Skate

Rodas de skate: como escolher e mudar?

Rodas de skate: como escolher e mudar?
Contente
  1. Requisitos primários
  2. Visualizações
  3. Critérios de escolha
  4. Top models
  5. Como trocar as rodas?
  6. Possíveis malfuncionamentos

Somente rodas de skate bem escolhidas proporcionarão o prazer de andar de bicicleta e o motivarão para novas conquistas. O tamanho, a rigidez e a maciez das rodas de skate luminosas e regulares afetam não apenas o desempenho do passeio, mas também a segurança ao executar manobras.

Requisitos primários

As rodas são um dos elementos mais importantes de um skate. É deles que dependem a velocidade, a capacidade de execução e o conforto de condução. Afinal, eles estão em contato direto com a superfície.

Existem vários requisitos básicos para rodas - devem ser fortes, duráveis, rodar bem e resistir a impactos. Bem, é desejável ter custo aceitável.

Dito isto, a escolha das rodas de skate é sempre um compromisso. Se quisermos mais velocidade, perdemos a capacidade de manobra e ganhamos peso adicional. Se queremos fazer manobras, perdemos velocidade e durabilidade.

Portanto, a escolha deve ser abordada de forma razoável. De fato, na melhor das hipóteses, perderemos dinheiro, na pior, saúde. Mesmo que não haja fraturas, ainda é desagradável receber escoriações de uma roda saltitante.

Além disso, em diferentes tipos de skates, a localização das rodas é diferente. Portanto, para os rolos, foram desenvolvidas rodas diferentes, que são divididas em vários tipos.

Visualizações

A maioria dos skates está equipada com rodas clássicas. Mas também existem outras variedades.

  • Clássico. Eles são usados ​​na maioria dos skates. Eles têm 2 rolamentos, podem ser feitos de materiais diferentes e têm cores diferentes.
  • Brilhando. Geralmente comprado para crianças porque tornam o passeio mais interessante. Eles parecem especialmente impressionantes no escuro.O principal é levar um modelo comprovado, pois entre eles há um alto percentual de defeitos.
  • Swivel. Fixado em um suporte especial que permite girar 360 graus. No roller-surfing são utilizadas rodas independentes, no freboarding, elas são interligadas à suspensão.
  • Pneumático. Usado em pranchas de montanha off-road. Eles têm um grande diâmetro - 20 cm (200 mm) e mais. Eles absorvem bem os choques quando são bombeados com ar. Pneus de borracha com piso ruim proporcionam boa aderência em superfícies difíceis.

O único tipo de roda que pode furar.

  • Rodas motorizadas. Geralmente também são pneumáticos. Montado em skates elétricos e alimentado por bateria. Absolutamente não adequado para acrobacias, pois são grandes e pesadas. Devido à sua alta inércia, eles ganham velocidade por muito tempo e têm baixa manobrabilidade.

Eles são usados ​​para veículos elétricos pessoais e lidam bem com essa tarefa.

Critérios de escolha

Mas, apesar do design simples, as rodas clássicas podem variar muito em desempenho. Isso é especialmente perceptível em termos de custo. Portanto, você precisa decidir sobre as características.

Normalmente, as rodas são equipadas com dois rolamentos ao mesmo tempo. Portanto, apenas esses elementos precisam ser selecionados.

Rigidez

Um dos parâmetros principais, pois define a área de utilização da roda. A designação é sempre indicada na parede lateral na forma de um número e da letra A.

  • 73A-87A. Rodas macias para estradas ruins. Usado em cruzeiros e longboards.
  • 88A-95A. Os mais duros requerem um revestimento de melhor qualidade.
  • 96A-99A. Tenha um bom equilíbrio entre velocidade e conforto. Mais popular entre crianças e adultos.
  • 101A e superior. Projetado para deslizar em grades e bordas, adequado apenas para patinadores experientes.

O tamanho

O tamanho da roda afeta a velocidade e a aceleração. Nesse caso, os valores são recíprocos. Isso significa que quanto maior a velocidade máxima, mais lento ele aumenta.

Além disso, as leis básicas são simples. Assim, rodas grandes são mais confortáveis, mantêm melhor a velocidade. Os pequenos são mais manobráveis. Portanto, o tamanho das rodas é selecionado dependendo da superfície e do estilo de condução.

  • Diâmetro 54-56 mm... É utilizado em superfícies irregulares, asfalto ou rampas especiais. Eles são instalados principalmente em longboards.
  • 51-53 mm... Usado para asfalto liso sem rachaduras. Adequado para truques não muito difíceis.
  • 40-45 mm... A área de aplicação é em superfícies absolutamente planas. Truques complexos podem ser executados neles.

Deve-se observar que as rodas são apagadas e seu tamanho é reduzido. Deve haver um espaço entre eles e o convés. Isso é especialmente importante quando a suspensão é macia. Se a roda "morder" no momento da aterrissagem, as sensações não serão das mais agradáveis.

E também não se esqueça da largura. Encontra-se na faixa de 30-42 mm.

Rodas largas são mais confortáveis ​​e estáveis, rodas estreitas são mais manobráveis ​​e mais adequadas para uma condução agressiva.

Rolamentos

Isso faz parte da roda, portanto, faz parte do patim. Eles são classificados de acordo com sua precisão de fabricação, de ABEC-1 a ABEC-9. Os mais precisos são 9, mas também os mais caros. Eles são instalados em modelos de alta velocidade para pilotos experientes.

Apesar do prestígio, as crianças não são recomendadas para usar esses rolamentos. Eles são caros. Além disso, não se esqueça da segurança - até que a criança aprenda a andar bem, não vale a pena desenvolver altas velocidades.

Mas note ABEC-9 não pode ser barato. E também o ABEC-3 de um fabricante conhecido pode ser mais rápido do que o ABEC-9 de um fabricante não identificado.

Alguns rolamentos podem ter um diafragma de metal em um dos lados. É melhor não tocar nele ao desmontá-lo. Este rolamento deve ser direcionado para você, ou seja, com o lado desprotegido voltado para dentro da roda.

Material

Na hora da escolha, o material também é importante, já que as rodas são feitas de diferentes matérias-primas.

  • Poliuretano... Eles são confiáveis ​​e têm uma longa vida útil. Eles são merecidamente os mais populares entre os patins, alguns nem mesmo recomendam tirar rodas de outro material.
  • PVC (policloreto de vinila). As características são um pouco piores, o que se reflete no preço.
  • Borracha. Eles são bem amortecidos, têm excelentes propriedades de aderência, mas não toleram temperaturas extremas. Seus recursos são limitados.
  • Plástico... Dignidade - cores brilhantes. O resto das características são piores do que as do poliuretano. Indicado como opção das crianças, visto que aumentam o interesse pelo novo skate.

Para despertar o interesse de seu filho, você pode comprar um skate com lindas rodas de plástico. E então, quando ele gostar de cavalgar, compre um conjunto de poliuretano.

Às vezes, há rodas compostas, ou seja, um pneu de poliuretano e um cubo de plástico. Essas rodas são menos duráveis, mas são adequadas para crianças e condutores leves.

Top models

Não é lucrativo para os fabricantes fazerem um casamento, porque querem ter clientes satisfeitos. Portanto, qualquer empresa se esforça para ganhar confiança e produzir bons produtos.

Ainda assim, as melhores empresas são Footwork, Union, Ricta and Bones. Mas o principal é escolher corretamente o modelo certo. Isso se aplica a qualquer empresa.

Como trocar as rodas?

Os técnicos adoram cuidar da aparência, portanto, todo piloto deve ser capaz de remover as rodas. Isso é necessário para manutenção e substituição de rolamentos.

Use uma chave de soquete de 1/2 ″ (polegada) para afrouxar a porca e remova a roda. No roller-surf, você precisa desapertar o parafuso - e é isso.

Você pode obter o rolamento com uma chave de fenda ou usar o cabide de skate. Você precisa de algo pontiagudo para remover o manguito de borracha. E você também precisa de água, já que o procedimento não é limpo.

Você precisa colocar as rodas na ordem inversa.

Possíveis malfuncionamentos

É uma pena quando o skate não anda. Podem haver vários sintomas de mau funcionamento.

  • As rodas não estão girando bem. Neste caso, você precisa verificar o rolamento. Se estiver muito sujo, precisa ser substituído ou limpo. Para limpar o mancal, é necessário remover as proteções de borracha (de metal, se houver, não toque). Em seguida, deve ser totalmente imerso em uma garrafa de querosene, gasolina ou solvente. Depois disso, o recipiente deve ser agitado e deixado por 24 horas. E depois de secar, não esqueça de lubrificar.

A medida pode ser usada como profilaxia - certamente não será pior.

  • Skate instável... Verifique se as rodas estão balançando e aperte-as. Se não ajudar, você precisa trocar o rolamento.
  • Ruído de rolamento... Eles precisam ser lubrificados com WD-40 ou I-20A. Nesse caso, é melhor colocar menos lubrificante do que mais.
  • Roda rachada. A peça não pode ser restaurada, definitivamente para substituição.

Você pode aprender mais sobre como cuidar do seu skate abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa