Cães

Raças de cães de pêlo liso: descrição e nuances de cuidados

Raças de cães de pêlo liso: descrição e nuances de cuidados
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Raças pequenas e sua descrição
  3. Variedades de cães de médio e grande porte
  4. Como escolher?
  5. Regras gerais de manutenção e cuidado

Os cães são um dos primeiros e mais devotados amigos do homem, desde tempos imemoriais até os dias atuais. Ao longo de muitos séculos de convivência ao lado dos humanos, os assistentes quadrúpedes têm adquirido um grande número de profissões, que vão desde a caça principal e guarda ao cão de companhia, passando por diferentes espécies, diferindo não só na aparência e tamanho, mas também no comprimento. do casaco. Existem indivíduos de cabelos compridos e de cabelos curtos. Na maioria das vezes, o comprimento da pelagem do cão não importa para o dono, porque o caráter do cão não depende disso. Mas, para alguns, é muito importante saber o comprimento do casaco e quais são as possibilidades de cuidar dele.

Peculiaridades

Muitos futuros proprietários, considerando a possibilidade de manter um cão num apartamento na cidade, optam por cães com uma pelagem curta e lisa. A razão para isso é a opinião de que os cães de pêlo liso soltam menos e não deixam tantos pelos nos estofados e carpetes, por isso não causam reações alérgicas.

Infelizmente, essa opinião está fundamentalmente errada. O comprimento e a qualidade da pelagem do animal não afetam o número de mudas, portanto, as mudanças sazonais ocorrem em cães de pêlo comprido e curto. A única diferença está no comprimento do cabelo que cai. A densidade do subpêlo é muito mais importante. Menos ainda, o cabelo fica nas coisas do cão com uma penugem rara ou completamente sem ela.

No que diz respeito às alergias, o mesmo pode ser dito: a reação negativa do corpo humano é causada não pelo comprimento da pelagem do cão, mas pelo cheiro que emana do animal.

O que realmente vale a pena prestar atenção na hora de decidir qual cachorro com qual comprimento de pêlo é melhor manter em um apartamento é a possibilidade de cuidar de seu casaco de pele.

As raças de cães de pêlo comprido, independentemente do tamanho, requerem um tratamento mais cuidadoso., que inclui penteabilidade frequente, demorando muito. Se você é uma pessoa ocupada e não tem muito tempo livre, então os cães de pêlo curto são os melhores para você.

Existe uma grande seleção de raças de cães com pelo curto, que diferem em tamanho, caráter e finalidade.

Raças pequenas e sua descrição

Cães de pequeno porte são mais adequados para abrigar.

Chihuahua

O menor e mais valente cão Chihuahua do mundo, originário do México. Os ancestrais deste cão em miniatura foram companheiros do homem, acompanhando-o não só durante a vida, mas também após a morte. Os representantes modernos da raça também são cães de companhia e desempenham funções decorativas. Muitos boêmios carregam Chihuahuas com eles, já que o tamanho do cachorro permite que ele caiba confortavelmente até em uma pequena bolsa.

O peso de um Chihuahua adulto varia de 500 ge 3 kg, e a altura na cernelha é de 10 a 20 cm. Os cães desta raça têm orelhas eretas bastante grandes, inseridas altas e largas, e olhos grandes sem serem protuberantes. Existem duas subespécies de Chihuahua: o pêlo curto e o pêlo comprido. A cor do cachorro pode ser qualquer.

Os chihuahuas são muito móveis, curiosos, resistentes, amigáveis ​​com os outros e não sabem o que é o medo.

Pug

O pequeno cão de companhia, originário da China antiga, tornou-se muito popular devido à sua natureza serena e disposição alegre.

Curto, de 28 a 32 cm, pesando de 6 a 8 kg, compacto, de constituição proporcional, o cão tem uma pelagem curta, macia e sedosa. Três opções de cores são permitidas pelos padrões da raça:

  • Preto;
  • prateado;
  • amarelo-fulvo.

    Os cães de cor clara têm uma máscara escura em um focinho achatado quadrado com orelhas caídas e olhos grandes e esbugalhados.

    Devido ao formato peculiar do focinho, os pugs têm problemas no sistema respiratório., portanto, devem ser protegidos da hipotermia e não sobrecarregados com atividades físicas. Estes cachorrinhos calmos são perfeitos para quem não consegue dedicar muito tempo a caminhadas longas e activas.

    A obesidade pode ser um problema específico para um cão sedentário, pois os pugs tendem à obesidade. Portanto, a dieta do animal deve ser monitorada de perto.

    Bulldog francês

    Um cão forte e compacto, cujos ancestrais eram cães de luta, conservava deles um caráter obstinado e alguma propensão para a agressão. Portanto, se você decidir comprar um Bulldog Francês, precisará de algum tempo para criá-lo adequadamente.

    Do tamanho de um cão forte, com excelente reação, é pequeno. O crescimento dos adultos varia de 27 a 35 cm nos machos, as fêmeas são 3 cm mais baixas, peso na faixa de 8-14 kg.

    A aparência dos Buldogues Franceses lembra pugs e pessoas ignorantes costumam confundi-los. Mas, ao contrário do pug, o bulldog tem orelhas eretas em uma cabeça grande e um focinho característico com lábio superior bifurcado e nariz largo.

    A pelagem do Frenchie é grossa, curta, dura, brilhante, sem penugem. Cores aceitáveis:

    • avermelhado com ou sem listras de tigre e a presença ou ausência de manchas brancas;
    • tigrado;
    • amarelo claro;
    • tigrado preto;
    • branco em combinação com tigrado, fulvo ou manchado.

      Pela natureza do bulldog, ele é leal às pessoas, mas pode mostrar agressividade para com outros animais. O cão adora crianças, é fácil de treinar, ativo e amigável. Ela apega-se de todo o coração ao dono e atende fielmente, correndo corajosamente em defesa, sem olhar para o tamanho do perigo.

      Por causa do casaco curto, no tempo frio é necessário colocar o macacão no cão, mas é impossível privá-lo de passear. Ele precisa de caminhadas ativas diárias em qualquer época do ano.

      Além disso, você não pode deixar o francês sozinho por muito tempo, pois ele sente muita falta do proprietário.

      Pinscher miniatura

      Pinscher anão ou miniatura - um nativo da Alemanha com mais de três séculos de história. Cachorros pequenos viviam em estábulos, caçando vários roedores e guardando propriedades. Com o tempo, os cães pequenos mudaram-se para as casas e tornaram-se cães de companhia.

      O crescimento de um pinscher miniatura adulto ou pinscher miniatura é de 25-30 cm, e o peso é de 4 a 6 kg. Six é liso, brilhante e confortável contra a pele. De acordo com a norma, apenas duas opções de cores são permitidas: vermelho e preto e castanho. Devido ao pêlo curto, o cão deve ser protegido da hipotermia.

      Uma peculiaridade do Pinscher é seu andar, quando os movimentos das patas dianteiras se assemelham aos de um cavalo.

      A impressão geral do Pinscher miniatura é uma elegância refinada. Mas embora o cão pareça magro, seus músculos são bastante fortes e não criam uma sensação de fraqueza.

      O Pinscher Miniatura é bastante ativo, perspicaz e fácil de treinar. Com a família do dono, o cão é bastante brincalhão, embora um tanto contido. Ele desconfia de estranhos, mostrando claramente suas qualidades protetoras.

      Jack Russell terrier

      Um caçador de tocas, originalmente da Inglaterra, o Jack Russell Terrier não perdeu suas habilidades de caça até hoje. Esta raça foi especialmente criada para caçar um animal que se enterre, onde o cão trepa inteiramente para expulsar ou agarrar o animal.

      Hoje, esse cachorrinho de pêlo curto e duro participa da caça não só de raposas e texugos, mas também de lebres e ratos-d'água. Os fazendeiros usam o cachorro para evitar que os roedores danifiquem os suprimentos e as plantações.

      Pequeno, com 25-30 cm de altura e 5-6 kg de peso, o cão não é apenas um caçador maravilhoso e um companheiro confiável. É um cão inteligente, treinável, ágil e valente. Alguns usam Russells como cão de guarda: os macacos ouvem bem o menor ruído e reagem a ele com um latido alto.

      De acordo com a cor do casaco curto, Jack Russells é branco com manchas vermelhas ou pretas.

      Beagle

      O cão Beagle, participando em mais de uma dezena de filmes, atraiu a atenção do público não só pela sua aparência, mas também pela sua disposição alegre e amável, característica desta raça não só no ecrã, mas também na vida.

      O Beagle é um cão criado especialmente para a caça de lebres e coelhos. O local de nascimento deste cão em miniatura é a Inglaterra. Os cães desta raça têm um olfacto muito delicado, por isso são frequentemente utilizados para caça às drogas e vigilância.

      Cão de pêlo liso de tamanho médio possui pelagem curta e densa, típica das cores de cães de caça. A altura de um cão adulto na cernelha é de 33 a 40 cm, o peso de 9 a 14 kg.

      Uma característica distintiva do beagle é:

      • a habilidade de latir alto, alto e melodiosamente;
      • orelhas compridas, macias e pendentes, cujas pontas deveriam alcançar a ponta de um nariz curioso;
      • ponta da cauda branca obrigatória, independentemente da cor geral da pelagem.

      Pela natureza dos Bigley, eles são muito bem-humorados, confiantes, sociáveis ​​e enérgicos. A curiosidade do cão leva ao fato de que ele não consegue ficar parado e é perfeitamente capaz de se perder, correndo atrás do objeto que lhe interessa. Portanto, você não deve deixar seu animal de estimação fora da coleira enquanto caminha.

      Ao criar um filhote, vale a pena ser persistente e deixar claro para ele que o dono é mais importante do que seus desejos. Se isso não for feito, então a natureza viciada e teimosa do cão fará com que ele ignore as ordens.

      Um cão devidamente criado se dá bem com crianças, se dá bem com outros animais de estimação, embora ocasionalmente possa mostrar agressividade para com estranhos.

      Em cuidar e cuidar do beagle é despretensioso e muito limpo.O melhor de tudo é que ele se sentirá em uma casa particular, onde terá muito espaço livre para se movimentar.

      Fox terrier suave

      A Inglaterra, com sua rica história, é considerada justamente o berço da maioria dos cães de caça. Outro nativo deste país é o fox terrier de pêlo liso - um cão de caça projetado para caçar raposas, texugos, cães-guaxinim e roedores de caça. Os ancestrais dos fox terriers de pêlo liso viveram nas Ilhas Britânicas por volta de 5 mil e quinhentos anos antes de Cristo.

      Hoje, o suave fox terrier é usado como caçador, vigia e companheiro. Um cão alegre, ágil e curioso, com educação adequada, se dá bem com as pessoas. O passatempo preferido de um cão saudável é brincar, ao qual ele está pronto para se entregar incansavelmente o dia todo. O cão é amigável com os amigos da família, mas é perfeitamente capaz de mostrar agressividade para com pessoas de quem não gosta. Alerta, responsável e corajoso, o fox terrier é agressivo com os outros animais. O cão aprecia a atitude respeitosa do dono e tenta ficar atento ao que está acontecendo ao seu redor.

      De tamanho pequeno (altura até 39 cm, peso - de 7 a 8 kg), o cão possui uma pelagem espessa, lisa e abundante que o protege de condições adversas. A cor principal da pelagem do fox terrier é o branco com a adição de manchas vermelhas, pretas ou suas combinações. Não exigente em sair.

      Boston terrier

      Descendente do Terrier Inglês e do Bulldog, o Boston Terrier é um símbolo do estado americano de Massachusetts desde o final dos anos 80 do século passado.

      Um cão pequeno, de 22-38 cm de altura e pêlo liso - um companheiro ideal, que se dá bem com crianças, muito gentil e amoroso. A pelagem do animal é curta, bem aderente à pele, não apresenta subpêlo. Devido a uma pelagem tão pobre, o cão não tolera bem as baixas temperaturas, necessitando de roupas adicionais.

      O temperamento do cachorro é teimoso, então a criação de um filhote deve ser feita desde cedo. Os Boston Terriers são muito sensíveis às críticas negativas do proprietário, eles percebem isso de forma bastante dolorosa, então você não deve tomar medidas severas durante o processo de treinamento.

      Um cão inteligente e de raciocínio rápido entende perfeitamente os limites do que é permitido e não os ultrapassa. Ela se dá bem com outros cães, incluindo-os em seus jogos. Pode ficar muito tempo sozinho, mas prefere a companhia de uma pessoa, acompanhando-o sempre que possível.

      Brinquedo russo

      Em 2017, uma nova raça de cães de companhia decorativos chamada Russian Toy foi oficialmente reconhecida.

      Um cão alegre, de pernas finas e gracioso com uma altura de 20-28 cm é ideal para alojamentos. O peso leve de até 3 kg facilita o levantamento do animal de estimação nos braços. Curta, densa, sem subpêlo e sem manchas calvas, a pelagem não é particularmente difícil de cuidar.

      O cão se acostuma facilmente com a caixa sanitária e não precisa de caminhadas frequentes. Com tais dimensões, o território do apartamento é suficiente para movimento e jogos.

      O cão é muito leal aos donos e se dá bem com os outros, mas a comunicação com crianças barulhentas leva a choques nervosos, dos quais é melhor manter o cãozinho.

      Galgo italiano

      O menor de um grupo de galgos, o galgo ou o pequeno galgo italiano, é conhecido há muito tempo. Representantes desta raça podem ser vistos em telas que retratam a realeza europeia e em pinturas de mestres da Renascença.

      Cachorro gracioso, magro e bem musculoso, será o companheiro ideal para uma pessoa idosa... Com uma altura de 32–38 cm e pesando até 5 kg, o galgo italiano pode facilmente encontrar um lugar para si mesmo em um pequeno apartamento.

      O galgo italiano é confiável, trata as pessoas sem medo, mas devido à delicada constituição do corpo, a comunicação com as crianças deve ser limitada, pois o animal se machuca facilmente.

      Como o galgo italiano pertence aos galgos, ele precisa se mover muito e caminhar ao ar livre.

      O galgo italiano não tem um bom olfato, mas tem uma visão excelente e um instinto de caça altamente desenvolvido. Ele é bem versado no espaço, mas pode facilmente se perder na multidão, perseguindo o assunto de que gosta. Portanto, você não deve deixar o cão fora da coleira ao caminhar.

      No carro, o galgo italiano se comporta de forma inquieta, não pode sentar-se no mesmo lugar, por isso é melhor usar uma gaiola de transporte para o transporte.

      Variedades de cães de médio e grande porte

      Os cães pequenos são mais adequados para manter em um apartamento, mas alguns preferem raças médias a grandes.

      Basenji

      Um cão primitivo do grupo Spitz que viveu na África Central 3.000 anos aC, o Basenji ou o cão do mato congolês servia até mesmo aos faraós no Egito Antigo, onde era considerado um talismã.

      Os primeiros representantes da raça mais antiga chegaram à Europa apenas no início do século passado, apresentando-se aos visitantes do zoológico como animais exóticos. Depois de um tempo, já como animal de estimação, os cães foram trazidos para a Inglaterra, onde foram aprovados os padrões da raça. O cão latido africano começou a se espalhar pelo mundo depois que o primeiro par de Congo Terriers foi introduzido nos Estados Unidos.

      Basenji é a companhia perfeita para ficar em um apartamento. De estatura média - machos até 43 cm, fêmeas até 40 cm - o cão de pêlo curto era um excelente caçador em casa. Tendo encontrado um novo local de residência, o Basenji manteve seus instintos, que podem assumir o controle na rua, então o cão precisa ser educado.

      O cão é fácil de treinar, tem uma mente flexível e um caráter afetuoso. Sente-se bem sob os holofotes, move-se com facilidade e graciosidade e rapidamente ganha velocidade.

      O Basenji é adequado para pessoas com alergias, uma vez que o cão não cheira mal. Outra característica distintiva é o silêncio. Basenji não late, mas emite sons baixos e estrondosos, e apenas quando está excitado.

      Whippet

      Um cão comum projetado para caçar uma lebre é capaz de atingir velocidades de até 70 km / h. Tudo sobre sua aparência visa a velocidade:

      • cabeça estreita e alongada;
      • pernas fortes e longas;
      • pelagem curta, lisa e justa que não resiste aos ventos contrários.

      Um forte sistema nervoso e fácil aprendizado tornam possível obter um companheiro confiável do Whippet.

      Bulldog inglês

      A aparência do bulldog é severa, evocando respeito pela força do cão. Mas, apesar de sua aparência, o buldogue tem um temperamento bem-humorado e é adequado para cuidar da casa. A pelagem curta e densa sem subpêlo não requer cuidados especiais. O principal é que as dobras da pele devem ser bem limpas, evitando o desenvolvimento de várias doenças cutâneas.

      Devido ao seu físico com sobrepeso, a atividade física é contra-indicada para o buldogue, por isso ele é considerado um "cão para preguiçosos". O cão não gosta muito de passear, preferindo passar o tempo no seu lugar preferido. Inicialmente uma raça de lutadores, com o tempo tornou-se decorativa.

      O cão se dá bem com as crianças, não é agressivo para com outros animais de estimação e tem um caráter imperturbável.

      Shar Pei

      Uma pele coberta por pêlos curtos e ásperos sem subpêlo, que se reúne em grandes dobras no Shar Pei, é suficiente para dois ou até três cães de tamanho médio. O dono de tal animal de estimação estará em destaque em todos os lugares. Como na terra natal de Shar-Peis o cão pertencia à raça lutadora, é necessário criar os filhotes desde cedo, incutindo-lhes os hábitos de comportamento corretos.

      Um cão amável, leal à família e independente, distingue-se pela desconfiança em relação a estranhos e pode ser agressivo para com outros cães.

      Dálmatas

      Brancos com manchas pretas ou marrons do tamanho de uma moeda de dois rublos, espalhados por uma pelagem curta, densa e rígida, os cães não deixarão ninguém indiferente.

      Os dálmatas são grandes caçadores, amigos leais da família e grandes atores. Os cães são fáceis de treinar, eles ficam felizes em realizar vários truques.

      Um cão grande, de orelhas dobradas harmoniosamente dobradas e com um caráter calmo é adequado para ficar em um apartamento, mas será melhor para ela em uma casa de campo, onde há espaço para jogos ativos.

      Como muitos cães com pêlos grossos, os dálmatas fazem muda durante todo o ano, mas não cheiram como um cachorro.

      Weimaraner

      Alto, forte, com contornos elegantes, o cão é considerado um aristocrata entre os cães. A altura na cernelha em um adulto varia de 59 a 70 cm para os machos, para uma fêmea é 2–5 cm mais baixa. O peso admissível de um cão saudável é de 30–40 kg para um macho e 25–35 kg para cadelas.

      De acordo com os padrões aceitos, existem duas subespécies de Weimaraner: de pêlo curto e de pêlo comprido.... A subespécie de pêlo curto tem uma pelagem densa e áspera com mínima ou nenhuma penugem. A pelagem é sedosa, sem ondulações. Para Weimaraners de raça pura, três variantes da cor da pelagem são permitidas: cinza com prata, cinza esfumaçado e cinza com uma tonalidade cobre típica de cervos.

      Os weimaraners têm uma disposição tranquila, são fáceis de aprender e são capazes de tomar decisões independentes. Eles são cães leais, obedientes e completamente não agressivos.

      Cachorro alemão

      O gigante reconhecido entre os cães é o Dogue Alemão. O representante desta raça está registrado no Guinness Book of Records como o maior cão do mundo. A altura mínima de um animal adulto é de mais de 0,8 m de altura e cerca de 1 m de comprimento.

      O majestoso, nobre e harmoniosamente construído Great Dane tem um caráter surpreendentemente gentil. Ele é obediente, adora crianças e é muito gentil. Mas o cachorro desconfia de estranhos.

      O único problema é que um cão, sem calcular sua força, pode derrubar facilmente o dono, o que não é agressão de forma alguma.

      doberman

      Um belo cão grande com uma pelagem curta e rígida é um dos cães mais facilmente treináveis. Apesar de seu tamanho impressionante e aparência séria, o Doberman é um cão gentil, obediente e pacífico. Ele adora muito as crianças e com a educação correta do cachorro pode ficar com as crianças em segurança. Dobermans são excelentes rastreadores e guardas.

      Os dobermans machos têm 68–72 cm de altura e pesam 40–45 kg, enquanto as fêmeas são ligeiramente menores. De acordo com os padrões, a pelagem brilhante e densa de um animal pode ser preta ou marrom-escura. São necessárias marcações marrom-avermelhadas com formas definidas e claras.

      Como escolher?

      Tendo decidido levar um cachorro para casa, é necessário familiarizar-se com as características da raça e as condições da sua manutenção. É aconselhável consultar pessoas experientes e especialistas.

      Para ver a aparência de um cão adulto da raça selecionada, você pode visitar exposições e canis.

      Se o cão for planejado para ser mantido como animal de estimação, qualquer indivíduo o fará. Mas se os futuros proprietários planejam participar de exposições ou se tornarem criadores, então, ao escolher um animal de estimação, é necessário olhar mais de perto o quanto ele atende aos padrões adotados para a raça.

      Na hora de tomar uma decisão, é necessário levar em consideração a área do apartamento onde o cão vai morar. Você não deve tirar um filhote de um cão de raça grande se tiver pouco espaço em casa. Lembre-se, não importa o quão fofo e pequeno um filhote possa parecer na infância, um cão adulto grande ocupará muito espaço.

      Para quem costuma ausentar-se por muito tempo, é melhor escolher um cão com tendência à independência e autossuficiência, que não requeira atenção constante.

      Aqueles que têm dificuldade para caminhar com frequência e por muito tempo e se movimentar ativamente, não devem levar um cachorro para dentro de casa que exige longas caminhadas com jogos ativos.

      Ao comprar um cão de raça pura, peça ao vendedor o pedigree, o passaporte métrico e o passaporte veterinário do animal. Um cachorro saudável deve receber todas as vacinas necessárias no momento da venda.

      Se possível, é aconselhável se familiarizar com o pedigree e os registros médicos dos pais do filhote.

      Regras gerais de manutenção e cuidado

      Qualquer cachorro que more com você no apartamento, requer alguns cuidados:

      • tomar banho quando necessário;
      • pentear pelo menos uma vez por semana;
      • aparar as unhas e escovar os dentes;
      • caminhar duas vezes ao dia;
      • visita preventiva ao veterinário uma vez por ano e conforme necessário;
      • alimentando.

      Cada cão deve ter:

      • duas tigelas: separadas para água e comida;
      • toalha, escova de cabelo e escova de dentes;
      • para cães que não toleram frio, é necessário um macacão especial para passear.

      Para alimentação de animais de estimação, pode-se utilizar produtos naturais, ou ração superpremium ou classe holística, selecionados de acordo com a raça.

      Veja o vídeo a seguir para ver as 10 principais raças de cães de pêlo liso.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa