Preparação do cão

Características da preparação de cães

Características da preparação de cães
Contente
  1. Por que você precisa cortar cães?
  2. Qual é o melhor local para realizar o procedimento?
  3. Tipos de corte de cabelo
  4. Ferramentas necessárias
  5. Preparando-se para o procedimento
  6. Descrição do processo
  7. Possíveis dificuldades

Quase todos os cães, independentemente da raça, precisam de cuidados com os cabelos. E para obter um bom resultado, o animal não deve apenas ser lavado e penteado regularmente, mas também cortado a tempo. Os recursos desse procedimento serão discutidos no artigo.

Por que você precisa cortar cães?

Um cão bonito e bem tratado será um indicador de que o dono o ama e lhe dá a devida atenção. Muitas pessoas não entendem por que cortar seus animais de estimação. No entanto, existem muitas razões para isso.

  1. Com a chegada da primavera, vários parasitas começam a se intensificar fortemente. Podem ser carrapatos, pulgas e até mosquitos. Um corte de cabelo pode salvá-lo da invasão. Afinal, um cachorro sem cabelo é muito mais fácil de tomar banho e tratar com produtos químicos.
  2. Quando está chovendo ou nevando lá fora, mais sujeira pode se acumular na pelagem não tosada. Se o animal for aparado, ele ficará limpo mesmo sem tomar banho ou escovar regularmente.
  3. Os cães costumam sofrer de alergias. Portanto, eles não têm apenas caspa, mas também eczema ou seborréia. É muito mais fácil lidar com essas doenças quando os animais são tosquiados.
  4. Muitos proprietários cortam seus animais de estimação para shows ou competições.

Mas esses cortes de cabelo devem ser feitos por especialistas. Se o cão for muito bem aparado e de acordo com um padrão, ele poderá vencer a competição devido à sua aparência.

Qual é o melhor local para realizar o procedimento?

Claro, seria melhor ter seu animal de estimação aparado em um salão especial, onde mestres experientes e certificados trabalham em cortes de cabelo de animais.Eles ajudarão a deixar o cão não só bonito, mas também estiloso. Além disso, cortar o cabelo em um salão de beleza traz muitos benefícios.

  1. Os salões de beleza estão equipados com todas as ferramentas necessárias: são tesouras comuns e máquinas especiais.
  2. Esses salões são equipados com mesas de corte especiais. A coleira é primeiro colocada no cão e depois fixada no suporte. Ao mesmo tempo, pode ser ajustado para que o animal fique na altura necessária para que o dono trabalhe de forma mais conveniente com sua pupila.
  3. Além disso, nesses salões você pode comprar cosméticos especiais. São xampus para banho e bálsamos após o procedimento.
  4. Se o corte de cabelo não for feito da maneira que o dono gostaria, você pode ir ao administrador e reclamar do especialista inepto. Ele mandará corrigir a situação com a ajuda de outro especialista, ou o salão indenizará os danos causados.
  5. Se o cão não comparecer a shows ou competições e não precisar de um corte de cabelo especial, você pode simplesmente tratá-lo como um animal de estimação. Até mesmo um iniciante pode dominá-lo facilmente. A única coisa necessária é frequentar cursos especiais ou ler livros sobre como se preparar. No entanto, essa opção também tem algumas desvantagens. Por exemplo, você terá que comprar ferramentas especiais para um corte de cabelo, assim como alguns cosméticos.

Além disso, você pode simplesmente convidar um especialista para cuidar do seu animal em casa. Essa opção ficará um pouco mais barata do que no salão, mas você precisa estar totalmente confiante na competência do mestre.

Tipos de corte de cabelo

Existem dois grupos principais de cortes de cabelo: model e higiênico. Ambas as opções precisam ser consideradas com mais detalhes.

Higiênico

Este corte de cabelo é obrigatório para todos os cães domésticos. Inclui a tosquia completa do cão ou apenas algumas de suas partes. Às vezes, isso é feito nos casos em que o animal tem pulgas ou emaranhados, e também se o cabelo comprido estiver muito emaranhado. Na maioria das vezes, esse procedimento é combinado com recorte.

Para cães que possuem, além da lã, também subpêlo, é necessário realizar um corte de cabelo higiênico apenas de vez em quando. Isso inclui raças como cães pastores, Spitz ou Samoyeds. Se eles encurtarem a pelagem muito, a termorregulação do animal será perturbada. Eles congelam no inverno e não toleram bem o calor do verão. E também para cães dessas raças, o forte cisalhamento da pelagem pode levar à sua perda total.

E vice versa, os animais que não têm subpêlo precisarão ser aparados com bastante frequência. E isso deve ser feito pelo menos uma vez a cada 2 meses. Este grupo de cães deve incluir terriers, poodles ou bichons. Além do mais, na primavera, esses animais devem ser cortados com especial cuidado - isso ajudará a protegê-los dos carrapatos.

Modelo

Os cortes de cabelo de modelos de cães são mais complexos - são feitos por profissionais que sabem realizar operações especiais e incomuns.

  • Stripping - Esta é uma mudança mecânica na pelagem de um animal. Em outras palavras, é o chamado derramamento artificial, e é feito para substituir completamente a lã velha por uma nova. É mais frequentemente usado para cães com pelagem grossa.
  • Clipperweek implica um corte de cabelo muito curto, praticamente careca, apenas algumas partes do corpo, por exemplo, focinhos, patas. Em alguns casos, as patas são cortadas completamente, apenas as almofadas permanecem sem cortes.
  • Flatwek. Esta operação envolve o corte da pelagem uniformemente em todo o seu comprimento.
  • Mostrar corte é a criação de um penteado estiloso de nível profissional que atende totalmente aos padrões de uma raça de cachorro em particular.
  • Misturando - Esta é uma lixa da pelagem, que ajuda a suavizar a transição da pelagem curta para a longa. Este elemento de corte adiciona volume ao casaco.

Claro, é melhor confiar todos estes tipos de cortes de cabelo a um especialista experiente, pois para as exposições é muito importante que o animal tenha um aspecto não só bonito, mas também de acordo com certas regras.

Ferramentas necessárias

Para aqueles que decidem fazer seu próprio corte de cabelo de animal de estimação, você precisa adquirir ferramentas especiais.

  1. Em primeiro lugar, os criadores que desejam cortar seus cães regularmente devem comprar um dispositivo como uma mesa de corte.
  2. E você também precisará de uma máquina, que é análoga a um aparador de cabelo para pessoas. Na hora de comprar, não economize no modelo escolhido. Deve ser praticamente silencioso, para não assustar o cão, para ter vários apegos.
  3. Você pode usar um aparador com o qual você pode tratar os lugares mais inacessíveis. Além disso, também possui vários acessórios especiais.
  4. Pentes, capas especiais, bem como escovas projetadas para diferentes tipos de pele são considerados ferramentas obrigatórias. É melhor se eles forem feitos de alumínio ou náilon.
  5. Para raças como Samoyeds ou Spitz, um pente funciona, e é melhor se os dentes forem de tamanhos diferentes.
  6. Uma luva especial destina-se a pentear animais de pêlo liso. Na maioria das vezes, é feito de borracha ou plástico.
  7. As máquinas de cortar cabelo devem ser confortáveis ​​e de boa qualidade.
  8. Para afinar a pele, você precisará de raspadores - furminators especiais. Além disso, você pode adquirir um kit que inclui tudo o que você precisa.
  9. Você pode comprar um dispositivo de remoção especial, que é uma pequena escova triangular com várias lâminas. Com a ajuda deles, você pode remover rapidamente todos os cabelos caídos. Na maioria das vezes, eles são usados ​​para animais de pêlo comprido.
  10. Coleiras, que são vendidas em lojas especializadas.

Preparando-se para o procedimento

Quase todos os cães não gostam muito de qualquer manipulação que uma pessoa faça com sua pele. Eles têm medo especialmente de sons vindos de uma máquina de escrever ou aparadores. Ao cortar, o cão pode não só ganir, mas também rosnar alto, mostrar os dentes ou mesmo morder. Para evitar que isso aconteça, você precisa acostumar seu animal a pentear e cortar desde cedo. Então o animal não se importará com eles.

Primeiro, o cachorrinho é ensinado a pentear. Deve ser colocado sobre uma superfície plana e, a seguir, passar algumas vezes sobre o corpo com um pente, sendo imprescindível falar com ele afetuosamente. Além disso, você precisa dar ao filhote uma guloseima favorita ou deixá-lo correr.

Quando começa o treino para a máquina de escrever, o cachorrinho só precisa ficar preso nesta sala, onde ficará ligado, para se acostumar com os sons. Quando o animal perceber que a máquina não é nada assustadora, você pode tentar cortá-la com ela.

Isso deve ser feito por um profissional que saiba se comportar nessa situação. Se o cão for muito agressivo, um sedativo especial pode ser dado. Mas os veterinários não recomendam fazer isso.

Se um cachorro, que sempre tolerou perfeitamente um corte de cabelo, de repente se torna caprichoso, então é melhor mudar de especialista ou de salão de beleza.

Descrição do processo

Nem todo mundo pode ir ao salão com frequência para aparar seu animal de estimação. E não só porque o preço desse procedimento canino é alto, mas também porque algumas pessoas não têm tempo para isso. Neste caso, você mesmo pode cortar o seu animal de estimação e fazê-lo em casa. Para que o processo ocorra com a maior calma possível, você precisa se familiarizar com algumas de suas regras.

Em primeiro lugar, é correto dar banho no cão, deixar secar bem e depois pentear bem. Se os filhotes têm pêlo muito comprido e desgrenhado e está muito bagunçado, a escovação também deve ser feita antes do banho.

Se o animal tiver emaranhados, primeiro você só precisa tentar desembaraçá-los com os dedos. Aqueles que estão muito perdidos, você só precisa cortar.

Quando os donos decidiram fazer um corte de cabelo higiênico em casa por conta própria, depois do banho, depois que o animal secou, você deve primeiro cortar na virilha e no ânus e, em seguida, na base da cauda. Essas são as áreas mais problemáticas, portanto, devem ser tratadas com extremo cuidado. Melhor usar um aparador ou uma tesoura especial.

Então você pode prosseguir para a próxima etapa - cortar o pelo entre as almofadas das patas. Para isso, você precisa usar uma tesoura afiada ou uma máquina com bico, de empunhadura fina. Em seguida, você precisa cortar o pelo do rosto do filhote.

Para cães como terriers ou poodles, medidas adicionais devem ser tomadas, porque seu pelo cresce muito rapidamente. É necessário aparar abdômen, pescoço, laterais e também a parte superior do corpo. Em seguida, você precisa desbastar e aparar os pelos.

Conclua este procedimento aparando as garras. Eles usam cortadores de unha especiais, mas isso deve ser feito com muito cuidado, de modo a não danificar os vasos sanguíneos, que estão muito perto das garras. Isso não apenas machucará o cão, mas também deixará uma marca.

Possíveis dificuldades

Atenção especial deve ser dada aos cães que não foram submetidos a tais procedimentos com muita frequência. Na maioria das vezes, esse cão se comporta de forma muito estranha, não é entregue nas mãos de seu dono, muito menos do dono. Além disso, esse animal não só treme, mas também morde, é quase impossível mantê-lo em um só lugar.

Esse comportamento pode prejudicar o cão durante o processo de escovação e até causar ferimentos leves. Nesse caso o animal deve ser pacificado, acariciado, alimentado com comida saborosa, para que se distraia dos movimentos dos especialistas.

Após o final do procedimento, você precisa tratar todas as áreas danificadas com água oxigenada. Caso seus olhos tenham sido danificados ou com mucosas machucadas, você deve entrar em contato imediatamente com o seu veterinário. Esses ferimentos são muito perigosos para a saúde.

Se um animal de estimação for muito grande e ao mesmo tempo bastante agressivo, será necessária uma abordagem especial. Afinal, ele vai mostrar sua superioridade em qualquer caso. Somente um especialista que saiba como lidar adequadamente com esses cães será capaz de lidar com eles. Se, no entanto, o animal não pode ser pacificado, então ele precisa ser injetado com pílulas para dormir, para que seja muito mais fácil enfrentar tal tarefa.

Resumindo, podemos dizer que você pode cortar seu querido cachorro em um salão especial e em casa. Basta adquirir todas as ferramentas necessárias e cuidar do seu animal de estimação. Mas é necessário acostumá-lo a tal procedimento desde cedo. Então, tudo isso lhe dará prazer e não o assustará.

Para saber como cortar cachorros, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa