande animal especialmente para lutas de cães... Na maioria dos casos, um cão com uma aparência que impõe respeito se comporta de forma calma e discreta e não se precipita no ataque sem uma ordem direta do dono.

No entanto, precisa difícil criar um cachorro assim, habituado a atacar ao comando e apenas sobre ele, caso contrário, o perigo de que um estranho ou outro cão percebido como quadrúpede pode causar uma reação agressiva, e esse animal, acredite, será o vencedor.

Bandog americano

Em princípio, esse cão é muito semelhante a um buldogue comum, e esses, como você sabe, costumam ser bandidos e hooligans. O nome da raça, criada há cerca de meio século, é literalmente traduzido como "cão acorrentado", e esses animais de estimação, como você sabe, têm como objetivo defender os seus até o fim. Um indivíduo devidamente treinado pode proteger tanto o território quanto uma pessoa viva, e Deus me livre, parecerá a ela que você representa uma ameaça ao objeto confiado - esta pilha de músculos corre rapidamente e não solta a presa apanhada das mandíbulas.

Cane Corso

Este cachorro enorme entra na maioria das classificações dos cães mais fortes do mundo, e isso não é surpreendente, dadas tais e tais dimensões. Cientistas modernos acreditam que os cães lutadores da Roma Antiga foram os ancestrais distantes dos representantes dessa raça, o que significa que as qualidades de luta foram cultivadas nesses animais por pelo menos dois milênios. Os modernos Cane Corso não foram criados para as batalhas, mas para a proteção do território e do homem, mas tal besta definitivamente não o deixará na mão, não importa quem seja o inimigo.

Esse animal não pode ser chamado de muito agressivo, mas também não vale a pena provocá-lo com um comportamento impróprio - ele pode causar ferimentos graves mesmo por descuido.

Bull terrier

Como convém aos representantes dos terriers, o bull terrier é um cão de caça. Ele está bem bombado mesmo em comparação com a maioria de seus parentes, mas a abundância de músculos massivos não impede o cão de correr muito rápido e ultrapassar qualquer rival, que tarde percebeu que em vão passou por aqui hoje.

Como a maioria dos terriers tal cachorro não é particularmente agressivo com as pessoas - pelo contrário, precisa de comunicação e, com educação adequada, consegue contatar facilmente pessoas desconhecidas, se o proprietário não tiver objeções. Outra coisa é que quaisquer animais pequenos para esses cães são percebidos como presas, o que significa que os donos de gatos e cães menores terão que olhar constantemente para você.

Ridgeback da Rodésia

Talvez, em termos de vida selvagem, não haja região mais perigosa do que a África tropical, e esta raça foi criada como uma raça de caça especificamente para esses lugares. Nos anos 30 do século passado, circulavam lendas sobre a severidade desse animal - acreditava-se que tal amigo era capaz de vigiar a presa na ausência do dono, mesmo em condições de savana, afugentando quem quisesse festejar. carne fresca, inclusive com leões.

Verdadeiro ou não, não há fumaça sem fogo, e tais informações permitem julgar corretamente sobre o destemor e as capacidades do ridgeback. Criar um cão assim usando o método do chicote é inaceitável, porque isso levará a nada além de uma agressão crescente que pode ficar fora de controle.

Em geral, este cão é calmo, mas é melhor para estranhos não tentar estabelecer contato com ele.

Dogo argentino

A Argentina possui imensos territórios não ocupados adequados para a caça e, há cerca de cem anos, decidiu adquirir sua própria raça de cães de caça, capazes de resolver os problemas típicos locais.

Os criadores conectaram representantes de dez raças diferentes à criação e conseguiram um excelente caçador que não pensa no tamanho do inimigo, podendo também ser um predador, rosnando com bastante confiança. A título de curiosidade, o cão foi colocado várias vezes em lutas contra raças puramente lutas, e mesmo nelas os argentinos costumam vencer, por isso é melhor não irritar este animal.

Boerboel

Esta raça é nem mesmo reconhecido pela Fédération Cynologique Fédération Internationale, mas goza de certa popularidade entre os criadores de cães. Não se pode dizer que esses cães correspondam ao aumento do amor por parte de uma pessoa - pelo contrário, recentemente as estatísticas mostram um aumento nos ataques desses cães às pessoas.

Esta é outra raça "africana" especialmente como guarda-costas, porque o animal reconhece apenas um dono, a quem é muito dedicado.

Os especialistas dizem que o treinamento para um animal de estimação deve ser muito difícil e exaustivo, caso contrário, você não deve se surpreender se o cão interpretar mal a situação e agarrar um de seus amigos que queria apertar sua mão.

Gul-dong

Este cão tem o mesmo caráter astuto e irascível dos paquistaneses, que o trouxeram por um motivo, mas para participar de batalhas de demonstração. O objetivo principal deste animal é precisamente escaramuças com os oponentes., quaisquer outras propriedades não foram especialmente colocadas nele, portanto é muito difícil e problemático treinar um cão, ensinando-lhe as normas de comportamento, e ele não se ocupa com agressividade.

Se você não tem medo das dificuldades, você pode fazer um excelente guarda ou vigia de tal besta, mas Os especialistas não aconselham aqueles que não têm uma experiência impressionante em lidar com cães de briga a conseguir um Bulldog Paquistanês. Você nunca terá certeza de que finalmente pacificou a energia irreprimível da ala, então terá que trabalhar incansavelmente com ele.

Basenji

Este cão parece muito fofo, e é difícil imaginar que possa representar um perigo grave, mas, como alguns outros representantes desta lista, o cão é de origem africana, o que significa que deve estar pronto para enfrentar um adversário de qualquer nível de dificuldade.

Curiosamente, os próprios africanos o criaram - pelo menos, animais muito semelhantes foram encontrados com eles muito antes de o continente negro finalmente se submeter aos colonialistas europeus. Hoje esta raça é considerada um dos mais antigos e ao mesmo tempo considerado um dos mais intratáveis ​​do mundo em termos de treinamento. Este ávido caçador é praticamente incontrolável e, portanto, representa um grande perigo para qualquer pequena criatura viva, tão abundante nas cidades modernas.

São Bernardo

Aqueles que eram difíceis de suspeitar de agressividade eram os São Bernardo - eles trabalham como resgatadores profissionais nos Alpes suíços, extraindo vítimas das avalanches.

Na maioria das vezes, esse cão é descrito como amigável e muito calmo, mas deve-se notar que esta não é uma característica determinada geneticamente, mas sim a educação correta, que deve ser proporcionada ainda na infância. Se isso não for feito, um animal de estimação enorme e forte será agressivo com estranhos e especialmente com as raças menores de seus companheiros de tribo.

Bulldog americano

Curiosamente, hoje esse tipo de cão não é considerado excessivamente agressivo - o principal perigo vem de outras variedades posteriores do bulldog. Este apareceu há mais de cem anos nos Estados Unidos - foi criado por fazendeiros que precisavam proteger seus próprios campos de quaisquer invasões externas.

O animal se considera instintivamente o dono do território, é autoconfiante e teimoso e, portanto, simplesmente não permite que um estranho ou outro cão tome liberdades desnecessárias. Este é o cachorro que, figurativamente falando, não vai atacar, mas ele não permitirá que você saia, mas se você se contorcer - ele o punirá por insolência.

Portanto, o animal precisa de educação desde a primeira infância.

Cachorro alemão

Esse animal de estimação impressiona a imaginação com seu tamanho gigantesco - é ele quem detém os principais recordes em termos de tamanho do cão. O cão é caçador nato, portanto é mais perigoso para os outros animais do que para as pessoas.

Ao mesmo tempo, os animais de raças de caça muitas vezes percebem como presa quase qualquer criatura viva menor do que eles e, portanto, você deve monitorar cuidadosamente as crianças para que elas não provoquem essa mentira muito. O animal geralmente não é considerado muito agressivo, mas seu próprio tamanho muitas vezes leva ao fato de que o Dogue Alemão só quer assustar ou brincar, mas causa ferimentos.

Por outro lado, eles o amam - por exemplo, ele se tornou o símbolo heráldico do estado americano da Pensilvânia, embora não tenha sido criado lá.

Fila brasileira

A estrutura do corpo e a cor desse animal lembram um pouco a de um leão e, embora a figura esguia traia um atleta reconhecido, o focinho é enganoso - parece bastante fofo, e o cão inteiro é percebido como totalmente inofensivo. Naturalmente, isso é um erro porque a raça foi criada especificamente para obter uma guarda rígida, que não dará a ninguém uma descida e protegerá seu mestre até o fim.

Este cão não acredita fundamentalmente em estranhos e é praticamente inútil tentar refazê-lo - a desconfiança é inerente a seus genes. Existem vários casos em que até mesmo os espécimes expostos não estão acostumados com o ambiente quando há muitas pessoas ao seu redor - eles reagem com raiva à violação de seu próprio espaço pessoal e atacam tanto os espectadores quanto os juízes.

Cachorro canário

Este animal tem uma aparência tal que, ao encontrá-lo, imediatamente fica claro que tal cão deve ser respeitado, e é bom se ele inicialmente não abrigar agressão contra você. A raça foi criada nas Ilhas Canárias não para lutar, como se pode pensar pela sua aparência, mas como pastor cuidando de rebanhos na ausência de uma pessoa.

No entanto, mesmo esse tipo de trabalho sugere que é melhor que um estranho não se aproxime e, portanto, hoje as Canárias são frequentemente utilizadas para proteger um território ou uma pessoa. Em ambos os casos eles estão muito apegados e prontos para defender os seus até a morte. É graças a essas características que esta raça viveu sua segunda juventude nos últimos anos.

Staffordshire terrier americano

Aquele que tem sido demonizado ultimamente é um representante desta raça, o que não é surpreendente - as estatísticas de ataques desta fera acabam sendo simplesmente assustadoras. O alvoroço na imprensa chegou a tal ponto que alguns radicais propõem destruir completamente esta raça - em sua opinião, esta é a única maneira de finalmente parar os ataques.

Especialistas dizem que isso é um exagero, porque uma equipe bem educada é sociável e amigável e, o mais importante, se distingue por sua devoção ilimitada ao proprietário e dá facilmente a própria vida por ele. Segundo eles, o motivo da agressão dos representantes da raça reside apenas na criação incorreta, mas isso não nega o fato de que tais cães são por natureza bastante maus.

Boxer

Os cães desta raça alemã têm um caráter controverso - por um lado, eles são considerados cães de luta, que, em princípio, não são muito gentis e complacentes, por outro - eles são considerados os mais bem-humorados entre todos os representantes de sua categoria.

A grande vantagem desse animal é que ele se presta bem ao treinamento, o que significa que você pode neutralizar a agressão do animal, substituindo-a pela educação correta e regras de decência. No entanto, tudo isso é apenas uma teoria, mas na prática vemos que o animal não se esquiva de atacar as pessoas, mesmo que isso seja devido à abordagem incorreta do treinamento.

Bullmastiff

Este cão foi criado para resolver problemas muito sérios - inicialmente era para guardar minas de diamantes na África do Sul, e eles sempre foram um verdadeiro ímã para inúmeros invasores que querem lucro fácil e rápido. Conseqüentemente, o cão foi criado com um conjunto específico de características desejadas - ele deve ser grande, forte e categórico em questões de defesa dos seus próprios.

Em geral, bullmastiffs não são considerados raivosos ou agressivos. no entanto, ao longo da história, esses cães atacaram pessoas repetidamente. Embora, para ser justo, essa possa ser sua responsabilidade direta no local de trabalho.

Hoje, esses animais não são usados ​​para seu propósito original em nenhum outro lugar, exceto nas mesmas minas de diamante.

doberman

O cão de origem alemã destaca-se não só pelo seu impressionante tamanho, mas também pela sua inteligência - esta raça se caracteriza não só pela força bruta, mas também pela capacidade de agir de forma mais inteligente numa dada situação. A besta elegante é dedicada ao seu dono e foi criada especificamente para proteger o território ou seu dono.

A agressividade de um cão nem sempre se manifesta. - mesmo no caso de identificar o criminoso, ela geralmente é inteligente o suficiente para simplesmente deter o criminoso e atrair a atenção da pessoa que decidirá o destino do preso. No entanto, é importante não deixar esse animal entender que você está resistindo à vontade dele, caso contrário, um amigo forte e confiante de uma pessoa não esperará pelo dono, mas resolverá o problema por conta própria.

Rottweiler

Outro cão que ganhou notoriedade por ser inadequadamente agressivo, embora a raça tenha sido originalmente criada a serviço, o que significa que deve ser obediente e pronto para seguir quaisquer comandos. O momento exato da criação desses cães é desconhecido, mas há muitas lendas não confirmadas de que eles deixaram uma marca considerável na história - por exemplo, eles estiveram diretamente envolvidos na Guerra dos Sete Anos.

O animal é perfeito para proteger um território ou uma pessoa, é capaz de patrulhar incansavelmente um objeto por muitas horas, mas muitas vezes vai longe demais no sentido de tomar decisões agressivas contra qualquer intruso.

Nas condições da cidade, o problema de sua manutenção é que nem sempre o animal entende a essência dos lugares públicos, onde nenhuma das pessoas do entorno realmente viola alguma coisa.

Alabai

Outro cachorro, cujo problema é tanto o tamanho grande quanto a capacidade de trilhar o caminho errado no caso de uma criação inadequada. O animal tem um caráter confiante, não vai dar a ninguém uma descidae, portanto, acaba sendo um excelente guarda, mas somente se o treinamento na idade de filhote for bem-sucedido e correto.

Ignorando as regras de criação desses cães ou simplesmente não prestando atenção suficiente a elas, o dono corre o risco de ficar sozinho com um cão enorme e incontrolável, que, não estando acostumado ao domínio humano, pode responder com agressividade na tentativa de pacificá-lo, inclusive quando se trata do proprietário.

O animal também requer condições especiais de detenção - não é costume mantê-lo acorrentado, mas você precisará de um aviário espaçoso.

Cão Pastor Caucasiano

Alguns especialistas acreditam que esta raça tem uma história de dois mil anos e foi criada especificamente para pastar rebanhos em condições montanhosas. Esse cão é muito inteligente - ele pode lidar com um rebanho de um grande número de cabeças, mas ao mesmo tempo se distingue por um maior senso de responsabilidade para com seu dono e, portanto, é extremamente suspeito de tentativas de reaproximação de qualquer estranhos.

Muito do treinamento é sobre socializar o animal., porque nas condições de uma cidade moderna o cão terá que se acostumar, então é impossível estar em inimizade com todos ao seu redor.

Pastor alemão

Na maioria dos casos, este cão é considerado um dos mais fiéis ajudantes humanos - hoje é o cão de serviço mais popular, diferindo mente bem desenvolvida, capacidade de aprendizagem e qualidades físicas muito necessárias, necessário para a detenção de quaisquer criminosos e inimigos.

Costumamos ver animais perfeitamente treinados que não se permitem agredir em maior grau do que o necessário para a detenção e, mesmo assim, apenas por ordem do proprietário ou em uma situação para a qual ele é especialmente treinado. No entanto, uma certa prontidão para a agressão nesse cão é inerente e, se não for direcionada na direção certa e limitada, pode acabar sendo incontrolável.

Pitbull

Especialistas americanos acreditam que não existem cães mais perigosos do que pit bulls, embora esses cães ainda não tenham status oficial na Federação Internacional de Cinologistas.

O animal se distingue por um alto grau de desenvolvimento muscular e, embora seja relativamente pequeno em tamanho, foi retirado especialmente para atrair adversários muito maiores. A agressividade dos representantes da raça revelou-se alta o suficiente para ser usada em lutas de espetáculo, mas o uso de cães como guardas leais continua generalizado.

Basta ainda avaliar a aparência do animal a partir da foto para entender que este não é o animal mais amigável, portanto deve ser criado corretamente.

Malamute do Alasca

Esta raça é um bom exemplo de como um animal pode se tornar agressivo por ficar ocioso. Esse cão foi criado no Norte especificamente para puxar uma equipe - o movimento constante está em seu sangue. Nas últimas décadas, esses cães são cada vez mais excitados por sulistas que gostam da aparência de um animal de estimação, mas esquecem que um amigo de quatro patas em uma cidade não tem onde colocar sua energia irreprimível - um passeio de cachorro padrão não resolve o problema em tudo.

Ao mesmo tempo, os imigrantes do Alasca não são desprovidos de instinto de caça e dificilmente aprendem os comandos básicos e, portanto, podem facilmente gastar as forças "extras" acumuladas em uma caça inadequada aos mesmos gatos.

Husky siberiano

Tudo o que foi dito acima sobre o Malamute do Alasca é igualmente verdadeiro para esta raça. Mesmo para trabalhar em uma equipe que parece literalmente criada para esses animais, os cães precisam ser especialmente treinados em socialização e disciplina, graças à qual não farão escândalos com seus companheiros de tribo. Quanto às equipes de outras pessoas, então um animal de estimação não acostumado com estranhos pode facilmente começar a resolver as coisas com eles.

Em condições urbanas, o dono pode perder completamente esse momento, e se seu amigo de quatro patas não estiver minimamente acostumado a se comunicar com outros animais, prepare-se para que cada caminhada pela rua se transforme em um tormento.

Lobo

Uma invenção completamente selvagem da modernidade russa não só não recebeu o reconhecimento dos treinadores de cães, mas também é proibida para reprodução em muitos países. Será muito difícil conseguir um animal de estimação assim, mesmo na Rússia - esse animal é literalmente semi-selvagem, pois é um cruzamento entre um cão e um lobo selvagem.

Essa origem específica afetou o personagem, porque Existem muito poucos cães-lobo hoje - há pouca procura por eles e muitas pessoas geralmente não têm coragem de comprá-lo. O perigo reside de várias maneiras no animal desconhecido e imprevisível - mesmo o dono não pode saber qual a origem que prevalecerá em sua pupila e o que fazer com um cão doméstico, que de repente percebeu sua natureza de lobo.

Você pode ter cães agressivos?

Na Federação Russa, a legislação não implica restrições estritas sobre este assunto - cada pessoa é livre para adquirir o animal de estimação para si mesma, conforme achar necessário. Outra coisa é que você deve entender claramente como vai gerenciar a agressão de sua ala, e ainda não faz mal estar confiante de que, em princípio, é capaz de lidar com tal tarefa.

O proprietário de um animal potencialmente perigoso deve compreender que, no caso de quaisquer consequências desagradáveis ​​do comportamento de seu cão, a responsabilidade recairá não tanto sobre o quadrúpede quanto sobre seu dono.

Devido a isso você deve pensar com antecedência sobre os pontos relacionados à segurança de pessoas e animais ao redor. Algumas raças de cães são tão perigosas e incontroláveis ​​que podem representar um perigo até mesmo para seu próprio dono, especialmente se ele não souber como tratar adequadamente a enfermaria.Talvez a recomendação popular de especialistas indicando que seu primeiro cão não deve ser brigão ou de caça especialmente agressivo, porque não é um fato que você pode lidar com ele se você nunca lidou com quatro patas antes.

Ao escolher um animal de estimação, leia atentamente as recomendações para o seu conteúdo.

Na lista acima, todos os cães são propensos a um certo grau de agressão, mas alguns deles são relativamente calmos, se acostumam facilmente com outras pessoas e aprendem a fazer contato até mesmo com estranhos, enquanto outros mantêm em grande parte as características de ancestrais selvagens, e portanto, devem ser mantidos sob estrito controle. Em algumas raças, mesmo a falta de deambulação pode revelar-se um potencial motivo de agressão, provocando o acúmulo de agressões, o que significa que é melhor manter o cão não em um apartamento, mas em uma casa com um grande canteiro.

Definitivamente, esse animal não deve ser acorrentado - um aviário espaçoso ou até mesmo movimento livre em toda a área do quintal é mais adequado para ele, mas apenas na condição de que o animal de estimação não consiga escapar para perseguir o gato do vizinho. Com outras raças, a situação pode ser mais simples - elas, tendo um instinto guardião pronunciado, não são contra o estilo de vida em cadeia e não ficarão mais irritados com isso.

Um tópico completamente diferente é passear com seu animal de estimação. Embora a lei não proíba você de ter um cão de qualquer raça, é responsabilidade do proprietário garantir a segurança de outros membros da comunidade e de seus animais de estimação.

De acordo com a lei aprovada em março de 2019, Os representantes de 13 raças de cães a partir de agora devem andar com coleira e focinho. Mesmo que você esteja cem por cento seguro da simpatia de seu cão em particular, inclusive com estranhos, o próprio fato de andar sem esses acessórios é uma violação direta da legislação em vigor, o que significa que pode implicar na punição prescrita pelas autoridades policiais.

Como criar animais?

Os fãs da criação de raças agressivas de cães, como um mantra, repetem a frase banal de que o próprio cão é mais ou menos sujeito à agressão, mas o papel decisivo em qualquer caso é desempenhado pela educação e pela atitude para com o animal. Em outras palavras, até o cachorrinho mais amável pode ser levado à loucura zombando dela e provocando-a, enquanto um cão de briga severo, parecendo a essência incorporada da ameaça, não dará um passo sem a permissão do dono, se ele for devidamente criado.

Na grande maioria dos casos, tal afirmação é verdadeira, portanto, escolher um animal potencialmente agressivo como animal de estimação, você deve saber como treiná-lo corretamente e em nenhum caso ignorar seus deveres, caso contrário, teoricamente, até você mesmo pode se tornar uma vítima.

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que os cães descendem dos lobos, e são animais gregários, com uma hierarquia rígida dentro da comunidade.

Por mais individualista que seu cão possa parecer, em algum lugar no fundo de sua alma ele está moralmente pronto para obedecer a um líder mais forte e você deve inicialmente estar nessa função, evitando que o cão ocupe esse nicho. A autoridade do líder para com o animal é inquestionável - ele pode punir por qualquer transgressão, mas deve ser justo.

Se você nunca teve um cão de raças agressivas e independentes, é melhor envolver um treinador profissional para criá-lo. Independentemente de você decidir recorrer a um profissional ou tentar a sorte sozinho, você precisa educar o cão desde muito jovem, enquanto sua personalidade está se formando e ele ainda está pronto para aceitar os ditames da percepção da realidade.

Será muito mais difícil refazer um cão adulto - provavelmente, ele não considerará a autoridade de uma pessoa inquestionável e pode retroceder em resposta às tentativas de conduzi-lo.

Contrário à crença popular, teoricamente, até mesmo um cão adulto pode ser retreinado, embora seja uma tarefa muito difícil. Teoricamente, o líder da matilha pode mudar, e esta é uma boa notícia para aqueles que se deparam com uma situação em que o animal cresceu e não reconhece a primazia dos membros individuais da família sobre si mesmo.

O cão se comportará como um terrorista: assim que perceber que suas ações agressivas provocam a resposta desejada, o animal começará a "cavalgar" sobre seus donos. O domínio do cão pode começar a se manifestar mesmo em pequenas manifestações - por exemplo, você não está passeando com o animal, mas na verdade é você. Outro exemplo vívido de um equilíbrio perturbado de autoridade é quando um cachorro tem suas próprias coisas que ninguém deveria pegar, mas ele mesmo não reconhece a presença das coisas de outras pessoas.

Nos animais, a mudança de líder se resolve com uma luta banal, mas esse não é o nosso método. Se o seu cão começar a ficar fora de controle, mostre a ele que os produtos de que ele precisa simplesmente não podem ser obtidos. Comece de forma simples - se o cão claramente exigir algo de você, primeiro dê o comando e não reaja de forma alguma aos requisitos da besta até que seu desejo seja atendido. Mesmo com a obediência, não recompense o animal imediatamente - espere alguns segundos, mostrando ao animal que ele está sendo vigiado de perto.

Quando o tempo especificado terminar, aprove enfaticamente o comportamento do cão - dê a ele uma recompensa comestível, um animal de estimação ou um elogio. Para fazer da obediência um hábito treine o animal constantemente - todos os benefícios, incluindo caminhar e se alimentar, devem ser realizados somente após a execução do comando.

Para que um cão trate todos os membros da família normalmente, todos devem seguir as regras estabelecidas - se um estragar o animal, todos os esforços dos outros serão em vão.

Nunca deixe um cão agressivo saber que você é mais fraco do que ele, e para isso, nunca siga seus desejos sem questionar. O cão deve aprender que seus desejos são apenas na forma de um pedido e sua satisfação obrigatória não é garantida, mas pode exigir em troca sinais óbvios de obediência.

Lembre-se de uma regra importante: um líder para um cão sempre parece maior e mais forte, ele não pode demonstrar sua própria fraqueza sob o medo de perder seu status elevado.

Os cinologistas observam que durante o jogo, você não pode se ajoelhar ou mesmo deitar - com isso você se menospreza aos olhos do animal, ele não mais te percebe como grande e assustador, o que significa que pode permitir a idéia de ignorar ordens.

Um erro ainda maior seria conduzir qualquer jogo de força com uma raça agressiva. - talvez você o derrote enquanto ele é um filhote, mas o animal de estimação adulto mais cedo ou mais tarde colocará o dono em suas omoplatas e, desde então, nenhum comando atuará. Escolha jogos não agressivos e lembre-se de que você é quem os inicia e termina. Para cumprir o último requisito, você deve sempre interromper o jogo antes que o cão fique entediado com ele.

    Afaste o animal do fato de ele decidir por si onde dormir e quando comer. Não deixe seu animal de estimação se sentar no sofá ou cadeira de sua preferência, onde ele irá dormir. - Determine o ângulo para o filhote e sempre tire-o do lugar errado por princípio, e grite com ele por uma tentativa de indignação. O mesmo vale para a ingestão de alimentos - se o comedouro estiver na cozinha, ensine a seu cão que ele não tem nada para fazer na cozinha enquanto os donos estão comendo.

    Veja abaixo para mais detalhes.

    3 comentários

    Eu tenho um Staffordshire Terrier. Seu nome é Barney-Charlie e ele é muito gentil.

    E meu Doberman também não é mau, gentil.

    São Bernardo é muito grande, pode vir acidentalmente, então eles são muito gentis. E Basenji também, eles são teimosos.

    Moda

    a beleza

    casa