Máquina de costura

Máquinas de costura antigas: variedades, marcas, uso

Máquinas de costura antigas: variedades, marcas, uso
Contente
  1. Um pouco de historia
  2. Tipos e princípios de seu trabalho
  3. Fabricantes
  4. Regras operacionais
  5. Possíveis problemas

Nossos ancestrais usavam roupas exuberantes e complexas que exigiam muito tecido e meses de trabalho manual. A invenção da máquina de costura foi um grande avanço na alfaiataria e, como todos usam roupas, o significado de tal unidade pode ser apreciado como a maior criação da humanidade. Vamos falar sobre máquinas de costura antigas: suas variedades, marcas e usos.

Um pouco de historia

A primeira tentativa de mecanizar o trabalho de um alfaiate foi feita por T. Saint em 1790, mas os pontos no produto acabado se desfazem rapidamente. B. Timonier melhorou o aparelho, embora não se parecesse de forma alguma com o "Singer" usual. A primeira máquina com uma lançadeira e uma agulha foi produzida por E. Gough em 1846 nos EUA, seus pontos também estavam longe de ser perfeitos. Eles se tornaram tenazes somente após 10 anos por meio dos esforços de D. Gibbs, que lançou a máquina em produção em massa. E na década de 70 do século XIX. um acionamento elétrico foi conectado a ele, levando assim o negócio de costura a um nível industrial.

A máquina de costura mais famosa, que existiu por mais de um século, foi criada por Isaac Singer em meados do século XIX. Foi ele quem inventou um dispositivo com o qual a agulha fazia um movimento para cima e para baixo, e não em círculo, como seus antecessores. As agulhas das máquinas modernas funcionam da mesma maneira. Seus produtos podiam ser consertados em casa, simplesmente encomendando peças, e antes, depois de uma avaria, as unidades eram simplesmente jogadas fora.

A facilidade de manutenção permitiu que as máquinas de costura Singer fossem distribuídas em todo o mundo, e ainda podem ser encontradas em muitas casas hoje.

Tipos e princípios de seu trabalho

Desde o momento de sua inauguração até os dias atuais, as máquinas de costura têm sido constantemente modernizadas. Produtos antigos, depois de calculados a sua idade, instalaram-se nas colecções dos amantes da antiguidade. Graças a eles e aos museus de costura, podemos descobrir o que nossos ancestrais costumavam costurar seus trajes.

"Cantor"

Vamos começar a descrição dos tipos de carros antigos com o mais popular - Singer. Muitas lendas estão associadas a este equipamento, uma delas relata metais valiosos a partir dos quais alguns dos elementos da máquina são feitos. Talvez tenha sido essa informação que levantou a demanda por "Singer" entre os antiquários, mas na realidade não é confirmada por nada. Este modelo contém detalhes como:

  • o volante é bastante maciço;
  • lançadeira alongada;
  • acionamento manual, dotado de duas marchas.

O momento de trabalho do equipamento é criar um laço duplo para agarrar durante o contato do laço com a lançadeira. O “Singer” tem uma costura perfeita, o conjunto é simples e direto. Muitos modelos ainda estão funcionando e prontos para “competir” com equipamentos modernos.

"Podolsk PMZ"

A máquina de costura foi lançada na URSS em 1952 na fábrica. Kalinin. Ela ganhou popularidade merecida entre os consumidores, ela podia ser encontrada em muitos lares soviéticos. O dispositivo e os princípios de operação do equipamento foram os seguintes:

  • a máquina produzia 1,2 mil rotações por minuto;
  • pontos realizados com até 4 mm de comprimento;
  • tinha uma lançadeira central da bobina;
  • foi equipado com um acionamento de mão e pé.

O "Podolsk PMZ" foi montado de forma estável em uma plataforma plana. Em algumas casas, você ainda pode encontrar um produto semelhante hoje.

"Tula"

Quase na mesma época do modelo anterior, a máquina de costura Tula foi lançada na URSS. Em sua produção foram utilizados elementos de máquinas industriais, o que possibilitou que o modelo trabalhasse com maior eficiência. Ela tinha um acionamento elétrico e estava equipada com pedais confortáveis. Ao mesmo tempo, era dotado de controle manual. A máquina se consolidou como um dispositivo multifuncional e progressivo. Infelizmente, nenhuma condição favorável para manutenção foi criada, então a popularidade do modelo acabou desaparecendo.

Fabricantes

Cada país tentou contribuir com a produção de equipamentos de costura. São conhecidos nomes alemães e poloneses de carros. Cada marca tinha sua peculiaridade. Mas, acima de tudo, a corporação americana se destacou com o modelo Singer fantasticamente bem-sucedido.

"Cantor"

Começando com o famoso produto "Singer", todos os modelos subsequentes de diferentes máquinas de costura foram produzidos em grandes quantidades e destinavam-se a um grande consumidor. Eles tinham o mesmo tipo de dispositivo e aparência semelhante. O motivo era a patente que Singer tinha para sua invenção. Os carros poderiam ser produzidos por quem adquiriu as licenças da marca.

Por exemplo, Afrana também foi licenciado pela Singer... A lançadeira de tal máquina foi usada nos primeiros projetos de equipamentos de costura e está há muito desatualizada. Não se pode sequer tentar costurar tecidos modernos nessas antiguidades.

Hoje, Afrana só é adequado para design de interiores retro se estiver em boas condições.

Borletti

A empresa italiana Borletti lançou em 1966 sua linha de máquinas de costura elétricas. Eles eram extremamente raros na URSS. O produto foi equipado com mesa dobrável compacta, diversos tipos de pontos e pedal confortável. O conjunto incluía uma mala para armazenamento e transporte. O designer do modelo parecia ter olhado para o futuro, e hoje sua aparência se assemelha a produtos modernos.

Buterfly

O fabricante chinês Buterfly lançou uma máquina de costura que se assemelha a um produto Podolsk em todos os aspectos. Diferiu apenas no giro da cauda da bobina, no modelo chinês ele é virado para a direita. Não havia frescuras na máquina de escrever, executava apenas uma linha.

"Planta Mecânica Podolsk"

Na década de 60 do século passado na URSS em uma usina mecânica em Podolsk, um modelo de muito sucesso da máquina de costura Chaika foi desenvolvido e produzido. Ela tinha um potente motor elétrico, fazia zigue-zague e pontos retos, ajustava o tamanho do ponto, era dotada de alavanca reversa e dispositivo para tensionar a linha de cima. As famílias soviéticas começaram a adquiri-lo em massa, pois a máquina era simples e confiável. Posteriormente, a fábrica começou a produzir outros equipamentos de costura - "Chaika 132, 143" e cerca de mais 20 variedades.

No início dos anos 90, foram produzidos cerca de 1.800.000 deles, após o que a produção começou a diminuir devido à deplorável situação econômica do país.

Csepel ("Capela")

Fabricante húngaro lançado modelo Csepel-30, que é uma cópia do carro Podolsk... O produto não apresentava novidades especiais, mas naquela época havia demanda por opções semelhantes.

Regras operacionais

Uma instrução ou diagrama dirá como usar uma máquina de costura, mas é difícil encontrar regras de operação para produtos antigos. Não desanime, o principal para costurar é passar a linha corretamente. Portanto, todas as ações devem ser realizadas em ordem.

  1. Para obter uma máquina de escrever manual e prepará-la para o trabalho, você precisa abrir a caixa em que está guardada. Isso pode ser feito sem a chave em caso de perda de uma, basta girá-la no buraco com algo afiado, já que a fechadura engenhosa é mais condicional do que protetora.
  2. O equipamento é instalado em uma superfície plana e confiável que não balança durante a costura.
  3. É necessário verificar a operacionalidade da máquina, ajustá-la ao ambiente de trabalho. Se o equipamento já estiver em uso há muitos anos e sua condição for desconhecida, o ajuste deve ser feito por um profissional.
  4. Na máquina exposta e conferida, você precisa encontrar um porta-agulha, levantá-lo até que ele pare, inserir a agulha e fixá-lo com um parafuso. É necessário instalar a agulha de acordo com a espessura e densidade do tecido. A diferença pode ser vista na ponta e no diâmetro dos produtos de aço. Ao costurar tecidos grossos, a agulha fina pode quebrar.
  5. Os ponteiros na própria máquina o ajudarão a encadear a linha corretamente. Com a ajuda deles, fica claro em que direção a linha deve passar pelo buraco da agulha.
  6. O próprio processo de costura ocorre com a ajuda do movimento translacional da agulha e da conexão nodosa de dois fios - o superior e o inferior. Para instalar o inferior, abra a ranhura localizada sob a agulha da máquina e insira a bobina. Enfiar não é tão difícil, basta girar um pouco o volante e ele virá à tona sozinho. Para uma costura perfeita, as linhas superior e da bobina devem corresponder em espessura e textura. Melhor se forem retirados da mesma bobina.
  7. Em seguida, o tecido é colocado sob a agulha. É necessário girar o volante em uma direção, movimentos para trás enredarão ou quebrarão a linha. Os movimentos rotacionais começam lentamente, então as revoluções devem ser aumentadas. Ao costurar em uma máquina antiga, o tecido deverá ser guiado à mão, formando uma costura uniforme.
  8. Em algumas máquinas dos últimos anos, pode ser possível alternar os modos que são responsáveis ​​pela tensão da linha, tamanhos e tipos de pontos.

Para deixar sua costura impecável, sugerimos usar as seguintes recomendações:

  • a segurança deve ser observada, não deslize os dedos sob a agulha enquanto o volante estiver girando;
  • não tente costurar em uma superfície dura, como um botão, pois a agulha se quebrará;
  • não gire o volante ocioso, sem um tecido dobrado, pois isso pode emaranhar e quebrar a linha e embotar a agulha;
  • durante a operação, todas as tampas da máquina devem ser fechadas e as alavancas devem estar corretamente ajustadas.

Possíveis problemas

Você pode contar com uma costura de alta qualidade, uma linha suave e bonita apenas se a máquina de costura estiver em plena operação. Se a linha for rompida, os pontos serão pulados, a linha ficará embaraçada - é hora de consertar a situação. Vamos considerar quais falhas ocorrem e como podem ser eliminadas.

Os fios superior e inferior estão quebrados

Os motivos da quebra são diferentes. Para a linha de cima, eles são os seguintes.

  • A linha não foi passada corretamente, está grudando. Isso pode ser facilmente corrigido seguindo as instruções.
  • A espessura da linha é incompatível com o tamanho da agulha, a situação se resolve simplesmente trocando o produto de aço.
  • Os fios usados ​​são de má qualidade, você precisa pegar os mais fortes.
  • Entalhes sutis podem interferir no andamento do tópico. Eles aparecem se você observar o fio (onde ele pega). O defeito é removido com uma pequena lima. Nas tesouras de barbear antigas, podem se formar cortes na barra de tensão do fio, feitos por contato prolongado com os fios. Eles são removidos com lixa.

Motivos de quebra da linha (parte inferior).

  • A mola na tampa da bobina muda de forma. Para eliminar a causa, retiram a tampa, desparafusam o parafuso de dentro, removem a trava, atrás da qual se encontra uma longa mola. Você pode tentar esticá-lo ligeiramente e dobrá-lo, tentando devolvê-lo ao seu estado anterior. Se isso não funcionar, você precisará comprar uma nova caixa de bobina.
  • O motivo também pode ser uma bobina que não foi projetada para este modelo de máquina. Para não se confundir com a escolha, é necessário pegar a parte "nativa" como amostra e tentar encontrar a mesma.
  • A baixa qualidade da linha freqüentemente causa a quebra da linha superior e da linha inferior.
  • O fio também se rompe com a tensão excessiva.
  • Um parafuso muito saliente na bobina que pressiona a mola pode se tornar um obstáculo. Com o tempo, os serrilhados se formam no parafuso, eles também podem prender e rasgar a linha.
  • Os entalhes nas paredes da bobina podem causar uma quebra e, nesse caso, ela deve ser trocada.
  • As bordas deformadas da bobina também apresentam risco de quebra da linha.

Costura irregular, laços de linha

Esse defeito pode ser causado por vários motivos.

  • A linha não está enrolada de maneira uniforme no carretel ou na bobina. Esta situação ocorre se o fio foi enrolado manualmente. Para eliminar a desvantagem, você deve rebobiná-lo em um dispositivo especialmente fornecido.
  • O ponto pode dar laços se a linha de baixo estiver sob forte tensão e a linha de cima solta, você só precisa normalizar a situação. Aliás, o barbante ficará irregular no caso contrário: o fio superior está tenso e o inferior está solto, assim como quando os dois fios são apertados ou ambos estão afrouxados.
  • A sujeira presa sob a mola da caixa da bobina pode ser a causa; nesse caso, a parte danificada deve ser substituída.

Pular pontos

O motivo está na discrepância entre a linha, a agulha e o material, tudo deve ser selecionado corretamente, na espessura necessária. A distância entre a agulha e a ponta da lançadeira também precisa de ajuste.

O tecido avança mal

As razões para esse problema são as seguintes.

  • É necessário verificar a sola do calcador, que deve pressionar com firmeza contra o tecido. Se houver um desalinhamento, o pé deve ser corrigido.
  • Os dentes da cremalheira devem ser verificados, é possível que tenham sido instalados por engano em um modo diferente. A propósito, o trilho não deve ficar muito levantado, senão o tecido ficará tenso.

Agulha quebrada

        Se isso acontecer, preste atenção imediatamente aos seguintes pontos.

        • O número da agulha não corresponde à linha e ao tecido.
        • Uma agulha torta e defeituosa é usada durante a costura.
        • A agulha não está encaixada corretamente no porta-agulha.
        • Se o porta-agulha estiver torto, a agulha não atingirá o centro. Ele pode simplesmente quebrar.

        Os carros antigos trazem a marca nostálgica de outros tempos, fazem-nos lembrar a vida e o quotidiano das nossas avós. Quem decidir por essa aquisição poderá sentir o clima da antiguidade e deve estar preparado para o fato de que a máquina pode estar funcionando ou precisar de pequenos reparos, já que alguns modelos têm uma vida útil surpreendentemente longa.

        Para saber como usar uma máquina de costura manual, veja abaixo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa