Preparação do cão

Regras para passear e manter cães

Regras para passear e manter cães
Contente
  1. O quadro legislativo
  2. Regras de conteúdo
  3. Como você deve andar?
  4. Locais permitidos e proibidos para caminhadas
  5. Penalidades
  6. Onde reclamar em caso de violação?

Todas as pessoas são diferentes e, embora algumas pessoas não gostem de cães, os animais de estimação de outras pessoas interferem francamente nos outros. Em alguns casos, um cão desempenhando funções de segurança ou luta pode representar uma certa ameaça para os outros, e muitos concidadãos ficam incomodados quando os animais caminham incontrolavelmente onde deveriam estar limpos e arrumados.

Recentemente, legisladores russos têm prestado muita atenção a este problema, porque a estrutura legislativa está se tornando mais extensa e detalhada, e donos de cães com experiência podem repentinamente se deparar com o fato de que as novas regras proíbem o que era permitido anteriormente.

O quadro legislativo

Em termos de legislação sobre a criação de cães, a Rússia está em muitos aspectos à frente de uma parte significativa de seus vizinhos: as leis da Federação Russa prescrevem a estrutura em que é permitido manter, caminhar e outros aspectos do comportamento com cães. Você pode ter certeza de que está certo ou será punido de acordo com os seguintes documentos válidos:

  • Decreto do Governo da Federação Russa de 21 de janeiro de 2006 No. 25 "Sobre a aprovação das Regras para o uso de instalações residenciais";
  • Projeto de Lei Federal No. 52 "Sobre o Bem-Estar Sanitário e Epidemiológico da Sociedade" de 30 de março de 1999;
  • Lei “Sobre Medicina Veterinária” nº 4979-1;
  • Código Civil da Federação Russa, artigos 229, 230, 231, 232;
  • Projeto de lei federal "Sobre a guarda de cães na Federação Russa".

Além disso, em cada região, as autarquias locais têm o direito de adotar normas próprias no Código de Contra-ordenações, que regulam a seu modo as peculiaridades do comportamento com cães nas condições de uma região, território, república ou mesmo de uma autarquia. povoado.

Um exemplo marcante deste último é a nova lei sobre animais de estimação em Moscou, adotada em 2018 e entrou em vigor em 1º de janeiro de 2019. Pressupõe uma série de inovações na forma de normas que antes estavam completamente ausentes ou não eram consideradas estritamente obrigatórias. Por este motivo, você deve ser guiado por não apenas para regulamentações federais, mas também para regulamentações locais, que pode acabar sendo mais difícil do que um amante de cães despreparado esperaria.

O estado reserva-se o direito de controlar diversos aspectos da criação de animais de estimação, em particular, a compra e registro de cães, que geralmente são classificados como representantes de raças potencialmente agressivas. A criação de cães pelo método de criação também é regulamentada a nível legislativo e envolve a obtenção de licenças. Por si próprio, violação de qualquer uma das regras prescritas prevê certas sanções contra o infrator - nesse sentido, o documento prescreve a relação entre crime e punição, bem como as formas de cobrança das multas.

As responsabilidades do proprietário geralmente incluem controlar se para que o animal de estimação não represente uma ameaça aos outros, se comporte adequadamente em locais públicos, seja vacinado de forma adequada e oportuna. O proprietário é obrigado a fiscalizar a higiene e seguir as regras para o transporte de animais de estimação nos transportes públicos (caso utilize os serviços dos mesmos). E não permitir os maus tratos da parte deles e enterrá-lo adequadamente em caso de morte.

O quadro jurídico também inclui em sua competência questões de comportamento com cães, cujo dono não pode ser determinado. Os animais vadios devem ser capturados com posterior transferência para creches especiais, e o documento descreve em detalhes como e em que bases este procedimento é realizado, quem é seu executor e quais regras devem ser seguidas no processo de execução de funções.

Regras de conteúdo

Em qualquer caso, o dono é totalmente responsável pela manutenção do seu cão e, de facto, pode representar um certo perigo para as pessoas à sua volta ou para a sua propriedade, causar desconforto ou de qualquer outra forma interferir com outras pessoas. A lógica dos legisladores visa o fato de que o amigo de quatro patas do homem não deve fazer mal a ninguém.

Isso também se aplica à limpeza de ruas e parques.

Em uma casa particular

A lógica simples pressupõe que em um setor privado, ou seja, em seu próprio quintal, você é cem por cento senhor da situação e, em menor medida, interfere com aqueles ao seu redor por meio de qualquer de suas ações. De muitos amantes de cães, você pode ouvir que eles teriam esta ou aquela raça de animal de estimação de quatro patas se não vivessem em um apartamento, mas em sua própria casa, e esta afirmação é verdadeira não apenas em termos de conveniência abstrata, mas também de acordo com a letra da lei.

Não existe nenhum ato legislativo especial que diga a você como criar e manter os cães corretamente em seu próprio quintal, na legislação russa. Isso não o isenta de seguir quaisquer regras, uma vez que a mesma crueldade para com um animal é punível da mesma forma, independentemente das condições em que você vive.

Ao mesmo tempo, as restrições definitivamente serão menores se seu território for cercado de maneira confiável e não der ao cão uma única chance de sair de casa sem sua permissão. Em uma área privada fechada, você naturalmente tem o direito de determinar por si mesmo onde e como levar seu animal de estimação para passear, mantê-lo na coleira e com focinheira ou totalmente livre, e assim por diante.

No apartamento

Se nas áreas rurais existem poucas restrições sobre como lidar adequadamente com os cães, então em um prédio de apartamentos, você será inevitavelmente muito mais restrito. As razões para este preconceito são bastante óbvias: em edifícios de vários andares, os vizinhos estão localizados muito mais perto de si do que na aldeia, o ruído e os odores desagradáveis ​​os atingem com muito mais força e uma parte significativa do espaço interior é composta por instalações comuns, que , além de você, são usados ​​por outros residentes. ...

Em geral, vale a pena se familiarizar com a lei, pelo menos para o desenvolvimento geral, uma vez que muitos pontos importantes são explicados por aí. Destacaremos apenas os pontos mais básicos, que muitas vezes são violados de forma irracional e causam grandes problemas.

  • Seu animal de estimação de quatro patas só pode viver no território de seu próprio apartamento, sua estadia permanente em qualquer outro lugar é inaceitável... Nenhum raciocínio de que tens direito ao cachorro ter crescido e já não cabe mais no apartamento, etc., não permite que o dono mantenha o cachorro no corredor comum, na escada e na entrada, visto que o animal pode interferir com outros habitantes da casa e representar perigo para os transeuntes.
  • O proprietário é obrigado a garantir que o cão satisfaça as suas necessidades apenas nos locais onde não interfira com outras pessoas. Em Moscou, por exemplo, eles já começaram a construir áreas especialmente cercadas para passear, até mesmo instalar caixas especiais para coletar fezes de cachorro, o que significa que não é mais possível passear com os animais no quintal mais próximo ou em qualquer outro.
  • Insonorização da maioria dos edifícios de apartamentos modernos ainda está em um nível extremamente baixo, portanto o latido de seu cachorro pode interferir no funcionamento normal de seus vizinhos. Em termos de tempo, a lei limita o ruído dos animais de forma não muito severa - eles estão proibidos de fazer barulho apenas das 21h00 às 6h00 do dia seguinte... No entanto, você não pode se referir ao fato de que você não controla o animal: o estado não está interessado em exatamente como você aplicará os requisitos, o que significa que você mesmo terá que pensar sobre o treinamento.
  • Mesmo que decida caminhar assim com seu amigo de quatro patas, sem potencial poluição ambiental, você deve evitar visitar lugares lotados. O comportamento de um animal pode ser difícil de controlar, principalmente se não for suficientemente treinado, portanto, deve-se evitar locais onde haja sempre muitos veranistas ou apenas transeuntes.
  • Independentemente da raça do seu cão, você deve passear com ela em uma coleira e com um focinhopara evitar conflitos com pessoas ou outros cães. Isso é feito para que você não tenha problemas: mesmo que o seu cão seja pequeno e claramente não possa fazer muito mal a um transeunte, ele, com medo de um ataque repentino, tem o direito de exigir uma indenização. Além disso, todos os cães passeadores devem receber fichas especiais, que indicam as informações de contato do proprietário: isso permite que você retorne para casa animais perdidos e encontre proprietários irresponsáveis ​​se o cão causar problemas.
  • Uma pessoa que anda com um animal é diretamente responsável por isso. e é obrigado a controlar o comportamento de seu amigo de quatro patas.

Como é tolice exigir a devida consciência das crianças, o andar independente do animal de estimação só é permitido para pessoas com 14 anos de idade, caso contrário, eles podem andar com o cachorro apenas na companhia de um adulto.

    Isso não é explicado diretamente na lei, mas uma lógica sólida sugere que Quaisquer comentários de vizinhos relacionados à manutenção de seu animal de estimação devem ser tratados com a máxima compreensão e disposição para fazer concessões. No fundo, você pode considerar os ataques injustos, mas é possível que seus vizinhos sejam íntegros e, em resposta à sua categorização, encontrem uma maneira de punir legalmente o intratável amante de cães.

    Entre outras coisas, algumas raças de cães são definidas como potencialmente perigosas e agressivas. A lei não proíbe mantê-lo em um apartamento, mas você deve entender que eles estão incluídos na lista por um motivo: se o seu cão foi levado especificamente para resolver tarefas de caça ou luta, ele pode interpretar mal uma determinada situação. Ao mesmo tempo, seus dados físicos permitem que o animal cause graves danos a qualquer inimigo, seja ele quem for.

    Os cães que representam uma ameaça potencial para outras pessoas incluem as seguintes raças.

    • Cães de briga: alguns tipos de terriers, mastiffs e alabai, bulldogs e cães pastores caucasianos. Todos esses animais foram criados especificamente para batalhas, a agressividade e a prontidão para se envolver em uma luta estão literalmente em seu sangue. Um cão assim precisa de olho e olho, e mesmo o treinamento regular e a educação profissional não dão 100% de garantia de que o cão nunca irá atacar uma pessoa em qualquer situação sem a permissão do dono.
    • Cães de caça: muitos tipos de terriers, huskies, retrievers e assim por diante. Um animal de estimação com uma probabilidade relativamente baixa de atacar uma pessoa, mas no nível dos instintos ele está acostumado a atacar pequenos animais, inconscientemente considerando-os sua presa. É fácil adivinhar qual será a reação do dono de outro cão se seu cão atacar seu animal de estimação, mas seu animal está focado em alcançar o resultado máximo, ou seja, matar. Além disso, os caçadores de quatro patas gostam muito de um estilo de vida ativo e exigem muito esforço físico e, portanto, será difícil para eles no apartamento e podem fazer muito barulho.
    • Assistir cachorros: Dobermans e Rottweilers, bullmastiffs, pastores alemães e asiáticos. Esse animal presta serviço ao longo de sua vida, mesmo que você não espere nada semelhante dele. Esse animal de estimação tem instintos animais hipertrofiados: eles entendem claramente a linha entre os seus e os de outra pessoa (fazendo do seu próprio jeito!) E estão prontos para defender até o fim o que eles, em sua opinião, têm o direito de fazer. Por ficarem presos em um espaço apertado, esses animais podem repentinamente exceder seus poderes, não permitindo nem mesmo aos donos decidir que parte do apartamento pertence a quem, e será muito difícil lidar com um oponente tão obstinado e forte.
    • Cães pastor - a maioria das espécies de cães pastores e algumas raças semelhantes. Este grupo de cães é muito semelhante em características aos irmãos de guarda acima descritos: o animal sabe que foi designado para guardar determinada propriedade e, no seu entendimento, o cumprimento desta tarefa significa a exclusão banal de quaisquer estranhos. Previsivelmente, os estranhos incluem quaisquer convidados, vizinhos, mesmo que a reunião tenha ocorrido em uma entrada que está "fora da jurisdição", e às vezes os próprios proprietários.

    A agressão do animal de estimação pode aumentar se você não fizer longas caminhadas regulares e não se envolver em treinamento.

    Como você deve andar?

    No momento, a questão da regulamentação legislativa do passeio com cães encontra-se em um estado incerto, uma vez que algumas das normas já foram adotadas e colocadas em vigor, e a outra parte será relevante apenas em 2020. Em particular, A lei ainda admite que muitas raças de cães de pequeno porte não precisam de focinho, mas ainda não existe uma lista específica de raças que não podem estar ao ar livre sem coleira e focinho.

    Entre outras coisas, o legislador federal também delega alguns dos poderes de regular esta questão às autoridades locais, para que deve-se ser guiado não apenas por todos os russos, mas também por normas regionais.

    De um modo geral, a situação é a seguinte.

    • Andar com um animal não pode contradizer os princípios de segurança universal. Isso significa que os próprios cães, as pessoas ao seu redor e outros animais devem estar seguros.
    • O proprietário é obrigado a monitorar a integridade e segurança não apenas dos seres vivos, mas também dos bens, propriedade de pessoas físicas e jurídicas.O animal não deve, de forma alguma, entrar em contato com ele e, mais ainda - danificar a propriedade alheia.
    • Um animal que passeia só pode ser passeado sob a supervisão direta do proprietário ou de uma pessoa responsável. A autofermentação do cão nas ruas não é permitida.
    • Vários territórios envolvem o movimento de cães de todas as raças apenas com coleira e isso é obrigatório. Esses locais incluem todas as áreas comuns, incluindo instalações comuns em edifícios de vários andares, um requisito semelhante é apresentado ao cruzar a estrada com um cão.
    • O proprietário é obrigado a manter a ordem e a limpeza das ruas, portanto, seus deveres incluem a limpeza de dejetos de animais de estimação. É necessário limpar depois de um amigo de quatro patas até mesmo no território especialmente destinado a cães passeadores, e se o percurso pedestre não oferece infraestrutura para os amantes de cães, você terá que carregar um pacote especial para tal evento.
    • Se as autoridades locais, como aconteceu em Moscou, atribuírem áreas especiais para animais de estimação ambulantes, então, é proibido passear com animais de estimação em qualquer outro lugar.
    • Após a lista de cães potencialmente agressivos e perigosos ser finalmente aprovada em 2020, o passeio de representantes das raças aí incluídas só será permitido com trela e focinho.

    Qualquer movimento livre de tais animais sem o equipamento especial especificado será possível apenas em uma gaiola ao ar livre, que esteja devidamente protegida contra fuga não autorizada.

      O último ponto é do maior interesse dos amantes de cães, porque o fato de uma mudança nas regras em um futuro próximo não está mais em dúvida, mas ainda não está completamente claro a quem exatamente ela afetará. No momento, existe apenas um projeto de resolução elaborado pelo governo e, até o momento, inclui 69 nomes de raças e seus derivados de uma só vez.

      Em geral, a lista é guiada pela legislação internacional adotada pelos países da CEI em 2007, mas, como resultado, o número de tetrápodes perigosos pode ser reduzido ou aumentado.

      Locais permitidos e proibidos para caminhadas

      Como já vimos, na cidade o cão não pode passear em lado nenhum: nem o território vizinho, nem o parque infantil, nem quaisquer outros locais públicos são adequados para isso. As administrações das maiores cidades estão tentando equipar locais especiais para isso, mas mesmo que não haja nenhum em sua região, existem certos requisitos para a área de caminhada, que aumentam a segurança de outras pessoas e podem dar ao animal a atividade física de que necessita. .

      Em primeiro lugar, o espaço deve ser grande o suficiente, pelo menos 400 metros quadrados de área útil - só aí o cão pode correr livremente. As bordas do perímetro devem ser significativamente removidas das principais instalações de infraestrutura: por exemplo, edifícios residenciais e quaisquer edifícios públicos devem estar localizados a não mais de 25 metros da borda do local, e para hospitais, parques infantis e jardins de infância, bem como escolas, a distância deve ser ainda maior - pelo menos 40 metros. Mesmo que os donos de cães sejam responsáveis ​​por suas funções e pela limpeza de dejetos de animais na rua, a cobertura da área de passeio na forma de areia ou grama deve ser trocada pelo menos uma vez por ano.

      Uma vez que o descrito acima, e até mesmo a área cercada agora existe longe de todos os lugares, os animais de estimação podem andar em qualquer parque, mas apenas com focinheira e coleira. Ao mesmo tempo, a administração de cada parque tem o direito de apresentar seus próprios requisitos, de modo que essa questão deve ser esclarecida já no local.

      Em geral, as regras para caminhadas em parques são as seguintes. Em primeiro lugar, o parque é um território para pessoas, por isso a guia deve ser curta, o cão não tem o direito de correr livremente pelo território e incomodar os outros.Geralmente, uma exceção é feita apenas para bebês com menos de três meses, mas mesmo assim, muito pode depender de sua capacidade de provar que o cão não é mais velho. Mesmo no parque, você é obrigado a manter o silêncio à noite, no entanto, o horário aqui é diferente - não das 21 às 6, como em um apartamento, mas das 23 às 7.

      Proprietários bêbados são estritamente proibidos de passear com o animal no parque, pois neste estado é difícil controlar o comportamento de um animal grande e forte.

      Transportar um animal para uma área de passeio ou transportá-lo para qualquer outro propósito pode envolver o uso de transporte público. Animais de estimação de pequeno porte (pesando até 5 quilos) que cabem em uma gaiola especial são a coisa mais fácil - podem ser considerados de carga e são transportados gratuitamente. Um animal grande pode exigir o pagamento de um assento separado (para um crescimento acima de 40 cm - dois lugares), e deve estar amordaçado e com guia curta.

      A transportadora reserva-se o direito de exigir do proprietário do passageiro quadrúpede a apresentação de documentos, inclusive atestado veterinário de vacinação atempada e documento sobre o estado do cão.

      Na prática, às vezes é mais fácil verificar com uma transportadora específica sobre sua própria atitude em relação ao transporte de passageiros peludos do que provar sem sucesso no local que você tem o direito legal de transportar e, em seguida, ir a tribunal por causa de uma violação de seus direitos.

      Penalidades

      Os governos muitas vezes não são excessivamente exigentes com relação às violações de passeios de cachorro, mas isso não significa que você nunca será alvo de sanções que podem vir como uma surpresa desagradável. Por exemplo, muitos proprietários nem mesmo suspeitam que há uma lista de locais onde é estritamente proibido passear com animais de estimação. Esta infraestrutura inclui praias e parques infantis, cemitérios e locais para eventos públicos, território de instituições educacionais e médicas. A multa por tal crime pode variar de 1 a 2 mil rublos.

      Uma punição separada pode ser obtida por passear um animal de estimação sem focinho e guia. A multa aqui depende não só da região (os preços oscilam para todas as infrações, estando relativamente atrelados ao nível de renda médio da região), mas também de onde você se permitiu essa liberdade. Por exemplo, viajar sem meios especiais em transporte público custará de 500 a 1000 rublos, e a permanência de um cachorro da mesma forma em uma loja ou local público pode resultar em 1-2 mil rublos.

      Seu apartamento é considerado um território privado, e você não é obrigado a coordenar sua decisão de ter um cachorro com seus vizinhos, porém esta regra irrelevante para albergues e apartamentos comunitários.

      É improvável que isso se torne um obstáculo para um verdadeiro amante de amigos humanos de quatro patas, mas uma multa de até 2 mil rublos terá de ser paga.

      Situações relacionadas de uma forma ou de outra com a violência são punidas ainda mais severamente. Por exemplo, realizar lutas de cães é considerado crueldade para com os animais, mas a sanção para tal ofensa ainda é relativamente modesta - apenas 2,5 mil rublos. Quer seja o caso se o dono for esperto o suficiente para colocar o cão em cima de uma pessoa - mesmo sem nenhum ferimento significativo, a vítima em potencial tem o direito de exigir uma multa de até 5 mil rublos. Se tudo foi longe demais e uma pessoa sofreu com o seu cão (não importa, a seu pedido ou por descuido), uma penalidade monetária por si só pode não ser suficiente: em caso de lesão grave, o proprietário ou qualquer outra pessoa responsável pode até mesmo ser responsabilizado criminalmente.

      É por isso Passear cães de raças grandes é proibido a pessoas que, por certas razões, não possam controlar totalmente a enfermaria ou ser responsáveis ​​por ele. Menores de 14 anos, bêbados ou loucos por qualquer outro motivo, as pessoas não podem passear com animais de estimação, e o agressor que cometer a violação, mesmo sem consequências, poderá incorrer em punições administrativas.

      Onde reclamar em caso de violação?

      Você pode amar cães sinceramente, mas mesmo assim é improvável que concorde que um cão que late constantemente para os vizinhos, independentemente da hora do dia e das normas de comportamento, seja normal. A legislação prescreve o que fazer nesta situação para resolver o problema.

      Humanamente, você precisa começar conversando com os donos do cão raivoso. É possível que eles próprios não sejam pessoas más, não saibam do comportamento indecente do seu animal de estimação, porque ele late na sua ausência e, ao seu primeiro pedido, tomarão medidas para que o mal-entendido não volte a acontecer. Esta é a maneira mais rápida e correta de resolver o problema, mas Reclamações às autoridades regulatórias devem ser feitas somente se sua tentativa de resolver o problema pacificamente não tiver sucesso.

      A primeira instância para quem não obteve justiça de um vizinho é policial distrital, que também iniciará uma conversa preventiva, e somente na falta de resultado poderá aplicar multa ao infrator.

      Se, repentinamente, um funcionário se recusar a aceitar sua solicitação por qualquer motivo, a vítima tem o direito de solicitar diretamente ao Rospotrebnadzor e, alternativamente, ao tribunal administrativo de sua região.

      Para mais informações sobre as regras para passear e manter cães, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa