Auto estima

Baixa autoestima: sinais e causas

Baixa autoestima: sinais e causas
Contente
  1. O que é isso?
  2. Causas
  3. Sinais
  4. Por que é perigoso?
  5. O que fazer?

Acontece que a pessoa não se valoriza. Assim, ele tenta provar a si mesmo que sua mente e esforços não significam nada para os outros. Esses momentos negativos no personagem se manifestam contra o pano de fundo da baixa auto-estima. Como a baixa autoestima é muito ruim para a qualidade de vida, portanto, é preciso se livrar dela por todos os meios disponíveis. Vamos examinar mais de perto os sinais e as razões da baixa autoestima.

O que é isso?

Em psicologia, costuma-se raciocinar da maneira que a pessoa imagina sua importância na sociedade, tal é a auto-estima dela. Para alguns, é muito alto, enquanto para outros é muito subestimado. Deve-se observar que uma pessoa autossuficiente possui uma autoestima adequada. A baixa auto-estima depende principalmente de quão confiantes estamos e quão seriamente levamos as opiniões das outras pessoas. Por exemplo, se um indivíduo não possui certos conhecimentos, pode sentir uma certa dependência da sociedade. Assim, a dúvida se desenvolve. E também depende da aparência de nossa aparência, das habilidades que possuímos. Por exemplo, um funcionário que não consegue fazer um bom trabalho tem medo de ser demitido a qualquer momento. O medo causará uma subestimação do seu "eu".

O bem-estar material desempenha um papel importante nesta questão. No entanto, não promove uma autoestima adequada. Os especialistas dizem que, na maioria dos casos, as pessoas ricas têm baixa autoestima. E há evidências para esta afirmação.... Não é à toa que alguns daqueles que podem se gabar de uma carteira apertada competem entre si, por exemplo, compram a casa ou o iate mais caro.

A baixa auto-estima é o flagelo de nossa sociedade. Muitas pessoas sofrem desse problema, inclusive aquelas que têm uma aparência bastante atraente e boas qualidades pessoais. Portanto, é muito importante identificar o problema a tempo.

Se você notar os seguintes pontos, vale a pena considerar:

  • você justifica as ações negativas de outras pessoas em seu endereço e acusa-se do fato de que eles fizeram isso com você e não de outra forma;
  • se você evita conflitos por todos os meios, então se sente inseguro; essas ações levam a uma atitude ruim em relação a si mesmo.

Além disso, uma pessoa com baixa autoestima apresenta sinais externos como:

  • você tem um olhar melancólico e assustado, você tenta não olhar nos olhos das outras pessoas;
  • seu discurso contém tais expressões: "Não tenho certeza", "Não está pronto" e assim por diante.

Você precisa corrigir seu comportamento... Deve-se notar também que pessoas com baixa autoestima podem se comportar de forma bastante agressiva e hostil em relação aos outros. Eles tendem a humilhar e insultar outras pessoas que consideram de posição inferior. Normalmente eles olham atentamente, estudando cuidadosamente seu interlocutor. Além disso, essas pessoas cerram os punhos ao caminhar ou fazem gestos ofensivos.

Lembre-se de que, graças a essa descrição, qualquer um de nós será capaz de identificar uma pessoa insegura.

Causas

Em geral, todos os problemas que uma pessoa tem com o caráter vêm de uma infância distante. Quando criança, o indivíduo passa a receber todos os golpes que ocorrem em vários momentos.

Paternidade

Quando os pais de uma família descontam seu fracasso em um filho, ele começa a sofrer e a entrar em depressão. Os pais muitas vezes olham para a tela da TV e dizem: “Veja o que um lindo menino (ou menina) está fazendo! Ele sabe tocar violino e provavelmente aprende bem. Não que você seja um estudante pobre e um tolo. " Nesse momento, uma tempestade de emoções assola a alma da criança do outro lado da tela da TV. Em primeiro lugar, ele fica ressentido com o fato de seus pais olharem para os filhos de outras pessoas com admiração, mas ele não é apreciado. O homenzinho quer mesmo ocupar o lugar da criança elogiada pelos pais.

No entanto, ele entende que não poderá ocupar tais alturas. Com isso, o menino (ou menina) ofendido passa a se repreender por não saber tocar violino e sua aparência não atinge certos parâmetros. A autodestruição está gradualmente se tornando um hábito. É assim que o caráter é formado.

Uma pessoa desde a infância se acostuma com a ideia de que não pode reivindicar um alto nível na sociedade.

Fracassos da infância

Na continuação do parágrafo acima, deve-se notar que uma criança que não é querida na família sofre mesmo quando tem que cumprir suas pequenas responsabilidades relacionadas à escola. A incerteza em suas habilidades não permite que tal criança se desenvolva plenamente e se esforce por algo, uma vez que, em geral, ela não tem o apoio real de seus entes queridos. Se um aluno tirar uma nota ruim, ele sabe de antemão que será repreendido em casa. Os pais que se preocupam com o estado de espírito de seus filhos tentam apoiá-los em caso de fracasso. Por exemplo, tutores são contratados para melhorar seu nível de conhecimento.

Numa família em que os pais tratam o filho como consumidor, ocorre o contrário. Quando obtém uma nota insatisfatória, é encurralado e obrigado a estudar como "excelente". No entanto, qualquer pessoa sã deve compreender: antes de conseguir algo, é preciso fazer algum esforço, e com a ajuda da violência nada pode ser alcançado.

Ambiente social

Este fator é de grande importância. Seja o que for que uma pessoa seja, em qualquer caso, a sociedade exerce uma influência muito forte sobre ela.As pessoas com quem nos comunicamos ou apenas passamos o tempo, claramente formam a nossa atitude em relação a nós mesmos. Por exemplo, uma criança passa a maior parte do tempo em casa e na escola. Se uma situação desfavorável se desenvolver na família, a escola pode mitigar os fatores desfavoráveis ​​da educação familiar e, inversamente, a família pode proteger a criança de professores muito intrusivos.

O mesmo pode ser dito para os adultos. Se por muito tempo uma pessoa está entre personalidades que inspiram e fortalecem sua fé em si mesma, então a auto-estima cresce. Se uma pessoa passa tempo com a pessoa errada, a situação é diferente. Por exemplo, há pessoas ao lado de um indivíduo que o incomodam e o acusam o tempo todo. A má dependência de tal sociedade levará inevitavelmente a uma queda na auto-estima.

Portanto, é importante para qualquer pessoa, independentemente da idade, estar em um ambiente onde se sinta segura e confiante em suas habilidades. Isso o ajudará a atingir seu potencial e a se contentar com a vida.

Problemas de saúde e defeitos externos

Onde uma pessoa fica com baixa auto-estima? Sem ambigüidade, devido a problemas que surgiram há muito tempo ou muito recentemente. Os problemas mais dolorosos são aqueles relacionados à saúde precária. Uma insatisfação ainda maior consigo mesmo e, portanto, uma diminuição da autoestima, causam problemas associados a falhas na aparência.

Se uma pessoa não se sente como todas as outras, sua auto-estima diminui. Por exemplo, um indivíduo perdeu as pernas por algum motivo. Ele só pode se mover com a ajuda de dispositivos especiais. É muito importante que existam pessoas ao seu lado que o apoiem moral e fisicamente nos momentos difíceis e o encaminhem por um caminho que o ajude a uma rápida reabilitação. Se não houver suporte por perto, a pessoa começa a ter dificuldades. Com o tempo, ele fica deprimido, pensando o tempo todo em sua inferioridade.

Neste momento, é importante encontrar as pessoas certas que possam ajudar a pessoa com deficiência a sair de uma situação difícil de vida.

No entanto, também acontece que uma pessoa se considere simplesmente feia. Especialmente adolescentes e jovens visitam tais pensamentos. Eles começam a se convencer de que sua aparência deixa muito a desejar. Alguns deles ficam isolados e param de se comunicar com as pessoas. Como resultado, surge a raiva e, em seguida, baixa auto-estima. Algumas dessas pessoas estão procurando uma saída. E eles até encontram. Não é à toa que muitas vezes encontramos na rua excêntricos que enfeitam sua aparência com tatuagens ou fazem penteados inimagináveis ​​na cabeça.

Claro, fazer isso também é errado. A aparência incomum atrai olhares de julgamento de outras pessoas. Se uma pessoa já tem consciência com baixa auto-estima, a condenação dos outros pode levá-la a uma depressão ainda maior. Como resultado, o círculo é fechado e uma situação desesperadora é obtida. No entanto, deve ser lembrado que sempre há uma saída. O principal é querer encontrá-lo.

Em primeiro lugar, você precisa parar de prestar atenção às opiniões dos transeuntes e confiar apenas na sua prudência. Isso o ajudará a encontrar pessoas que o compreenderão e o aceitarão como você realmente é.

Sinais

Uma pessoa com baixa autoestima sempre se distingue pelo comportamento e pelo discurso incerto. Algum tipo de postura fechada, com a qual a pessoa tenta se proteger das manifestações externas da sociedade, também denuncia um comportamento inseguro. Por exemplo, ao entrar em uma sala onde há muitos estranhos, uma pessoa insegura segura uma bolsa ou pasta contra o peito com as duas mãos. Essa postura fechada sugere que a pessoa não está pronta para a comunicação e tem medo das pessoas ao seu redor.

Isso acontece porque uma pessoa insegura está tentando entender o humor da multidão. Há alguma comparação de si mesmo com aqueles que estão “do outro lado”. A pessoa tem medo de que sua aparência não corresponda às características geralmente aceitas.Se você tomar uma pessoa autoconfiante como contrapeso, então tudo acontecerá de forma diferente aqui. Uma pessoa que “conhece seu próprio valor” sempre e em todos os lugares se comporta com confiança suficiente. Ele fala alto e responde às perguntas de seus oponentes com clareza. Será imediatamente possível distingui-lo da multidão por seu comportamento ousado.

Às vezes, a baixa auto-estima evolui para um estado obsessivo. É bastante simples entender que um indivíduo apresenta sintomas de baixa autoestima, a saber:

  • uma pessoa se considera impotente, portanto, seu comportamento causa um sentimento de pena;
  • a baixa autoestima leva ao fato de a pessoa deixar de se respeitar, a partir do qual os outros também passam a tratá-la;
  • uma pessoa é perseguida pelo medo de ser rejeitada, então ela tenta não se comunicar com ninguém e não faz novas amizades;
  • a percepção dolorosa de qualquer crítica é outro sinal de dúvida, uma pessoa normal aceita a crítica de forma adequada; se o seu comportamento realmente contém fatores negativos, ele tenta eliminá-los; se ele é submetido a críticas injustificadas, então ele tenta provar que as acusações contra ele são infundadas;
  • um certo medo faz com que a pessoa insegura coloque as coisas em banho-maria, uma pessoa simplesmente tem medo de assumir as suas funções e por isso atrasa no início das atividades;
  • uma pessoa insegura geralmente tem mãos e pés trêmulos se for resolver um problema significativo.

Por que é perigoso?

A baixa auto-estima é bastante perigosa para qualquer personalidade. Hoje em dia, esse tópico é popular. Isso significa que muitos estão interessados ​​nele. Tudo isso se deve ao fato de a falta de confiança nas próprias habilidades pode levar a consequências irreversíveis. Especialmente as pessoas de mente fraca são suscetíveis a esse fenômeno, de modo que estão em constante depressão. Esses indivíduos se esquecem de suas vantagens significativas e cultivam apenas suas desvantagens.

Ao contrário das pessoas de caráter fraco, os indivíduos harmoniosos conhecem seus pontos fortes e procuram desenvolvê-los.

    Portanto, fica claro que a autoestima precisa ser aumentada, caso contrário, você pode encontrar os seguintes problemas:

    • baixa autoestima nunca não traz felicidade real, sentimentos de inferioridade sempre atrapalharão; assim que você quer fazer algo, esse fator atrapalha a realização, você pode perder a chance e as oportunidades, a dor da perda será muito forte;
    • uma pessoa com um caráter inseguro nunca amará e respeitará verdadeiramente as pessoas; um sentimento negativo não oferece uma oportunidade para uma comunicação completa com eles, então ele será rejeitado assim que tentar dar o primeiro passo;
    • uma pessoa com baixa auto-estima pode fazer a escolha errada de um parceiro para a vida, devido a um fator negativo no caráter, o indivíduo se subestima e superestima as outras pessoas o tempo todo, por isso se sujeitará constantemente às críticas e aos poucos cairá em depressão;
    • baixa autoestima leva à insatisfação com a vida em geral, uma pessoa culpa todas as pessoas ao seu redor por suas falhas; essas ações geralmente levam à raiva e até mesmo à patologia;
    • isolamento - este é outro traço de mau caráter que se manifesta na baixa autoestima; tal fator expõe a pessoa ao completo auto-isolamento;
    • uma pessoa com baixa autoestima tende ao fracasso; ele deixa de monitorar sua saúde e aparência, o que tem um efeito negativo na vida adulta; tais manifestações podem levar ao desapego completo de si mesmo e até à morte.

    O que fazer?

    Se sua auto-estima diminuiu, você não deve desistir. Melhorar sua auto-estima vai levar tempo e muita força mental, mas vale a pena.

    Se você já decidiu começar aulas de autoestima por conta própria, então deu o primeiro passo mais importante para o sucesso.

    Portanto, vamos dar uma olhada no que precisa ser feito a seguir.

    • Livre-se do ambiente anterior... Talvez tenha sido assim que influenciou você. Portanto, a conselho de psicólogos, reconsidere seu círculo social. Deixe apenas pessoas de sucesso e positivas nele, e você deve abandonar a amizade com o resto. Se acha que tem problemas com a sua atividade profissional, mude. O trabalho que apenas evoca emoções negativas não deve estar presente em sua vida. Caso contrário, você experimentará uma decepção e agravamento ainda maiores devido a uma situação difícil.
    • Tente se tratar com respeito. Não deixe que as pessoas ao seu redor o humilhem e insultem. Se houver ataques em sua direção, dê uma rejeição digna. É difícil, mas possível.
    • Não avalie sua aparência e desempenho apenas do lado negativo. Não se compare a banqueiros e atores. Lembre-se de que cada pessoa tem seus próprios problemas pessoais, e belas fotos os escondem com habilidade. Portanto, viva sua vida e não pense nos outros.
    • As afirmações são muito úteis para consertar as coisas.... Pense em uma frase afirmativa para você (lembre-se de que, nas afirmações, as frases devem ser apenas afirmativas), por exemplo: "Tornei-me (a) melhor e mais bem-sucedido do que todos os outros." Diga isso antes de dormir com os olhos fechados quantas vezes puder. A propósito, esse método ajuda a adormecer rapidamente. Assim, você não só vai se livrar da insônia, mas também vai aumentar sua autoestima com autoafirmações.
    • Se você tiver um problema, não fuja dele. Pegue toda a vontade em um punho e tente resolvê-lo o mais rápido possível. Talvez você estivesse apenas se bagunçando e com medo de que nada desse certo para você. Assim que estiver convencido do contrário, você se tornará muito mais confiante em suas habilidades.
    • Experimente participar de uma sessão de treinamento de auto-estima... As sessões de grupo oferecem a oportunidade de entrar em sintonia com o que é positivo. Além disso, em tais lugares você encontrará pessoas com ideias semelhantes e, talvez, seu círculo social se expandirá.
    • Ler várias publicações científicas ajuda uma pessoa a aumentar a auto-estima. Ao ampliar seus horizontes, torna-se interessante para a sociedade. Além disso, por meio da leitura, você fortalecerá o sistema nervoso. E isso lhe dará um impulso para um novo desenvolvimento e autoconfiança.
    • Atividades esportivas - esta é a maneira mais confiável de se livrar da incerteza em suas capacidades. Em uma corrida, você pode encontrar outras pessoas que compartilham sua visão de mundo. Além disso, fortalecer sua saúde lhe dará a oportunidade de resistir aos fatores negativos com grande força.
    • Tente manter um diário de realizações. Nele você pode registrar todas as suas ações que levaram ao sucesso. Se você sofre de mau humor, releia-o. Dessa forma, você garante que suas oportunidades lhe darão uma chance de seguir em frente na vida.
    • Não se culpe pelo fracasso. Por que você decidiu que tudo era sua culpa? A vida é uma coisa muito complicada. Nele, nada pode ser previsto com antecedência. E seus erros são apenas seus erros. Deixe que as experiências negativas lhe dêem a oportunidade de evitar erros no futuro. Lembre-se de que experiências negativas também são experiências pelas quais devemos pagar.
    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa