Cães

Bruxelas Griffon: características de cães e criação

Bruxelas Griffon: características de cães e criação
Contente
  1. História de origem
  2. Características da raça
  3. Caráter e comportamento
  4. Como escolher um cachorrinho?
  5. Manutenção e cuidados
  6. Nutrição
  7. Educação e treinamento

O Bruxelas Griffon é um adorável cão que parece ter saído das páginas de um livro sobre brownies. Este homem barbudo desgrenhado e ligeiramente desajeitado conquistará rapidamente os corações de todos os membros da família do proprietário.

História de origem

A história dos Bruxelas Griffons começou há alguns séculos na Bélgica, embora haja evidências de que os cães eram conhecidos já no século 15.

Ao contrário da crença popular, o nome da raça não veio de uma criatura mítica com corpo de leão e cabeça de águia. O conceito de "grifo" é traduzido do francês como "pêlo duro", o que corresponde plenamente às características da pelagem do animal.

As condições naturais e climáticas favoráveis ​​da Holanda permitiram que os habitantes deste pequeno país se engajassem ativamente no cultivo da terra e no cultivo. Tudo isso levou ao fato de que os celeiros em que o feno era armazenado tornaram-se o local de uma invasão frequente de roedores, que se distinguiam por uma gula incrível - após uma dúzia de "visitas" dessas uma família belga poderia perder completamente sua colheita. Para se livrar das pragas, uma nova raça de cachorro foi criada. Esses cães penetravam com grande facilidade até nos lugares mais inacessíveis e retiravam visitantes indesejados de lá.

Exteriormente, esses cães eram muito diferentes de seus descendentes modernos, mas, no entanto, a semelhança é óbvia. Na segunda metade do século XIX, o destino dos cães caçadores de ratos mudou muito, foi nesse momento que animais insólitos atraíram a atenção da nobreza local. Sabe-se que até a Rainha Maria Henrietta admirava esses cães. Foi esta pessoa real que desempenhou um papel preponderante na continuação da difusão da raça no território dos países do Velho Mundo.

Em 1882, a St. Hubert Society foi formada, unindo todos os criadores de grifos. Os membros da associação começaram imediatamente a criar uma pequena raça e já em 1904 seu trabalho foi coroado de sucesso - o padrão da raça foi oficialmente adotado, e depois de mais seis anos os animais foram inscritos no registro da American Kennel Association.

Com a eclosão da guerra, uma evacuação em massa de animais para a Grã-Bretanha começou. Isso levou ao fato de que em 1926 houve uma diminuição no nível de exportação de grifos da Holanda. Após a Segunda Guerra Mundial, a população de cães foi representada principalmente pela América e Inglaterra, e em sua terra natal sua população diminuiu significativamente.

Em 1945, foi criado o primeiro clube americano de amantes do grifo, e em 1963 o padrão adotado foi ligeiramente ajustado - na nova edição é válido até hoje. Apesar de todos os esforços dos criadores, a raça ainda é pequena em número, e hoje em dia é muito raro encontrar um verdadeiro Grifo Belga. Esses engraçados barbudos não receberam uma distribuição significativa, mas ainda assim conquistaram os corações dos adestradores de cães em todo o mundo devido à sua aparência marcante e caráter extremamente amigável.

Características da raça

O Bruxelas Griffon é classificado como um cão decorativo. Claro, não pode ser chamado de cão clássico de interior, uma vez que esses animais não podem ser descritos como bonitos e dóceisao contrário, são atiradores brincalhões, um pouco desajeitados, rudes, com uma pelagem rebelde e uma expressão verdadeiramente humana no focinho.

De acordo com a descrição dos padrões aceitos, a altura do cão na cernelha é: nos machos - 27-32 cm, e nas cadelas - 25-30 cm. Os pesos variam de 35 a 46 kg, os machos parecem mais atarracados, forte e musculoso - genital as diferenças são muito claras. A cabeça do grifo é redonda, em relação ao corpo parece grande, a protuberância occipital e as saliências da sobrancelha são relativamente invisíveis. O crânio é grande e grande.

O focinho dos grifos de Bruxelas é curto, ligeiramente voltado para cima, geralmente não ultrapassa os 2 cm .A transição da parte frontal para a cana nasal é acentuada, as narinas são bastante maciças, separadas por um sulco. Os lábios se ajustam firmemente aos dentes, têm uma borda escura pronunciada. Se a boca estiver fechada, os dentes e a língua do animal não serão visíveis. A pelagem no focinho é alguns tons mais clara do que no resto do corpo. As orelhas dos cães desta raça são pequenas, altas, localizadas a uma distância significativa umas das outras, ligeiramente inclinadas para a frente.

Os olhos estão bem separados e alinhados. Bastante grande, arredondado, mas não convexo. Todas as pessoas familiarizadas com esta raça notam a "humanidade" do seu aspecto, graças ao qual mesmo os cachorros mais novos dão a impressão de cães sábios. As pálpebras se ajustam perfeitamente aos olhos, os cílios são longos, criando o efeito visual de bordas pretas.

A mandíbula tem um formato de U pronunciado, é ligeiramente curvado para cima, os incisivos são paralelos. O braço do Bruxelas Griffon é inserido alto e tem saliências perceptíveis, mas não dá a impressão de ser pesado devido ao seu comprimento médio e parte muscular esguia. A forma do corpo é bastante quadrada, enquanto a altura do cão na cernelha coincide com o comprimento do corpo. Devido ao esqueleto altamente desenvolvido, cria-se a sensação de que o esterno do animal se projeta para a frente. As costelas são bem arredondadas, as omoplatas bem pressionadas.

As costas são fortes, musculosas, fundindo-se suavemente com a parte inferior das costas. O ventre é esgalgado, a virilha é bem definida. O Griffon distingue-se por uma cauda alta - o cão a usa levantada de forma que a ponta invariavelmente "olha" para o dorso, mas ao mesmo tempo não o toca e não se enrola. Os membros do animal são caracterizados por ossos bem desenvolvidos e músculos fortes. As patas dianteiras estão localizadas a uma distância considerável umas das outras, estritamente paralelas.Os membros posteriores projetam-se ligeiramente para além dos tubérculos isquiáticos, as costelas distinguem-se por músculos pronunciados. As patas são arredondadas, as almofadas são duras, de cor escura.

Devido a essas características dos membros, os grifos geralmente se movem a trote: as patas traseiras dão um empurrão poderoso, enquanto as anteriores são moderadamente lançadas para a frente. As costas permanecem niveladas e retas durante a corrida. O cabelo protetor é espesso, rijo - de acordo com os padrões, quanto mais grosso for o pelo, melhor. Os pêlos do focinho são mais longos visto que formam o bigode, as patilhas e o cavanhaque.

As seguintes cores são permitidas:

  • vermelho, combinado com uma "máscara" marrom;
  • bege com uma "máscara" marrom-avermelhada ou preta;
  • completamente preto.

Caráter e comportamento

O Bruxelas Griffon se distingue pelos seguintes traços de caráter.

  • Timidez. Estes animais são muito tímidos e tímidos, têm medo de estranhos e procuram minimizar o contacto com eles. Sentem carinho sincero e desejam se comunicar apenas em relação ao seu dono.
  • Medo da solidão. Os grifos são considerados cães de companhia, o que significa que a presença constante do dono por perto é vital para eles. Se você deixar esse animal sozinho por muito tempo, ele começa a murchar e adoecer, o que pode até levar à morte prematura do seu animal. Este animal, como nenhum outro, requer estabilidade e constância - mudar para um novo local de residência ou mudar de dono pode se tornar um grande estresse para ele.
  • Atividade. Os cães desta raça são pessoas realmente otimistas que adoram estar sob os holofotes. Esses animais se distinguem pela curiosidade e mobilidade.
  • Domínio. O povo de Bruxelas tem um caráter bastante forte, porque os cães de todas as maneiras possíveis se esforçam para comandar os membros da família do dono e outros animais de estimação que vivem sob o mesmo teto.
  • Coragem. Os genes dos ancestrais caçadores de ratos determinavam os instintos de caça do cão. Eles, como já mencionado acima, fogem de estranhos, mas se virem que há perigo de um estranho em relação ao dono, eles se levantarão corajosamente em sua proteção.

Os cães desta raça não toleram nenhuma obsessão, portanto, não são adequados para a vida em uma família com filhos pequenos. Esses animais não gostam de gritos altos e tratamento rude, mas também não aceitam a familiaridade. Se um dos proprietários o machucar acidentalmente ou intencionalmente, o grifo pode morder em resposta.

Quanto a outros animais de estimação, os grifos se dão bem com seus parentes, mas são especialmente leais aos gatos. As únicas exceções são os roedores - se houver ratos decorativos, hamsters ou porquinhos-da-índia na casa, eles podem se tornar um objeto de caça ao lado do animal de estimação.

Se você quiser ter dois grifos, então é melhor adquirir sexos diferentes, mas se um cachorro de uma raça maior mora na casa, então o grifo pode se sentir desconfortável com isso, então é melhor evitar essa vizinhança.

Como escolher um cachorrinho?

Se está decidido a tornar-se dono de um cachorro grifo, então antes mesmo de comprá-lo é necessário criar condições para a sua confortável existência. Portanto, a primeira coisa que um futuro proprietário deve comprar são espreguiçadeiras, tigelas, bebedouros e brinquedos, bem como todos os produtos de higiene necessários para cães.

Não existem tantos canis dedicados à criação de cães desta raça. Certifique-se de coletar o máximo de informações possível sobre os vendedores - você deve ter certeza de que encontrou criadores conscienciosos que, sob o disfarce de um cachorro saudável, não lhe deixarão escapar um animal doente e debilitado com problemas psicológicos.

Decida com antecedência de que sexo você precisa do cão. Lembre-se de que os homens são mais agressivos, enquanto as mulheres, por outro lado, são leais e submissas. No entanto, durante o estro, as fêmeas podem se tornar uma fonte de desconforto - durante uma caminhada você terá que repelir os ataques dos "pretendentes" que fugiram de todos os portões ao redor.

A idade ideal para comprar é considerada de 6 a 8 semanas. Se você separar o bebê da mãe mais cedo, na idade adulta esse cão será caracterizado por uma socialização pobre. Ao escolher, certifique-se de observar não um filhote, mas toda a ninhada - se você notar que todos os cães nele são tímidos ou, ao contrário, se comportam de forma agressiva, é melhor dar preferência a outra família canina.

Uma característica importante será o humor do filhote - normalmente o animal deve ser curioso, alegre e brincalhão. Faça um pequeno teste - pegue um chocalho ou um molho de chaves em sua mão e entregue ao jovem grifo. Se ele imediatamente agarra o brinquedo, então antes de você está um cão saudável, que fica feliz em chamar a atenção para o novo sabor, cor e cheiro.

Você não deve comprar o filhote mais bem alimentado, mas a magreza excessiva também pode se tornar um motivo de cautela. É melhor escolher o meio termo e comprar um filhote de tamanho médio. Examine a pelagem do animal - deve ser grossa, sem calvície, orelhas e olhos devem estar limpos, sem sinais de secreção.

Em viveiros confiáveis, cada animal tem um conjunto completo de documentos: pedigree e passaporte veterinário. Certifique-se de saber em que condições o filhote foi mantido e como foi alimentado - não é recomendável alterar a dieta durante o período de adaptação do animal. Os cachorros Bruxelas Griffon não custam barato - por exemplo, um animal saudável com um pedigree excelente custa cerca de 40 mil rublos. Você pode comprar um filhote de cachorro muito mais barato - por 15-20 mil, mas neste caso você não pode ter certeza da forte imunidade do cão e seu estado mental estável.

Manutenção e cuidados

Para um grifo compacto, um canto separado é geralmente alocado na casa, embora o próprio animal prefira ficar no sofá do dono ou em uma poltrona.

O cão não precisa de tosa profissional, mas existem algumas regras para a tosa.

  • Existem pêlos longos no rosto e nas patas, por isso precisam ser escovados com frequência.
  • Os pêlos curtos e grossos do corpo devem ser penteados com um furminator para remover o subpêlo.
  • Na primavera, assim como no outono, todos os fios de cabelo que morreram em poucos meses estão sujeitos à arrancada obrigatória. Normalmente, o cão é aparado com um acessório especial para o polegar e uma faca. O aparamento periódico da barba e sobrancelhas do animal é permitido, mas o cão não deve ser totalmente cortado, já que neste caso a correção do crescimento do pêlo de guarda é prejudicada.

A cada duas semanas é necessário aparar as garras do animal com tesouras especiais, mas lembre-se que apenas a ponta da unha deve ser removida, não devendo ser tocada a parte viva do prato. Por causa das sobrancelhas longas e grossas, os olhos do animal costumam ficar inflamados, portanto, devem ser limpos todos os dias com algodão embebido em infusão de camomila ou uma solução fraca de furacilina. Gotas antiinflamatórias podem ser instiladas uma vez por semana para prevenir doenças. As orelhas devem ser escaneadas a cada 7 a 10 dias - elas são limpas com loção veterinária ou ácido bórico.

É muito importante fornecer ao grifo uma boa higiene bucal. O fato é que ali se criou um ambiente favorável à reprodução de bactérias patogênicas, portanto, é necessário acostumar o pet a limpar a placa dental desde muito cedo - isso deve ser feito pelo menos uma vez por semana. Se o cão estiver comendo ração seca, a frequência do processamento pode ser reduzida para uma vez por mês - pelotas de ração seca e dura ajudam a remover a placa bacteriana.

Para escovar os dentes, use pastas especiais com sabor de carne ou peixe, alguns criadores de vez em quando esfregam os dentes de seus animais de estimação com carvão ativado, que impede o crescimento de bactérias.

Nutrição

Grifos são cães muito exigentes em tudo quando se trata de comida, é muito difícil agradar um animal assim. É melhor manter seu cão com alimentos de especialidades premium e super premium, como Royal Canin e Pro Plan. Estes produtos têm uma composição equilibrada, incluem todas as vitaminas e minerais necessários.

Se você preferir alimentação natural, lembre-se de que 70% da dieta deve ser composta de carne magra: carne, coelho, vitela, cordeiro ou frango. Umas duas vezes por semana, é permitido substituir um alimento por vísceras, os 30% restantes são cereais, é melhor adicionar trigo sarraceno, arroz ou milho ao puré, bem como vegetais (cenoura, abóbora e pepino). Uma vez por semana, ovos (frango ou codorna) e queijo cottage baixo teor de gordura são permitidos no menu.

Leve em consideração que a peculiaridade da mordida do animal é tal que ao mastigar grandes pedaços de comida o grifo pode ter dificuldades, portanto os produtos devem ser fervidos até ficarem macios e picados. Um cão adulto consome cerca de 500 g de ração por dia em duas passagens. Para cachorros de até três meses de idade, os mingaus de purê de líquido são preparados com base em uma mistura de leite, a frequência de alimentação recomendada é a cada 3-4 horas, enquanto o tamanho da porção não deve ultrapassar 150 ml.

Aos 6 meses de idade, o cão é gradualmente transferido para quatro refeições por dia, e aos oito o número de mamadas é reduzido para três. O animal muda para o modo adulto a cada ano.

Educação e treinamento

Ao treinar um Bruxelas Griffon, você deve saber que este cão categoricamente não agüenta a repetição frequente do mesmo comando - o dono pode gritar até mesmo durante o dia, mas o animal o fará de qualquer maneira. Esses cães devem ser estimulados, pois não há outra forma de forçá-los a executar o comando.

No entanto, o incentivo pode ser qualquer coisa, até moral - grifos são perfeitamente capazes de executar comandos apenas por um sentimento de afeição por seu mestre e como gratidão pela manifestação de amor e atenção. Os cães desta raça geralmente alcançam grande sucesso em agilidade e apresentam bom desempenho em todos os tipos de competições.

Sobre quem é o Bruxelas Griffon e como criá-lo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa