Panelas

Panelas elétricas: características e escolhas

Panelas elétricas: características e escolhas
Contente
  1. Descrição e princípio de funcionamento
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Variedades
  4. Modelos populares
  5. Como escolher?
  6. Como cuidar?

Junto com muitos aparelhos populares que facilitam muito o processo de cozimento, existe um aparelho no mercado de eletrodomésticos como a frigideira elétrica. Este dispositivo é popular tanto para uso doméstico quanto para alimentação. No entanto, nem todos sabem exatamente quais são as características de tal produto, quais são as variedades no mercado e como operar o dispositivo de maneira adequada. Essas nuances devem ser aprendidas antes de comprar este dispositivo, e todas elas serão discutidas em detalhes neste artigo.

Descrição e princípio de funcionamento

Como você pode imaginar pelo nome do dispositivo, a frigideira elétrica funciona diretamente da fonte de alimentação. Seu design é muito semelhante ao de uma frigideira convencional, mas a principal diferença é que a frigideira elétrica é equipada com um elemento especial de aquecimento infravermelho ou térmico. É ele quem fica saturado de energia da fonte e aquece a superfície do aparelho.

Esses componentes de aquecimento são embutidos no dispositivo hermeticamente e o tornam bastante adequado tanto para fritar alimentos quanto para assar ou estufar. Se a estrutura for equipada com laterais altas, você pode até ferver água ou assar nela.

Vantagens e desvantagens

Uma frigideira alimentada por rede elétrica é um dispositivo indispensável para quem não tem fogão a gás em casa, por exemplo, os alunos. E também é perfeito para quem gosta de sair para o campo. As principais vantagens deste dispositivo são vários fatores.

  • A panela está equipada com um termostato especial que permite controlar a temperatura de aquecimento da superfície do aparelho.
  • Em tal aparelho elétrico, você pode cozinhar vários pratos sem usar óleo vegetal, o que não pode ser feito em muitos modelos de panelas comuns ou com uma quantidade mínima de óleo.
  • Cuidar do aparelho é bem fácil. Ao contrário dos modelos tradicionais de panelas, que devem ser limpas tanto por dentro quanto por fora, basta lavar o análogo elétrico apenas por dentro, já que não se formam depósitos de carbono na parte externa.
  • A superfície da frigideira elétrica aquece não apenas rapidamente, mas uniformemente. Isso também afeta o tratamento térmico dos alimentos - também ocorre de maneira mais uniforme.
  • Um conjunto com tal dispositivo geralmente vem com elementos adicionais úteis que facilitam o processo de sua operação, por exemplo, suportes antiderrapantes.
  • Sem exceção, todos os modelos desses dispositivos são equipados com um revestimento do tipo antiaderente.
  • Uma vantagem indispensável será a função de aquecer os alimentos. Em uma frigideira elétrica, você pode fazer isso da mesma forma que em um micro-ondas, enquanto em uma frigideira comum existe o risco de fritar mais o prato durante o aquecimento.

As desvantagens de tais dispositivos não devem ser negligenciadas, embora sejam em pequeno número.

  • Algumas panelas não são projetadas para remover o cabo e o adaptador. Por causa disso, o processo de lavagem de tais produtos torna-se bastante problemático.
  • Custos adicionais de eletricidade. Se você usa este dispositivo ativamente, esteja preparado para o fato de que sua conta de luz aumentará.
  • Alguns modelos são bastante caros.

Variedades

Como a maioria dos eletrodomésticos, a frigideira elétrica está disponível nas lojas em certas variedades, cada um dos quais tem suas próprias características distintas.

  • O primeiro critério é a localização dos elementos de aquecimento. Eles, via de regra, são embutidos na parte inferior do dispositivo, mas também existem modelos em que esses elementos também estão localizados nas tampas. O aquecimento para o último tipo acaba sendo bilateral.
  • Outro sinal é o formato da panela. Pode ser não só redondo, mas também retangular com cantos arredondados, quadrado ou oval. As dimensões do dispositivo também podem variar.
  • Um dos critérios é o material com o qual a tampa da panela é feita. Existem duas opções aqui - metal e vidro.

Além das formas, tamanhos e localização dos aquecedores, uma característica importante é a função de tais dispositivos, de acordo com as características das quais existe também uma classificação das espécies.

  • Frigideira wok Possui lados altos e fundo em forma de cone. É utilizado, via de regra, para estufar, refogar, cozinhar guisados, cereais esfarelados ou pilaf.
  • Panelas elétricas especiais Concebido para preparar refeições específicas, na maioria das vezes bifes, pizzas ou outros produtos assados. A maioria desses dispositivos tem dois lados.
  • Produtos multifuncionais em miniformato. A lista de pratos que podem ser cozinhados em dispositivos tão elegantes é enorme e pode incluir tanto os clássicos ovos mexidos ou caçarola, quanto pratos de carne mais complexos.
  • Modelos elétricos, Criadas especificamente para fritar carnes e vegetais, têm aquecimento nos dois lados e são chamadas de assadeiras.
  • Mini frigideira elétrica de viagem tem um corpo compacto. Permite a sua utilização para aquecer refeições prontas. E também nele você pode fritar linguiças, ovos mexidos ou fazer sanduíches quentes.

Modelos populares

Ao escolher as frigideiras mais adequadas para você, preste atenção a esses modelos que já ganharam popularidade e um feedback positivo no mercado de eletrodomésticos. Isso inclui vários produtos.

  • A primeira frigideira produzida sob a marca russa "Great Rivers" foi modelo "Sorceress-1"... É um aparelho de corpo redondo com diâmetro de 36 centímetros e profundidade de 7 centímetros. A tampa, dotada de um orifício especial para a saída do vapor, é de vidro resistente e as pegas não aquecem. Equipado com uma potência de 1500 W, esta panela também possui vários ajustes de temperatura. O custo aproximado desse modelo é de 2.500 rublos.
  • Uma frigideira elétrica, mais parecida em parâmetros com os minimodelos, é chamada de Galaxy GL 2660. A profundidade desse dispositivo é de apenas 4 centímetros, ele é equipado com pés emborrachados, além de uma tampa de vidro. As alças dessa frigideira também são feitas de matérias-primas resistentes ao calor. Esse modelo é ideal para viagens ao país e, ao mesmo tempo, será barato - de 900 a 1200 rublos.
  • O representante de produtos nacionais na área de fornos elétricos é modelo "milagre" aquecimento frente e verso, em alumínio. Esta frigideira multifuncional é utilizada para todos os tipos de cozinha, exceto grelhar. Sua capacidade é superior a três litros e a altura das paredes é de quatro centímetros.

A parte externa da tampa de uma panela pré-aquecida pode servir de fogão, mas a potência de tal dispositivo não é muito alta.

Como escolher?

O processo de escolha de uma frigideira que funcione da rede elétrica deve ser abordado com muita responsabilidade. Durante este procedimento, uma série de critérios importantes são levados em consideração.

  • O material do corpo determina parâmetros como o peso do dispositivo. A maioria dos modelos de frigideiras elétricas é feita de alumínio, mas também existem contrapartes de ferro fundido que são mais pesadas. Certifique-se de que o material das alças é resistente ao calor. Se a bandeja for escolhida para a casa, o peso pode não ser tão importante, mas se você planeja transportá-la, estruturas muito grandes se tornarão um fardo extra.
  • Certifique-se de que a tampa é feita de vidro resistente e não é muito plana. A tampa arredondada permite colocar pedaços maiores de comida na panela.
  • Dê preferência às unidades das quais você pode desconectar o cabo de alimentação para limpar o gabinete.
  • Quanto mais ampla for a faixa de regulação de temperatura, mais pratos você pode cozinhar em uma frigideira elétrica; portanto, preste muita atenção a este parâmetro.
  • Um elemento útil no design do dispositivo será uma bica embutida no corpo. Permite eliminar o excesso de líquido durante a preparação de determinados pratos.
  • As classificações de energia devem ser selecionadas com base na finalidade de uso, sua frequência e o número de pessoas para as quais os alimentos serão preparados. Uma família grande, por exemplo, precisará de um dispositivo mais poderoso do que uma única pessoa.
  • Preferências de cozinha. Eles determinam a profundidade necessária da estrutura. Por exemplo, se você gosta de carne e costuma fazer bifes, precisa de uma frigideira mais funda.

Ao escolher um aparelho, alguns também prestam atenção aos agradáveis ​​bônus que o acompanham, por exemplo, um livro com receitas de pratos que podem ser preparados no modelo escolhido.

Como cuidar?

Vale a pena limpar e cuidar de um aparelho elétrico deste tipo, respeitando algumas regras.

  • Antes de lavar o aparelho, certifique-se de que não esteja conectado a uma fonte de alimentação e que a superfície esteja completamente fria.
  • Em seguida, você precisa desconectar o painel de controle, primeiro desconectando-o da rede.
  • Seque a panela, mas se houver formação de depósitos de carbono, coloque água e ferva. Assim, os depósitos de carbono podem ser facilmente removidos sem danificar a camada antiaderente. Você precisa ferver por 5 a 10 minutos, dependendo do grau de contaminação.
  • A superfície deve ser limpa com um pano macio ou com o lado não áspero da esponja. Certifique-se de deixar a caixa secar após a limpeza.
  • A tampa pode ser lavada na máquina de lavar louça usando uma variedade de detergentes.
  • Depois que a panela estiver seca, unte levemente a parte de trabalho com óleo vegetal.
  • Tenha cuidado para não permitir que água ou agentes de limpeza entrem na abertura do painel de controle.
  • Lembre-se de que você não deve mergulhar o dispositivo em água ou usar agentes agressivos para limpá-lo.

Guarde o produto em local seco e fora do alcance das crianças, colocando o painel de controle na própria panela. A temperatura na área de armazenamento deve ser a temperatura ambiente.

Para uma visão geral da frigideira elétrica Clatronic PP 3401, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa