Preparação do cão

Pentes para cães: variedade de tipos e características de escolha

Pentes para cães: variedade de tipos e características de escolha
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e materiais
  3. Critérios de escolha
  4. Dicas de uso

Fazer um amigo de quatro patas sem dúvida terá que cuidar de muitos aspectos de seu conteúdo. Deve-se dedicar tempo suficiente para cuidar da pelagem do cão, ou melhor, escová-lo. Consideremos com mais detalhes os princípios básicos desse processo, bem como as características da escolha dos pentes adequados para um determinado tipo de capa de lã.

Peculiaridades

A pelagem de um cachorro consiste em duas partes - a pelagem e o subpêlo. A pelagem dá forma à aparência do cão, protege o cão de fatores ambientais agressivos: luz solar, vento, uma certa quantidade de umidade e leve estresse mecânico, e o subpêlo ajuda os cães a manterem o calor do corpo em climas frios.

Assim, os cães têm dois componentes de sua cobertura, as proporções das proporções dessas coberturas diferem de raça para raça, o que permite que alguns cães suportem as noites de inverno em campo aberto, enquanto outros são severamente limitados em suas capacidades e os obriga a tremer mesmo com um vento leve de outono. Os cães têm suas próprias características de tratamento. Freqüentemente, são animais limpos; eles não conseguem lidar sozinhos com vilosidades emaranhadas ou esteiras formadas.

A lã deve ser lavada em intervalos regulares, limpa da sujeira que apareceu durante uma caminhada ou brincadeira e, dependendo da raça, às vezes cortada.

Recomenda-se escovar o pêlo do seu animal com um pente ou outras ferramentas com frequência, pentear o subpêlo solto e remover os parasitas do pêlo. A frequência de tais procedimentos é ditada pelo grupo de raças ao qual seu cão pertence - pêlo comprido, pêlo curto ou pêlo liso.

A maneira mais fácil é escovar cães de pêlo liso. Seu subpêlo praticamente não é pronunciado, e o cabelo de lã é tão curto que o emaranhamento é praticamente impossível. Cachorros de pêlo curto já apresentam algum subpêlo, e a própria pelagem pode se enroscar na presença de sujeira, por exemplo.

Finalmente, cães de pêlo comprido podem ter um subpêlo muito pronunciado, assim como pêlos longos, que não só podem ficar emaranhados, mas também podem ficar emaranhados se não forem devidamente cuidados.

Tipos e materiais

Você pode usar uma variedade de ferramentas para escovar seu animal de estimação peludo.

Mas, ao mesmo tempo, você precisa saber que todas as ferramentas são divididas de acordo com a função - para pentear o cabelo, remover pulgas, cortar um cachorro, escovar e aparar.

Diversas variedades são usadas para pentear a lã.

  • Furminator. Esta ferramenta é semelhante a um barbeador masculino, apenas um pouco maior e, em vez de uma lâmina, tem uma série de dentes de metal duráveis. Essa ferramenta, além da facilidade de uso e confiabilidade, também pode oferecer conforto para os cachorros como o procedimento de pentear desta forma. A principal tarefa do furminator é remover o subpêlo velho, por isso esta ferramenta não se aplica a cães que não o tenham. Dependendo do comprimento da pelagem do animal, vale a pena escolher um furminator com dentes mais ou menos longos, e também é preciso levar em consideração o tamanho do animal na hora da escolha.

O furminator também precisa de alguns cuidados, por exemplo, ele precisa ser bem enxaguado após cada procedimento, e se o dispositivo estiver entupido, pode-se simplesmente limpá-lo com as próprias mãos, sem usar nenhum outro utensílio.

Essa opção tem uma série de vantagens, mas ainda tem uma desvantagem muito significativa - é um custo bastante alto, por causa do qual o dispositivo não estará disponível para todos.

  • Slicker. Este artigo para pentear o pêlo de cão é uma espécie de análogo de um furminator, mas menos perfeito e versátil para pentear um subpêlo felpudo. A capa impermeável tem dentes de metal muito longos e é adequada apenas para cães com subpêlo muito pronunciado e, para animais de pêlo curto, o processo de pentear causa desconforto. Na hora de escolher uma capa impermeável, é necessário correlacionar o tamanho do cão, a severidade da linha do cabelo e o comprimento dos dentes. Também é importante ter bolas de plástico, borracha ou metal nas pontas desses dentes, o que vai ajudar a evitar arranhões no corpo do animal.

Ressalta-se a inegável vantagem na forma de custo, que é bastante baixo, tornando esse produto para os cabelos acessível a quase todos.

  • Crista É necessário completar o penteado após uma capa impermeável e alisar os pêlos de cães de raças como Samoyeds, Husky, Spitz e outros representantes com pelos grossos e felpudos. O fato é que depois da capa impermeável ainda permanece uma certa quantidade de subpêlo despenteado, mesmo que essa quantidade seja pequena, mas pode se enroscar e complicar o penteado do cão no futuro, isso se deve ao uso do pente . Em geral, ele pode eliminar não apenas os restos do subpêlo separado, mas também esses próprios emaranhados.

Além disso, é preferível levar um pente de dupla face, com diferentes comprimentos de dentes em diferentes lados, para que possam pentear tanto o subpêlo quanto a lã. Como a capa impermeável, este item tem um preço baixo.

  • Escova de massagem. As variedades desse objeto são projetadas com um cabo e uma alça para a mão, e as cerdas na escova podem ser naturais e artificiais. Se as cerdas artificiais forem feitas de metal em vez de plástico, então é desejável que as pontas dos dentes sejam seguras para a pele do animal.A principal função da escova de massagem não é tanto pentear o cabelo do cão, mas sim modelá-lo e dar-lhe um aspecto bem cuidado com a massagem paralela da pele.

Não use uma escova de massagem para cães de pêlo comprido, pois é improvável que este item dê conta do subpêlo espesso.

  • Luva. Esse instrumento é justamente uma luva, na qual existem dentes de borracha na superfície interna, semelhantes aos dentes de uma escova de massagem, só que mais curtos. Deve ser usado para cães de pêlo liso e curto, pois as luvas têm dificuldade em processar os pêlos compridos. O uso não parece difícil, pois basta apenas acariciar o cão na direção do crescimento da pelagem, e os próprios cães são mais que favoráveis ​​a tal procedimento, que permite que seja feito diariamente e para o prazer mútuo.

A luva não fere o cão, não agride o cabelo e a pele. Tem uma variedade - uma luva, com um princípio de ação semelhante, mas devido à maior mobilidade dos dedos e à sua coordenação precisa, é adequada para tratar zonas da pelagem de difícil alcance.

  • Ancinho Não é a mesma ferramenta usada na jardinagem. Neste caso, estamos falando de um objeto em que os dentes não são fixados rigidamente, mas livremente, e realizam movimentos rotacionais, o que tem um efeito positivo na eficiência de pentear os cabelos crespos. É indesejável o uso desta variedade para pentear raças de cães que não possuem subpêlo, pois a lã pode se enrolar em volta deles, o que causará desconforto ao animal. Portanto, o uso de um ancinho com dente rotativo é mais adequado para pentear Malamutes, cães pastores caucasianos e outras raças com subpêlo espesso.
  • Para a remoção de pulgas, a ferramenta principal é um pente de dentes finos, entre as quais existem lacunas tão pequenas que as pulgas são facilmente removidas da lã por meios mecânicos. Novamente, o pente deve ser proporcional à linha do cabelo do cão, pois um pente pequeno não ajudará a tratar a pelagem de um cão grande, e um pente grande machucará um pequeno. Você não deve usar este purificador regularmente, pois ele danificará todo o subpêlo, tanto solto quanto vivo.
  • Para uso em cortes de cabelo pentes, aparadores de pentes manuais e elétricos, que são inerentemente próximos aos cortadores de cabelo. O pente manual é usado para separar o cabelo em mechas e também para aparar as pontas durante o corte, o que é muito conveniente para os cães das chamadas "raças de cabeleireiro", por exemplo, Yorkshire Terriers, que são muito bons em penteados finos e graciosos.
  • Pente de metal não é a ferramenta principal em um corte de cabelo. Ela é estritamente combinada com uma tesoura ou uma máquina de escrever. Não penteia a pelagem, só ajuda a separar os fios, permitindo que sejam aparados. Se o cão tem subpêlo, o dente deve ir com mais frequência, senão, com menos frequência, para não danificar a parte externa dos pelos.
  • Pentes aparadores muito semelhante a tosquiadeiras para cães. Eles são divididos em variedades como pêndulo, bateria, rotativo e vibração. Os rotativos são usados ​​para escovar os cães com pêlo muito grosso, recarregáveis ​​- para escovar todas as outras raças. O resto é difícil de usar ou fornece energia insuficiente. Cada um desses pentes é equipado com acessórios substituíveis para diferentes comprimentos de cabelo e abundância de cabelo. Os aparadores são bons para os animais que precisam ser aparados com frequência. São ideais para os donos que querem cuidar eles próprios da aparência do seu animal de estimação, pois são fáceis de usar e não requerem habilidades especiais, embora ainda seja necessário habituar-se a isso.

Existe uma opção interessante, que inclui uma combinação de um aparador e uma capa impermeável, ou seja, você pode primeiro retirar o subpêlo extra do cão com um bico, depois trocar o bico e cortá-lo.

  • Para aparar, você pode usar decapagem, que é uma série de lâminas montadas em uma barra perpendicular ao cabo. Além disso, removem pêlos soltos, principalmente em schnauzers e outros representantes de raças de pêlo duro. A decapagem só pode ser combinada com a aparagem, uma vez que a extração frequente pode danificar a pelagem viva do cão e causar ferimentos.

É muito importante saber que ao utilizar este produto é necessário puxar o pêlo do cão para não o ferir.

  • Para pentear use pentes - agulhas de tricô, que são uma espécie de pente com um cabo muito estreito - parte com dentes você pode pentear lã, e você pode enrolar fios no cabo ou fazer uma divisão com ele. Eles também usam um raspador, uma ferramenta especial semelhante à decapagem. Esta ferramenta é excelente para aparar casacos emaranhados e sub-casacos desbastados.
  • Outra ferramenta de preparação é koltunorez, semelhante a um raspador, mas com lâminas longas direcionadas perpendicularmente ao plano do cabo. O instrumento é muito afiado, por isso é aconselhável não usá-lo sem experiência com ele. Certamente não é recomendado usá-lo para o processamento regular de lã.

Critérios de escolha

Ao escolher uma ferramenta para pentear seu animal de estimação, você precisa ser guiado por algumas regras.

  • Em primeiro lugar, não economize. É muito importante comprar um item de qualidade que não agrida a pele e o cabelo do animal. Ao adquirir uma boa ferramenta, você proporciona confiabilidade, conforto e segurança para seu animal de estimação, além de comodidade para você.
  • Para cães com pelagem longa, é importante selecionar instrumentos de comprimento proporcional, com dentes mais longos. Para raças grandes de pêlo comprido, a presença de subpêlo maciço é mais característica, por isso é importante que eles escolham as ferramentas adequadas para cuidar dele. Cães de pêlo curto e liso não têm problemas graves com o cuidado do subpêlo, portanto, um item pode ser dispensado.
  • Além disso, preste atenção à experiência de outros criadores de cães. Talvez criadores que participam regularmente de exposições com animais de estimação possam ajudá-lo, porque a aparência é importante aqui, então esses criadores de cães experientes definitivamente sabem como cuidar do pêlo e quais dispositivos usar.

Dicas de uso

É muito importante usar as ferramentas corretamente para não machucar o animal. No processo de processamento de lã, as seguintes condições devem ser atendidas:

  • ao usar ferramentas de superfície afiada e dentes cortantes, é necessário fixar bem o cão para que não se machuque com movimentos desajeitados;
  • é necessário pentear o animal na direção do crescimento dos pelos, pois as ações do pente na direção oposta trarão grande desconforto ao seu animal;
  • Muitos catadores e criadores recomendam escovar com a pelagem molhada ou levemente úmida, que é considerada um processo mais seguro e fácil;
  • ao pentear locais emaranhados, não se deve fazer movimentos bruscos, é necessário pentear suavemente a lã emaranhada, segurando-a delicadamente com a palma da mão;
  • deve-se ter um cuidado especial ao pentear os cabelos na região das patas, pois ali a capa é menos abundante e praticamente não tem subpêlo.

Como escolher um pente para cães, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa