Skate

Rolamentos de skate

Rolamentos de skate
Contente
  1. Substituição de rolamento
  2. Limpeza de rolamentos
  3. Como lubrificar um rolamento?
  4. Manutenção de rolamentos não separáveis

Desde o surgimento do primeiro skate em 1958, sua demanda tem crescido constantemente. Ele ganhou a maior popularidade entre os jovens que buscam diversificar suas vidas com hobbies radicais.

Depois de comprar uma prancha em uma loja, com o tempo, muitos proprietários começam a notar que o skate não está mais se movendo tão rapidamente quanto imediatamente após a compra, sons estranhos aparecem. Podem existir várias razões. Um deles pode ser o desgaste dos rolamentos que ficam nas rodas. Isso se deve ao fato de que durante o esqui, poeira, sujeira e areia entram neles. Como resultado, as rodas começam a girar pior, o patim se move em solavancos ou para completamente no momento mais inoportuno. Nesse caso os rolamentos precisam ser substituídos ou limpos.

Substituição de rolamento

Para funcionar, você não precisa de um conjunto de ferramentas, basta uma chave especial para consertar a placa e um novo rolamento ou kit. Se essa ferramenta não estiver disponível, uma chave inglesa (tamanho 13) ou uma chave ajustável pode ser usada. A operação de substituição da peça defeituosa não levará mais de dez minutos.

Todo o processo de restauração do patim pode ser dividido convencionalmente em várias etapas.

  • Desaparafuse a porca da roda com uma chave especial. Isso deve ser feito no sentido anti-horário.
  • Remova o espaçador (arruela) entre a porca e o próprio mancal. Não jogue fora o espaçador, ele será necessário posteriormente durante a montagem.
  • Remova a roda com rolamentos defeituosos. Deve haver uma arruela na parte inferior, você pode deixá-la no lugar. A máquina de lavar não deve cair do assento.
  • Remova o rolamento defeituoso.Para fazer isso, é necessário inserir a roda no eixo de forma que sua extremidade toque um pouco a parte defeituosa, mas não alcance a roda. Então, com muito cuidado, lentamente, incline a roda em um ângulo em direção ao eixo do patim. O rolamento deslizará para fora. Todas as operações devem ser realizadas lentamente e com cuidado para não danificar nada. Este aviso é relevante se o elemento com defeito for planejado para uso no futuro. Do contrário, você não precisa ser cuidadoso. Existe um cubo na roda.

Neste caso, ao substituir novos rolamentos, é imprescindível inseri-los novamente.

  • Repita as etapas anteriores com outras rodas. Em seguida, insira rolamentos novos ou antigos totalmente limpos de sujeira e poeira. Se pintados, recomenda-se instalá-los com o lado pintado para fora.
  • O rolamento deve agora ser reinserido pressionando suavemente o anel de metal externo. O centro do rolamento em si não deve ser pressionado. A prensagem deve ser feita onde a borda com a roda passa. Faça uma operação semelhante com o resto das rodas.
  • Substitua as juntas.
  • Aperte todas as porcas da roda no sentido horário. Observe que, no processo, o eixo da placa não deve ultrapassar a porca. Isso evitará que a linha seja arrancada no eixo. Além disso, não aperte muito as porcas, pois as rodas serão difíceis de girar.
  • Verifique as rodas quanto à torção. Pequenos cliques, como estalos, devem ser ouvidos, mas o ruído alto já é anormal.

Se as rodas girarem suavemente, com inércia suficiente para se mover, você pode continuar a dirigir.

Limpeza de rolamentos

A limpeza regular dessas peças pode reduzir o desgaste do patim, aumentar muito sua velocidade e ajudar a evitar o travamento da roda. Se você não limpar os rolamentos em tempo hábil, a probabilidade de acidentes ao usar a placa aumenta significativamente. A operação de limpeza em si é simples, pode ser feita de forma independente em casa, sem envolver um especialista e sem gastar dinheiro para chamá-lo e pagar pelo trabalho.

Para iniciar a limpeza, você precisa remover o rolamento. Todo esse processo é descrito em detalhes nas etapas acima. Para evitar a perda de peças importantes (parafusos, arruelas, espaçadores), é melhor mantê-los todos juntos, por exemplo, em uma caixa ou saco plástico.

A limpeza é recomendada na seguinte ordem.

  1. Limpe as áreas principais do rolamento de poeira e sujeira. Para remover áreas óbvias de contaminação, limpe com um lenço de papel ou pano seco. Um solvente pode ser usado para limpar as áreas mais problemáticas.
  2. Prepare a solução de limpeza. Isso exigirá um recipiente limpo e um agente de limpeza (acetona, limpador de graxa, álcool ou álcool isopropílico). Luvas de borracha são recomendadas para proteção das mãos.
  3. Coloque os rolamentos em um recipiente com detergente.
  4. Enxágue os elementos e espere um pouco até que as peças estejam completamente limpas (cerca de 10 minutos). Se o limpador estiver escuro, recomenda-se drená-lo com cuidado e encher o recipiente com um novo limpador. A operação deve ser repetida até que os elementos estejam completamente limpos.
  5. Remova a bucha, remova o inserto de borracha do próprio mancal. Para fazer isso, retire-o com algo fino, como um clipe de papel ou uma agulha de costura. Se isso falhar, a agulha pode ser inserida entre a pista externa do rolamento e a bucha. Em seguida, levante cuidadosamente o anel isolante de borracha até que ele saia de sua sede.
Em seguida, retire as peças do recipiente com o limpador e deixe secar.

Para fazer isso, eles podem ser espalhados sobre um pano limpo.

Como lubrificar um rolamento?

Recomenda-se secar as peças antes de lubrificá-las. Isso não levará mais de 15 minutos. Para acelerar o processo, você pode usar um cilindro de ar comprimido. Para fazer isso, direcione o jato para o lado aberto do elemento.

Em seguida, você precisa aplicar uma graxa especial no rolamento. 2-3 gotas são suficientes para uma parte.Para uma lubrificação uniforme, o rolamento deve ser virado.

O uso de óleo vegetal ou óleo de motor pode entupir as peças. Também não é recomendado usar WD-40. Ele pode atuar como um limpador em alguns casos, mas não como um lubrificante, e também encurta a vida útil das peças.

Em seguida, você precisa colocar as buchas em seus lugares. Ao fazer isso, certifique-se de que não haja espaços entre eles e o rolamento. Os rolamentos podem então ser inseridos.

Caso o patim seja equipado com separador (sincronizador), é necessário colocar a peça de volta. Para fazer isso, as rodas são fixadas ao chassi, mas as porcas não são apertadas com muita força. As rodas devem balançar um pouco. Se a roda não girar bem e travar, afrouxe a porca que a segura.

Os especialistas recomendam fortemente o uso de graxas adequadas para todos os modelos. Para facilitar a rotação das rodas, você precisa "estender" a prancha por cerca de uma semana. Mas, ao mesmo tempo, basta lubrificar os rolamentos uma vez por ano.

A graxa deve ser aplicada em cerca de 40 por cento do espaço livre dentro do rolamento.

Nunca use água ao lubrificar rolamentos.

Manutenção de rolamentos não separáveis

Para fazer isso, remova uma das botas. Ao mesmo tempo, ele se dobrará e ficará inutilizável. Você não deve ficar chateado, pois isso não será necessário no futuro. Após a lavagem e lubrificação, o rolamento é instalado na roda com o lado aberto.

A ausência de uma bota não afetará significativamente o desempenho do patim, uma vez que o rolamento se encaixa perfeitamente nas paredes da roda. É por isso que você não deve ter medo de poeira e sujeira. O processo de limpeza dos mancais não separáveis ​​é igual ao descrito acima.

Se você seguir todas as condições para o cuidado e substituição das peças problemáticas descritas neste artigo, poderá esperar um aumento significativo na vida útil do seu skate.

Você pode aprender como limpar corretamente os rolamentos de um skate assistindo ao vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa