Cães

Taigan: características, vantagens e desvantagens, temperamento, cuidado

Taigan: características, vantagens e desvantagens, temperamento, cuidado
Contente
  1. Descrição
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Traços de caráter
  4. Condições para manter
  5. O que alimentar?
  6. Como cuidar?
  7. Educação e treinamento

Entre as raças de cães da Ásia Central, você pode encontrar muitas espécies incríveis com características exteriores e comportamentais únicas. Mas mesmo entre eles, o taigan se destaca por sua pureza de sangue, cuidadosamente preservada por criadores modernos, e por seu pequeno número. Esses galgos de caça são desde o nascimento adaptados às condições adversas das terras altas, toleram facilmente o ar rarefeito e demonstram instintos de caça soberbamente desenvolvidos.

Descrição

Taigan é uma subespécie de cães aborígenes do Quirguistão, vive principalmente nas regiões montanhosas do Tien Shan. A raça é considerada não reconhecida pela FCI. Conseqüentemente, não possui um único padrão aprovado internacionalmente. No entanto, ele opera em nível nacional e é adotado pela Federação de Cães de Caça da Federação Russa.

O reconhecimento internacional é dificultado por escassez de raça - no total, são 300 a 1000 indivíduos aptos para a criação, que estão nas mãos de criadores particulares e caçadores entusiastas.

Taigans são caracterizados por uma aparência próxima ao fenótipo de outros galgos asiáticos. Existem também algumas características - um esqueleto forte e bastante grande. O crescimento do animal é médio ou alto, os músculos são bem desenvolvidos, bem traçados. A cabeça com o pé achatado tem uma forma alongada, bastante grande, seca, mal moldada. As orelhas caem nas laterais da cabeça, bem pubescentes.

Os taigãs têm o dorso reto, sem depressões e curvas, a cauda é longa, atinge a junta do jarrete, a ponta é dobrada em anel, não se endireita devido a uma anomalia genética - a fusão das vértebras. Os membros são fortes e bem colocados.O cão tem uma pelagem brilhante rente ao corpo. As penas são formadas nas pernas, lados, coxas e partes dos ombros. Não há restrições de cores claras, cores de revestimento diferentes são permitidas:

  • chubaraya;
  • preto com marcações brancas;
  • Branco;
  • fulvo;
  • cinzento;
  • vermelho.

Em todas as cores, o bronzeado é aceitável. O subpêlo cresce ativamente no inverno, com o início do frio. As penas têm uma ondulação pronunciada, ondulação.

Os taigãs são caracterizados por uma altura na cernelha de 65-70 cm, os cães são dobrados em proporção, demonstram facilidade de movimento. O corpo é alongado, tem uma forma alongada. As patas dianteiras e traseiras são bem desenvolvidas.

A raça é usada na caça de animais escavadores - marmotas, texugos, raposas. Na caça em grupo, os taigans são eficazes na caça de argali, ovelhas da montanha e lobos de caça. Os cães se distinguem por seu caráter destemido e equilibrado, boa saúde e manutenção despretensiosa.

Sua característica distintiva também é a capacidade de manter a atividade física plena a uma altitude de 2 a 4 quilômetros acima do nível do mar.

Taigans são representantes típicos da raça de caça. Os animais são caracterizados por uma grande inteligência, são bons em distinguir entre permissões e proibições, são capazes de se tornarem bons vigilantes. Para animais de estimação, pássaros, eles não são perigosos. Mas contra lobos e chacais, os taigans se mostram de maneira excelente e podem ser usados ​​para proteger rebanhos e rebanhos durante o período de pastejo.

Eles se distinguem do Tazy (galgo simples) por um formato de corpo mais alongado e pelagem abundante. Além disso, os taigans parecem bastante atarracados, apesar de sua altura total na cernelha. Isso se deve ao baixo centro de gravidade, que ajuda o cão a desenvolver velocidades comparáveis ​​às de um carro - até 55 km / h em linha reta. Outra raça gêmea do Taigan é o Bakkhmul ou o galgo afegão aborígene. É difícil até para um especialista saber a diferença entre eles.

Vantagens e desvantagens

Como o número de taigans é relativamente pequeno, é difícil falar sobre as vantagens e desvantagens da raça. Podemos dizer com segurança que esta raça se distingue por sua independência de caráter. É quase impossível treiná-la no sentido convencional. Graças à sua alta inteligência, o cão interage com sucesso com o dono, mas as decisões são sempre feitas por ele mesmo. Essa independência pode criar sérias dificuldades à medida que o animal cresce.

Entre as vantagens da raça estão:

  • destemor de caráter;
  • incansabilidade;
  • excelentes características de velocidade;
  • combinação de qualidades de galgos e cães (a capacidade de seguir o rastro do cheiro);
  • um movimento sem voz - sem o risco de assustar a fera;
  • facilidade de mudança de direção de movimento, mesmo em velocidade;
  • requisitos mínimos de alimentos;
  • adaptação às diferentes condições de detenção.

Segundo os caçadores, o taigan é perfeito para trabalhar no animal, supera os galgos russos em velocidade e qualidade de corrida. Hoje, na Rússia, seu gado está gradualmente sendo formado e a raça tem boas perspectivas de distribuição fora do Quirguistão.

Traços de caráter

Taigans são cães muito enérgicos que mostram uma grande necessidade de atividade física. As qualidades de liderança são altamente desenvolvidas nos animais desta raça, eles são bem orientados em qualquer situação, tomam decisões rapidamente. Os instintos territoriais desenvolvidos tornam os taigans bons vigilantes, pois eles lidam com as tarefas de proteção do território.

A psique desta raça de galgos de alta montanha é bastante estável, equilibrada, eles suportam a solidão com calma. O catarro leve é ​​substituído por atividade apenas na caça, no momento de concentração máxima do animal.

Os taigans não são agressivos com as crianças, encontram uma linguagem comum com elas, percebendo-as como membros da matilha. Eles se dão bem com outros cães apenas sob a condição de manter indivíduos do sexo oposto.

Condições para manter

Manter os taigans requer a criação de condições confortáveis ​​para eles. A vida dentro das quatro paredes de um apartamento na cidade não é para esses cães amantes da liberdade. O correto desenvolvimento físico de um filhote só pode ser proporcionado por caipiras regulares. A melhor solução seria o pátio de uma casa particular, equipada com aviário para jogos e lazer. Aqui você pode colocar vários abrigos, obstáculos, equipar um pequeno campo de treinamento.

Se o taigan ainda precisa morar em um apartamento, vale a pena prestar muita atenção para que ele pratique atividades físicas suficientes. Você terá que passear com o cachorro 2-3 horas por dia, de manhã e à noite. Ao se mover, vale a pena mudar o passo do cão com mais frequência, usando terreno acidentado para se mover.

Quanto mais variadas as cargas, melhor para o desenvolvimento, mantendo um bom estado do sistema musculoesquelético da mascote.

O que alimentar?

A alimentação da raça Taigan nas condições naturais de sua residência - nas montanhas do Quirguistão - ocorre praticamente sem a participação do proprietário. O próprio animal recebe e obtém alimento, pode passar muito tempo sem água. Mas com a manutenção adequada, não se deve esquecer de comer um galgo. Os cães precisam de comida 2 a 3 vezes ao dia, acesso gratuito a um bebedouro 24 horas por dia.

Os filhotes precisam ser alimentados com mais freqüência. Até os seis meses, eles recebem alimentação até 6 vezes ao dia, então ocorre uma redução gradativa na frequência das refeições. O conteúdo calórico da dieta é calculado com base no nível de atividade física. Os cães trabalhadores, sejam eles de caça ou de competições, devem se alimentar bem, com predomínio do componente protéico na dieta.

Vale a pena discutir as escolhas alimentares com seu veterinário. Os taigans costumam ter indigestão por causa de alimentos naturais.

Dentre as opções para tal nutrição, vale a pena considerar os grânulos secos especializados, destinados a cães ativos e de grande porte. Os alimentos prontos são mais adequados para eles, levando em consideração todos os pontos significativos no funcionamento do trato gastrointestinal do cão.

Ao elaborar uma dieta natural, é necessário atentar para a inclusão de proteínas, fibras, carboidratos na dieta do animal, minimizando o componente gorduroso. Entre os produtos úteis estão:

  • carne magra, cordeiro, vaca, frango;
  • produtos lácteos fermentados - queijo cottage, iogurte, kefir;
  • ovos cozidos;
  • peixes do oceano (não mais do que 1 vez por semana);
  • cereais - cevada pérola, trigo sarraceno.

É necessário excluir da dieta do cão todos os alimentos ricos em açúcar, carnes defumadas e gordurosas, legumes. Como iguaria, é permitido o uso de biscoitos especiais. O principal indicador de que o cão está recebendo vitaminas e minerais suficientes é a condição da pelagem - ela deve ser brilhante e sedosa.

Como cuidar?

O Taigan é uma raça de pêlo comprido e seu pelo parece muito apresentável quando bem cuidado. Para preservar a beleza da pelagem, você deve prestar a máxima atenção ao seu animal de estimação. O criador do canil irá dizer-lhe como cuidar bem do cão. É claro que os próprios quirguizes não se importam muito em pentear ou lavar o pelo do cachorro. Mas com casa, manutenção de apartamento, os problemas de higiene dos cães são sempre especialmente graves.

Dentre as recomendações obrigatórias para o cuidado de taigans, os seguintes pontos devem ser observados.

  1. Tratamento de lã é uma obrigação para os representantes desta raça. Longos e finos, sem emaranhados, requerem formulações especiais para evitar emaranhados. A escovação deve ser um ritual diário e o filhote deve ser ensinado a fazê-lo para que o animal adulto possa tolerar mais facilmente o procedimento. Os taiganos não precisam tomar banho mais do que 3-4 vezes por ano ou quando o casaco fica sujo.
  2. Orelhas penduradas requer cuidadosa manutenção de seu interior. As pias precisam ser inspecionadas, limpas de sujeira, placas e depósitos de gordura.Uma almofada de algodão é usada para o cuidado, ela é umedecida em uma solução desinfetante.
  3. Olhos os cães devem ser examinados diariamente. A contaminação que se acumula neles requer remoção regular, especialmente se o animal ficar muito tempo no ar, entrar em contato com areia, poeira e outros irritantes. Ao limpar os cantos dos olhos, usam-se todos os mesmos chumaços de algodão umedecidos com infusão de camomila ou folhas de chá. Se você alterar a abundância ou a natureza da secreção, deve consultar um médico.
  4. Limpeza de dentes Taigan - procedimento obrigatório. Deve ser realizada pelo menos uma vez por mês, no intervalo você pode oferecer várias iguarias, cartilagem. Se for detectado tártaro ou aparecer sangramento nas gengivas, você precisará consultar um veterinário.
  5. Cuidados com as unhas o cão é realizado conforme necessário. O undercutting pode ser necessário para uma área fraturada de tecido queratinoso. Além disso, você terá que usar um cortador de unhas se o contato com abrasivos naturais não der resultados suficientes.
  6. Tratamento antiparasitário - um importante complexo de cuidados para um cão em contato com animais silvestres, visitando a floresta. Pelo menos uma vez a cada seis meses, os cães devem receber medicamentos anti-helmínticos e as vacinações preventivas devem ser atualizadas.

Coleiras ou colares na cernelha são usados ​​para proteger contra parasitas da pele. Também é necessário executar o processamento local da lã com sprays de aerossol imediatamente antes de partir para a natureza.

O cuidado do taigan deve levar em consideração as peculiaridades de sua condição física. Normalmente esses cães apresentam forte imunidade, e não causam problemas, vivendo até a velhice (17-18 anos). Mas eles podem desenvolver doenças ósseas - a principal carga durante a corrida recai sobre o esqueleto e problemas oculares. Como outras raças de galgos, o Taigan freqüentemente tem problemas com o trato digestivo e pode exigir uma seleção individual da dieta.

Educação e treinamento

Na educação de taigans, é muito importante seguir certas regras. A raça requer muita atenção a si mesma - é adequada para caçadores ávidos que dedicam muito tempo ao desenvolvimento das qualidades de trabalho do cão. Os cinologistas recomendam treinar animais para a fera em estações especiais de isca, onde as condições são criadas para a plena satisfação das necessidades de movimento. Aqui, o instinto de caça desperta mais rapidamente. Não vale a pena atrasar - as primeiras viagens devem ser feitas durante o período de crescimento do cachorro.

A idade de 3 a 4 meses é considerada ótima para iniciar o treinamento, é neste período que ocorre a formação ativa do tecido musculoesquelético. Com o desenvolvimento inicial do desempenho, tanto a resistência quanto as habilidades de respiração do galgo serão adequadas. Além disso, ao trabalhar na estação de isca, a psique se forma nos cães, o que é necessário para o trabalho destemido tanto pelo contato visual quanto por um traço deixado no solo.

No processo de criação do Taigan, o dono deve levar em consideração as características da raça e não tentar quebrar o temperamento orgulhoso do cão com ameaças ou força. A confiança e a compreensão mútuas são muito importantes aqui.

Possuindo um instinto de caçador desenvolvido e uma energia inesgotável, o taigan requer longas caminhadas, intenso esforço físico, precisa de atenção e sociedade humana. Ao estudar comandos, o cão os aprende com bastante facilidade, graças às habilidades intelectuais desenvolvidas, mas não tem pressa em executá-los desnecessariamente.

Pelo fato dos taigans serem bastante cautelosos com os estranhos, ao se manterem em família, vale a pena evitar que se acostumem com um único dono. Será melhor, se cada pessoa está ativamente envolvida em cães. Durante a alimentação, esta caminhada permitirá que você encontre contato com o animal, aliviando problemas com sua obediência diária.

Quando mantidos ao ar livre (apenas em climas quentes ou no verão), os taigans não devem ser amarrados, pois recomenda-se a liberdade de movimento.

Para cães Taigan, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa