Cães

Filhotes recém-nascidos: características de desenvolvimento, determinação do sexo e nuances de cuidado

Filhotes recém-nascidos: características de desenvolvimento, determinação do sexo e nuances de cuidado
Contente
  1. Recursos de desenvolvimento
  2. Como determinar o gênero?
  3. Com que alimentar os cachorros?
  4. Regras de cuidado
  5. Possíveis problemas

Como não existem duas pessoas absolutamente idênticas no planeta, não existem cães que em seu desenvolvimento e em sua trajetória de vida se repetissem completamente. Mas, ao mesmo tempo, cada cão, ao nascer, passa por determinados estágios de desenvolvimento. E todos os criadores que lidam com filhotes precisam entender o que constitui o período de recém-nascido de um cão.

Recursos de desenvolvimento

Os filhotes, como todos os mamíferos, nascem animais viáveis, mas indefesos. Eles não veem nem ouvem nada, não são capazes de sobreviver por conta própria. Desde o momento do nascimento, os bebês estão no período vegetativo, que dura 10 dias.

Os dias de hoje visam adaptar o filhote às condições ambientais, principalmente à temperatura e aos cheiros. No primeiro dia, os cachorros ainda se assemelham a protuberâncias macias e fofas, e no segundo dia tornam-se mais densos, mais elásticos, o pêlo começa a brilhar lindamente.

Nesse momento, os filhotes recém-nascidos estão crescendo muito ativamente: na primeira semana, eles ganham o dobro de peso. Os bebês estão se tornando mais ativos a cada dia: o dono, mesmo durante a estação de crescimento, já pode determinar quais filhotes da ninhada são mais fortes. Se o filhote for forte, ele tenta ser o primeiro a chegar ao seio da mãe, os bebês mais fracos são forçados a ceder... Cães fortes ganham peso mais rápido, seus olhos abrem mais cedo e a audição se desenvolve.

O criador deve observar incansavelmente os bebês e sua mãe: filhotes fracos devem ser colocados sob os mamilos de leite na hora certa. A cadela geralmente monitora a limpeza do ninho ela mesma.

A abertura dos olhos e do canal auditivo em filhotes ocorre entre 10 e 14 dias de vida. Este é um período de transição no desenvolvimento de um cão ou uma fase de despertar.As crianças podem ver o mundo ao seu redor, ouvir sons. Ao mesmo tempo, os dentes de leite estão em erupção.

Se o filhote pertencer a uma raça pequena ou média, ele já está tentando se levantar e andar. Filhotes de raças grandes tentam agüentar 15-17 dias... Eles ainda se parecem com ursinhos de pelúcia, não fazem sons de cachorros, mas aprendem rapidamente a rosnar e latir.

De duas semanas a um mês, os filhotes passam por um período de transição para a independência. Filhotes com 3-4 semanas são muito menos dependentes de sua mãe. Quando o dono vê os primeiros dentes de leite, ele pode começar a dar alimentos complementares. A comida deve ser líquida.

Por volta das 3 semanas, os alimentos complementares já serão dados 2 a 3 vezes ao dia. Com a idade de um mês, os bebês estão quase completamente mudados para a alimentação regular.

É no mês que os cachorros começam a realmente se acostumar com o dono. Ao mesmo tempo, as crianças ficam muito curiosas: interessam-se por tudo o que está à sua volta, exploram o território com ousadia, experimentam de tudo até aos dentes e, como todas as crianças, adoram brincar e brincar.

Estágios psicofisiológicos do desenvolvimento do filhote

Momentos básicos

Período neonatal ou neonatal (1-10 dias)

Crescimento rápido do cachorro, desenvolvimento de reações reflexas não condicionadas, crescimento intenso do cérebro. A principal reação do bebê é positiva à superfície de lã quente. Na ausência da mãe, os filhotes dormem agrupados, então procuram se manter aquecidos, pois a regulação do calor ainda está longe de ser perfeita (reação de aglomeração).

Período de transição (10-30 dias)

Os bebês mostram interesse por carne e outros alimentos sólidos, têm movimentos de mastigação. Formam-se reflexos alimentares condicionados. As reações de orientação natural começam a funcionar, assim como os reflexos defensivos condicionados.

Período inicial de socialização (35-80 dias)

Os reflexos condicionados são formados a uma velocidade impressionante. A atividade física dos filhotes cresce rapidamente, e a atividade lúdica e de pesquisa dos filhotes fica mais forte.

Começa então o período juvenil (12 semanas +), no qual se formam as características tipológicas do cão.

Como determinar o gênero?

Não há outra maneira de determinar o sexo de um cachorro a não ser examinando os genitais. Formas de determinar "pela face" ou "pelo caráter" são altamente questionáveis.

Características sexuais de um cachorro macho.

  • Em homens até 8 semanas os genitais não estão suficientemente formados de forma expressiva, os testículos ainda não são visíveis, mas o minúsculo pênis já pode ser encontrado.
  • Na área um pouco abaixo do umbigo, onde virtualmente não há pelos, o recém-nascido terá uma pequena dobra com uma pequena protuberância. Se o cão tiver pêlo comprido, haverá um tufo de pelo claramente visível neste local.
  • Sob o rabo do cachorro haverá um ânus, entre as patas - um pequeno tufo de cabelo (aqui no futuro haverá testículos).

Características sexuais de uma cadela cachorrinho:

  • as meninas-cachorros não têm um tufo de cabelo ou uma protuberância claramente palpável perto do umbigo, mas geralmente há pequenas marcas de mamilos (embora também sejam em machos);
  • sob a cauda, ​​um pouco abaixo do ânus, haverá uma pequena fenda (fenda genital) praticamente entre as pernas.

O exame deve ser feito com delicadeza, pois os bebês são frágeis e vulneráveis. Você não deve tocar no recém-nascido imediatamente - nos primeiros dias você pode não perceber o sexo, mas tais exames podem enfraquecer o cheiro do filhote para a mãe.

O exame mais informativo será na terceira semana de vida e além. Você também notará que os filhotes machos serão ligeiramente maiores do que suas irmãs.

Para fazer um exame correto, o dono precisa pegar uma toalha (felpuda, aquecida no radiador), colocar o filhote de costas, segurando-o bem com a mão. Faça carinho no bebê, tente relaxá-lo.

Com que alimentar os cachorros?

Não é difícil alimentar um cão à sua medida, mas alimentá-lo corretamente, de acordo com as normas, é uma questão que requer conhecimento. Infelizmente, os cães costumam ser intoxicados por comida estragada, e não por cães de rua famintos, mas por animais de estimação. A comida que seu animal de estimação comerá deve ser fresca.

Os alimentos a seguir são usados ​​para alimentar o filhote.

  • Leite. Até os 4 meses, está presente na alimentação do bebê. Muitos especialistas aconselham dar ao filhote uma cabra mais saudável, mas como conseguir isso pode ser problemático, uma vaca inteira serve. Aos seis meses, a quantidade de leite diminui, então ele é completamente removido da dieta, restando apenas produtos lácteos fermentados.
  • Lacticínios. O cão precisa deles para a ingestão de cálcio no corpo e para uma digestão confortável. O soro é útil para cachorros. Mas o cão adulto só come leite azedo duas vezes por semana. Para ter sucesso no treinamento do bebê, às vezes você pode tratá-lo com queijo duro.
  • Pelo menos 40% dos alimentos da dieta devem ser carnes. Pode ser dado cru, escaldado ou fervido. O cachorro pode ser alimentado com frango sem pele, peru e vitela, bife, carne de cavalo.

É necessário incluir no cardápio de cães e carnes de órgãos. Todos eles são cortados em pedaços pequenos, mas você não precisa transformá-los em carne picada. A carne começa a alimentar os cachorros de 20 dias (por volta dessa idade, eles têm dentes).

  • Peixe ou frutos do mar são oferecidos ao bebê duas vezes por semana.... Mas peixes de rio não são a melhor opção. O filhote come com apetite, mas as consequências podem ser terríveis: peixes de rio costumam ser infectados com helmintos, e o bebê também pode engasgar com o osso.
  • Legumes... Os vegetais são ricos em vitaminas, portanto, são necessários na dieta alimentar. Eles geralmente são misturados com mingau ou requeijão. Você pode cozer vegetais ou pode esfregá-los no ralador. Os filhotes podem receber abóbora, abobrinha, beterraba, cenoura. É melhor começar com cenouras raladas com creme de leite.
  • Cereais. O mingau é um complemento à dieta alimentar dos filhotes, que consiste em carnes e laticínios. Nos primeiros meses após o nascimento, o mingau dos bebês é fervido no leite. Avalie como o cão tolera sêmola: alguns cachorros não têm relação com o trigo sarraceno, por exemplo.

As sopas são preparadas com cereais e vegetais para animais de estimação. Obviamente, você não pode alimentar um filhote de cachorro de uma semana com essa comida, mas pode alimentar um bebê de três semanas (mas não com muita frequência, 2 a 3 vezes por semana).

E os bebês também podem receber gemas de ovo (é ótimo se forem ovos de codorna). Alguns filhotes gostam de frutas e, se as tolerarem bem, de vez em quando você pode oferecer esse tratamento aos cães. Mas apenas de forma segura, por exemplo, fatias de maçã. Mas não ofereça nem aos filhotes frutas com sementes, além de uvas e groselhas.

Às vezes surge a dúvida sobre como alimentar os filhotes se o cão não tem leite ou se eles são muito pequenos sem mãe. Em vez da fórmula infantil, como muitos proprietários fazem, é mais sensato usar uma fórmula adaptada para filhotes recém-nascidos.

Farmácias de zoológicos também vendem frascos usados ​​para alimentar cães.

Regras de cuidado

Muitos criadores até fazem uma pequena pausa no trabalho assim que os filhotes recém-nascidos chegam em casa. E se para uma cadela esta é a primeira ninhada, esse cuidado acrescido dos donos é bastante lógico. Em um cão adulto, não pela primeira vez experimentando a experiência de dar à luz, o instinto maternal é forte.

O cuidado do criador é controlar a situação, proporcionando calor e tranquilidade ao cão e sua prole. Ela mesma cuida da alimentação, lambe os bebês, mas podem surgir dificuldades imprevistas (complicações pós-parto), que é importante ver na hora certa.

Os principais pontos de atendimento aos filhotes.

  • Termorregulação. Em filhotes recém-nascidos, ainda é imperfeito, então mesmo que eles pareçam frios, você não notará o calafrio característico. Portanto, é importante monitorar a temperatura na cama (se os bebês crescerem sem mãe). Se estiver mais frio do que +30 graus, os bebês podem congelar.

A hipotermia fraca e não muito longa fortalece a imunidade do cão, os filhotes se acostumam a crescer em condições naturais. Mas se estiverem com frio e em estado de hipotermia por muito tempo, isso é uma séria ameaça para os bebês.

  • Garras. Aproximadamente no 8º dia de vida dos cachorros eles fazem sua primeira "manicure". Você precisa aparar as garras do cachorro toda semana.Caso contrário, o filhote pode coçar a pele da cadela enquanto chupa o leite da mãe. Corte apenas pontas afiadas (pontas de gancho).
  • Digestão. Problemas de digestão, infecções intestinais podem ser indicadas por um cheiro pútrido especial do cachorro, ao redor do ânus terá marcas amarelas características. Um distúrbio intestinal geralmente leva à morte de um cão, portanto, você precisa reagir imediatamente.

O coto do umbigo de um bebê precisa ser lubrificado com verde brilhante durante os primeiros dias de vida. Se o cordão umbilical for roído por uma cadela com dentes ruins, isso pode fazer com que bactérias entrem na ferida umbilical recente.

Na primeira semana de vida, cuidar dos bebês é fácil: eles dormem ou comem quase o tempo todo. Se durante o sono os filhotes vacilarem, gritarem, você não deve ter medo.

Mas quando os filhos já estão crescendo e com um mês de idade, chega a hora do primeiro tratamento. Os cachorros estão esperando terapia anti-helmíntica... É realizado várias vezes (o veterinário indicará o horário exato). Normalmente, os anti-helmínticos são administrados duas vezes com um intervalo de 10 dias. O cachorro deve engolir o comprimido, isso deve ser monitorado.

E embora os cães recebam apelidos quase imediatamente, apenas a partir dos 45 dias de vida eles podem começar a reagir adequadamente a eles. Perto de dois meses, fica claro que tipo de cachorro está crescendo com você, qual a sua disposição, caráter. A partir desse momento, o filhote precisa se comunicar com uma pessoa. Você já pode realmente educá-lo, começar a treinar... É hora de sair com ele para o "grande mundo".

Possíveis problemas

Infelizmente, o desenvolvimento do cão nem sempre vai bem. Na primeira infância, podem ocorrer problemas que tornam o cachorro dolorido ou até mesmo o levam à morte.

Vamos considerar os mais comuns.

  • Hipotermia. Na primeira semana de vida, a temperatura na cama do bebê deve ficar em torno de 29-32 graus. Se você perceber que os filhotes estão congelados, é preciso reconsiderar o local onde eles e a mãe estão equipados com um ninho. Se eles crescerem sem mãe, você pode aquecê-los prendendo-os ao seu próprio corpo.

É perigoso alimentar um filhote refrigerado - o sistema digestivo pode não ser capaz de lidar com o estresse. Primeiro é preciso aquecer, colocar em ordem.

  • Pequeno ganho de peso. Em 8 a 10 dias, o peso dos filhotes dobra, caso isso não aconteça, o cão precisa ser examinado. Um filhote pode nascer subdesenvolvido e, neste caso, as táticas de amamentá-lo são da competência do veterinário. Se seu bebê tiver diarreia, ele perderá peso.

Mas a diarreia é a desidratação, a patologia mais perigosa. Nesse caso, o filhote deve receber uma solução de Ringer-Locke, que é misturada ao meio com uma solução de glicose.

  • Síndrome do leite tóxico... Se a cadela tiver mastite ou inflamação uterina, seu leite pode ser tóxico para a prole. Isso pode ser entendido por diarréia e inchaço em filhotes. Esses cachorros guincham constantemente, aumentam a salivação e parecem doloridos.

Qualquer problema relacionado à saúde de filhotes recém-nascidos ou em crescimento é motivo para mostrar os bebês ao veterinário. Antes de dar aos filhotes em boas mãos, eles também devem ser mostrados a um especialista. Ele fará um exame completo, fará a vacinação primária e fará as devidas anotações no prontuário.

Atenção, cuidado, controle, a resposta oportuna do dono aos problemas emergentes é a garantia de que os filhotes em sua casa crescerão fortes e saudáveis.

Você pode aprender sobre os cuidados adequados com filhotes recém-nascidos no vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa