Skate

Skates: tipos, melhores modelos, dicas de escolha e uso

Skates: tipos, melhores modelos, dicas de escolha e uso
Contente
  1. O que é isso?
  2. O princípio do dispositivo
  3. Visão geral da espécie
  4. Fabricantes e modelos populares
  5. Como escolher?
  6. Acessórios e roupas necessárias
  7. Onde treinar?
  8. Dicas operacionais
  9. Recomendações para iniciantes

O skate é muito popular entre os jovens e muito apreciado pelos entusiastas de esportes radicais. A alta demanda por placas de rolos é devido ao seu custo aceitável e ampla disponibilidade para o consumidor. Além disso, o skate é uma atividade muito interessante e promove o desenvolvimento da coordenação e fortalecimento do aparelho vestibular.

O que é isso?

O skateboard deve seu nome à transcrição em inglês da palavra skateboard, que significa literalmente “skateboard”. Skate (realizando vários truques em um skate) foi recentemente incluída no programa dos Jogos Olímpicos de verão... A origem do esporte remonta à década de 30 do século passado, quando os surfistas passaram a usar o skate para se manter em forma na entressafra.

Com o tempo, o skate conquistou as massas e se tornou o passatempo favorito de um grande número de jovens. Durante a curta história de sua existência, o skate foi aprimorado repetidamente e adquiriu contornos mais ou menos modernos em 1958. Um pouco mais tarde, nomeadamente em 1971, Richard Stevenson inventou as bandagens de perna e mudou ligeiramente o design da prancha em si, a partir da qual se tornou mais obediente e manobrável.

Peculiaridades

A alta demanda do consumidor por skates se deve a uma série de vantagens importantes desses designs exclusivos.

  • O skate moderno é um veículo incomum, onde você pode não apenas realizar vários saltos, mas também fazer caminhadas relaxantes, bem como se locomover em uma grande cidade.
  • Devido ao tamanho pequeno e baixo peso do patim, com ele você pode descer o metrô, utilizar todos os tipos de transporte terrestre e também levá-lo a shopping centers e cinemas.
  • Devido ao fato dos skates estarem constantemente sob a supervisão dos donos, a probabilidade de serem roubados é mínima.
  • O skate regular desenvolve bem os músculos das pernas, costas e permite que você esteja sempre em ótima forma física.

O skate é um esporte espetacular e tem milhares de fãs em todo o mundo. Não é à toa que 21 de junho é oficialmente reconhecido como o Dia Internacional do Skateboarding e é comemorado em muitos países ao redor do mundo.

Diferenças de um penny board

Apesar de sua semelhança superficial, as pranchas penny diferem dos skates clássicos. Eles são menores em tamanho, seus decks são feitos de plástico e são dobrados para cima apenas em um dos lados. Graças a este design, o deck flexiona ligeiramente ao dirigir e absorve bem os poços ao dirigir em estradas irregulares. Os mini skates são equipados com rodas largas de poliuretano e são muito confortáveis ​​para longas caminhadas.

Ao contrário dos skates tradicionais, os penny boards não são adequados para cambalhotas e são projetados para uma pilotagem calma e moderada.

O princípio do dispositivo

Os skates modernos são compostos por elementos como convés, rodas, rolamentos, buchas, suspensões e punho.

Mesa de som

Este detalhe de design é a parte mais importante de um skate e determina em grande parte o uso pretendido. Os seguintes materiais são usados ​​para a fabricação de decks:

  • O bordo canadense é considerado a melhor opção para a confecção de um skate e é muito valorizado por atletas profissionais;
  • o bordo chinês perde um pouco para o seu homólogo estrangeiro, mas tem um custo mais baixo e é bastante adequado para fazer modelos de truque;
  • o plástico também é amplamente utilizado para fazer skates e tem boa resistência e excelente efeito de absorção de choque.

    Os decks de madeira têm uma estrutura multicamadas com 6 a 9 camadas. As mais comuns são as pranchas de 7 camadas, responsáveis ​​por até 90% do mercado de skates. Os decks de alguns modelos esportivos são equipados com almofadas de plástico na parte inferior, permitindo a realização de várias cambalhotas utilizando a técnica de deslizamento no parapeito. A largura dos decks varia de 12 a 26 cm e está em proporção direta ao tipo de skate.

    Quanto mais larga a prancha, mais estável é o patim e mais altas suas características de velocidade. Por outro lado, skates estreitos são mais manobráveis ​​e obedientes, mas não tão estáveis ​​e rápidos quanto os largos. Já o comprimento do deck, dependendo do tipo, varia de 16,9 ″ a 55 ″, o comprimento padrão do modelo clássico é de 31 ″ ou 78,7 cm.

    De acordo com a forma do seu perfil, os tabuleiros são direitos, dobrados em um ou nos dois lados, ou equipados com curvas laterais (côncavas). Os decks retos são projetados para um passeio relaxado, enquanto os decks curvos são usados ​​para vários truques. De acordo com sua execução, as placas são inteiro ou segmentado, que também depende do tipo de skate.

    Rodas

    A próxima parte mais importante do skate são as rodas. Eles estão disponíveis em uma ampla variedade e são feitos de poliuretano. As principais características das rodas são o diâmetro, a largura e a rigidez. O diâmetro depende das dimensões do convés e do estilo de pilotagem e varia de 48 a 75 mm. O tamanho padrão da roda para um skate clássico é de 5,4 cm de diâmetro.

    Ao escolher rolos, você precisa saber que quanto maior o diâmetro, mais rápido o skate ganha velocidade e rola melhor... Os modelos com rolos pequenos aceleram lentamente, mas são mais ágeis. Esses exemplos são projetados para executar truques e saltos complexos.

    A escolha do diâmetro dos rolos depende das condições de operação do patim. Assim, modelos de 54-60 mm têm se mostrado perfeitamente em ladrilhos e asfalto fissurado, porém, ao realizar curvas, muitas vezes esbarram no deck. Os rolos medindo 51-53 mm funcionam bem em uma estrada relativamente plana, mas áspera, sem buracos e buracos, enquanto as amostras com um diâmetro de 48-50 mm são adequadas para dirigir em concreto plano ou áreas especiais de pistas de skate.

    A espessura dos rolos depende do diâmetro e do tipo de patim e chega a 5,7 cm, é importante entender que quanto pior a qualidade da estrada, mais largos devem ser os rolos.

    A rigidez do rolo é uma medida de sua resistência durante a ação mecânica. Cada vídeo possui suas próprias marcações, que são representadas por um número e uma letra. Em que quanto maior o valor numérico, mais difícil é a roda. Os rolos macios, marcados 73A-79A, são projetados para uma viagem confortável. Esses modelos fornecem ao skate obediência no controle, mas se desgastam rapidamente e precisam ser substituídos.

    Rodas de dureza média são marcadas 80A-85A e são o "meio dourado"... Eles são capazes de fornecer alta tração, tornar o skate mais ágil e melhorar a absorção de choques. Esses exemplos são ideais para andar em uma rampa.

    Os modelos rígidos são fabricados com as marcações 86A-100A e têm uma longa vida útil. Eles não se prestam bem para usar e rasgar e dotar o skate de excelentes qualidades de velocidade e boa aceleração. As desvantagens das rodas duras incluem sua incapacidade de amortecer as vibrações ao dirigir em estradas irregulares.

    Rolamentos

    Este elemento da estrutura do patim é responsável não apenas pela velocidade e condição das rodas, mas também pela segurança do ciclista. Portanto, ao escolher um modelo, você deve ter muito cuidado e adquirir produtos apenas com rolamentos de alta qualidade. De acordo com seu desempenho e confiabilidade, os rolamentos são divididos em 5 classes, que são indicados por números ímpares e devem ser indicados na ficha técnica do skate.

    • Classe ABEC-1 representados pelos modelos mais orçamentários e mais fracos, que são colocados em skates infantis e cópias baratas para iniciantes. Não será possível acelerar fortemente com esses rolamentos e sua vida útil deixa muito a desejar.
    • Classe ABEC-3 Vem com rolamentos padrão com boa resistência para uso em skates de passatempo. Eles são capazes de fornecer uma velocidade muito boa, embora não cheguem aos modelos profissionais.
    • Classe ABEC-5 é a categoria mais numerosa e se encaixa na maioria dos skates. Fives são ótimos para andar no dia a dia, proporcionando boa aceleração e excelente roll-off.
    • Classe ABEC-7 já são muito mais caros e estão instalados em pranchas de esportes profissionais. Os modelos são muito precisos e fiáveis ​​e permitem atingir velocidades elevadas, pelas quais são designadas "corridas".
    • Classe ABEC-9 apresentada pelas amostras mais caras, porém, devido ao design inacabado, não teve ampla distribuição entre skatistas profissionais. Os "noves" não resistem a sobrecargas e se deformam rapidamente.

    Aderencia

    Uma fita adesiva é uma almofada abrasiva que fica na parte superior do deck e fornece uma aderência segura nos sapatos dos skatistas. Além de uma tarefa prática, as fitas adesivas também desempenham uma função decorativa, definindo a aparência do skate. As peles vêm em uma ampla gama de cores e geralmente são padronizadas. No entanto, skatistas experientes consideram os punhos coloridos menos eficazes e menos duráveis ​​e preferem a clássica lixa preta ou cinza.

    Se desejar, você pode pintá-los com marcadores de acrílico, usando estênceis para isso, ou desenhando à mão.

    Suspensões de convés

    As suspensões (em ambiente profissional - trilhos) são uma estrutura simples por meio da qual os roletes são fixados à prancha. As pistas são responsáveis ​​pela manobrabilidade do skate e pela segurança nas curvas.O princípio de funcionamento das suspensões é bastante simples e consiste no seguinte: com pressão lateral sobre o tabuleiro, fazem girar as rodas para um ou outro sentido, e quando o centro de gravidade está alinhado, devolvem-nas à posição original . As dimensões dos trilhos são escolhidas com base na largura do convés, de forma que as rodas fixadas no suspensor não se projetem para além do convés.

    Assim, uma plataforma de skate de 19 cm de largura requer uma suspensão de 12,1 cm, enquanto uma plataforma de 21 cm requer uma pista de 13,3 cm.

    Os seguintes materiais são usados ​​para a fabricação de pingentes:

    • plástico - usado em modelos infantis, é barato e suporta pequenas cargas;
    • alumínio - é o equilíbrio ideal entre qualidade e leveza, razão pela qual é encontrado com tanta frequência;
    • aço embora seja muito mais resistente do que os materiais anteriores, raramente é usado devido ao seu alto peso.

      A principal característica dos pingentes é nível máximo de carga, que varia de 20 a 120 kg e consiste na massa do skatista e na carga máxima decorrente da execução dos saltos. Um parâmetro igualmente importante é altura de suspensão... Assim, as esteiras rebaixadas facilitam os truques de flip e adicionam estabilidade ao passeio, porém, requerem alta habilidade e a instalação de pequenas rodas. As pistas altas são projetadas para rodas grandes e têm um bom desempenho em altas velocidades e em viagens longas.

      Buchas

      Essas pequenas peças fazem parte da suspensão e são pequenos amortecedores feitos de borracha técnica. Quanto maior sua rigidez, mais estável o skate irá rolar, e vice-versa - quanto mais macias as buchas, pior o rolamento direto, mas mais fáceis as curvas.

      Forros adicionais

      Para reduzir a carga nas suspensões e proteger as rodas em curvas acentuadas, são usados ​​calços especiais. Na maioria das vezes são instalados em placas equipadas com rodas de grande diâmetro, não sendo necessários para modelos com rodas de 5 a 5,5 cm.

      Visão geral da espécie

      Hoje, há um grande número de modificações no skate, muitas das quais foram transformadas em tipos diferentes. Eles, via de regra, já possuem seu próprio nome, técnica especial de equitação e se assemelham um tanto remotamente ao seu progenitor. A seguir estão os tipos mais populares de skates usados ​​tanto para a execução de elementos complexos quanto para dirigir na cidade.

      • Skate clássico apresentado na forma de uma placa de quatro rodas com bordas curvas e destina-se a uma condução extrema. As amostras tradicionais se distinguem por uma margem de segurança considerável, excelente estabilidade e belo design. Entre as desvantagens estão o alto custo de muitos modelos, avanço insatisfatório e inadequação para viagens de alta velocidade em estradas urbanas. Os skates clássicos para adultos custam de 1.000 a 18.000 rublos, e para um modelo infantil você terá de pagar de 500 a 2.000 rublos.
      • Freeboards tem um deck de bambu ou bordo e 6 rodas que giram 360 graus, permitindo que a prancha vá em qualquer direção. As suspensões modificadas são equipadas com pesos que conferem ao modelo a máxima estabilidade e permitem que ele desenvolva altas velocidades. As bordas livres são bastante manobráveis, no entanto, exigem certas habilidades de pilotagem. O comprimento do deck é selecionado de acordo com a altura do piloto. O custo dos modelos é de 13.000 a 15.000 rublos.
      • Rollersurf é um híbrido de skate e patins em linha. O produto consiste em 2 peças de uma roda conectadas por meio de uma mola de torção. Modelos de surf com patins de quatro rodas também são encontrados, no entanto, eles não são muito difundidos e raramente são usados. Os surfistas são capazes de acelerar bem e não requerem push-off constante. Custo - de 1.350 rublos.
      • Streetboards (snakeboards) Externamente, eles se assemelham a skates clássicos, no entanto, eles têm um deck pré-fabricado que consiste em um bloco estático e dois móveis presos a ele nas laterais.Os modelos se distinguem por sua aparência incomum, boa manobrabilidade e boa estabilidade. Contras - de curta duração e não adequado para iniciantes. A faixa de preço dos streetboards é de 2.000 a 25.000 rublos.
      • Longboard é um tipo de skate e tem um longo deck com rodas enormes. O deck atinge 100-140 cm de comprimento, as suspensões traseira e dianteira estão o mais afastadas possível uma da outra e as rodas maciças projetam-se para além do deck. O modelo foi concebido para ultrapassar longas distâncias e longas descidas, desenvolve uma boa velocidade, é muito estável, durável e pode ser utilizado como transporte urbano. Entre as desvantagens são observadas alto custo, peso pesado e dificuldade em realizar manobras... O custo dos longboards é de 1.500 a 28.000 rublos.
      • Pranchas de montanha são skates para esquiar nas montanhas. Os modelos são equipados com rodas infláveis ​​de 8 ", para que possam se mover livremente em estradas ruins e grama. O comprimento da prancha é de 100 cm, a largura é de 30 cm. As pranchas de montanha são equipadas com uma poderosa suspensão de mola, suportes para as pernas e às vezes um motor., excelente absorção de choque, boa velocidade e capacidade de superar subidas íngremes. Entre as desvantagens estão o alto peso e alto custo.

      Portanto, uma placa sem motor custará mais de 3.000 rublos; para uma amostra autopropelida, você terá que pagar mais de 60.000 rublos.

      • Skate estilo livre consiste em um deck estreito e rodas deslocadas para o centro. Este look é um dos primeiros e é feito para fazer flips fatland.
      • "Moda antiga" - o primeiro tipo de skate, que se difundiu na década de 70 do século passado e era usado para realizar manobras básicas. Os modelos possuíam um nariz largo, pelo que se distinguiam pela elevada estabilidade.
      • Stoboards caracterizado por alta estabilidade e aceleração rápida, projetado para viagens longas. O design da espécie inclui 4 rodas maciças, uma estrutura de metal e seções de arco e cauda dobráveis.
      • Waveboards e ripsticks são modelos de duas rodas, compostos por 2 partes independentes, fixadas por uma mola de torção. Para colocar esse patim em movimento, basta mover o centro de gravidade do corpo de uma perna para a outra sem empurrar o solo. As vantagens da visão incluem boa aceleração, alta capacidade de manobra e facilidade de execução de manobras. Desvantagens - instabilidade e inadequado para iniciantes. Preço - de 2.000 a 15.000 rublos.
      • Skates elétricos equipado com motor e freios. O skate é controlado mudando o centro de gravidade de uma perna para a outra.

      Então, quando você pressiona a borda frontal, a placa começa a se mover, na cauda - ela para. Algumas amostras vêm com um controle remoto.

      Fabricantes e modelos populares

      O mercado de esportes radicais modernos oferece uma grande variedade de skates. Abaixo estão os exemplos mais bem classificados.

      • Modelo de dublê US Baker equipado com um deck canadense de bordo, peso leve e alta resistência ao impacto. O skate é ótimo para a prática de saltos e é recomendado para iniciantes. O modelo tem uma desvantagem - o preço alto.
      • Skate infantil do fabricante australiano Penny Board está disponível em dois comprimentos - 22 e 28 ″, tem rodas com diâmetro de 5,9 cm com índice de rigidez 78A e rolamentos de corrida ABEC-7. O modelo é destinado à direção em alta velocidade e não é recomendado para a realização de acrobacias. As desvantagens incluem um deck estreito e alto custo.
      • Oxelo Yamba Wood Classic Skate Cruiser é produzido na China com uma marca francesa e se destina a longas viagens nas ruas da cidade, incluindo asfalto ruim e telhas. O modelo tem excelente reversão, é leve e acelera rapidamente. Dos pontos negativos, a baixa resistência à umidade é observada, razão pela qual o convés deve ser protegido do contato prolongado com a água.
      • Skate Trick 300 da empresa chinesa Roces tem um deck de bordo chinês de 9 camadas medindo 31x7,5 ", uma suspensão de alumínio sólido e parece muito elegante. O modelo é de boa qualidade e é adequado para iniciantes.
      • Crianças patinam Kreiss 57 cm feito na cor turquesa e equipado com um deck de plástico em forma de peixe. O modelo é equipado com rodas de poliuretano de 5,9 cm e rolamentos ABEC-7. O skate é tão compacto que cabe facilmente em uma mochila espaçosa. A prancha foi projetada para pilotos com peso de até 100 kg e altura de 120 a 170 cm.

      Como escolher?

      Para escolher o skate certo, você deve prestar atenção a alguns pontos importantes.

      • Para iniciantes, um patim clássico de 7 camadas feito de faia ou bétula é adequado.
      • Para meninos e meninas, é melhor escolher modelos com rolamentos de 1ª e 3ª classes, um adolescente precisa de uma quinta série.
      • Skatistas experientes para praticar manobras um modelo com rigidez de roda de até 95A é adequado, para iniciantes - até 80A.
      • Largura do tabuleiro para iniciantes deve ter pelo menos 20 cm.
      • Skatistas iniciantes são aconselhados a escolher modelos com buchas rígidas, o que tornará o skate mais controlável em um passeio estável. Buchas muito macias só podem ser usadas por atletas experientes de estilo livre, e os amadores preferem escolher buchas de dureza média.
      • As crianças vão adorar o modelo com rodas brilhantes, decalques retroiluminados e brilhantes no convés.

      Acessórios e roupas necessárias

      Para andar de skate, você deve escolher roupas largas e respiráveis ​​e calçados especiais. Melhor ficar bom botas de skate, mas se isso não for possível, você pode levar tênis ou tênis com sola plana antiderrapante. Também é preciso cuidar da proteção na forma capacete, joelheiras e cotoveleiras.

      Na maioria dos casos, os serviços de segurança do parque de skate não permitem que pessoas sem equipamento especial entrem em seus locais.

      Onde treinar?

      Site de treinamento completo depende do estilo de pilotagem. Por exemplo, para um “flatdend” você vai precisar de asfalto e lajes de concreto horizontais, para uma “rua” de rua - escadas e grades, para “freestyle”, em que truques são executados no mesmo plano, qualquer plataforma serve, e para uma “curva” você precisará de uma rampa. Os atletas que patinam no estilo parque poderão se contentar com áreas especialmente criadas para eles em parques de skate. Para iniciantes, um beco sem aglomeração com uma ligeira inclinação e sem meio-fio é adequado.

      Dicas operacionais

      Antes de começar a patinar, você deve é necessário montar e ajustar corretamente a suspensão. A maioria dos modelos tem a capacidade de personalizar as pistas dependendo do estilo de pilotagem. Para tal, são mais torcidos ou, pelo contrário, são ligeiramente enfraquecidos ao ajustar o funcionamento dos amortecedores. Durante a operação de skates, é necessário monitorar a presença de graxa nos mancais e limpar as rodas de sujeira e poeira com o tempo. Caso contrário, eles começarão rapidamente a ranger e girar mal.

      Após cada uso, independente do clima, o patim deve ser limpo com um pano limpo e armazenado em local seco e ventilado. É proibido armazenar pranchas ao ar livre.

      Recomendações para iniciantes

      Recomenda-se começar a treinar em casa. em um tapete macio, longe de cantos vivos. A grama macia do parque próximo também é boa. Primeiro você precisa aprender a ficar em pé na prancha com os dois pés, mantendo o equilíbrio. Em seguida, você deve determinar a perna de apoio e impulso, ficar no patim e tentar empurrar ligeiramente. É aconselhável fazer isso em uma superfície plana.

      A próxima etapa é aprender a colocar o pé de apoio no convés e rolar até que o patim pare. A próxima etapa será praticar a habilidade de manobra inclinando o corpo para frente e para trás. E só depois de adquirir a habilidade de controlar o skate de corrida livre, sob a orientação de um instrutor experiente, você poderá aprender truques fáceis.

      Para informações sobre como escolher um skate, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa