Panelas

Como acender uma panela de ferro fundido?

Como acender uma panela de ferro fundido?
Contente
  1. Por que acender uma frigideira?
  2. Os caminhos
  3. Cuidados de acompanhamento
  4. Dicas úteis

Nem todo mundo sabe que antes de começar a preparar a maioria dos pratos, a panela deve ser acesa. E muitos não dão muita importância a isso. Os chefs profissionais nunca perdem esse processo importante, mas entender a essência exigirá um olhar mais profundo sobre essa questão.

Por que acender uma frigideira?

Não importa o quanto você queira, você não pode colocar imediatamente uma nova panela de ferro fundido no fogão e começar a cozinhar nela. O processo de calcinação vem sendo utilizado desde os tempos da existência da Rússia Antiga, só então sua principal tarefa era criar um revestimento antiaderente natural. Hoje existem muitos outros motivos pelos quais é necessário processar o metal com alta qualidade antes de iniciar sua operação.

Antes de começar a acender a panela, você precisará se preparar para o uso, ou seja, primeiro limpá-la. Para acelerar a remoção de marcas de ferrugem, um raspador de metal ou uma esponja dura é o ideal. A seguir, a loiça é bem lavada em água corrente com detergente para a loiça. Agora você precisa secar a panela de ferro fundido.

O processo de calcinação é necessário por vários motivos. Com sua ajuda, é possível alcançar certos resultados.

  • Retire da louça a graxa que foi aplicada na produção durante a fabricação do produto. Todos devem saber que é prejudicial aos seres humanos, mas você simplesmente não pode prescindir desse lubrificante, pois sua ausência não permitirá que você remova facilmente a frigideira sob a prensa.
  • O metal geralmente é coberto com um selante, que protege contra a corrosão durante o armazenamento. A maioria dos produtos é projetada para dar ao produto final um brilho atraente.Qualquer um deles é prejudicial, pode levar não só ao aparecimento de uma reação alérgica, mas também a intoxicações graves. Pode-se perceber que existe uma película nociva nos pratos pelo cheiro forte, assim como pelo gosto ruim dos produtos sendo cozidos. Mas é melhor não experimentar assim, pois pode ser prejudicial à saúde.
  • A calcinação ajuda a descobrir se há defeito de fabricação na frigideira. Se estiver presente, durante o processo de aquecimento, pequenas rachaduras e deformações se tornarão visíveis. Se o produto não for adequado para uso posterior, ele poderá ser devolvido ao vendedor com segurança.
  • O recozimento ajuda a criar uma camada antiaderente natural na superfície das panelas de ferro fundido, o que é essencial na fabricação de panquecas e panquecas. Apesar de o ferro fundido ser um metal, ele tem uma estrutura porosa, então os alimentos entram em seus poros, que passam a ter um cheiro desagradável pelo fato de queimarem. A calcinação evita esse processo.
  • Com o tempo, os depósitos de carbono vão se acumulando na panela, é prejudicial à saúde humana, por isso deve ser removido. A calcinação simplifica muito o processo.
  • Além disso, o aquecimento a longo prazo da panela permite aumentar a vida útil do produto, pois a probabilidade de enferrujar é significativamente reduzida.

No processo de calcinação com óleo, dois fatores afetam o metal: a alta temperatura e o óleo, que, ao ser aquecido, penetra nos poros dilatados.

Depois que a frigideira esfriar, os poros se fecharão, mas o óleo permanecerá neles, criando uma camada protetora. Se a frigideira de ferro fundido estiver coberta com uma camada de esmalte, não há necessidade de aquecê-la. Antes de usá-los pela primeira vez após a compra, basta lavá-los com um agente de limpeza.

Os caminhos

Há muitas maneiras de preparar uma frigideira de ferro fundido antes de usá-la pela primeira vez. Todos eles são simples e acessíveis a todas as donas de casa.

Usando sal de mesa normal

Nesse caso, você precisará levar não um produto iodado, mas sal grosso. Dentro da panela, é despejado no fundo de forma que o cubra com a espessura de um centímetro.

Ligue o queimador em fogo médio e coloque os pratos. O tempo de espera é de 10 a 20 minutos, isso é o suficiente. Em cada caso, vale a pena confiar mais no tamanho da panela aquecida e na intensidade da chama.

O sal precisará ser mexido de vez em quando.

Pode aparecer um cheiro desagradável, o que não é surpreendente, pois a graxa de fábrica sai dos poros do ferro fundido. O sal branco logo mudará de cor e ficará amarelo, ainda mais parecido com o marrom, e às vezes até preto, o que indica uma grande quantidade de substância nociva na superfície.

A panela é retirada do fogo e deixada esfriar até que o sal esfrie. Não pode mais ser usado para comida, por isso é jogado fora sem remorso, e os pratos são lavados na torneira com um agente de limpeza, depois enxugados e esfregados com óleo de girassol.

Este não foi o fim do processo de calcinação. A panela é novamente colocada no fogo e aquecida, mas agora a intensidade da chama deve ser mínima. Para que o óleo penetre nos poros do ferro fundido, bastam cinco minutos no fogo. Se aparecer uma cor cinza, isso indica que a panela foi aquecida com boa qualidade. Agora você pode enxaguar delicadamente em água fria e esfregar com sal.

Antes de guardar, limpe bem a panela.

Usando apenas óleo

Existem várias maneiras de temperar adequadamente as panelas de ferro fundido em casa, usando apenas óleo vegetal.

No primeiro caso, você precisará colocar fogo no recipiente e mantê-lo por cinco minutos. Somente depois que o metal aquece bem, o óleo é cuidadosamente derramado em um jato fino. Deve haver quantidade suficiente para cobrir completamente o fundo da panela.

Algumas donas de casa não sabem qual produto é melhor usar para assar. Chefs experientes concordam que o óleo refinado é ideal para isso porque não emite tanta fumaça e vapores quanto o óleo não refinado. Olive não é barato, então você pode usar girassol barato também. É permitido até mesmo simplesmente untar a superfície com banha.

Durante o processo de calcinação, será necessário fornecer ventilação de alta qualidade na cozinha, para isso o exaustor está ligado. Se não houver nenhum, abra as janelas do apartamento.

O ferro fundido deve permanecer em fogo baixo, no fogão, por trinta minutos. Depois de permitirem que a louça esfrie, com a ajuda de um pegador de panela eles pegam a alça e drenam todo o excesso de óleo. Agora a panela é colocada sob água fria corrente e todo o processo é repetido novamente. Três vezes é o suficiente para recozer adequadamente os pratos.

Da última vez, enxágue o óleo com água fria e limpe o fundo e as paredes com um pano, mas não use nenhum agente de limpeza. O revestimento antiaderente natural ajuda a proteger a loiça durante o armazenamento.

O segundo método pode ser usado, mas exigirá muito mais óleo, então existe a possibilidade de que ele possa piscar repentinamente. Você precisa monitorar a panela e não deixar por um minuto.

Antes de colocar a louça no fogo, o óleo é despejado por dentro até o meio. O fogo no fogão deve ser médio, o tempo de procedimento é de 30 minutos. Depois que a frigideira esfria, o produto é drenado, o metal é limpo e armazenado.

No fogão

Não importa se você usa fogão a gás ou elétrico, este método é muito popular, embora consista em seis etapas. Primeiro, você precisa ligar a placa de aquecimento ao máximo. Se for um fogão elétrico, é preciso aquecê-lo bem.

É possível determinar se a loiça está devidamente calcinada pela tonalidade acinzentada que surge. Na segunda etapa, pegam pela alça com pegador de panela e mergulham em água fria. Uma mudança brusca de temperatura pode aumentar a resistência do produto. Sem limpar a panela, ele é levado de volta ao fogo, despejando-se uma pequena quantidade de sal, que deve absorver não só a umidade, mas também a graxa prejudicial.

Quando os pratos estão completamente frios, o sal é jogado fora, as paredes e o fundo são untados com um pano untado com óleo e o ferro fundido é aquecido novamente no fogão por cinco minutos.

No forno

O processo passo a passo de utilização do forno parece muito simples e acessível. Com um estudo mais detalhado do assunto, qualquer dona de casa pode lidar com a calcinação do ferro fundido, mesmo que não tenha experiência antes.

Ao usar o forno, você precisará virar o recipiente de cabeça para baixo. Primeiro, é preciso untar bem o produto em todos os lados com óleo. Se houver um cabo de madeira ou plástico, será necessário removê-lo. No caso em que não seja removível, não é aconselhável tocá-lo, mas é preferível utilizar qualquer outro método.

É aconselhável colocar uma assadeira no fundo do forno, sobre a qual o óleo pode pingar quando aquecido.

A temperatura interna deve ser de pelo menos 180 ° C. A panela cabe dentro por uma hora. No processo pode formar-se fumo, por isso não tenha medo, é melhor abrir as janelas ou abrir o capô. Passado o tempo especificado, o forno desliga-se, mas os pratos ficam lá dentro até que arrefeçam.

Se o procedimento for repetido várias vezes, a camada antiaderente natural ficará maior e melhor.

Para pratos profundos

Patinhos, caldeirões e outros pratos de ferro fundido são inconvenientes para calcinar usando todos os métodos acima. Existe uma outra maneira, embora demore mais tempo, permite que você alcance o resultado desejado. Nem sempre é conveniente disparar desta forma, mas às vezes é a única maneira de aumentar a vida útil do produto.

A dona de casa precisará untar o fundo e as paredes com óleo, fazer uma fogueira no local e colocar o recipiente diretamente no fogo. Não deve haver nenhum elemento de madeira ou plástico sobre ele, e este método está disponível apenas para quem tem sua própria casa particular.

Depois de um tempo, a superfície de uma frigideira ou outro utensílio ficará cinza de ferro fundido, o que indica que o processo pode ser concluído.

Cuidados de acompanhamento

O recozimento oferece durabilidade aos recipientes de ferro fundido, mas eles ainda precisam ser cuidados se você quiser que durem muito. É aconselhável lavar a louça imediatamente após o término do cozimento. Isso é feito em água fria, pois o óleo não precisa ser lavado de vez em quando.

Não limpe o ferro fundido na máquina de lavar louça nem armazene alimentos dentro.

Após cada utilização, vale a pena relubrificar as paredes e o fundo com uma pequena quantidade de óleo vegetal.

Durante a limpeza, não use escovas grossas, substâncias abrasivas e raspadores de metal, pois removem a camada protetora. Se for usado um agente de limpeza, então o ferro fundido é novamente lubrificado e calcinado por meia hora. Se precisar remover alimentos queimados, ferva um pouco de água em uma panela com a adição de duas colheres de sopa de sal e refrigerante.

O local de armazenamento dos utensílios de ferro fundido deve ser bem ventilado, caso contrário, podem surgir mofo e odores desagradáveis. É guardado com a tampa aberta, totalmente seco. Mesmo com uso pouco frequente, é aconselhável untar periodicamente a loiça com gordura ou óleo.

Dicas úteis

Algumas donas de casa têm que lidar com o processo de torrefação de ferro fundido pela primeira vez, outras já processaram utensílios mais de uma vez, portanto, dê conselhos sobre como fazer isso de forma rápida e fácil.

  • É melhor fazer a torrefação do ferro fundido em um horário em que não haja ninguém em casa. Quando a camada protetora de fábrica evapora, muito fumaça se forma, há um odor desagradável no apartamento. Para evitar que o ambiente cheire, você precisa abrir as janelas antes mesmo de iniciar a ignição.
  • O óleo desempenha um papel importante no processo, portanto, um produto refinado é a solução ideal. A azeitona é mais adequada do que a verdura, mas também custa mais. Pode ser substituído por gordura, incluindo cordeiro, ganso, interior ou porco.
  • Se a dona de casa se esquecer de retirar as partes fusíveis da frigideira, o produto ficará irremediavelmente danificado. Acontece também que não é possível retirar o cabo, portanto, tal panela pode ser acesa exclusivamente no fogão, mas é estritamente proibido usar fogo aberto ou forno.
  • Às vezes, o ferro fundido é endurecido antes da calcinação. Para fazer isso, ele é colocado em um queimador que funciona no máximo. Quando a cor da superfície muda de preto para cinza, o metal é rapidamente imerso em água fria. Se aparecerem fissuras e outras deformações no fundo ou nas paredes, isso indica que o ferro fundido é de má qualidade.

É muito importante não se esquecer das precauções de segurança. Nunca toque na alça de uma panela quente com as mãos desprotegidas, mas use uma luva de forno, toalha ou luvas. O produto que está sobre o fogo deve ser vigiado, há casos em que o óleo se inflamou. O não cumprimento das medidas de segurança aumenta a probabilidade de incêndio no apartamento.

Em nenhum caso deve haver criança na cozinha, pois o ferro fundido é aquecido a alta temperatura e qualquer contato com ele pode causar queimaduras graves.

Em conclusão, deve ser dito que as panelas de ferro fundido têm muitas vantagens, especialmente na preparação do prato tradicional russo - panquecas. Nestes pratos, tornam-se incrivelmente saborosos, uma vez que cozem bem e não queimam, no entanto, na primeira utilização, pode-se sentir um cheiro desagradável e até mesmo um sabor desagradável. Para não estragar a comida, qualquer frigideira de ferro fundido deve primeiro ser acesa e só então pode cozinhar nela.

Se tudo for feito da maneira correta, a dona de casa terá em seu arsenal uma auxiliar insubstituível por muitos anos, com a qual poderá preparar deliciosos bifes, costeletas, peixes fritos e outros deliciosos pratos.

Para obter informações sobre como preparar uma frigideira de ferro fundido para uso, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa