Preparação do cão

Tesouras para cuidar de cães: variedades, requisitos e dicas para a escolha

Tesouras para cuidar de cães: variedades, requisitos e dicas para a escolha
Contente
  1. Características de design
  2. Tipos de ferramentas de aliciamento
  3. Critérios de escolha
  4. Regras de operação e manutenção

Para algumas raças de cães, especialmente as decorativas, um momento como um corte de cabelo adequado é muito importante. Há sutilezas aqui, por exemplo, tesouras humanas para o procedimento não funcionam, pois têm pontas afiadas que podem ferir um animal de estimação ativo. Portanto, é recomendável usar ferramentas profissionais com um design especial. Falaremos sobre seus tipos e recursos de escolha em nosso artigo.

Características de design

No processo de corte, é importante não apenas encurtar a pelagem do corpo do cão. O pelo também cresce nas orelhas, pernas e na área da cauda. Algumas raças precisam limpar suas cabeças. A retirada do excesso de pelos é um procedimento que possui nuances próprias. Para a sua implementação, existem ferramentas especiais e até conjuntos completos.

Entre os tipos de tesouras podem ser distinguidos reto, curvo, desbaste e com parafuso regulador. Vamos considerar cada um deles com mais detalhes.

Com parafuso de ajuste

Essa ferramenta é considerada uma das mais convenientes, pois é usada por groomers profissionais. Essas tesouras são muito confortáveis ​​de usar e também permitem que você ajuste suas propriedades. Eles podem lidar com diferentes tipos de lã.

O uso da tesoura tem nuances próprias. O parafuso não deve ser apertado demais, caso contrário, pode morder o cabelo e aumentar significativamente a carga nos dedos. Eles podem ter de 4,5 a 8,5 polegadas de comprimento. Os artesãos usam tesouras mais curtas quando o volume de trabalho não é muito grande.

Direto

O comprimento dessas tesouras também pode ser diferente e é escolhido dependendo do tamanho do animal e do tipo de trabalho.Por exemplo, uma ferramenta com pontas arredondadas é usada quando é necessário arrumar o cabelo das orelhas ou do rosto. Longo é mais conveniente de usar quando um longo procedimento está à frente.

Os anéis da tesoura podem estar localizados no mesmo nível ou em níveis diferentes. A segunda opção é preferível, pois reduz o estresse nos dedos.

Possui um entalhe muito fino nas lâminas, o que facilita o trabalho, já que a lã não consegue mais deslizar na superfície.

Curvado

Em geral, as tesouras curvas são semelhantes às tesouras retas, com a diferença de que elas apresentam uma ligeira curvatura na extremidade. Essa ferramenta é usada para trabalhar com focinho e cauda de animais, bem como quando você precisa modelar as orelhas.

Desbaste

Os groomers adoram esta ferramenta e a utilizam com frequência no seu trabalho. Existem muitos tipos de tesouras de desbaste. A diferença entre eles está no número e na localização dos dentes, responsáveis ​​pelo corte da linha do cabelo.

Com a ajuda dessas tesouras, você pode fazer uma transição mais suave, afinar a pelagem do animal e dar-lhe volume. Eles também são usados ​​para cortar etapas suaves. O comprimento da ferramenta é de cerca de 15 cm. Para uma camada espessa, são necessários dentes mais esparsos do que para uma camada fina e macia.

Dependendo do tipo, as tesouras profissionais são feitas de aço de alto carbono durável. Os artesãos eminentes podem usar ferramentas mais caras feitas de titânio.

Tipos de ferramentas de aliciamento

Se forem necessários cuidados complexos com o casaco, ferramentas profissionais são indispensáveis. Somente com a ajuda deles você poderá cortar sua mascote com alta qualidade, independente do comprimento e tipo de pelagem. As tesouras de aliciamento são divididas dependendo da finalidade. Eles podem ser desbaste ou com corte deslizante.

O primeiro tipo é uma tesoura de dentes finos, com a qual os cabelos são capturados. O corte é mais liso. Essa ferramenta é usada tanto para dar volume à pelagem como para afiná-la, bem como para criar cortes de cabelo originais.

O desenho da tesoura de desbaste pode ser unilateral e bilateral. No primeiro caso, os dentes estão localizados apenas em uma lâmina, no segundo - em ambos. Trabalhar com um lado é mais fácil e economiza o tempo do assistente.

O aparador decide qual ferramenta usar.

Se a pelagem for espessa, os dentes devem ser mais esparsos. Macio, no entanto, requer um trabalho mais preciso e meticuloso.

Se falamos de tesouras deslizantes, elas diferem na estrutura especial da peça de corte. Uma das lâminas de tal ferramenta tem listras muito pequenas que não podem ser vistas a olho nu. Devido à estrutura, o corte é perfeito, o trabalho é silencioso e muito preciso.

Critérios de escolha

Qual ferramenta escolher para o trabalho, o mestre decide por si mesmo. Todos os modelos possuem características técnicas próprias, às vezes significativamente diferentes entre si. No entanto, existem critérios que devem ser considerados na escolha.

Em primeiro lugar, a ferramenta de recorte deve ser confortável de usar. A tesoura deve caber corretamente na mão e a tensão nos dedos não deve ser muito forte. Portanto, antes de comprar, você deve experimentá-los em movimento. As lâminas devem mover-se suavemente, sem muito esforço. Vale a pena prestar atenção ao diâmetro dos anéis.

E também um fator importante é a força. Quanto mais barato o modelo, menos sólido é o aço utilizado em sua produção.... As tesouras de boa qualidade geralmente são revestidas de titânio para protegê-las da corrosão e, portanto, prolongar sua vida útil.

Além disso, você precisa decidir que comprimento de tesoura será necessário para o trabalho. Tudo depende de que tipo de técnica de corte de cabelo será usada. Os mais curtos são convenientes para o trabalho de curto prazo, eles os tornam mais precisos. Os longos são mais convenientes para cortar por mais tempo.

Os especialistas recomendam que você teste definitivamente seu modelo favorito e, de preferência, vários de uma vez. Desta forma, você pode entender as vantagens e desvantagens de cada um e, então, fazer a escolha certa.

Regras de operação e manutenção

Ferramentas especializadas de boa qualidade para cuidar de cães são bastante caras. Portanto, é muito importante cuidar bem deles para que durem o máximo possível. Após cada procedimento, tesoura precisa ser bem limpo com um pano seco. Não deixe a ferramenta molhada e com as lâminas abertas.

Também é recomendável limpar a superfície das lâminas com um óleo especial. Tesouras não devem ser usadas ao trabalhar com objetos duros. São lavados em água morna com sabão líquido, mas a parte do parafuso não deve ser molhada. Após a lavagem, também é necessário secar e tratar com óleo.

Quanto à afiação, ela deve ser realizada conforme a necessidade. É impossível atrasar o procedimento, senão a qualidade do corte será prejudicada, pois a lã não será cortada, mas irá quebrar. É melhor entregar a ferramenta de afiação nas mãos de especialistas, e não você mesmo.

Ao trabalhar com tesouras de desbaste, lembre-se de que elas não devem ser sobrecarregadas nas primeiras 1,5 semanas após a compra ou afiação. As lâminas devem ser colocadas primeiro, caso contrário, a vida útil será significativamente reduzida.

O principal é abordar corretamente a escolha de uma ferramenta tão necessária no cuidado do pêlo de um animal de estimação.... Modelos de alta qualidade não criarão problemas no processo de trabalho e servirão por muitos anos.

Para mais informações sobre como escolher a tesoura para cães, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa