Costura

Costura

Costura
Contente
  1. Vistas clássicas
  2. Lista de hobbies de decoração
  3. Queimando
  4. Tecelagem
  5. Fazendo bonecos
  6. Florística
  7. Novos itens

O bordado nunca saiu de moda, mas de vez em quando uma nova onda de interesse pela criatividade tornava esta ou aquela direção super relevante. Hoje, o bordado está experimentando outra rodada de popularidade, graças às redes sociais, incluindo: belos relatos de artesãs e artesãos inspiram cada vez mais pessoas a criar. Resta apenas escolher o que exatamente será o melhor alimento para a alma.

Vistas clássicas

É algo que não perde a sua relevância, tem uma rica história e tradições. E em cada uma dessas formas existem muitas subespécies próprias.

De costura

Ele apareceu na Idade da Pedra, agulhas feitas de ossos e peles de animais em vez de tecidos, mas o princípio de juntar peças para facilitar o uso no corpo permanece o mesmo. No entanto, não foram apenas costuradas roupas. Nem tudo que é costurado deve ser utilitário, muitas coisas têm apenas uma missão decorativa, mas têm um desempenho gracioso, incomparável.

Se você quer se deixar levar pela costura, você precisa começar com um simples: por exemplo, fazer fronhas para almofadas. Aí você pode fazer um conjunto na mesa: passarela, guardanapos, capas para as costas das cadeiras. Em seguida, experimente costurar brinquedos têxteis e, assim, descobrirá um nicho que você deseja especialmente ocupar.

Para arranjar o conforto da casa, patchwork (costura patchwork) vai ser interessante. Esta é uma compilação de mosaico têxtil que requer diligência, perseverança, atenção, mas o resultado é excepcionalmente bom. Inicialmente, você não deve comprar tecidos caros: você pode tentar criar algo a partir de sobras, de jeans velhos, de peles desnecessárias (casacos de pele já inúteis). Hoje em dia, há uma demanda especial por brinquedos de interior.

Você pode experimentar diferentes opções, encontrar seu próprio estilo, adicionar elementos originais a ele, pensar em uma estratégia de apresentação.E então o hobby pode ser monetizado - vendendo brinquedos pelo Instagram, por exemplo. Uma ocupação para a alma é bastante compatível com ganho financeiro.

Tricô

O interesse pelo tricô hoje também se deve ao surgimento de tipos e técnicas completamente inesperadas.

  • Isso inclui tricô em luma... Lum é chamado de dispositivo especial com cravo no qual os fios são amarrados. Pode ser um círculo, placa ou retângulo. É perfeitamente possível tricotar em tal luma uma coisa quente, prática e uma renda fina.
  • Eles também tricotam em um garfo (fio grosso em forma de U)... Primeiro os fios são colocados de uma certa maneira, depois são tricotados com uma agulha de crochê, que lembra uma trança. Guardanapos, toalhas de mesa e tapetes, garfos perfurados são especialmente bons.
  • A técnica do brumstick também é atraente. Além do gancho usual, ele precisa de uma régua ou uma agulha de tricô grossa na qual as laçadas são amarradas. O tricô é muito rápido, o fio é consumido com moderação e os produtos acabados, o que é especialmente importante, são pouco deformados.
  • Outra técnica legal é batendo, para trabalhar com ele, usa-se uma lançadeira especial, com um orifício de agulha na segunda extremidade. Os laços frontal e traseiro nesta técnica podem ser feitos de crochê. Na maioria das vezes, bater permite que você tricote cachecóis, luvas e meias brilhantes.

Bordado

Anteriormente, todos conheciam duas variações principais de bordado - ponto de cetim e ponto cruz. Hoje, as inovações do autor em termos de bordado surgem quase todos os dias. Isso é bordado com fitas, strass, fios de diferentes texturas.

Tornou-se popular escolher algum tipo de nicho, não apenas relacionado à tecnologia, mas também ao tema, o estilo de bordado. Por exemplo, alguém está envolvido em uma ilustração botânica de um bordado em miniatura - borde roupas com pequenas margaridas ou folhas. Outra pessoa bordou apenas os ornamentos clássicos nacionais, mas os decorou com coisas modernas: clientes, pulseiras, carteiras.

Quadro

É ainda mais interessante aqui, porque você pode até aprender desenho acadêmico online. Ou você pode assistir a algumas master classes e já ter uma pintura concluída. Tudo ficou mais fácil, o desenho ficou mais acessível. E isto apesar de sempre ter estado na liderança da lista dos passatempos artísticos: o que não é surpreendente, porque desenhar é uma actividade muito terapêutica.

Que tipos de desenho e técnicas são de interesse para os iniciantes hoje:

  • desenhando - a arte de esboços rápidos;
  • monótipo - desenhar no vidro com uma solução com sabão (uma impressão interessante de um desenho no vidro, que é transferido para o papel;
  • pintura em madeira - está mais perto de decoração, mas até pintar estatuetas de gatos em madeira pode ser acessível, interessante e promissor;
  • desenho por números - longe do ensino clássico das artes plásticas, mas uma das maneiras mais fáceis de garantir um bom resultado.

E, novamente, muitos têm grande interesse em esboços de paisagens e ilustrações de alimentos.

Tecelagem

Há alguns anos, aconteceu um novo boom do macramé: a partir de corda ou fio grosso, todos voltaram a tecer lindos painéis e potes, fazer cortinas decorativas que poderiam se tornar a decoração de uma zona fotográfica de um casamento. Agora, a tecelagem também é usada para criar tapetes caseiros aconchegantes - é algo na interseção de tricô e tecelagem.

E as etnotradições também contribuíram para a criação de uma nova moda na tecelagem: por exemplo, fazem tapeçarias, tapetes vivos de plantas a partir de galhos. Não se trata de um artesanato, o resultado do qual viverá por anos, mas é uma experiência muito interessante de interagir com materiais vivos, além de, se você acreditar na tradição, que também tem um significado sagrado.

Chafurdar

Feltragem (ou feltragem) é um artesanato que ajuda a criar um desenho sobre feltro ou tecido de lã para feltrar, para fazer um painel, um brinquedo volumétrico, vestuários, decoração, etc. Só a lã natural pode ser sentida, ou seja, para formar feltro.O feltro pode ser seco ou úmido: para o primeiro, são utilizadas agulhas especiais com serifas e, para o segundo, sabonete líquido (ou solução especial).

Se você quiser experimentar algo novo no mundo da feltragem, deve prestar atenção a nunofelting - feltragem úmida de lã sobre seda. Acontece um produto artístico único com o qual você pode fazer, por exemplo, um lenço, qualquer acessório, o que for.

Lista de hobbies de decoração

Aqui estão aqueles hobbies que ajudarão a mudar objetos familiares - isso atualiza o interior, torna-o mais exclusivo.

Vitral

A tecnologia artesanal mais popular é considerada uma janela de vitral gelatinosa: ao contrário da pintura em vidro, possui um contorno em relevo. Você vai precisar de tintas para vitrais, pigmentos e brilhos, pastas e vernizes estruturais, uma espátula, diluentes, um conjunto completo de pincéis, cotonetes e muito mais.

Primeiro, um contorno de um tubo é aplicado ao vidro, e os recipientes com tintas não podem ser deixados abertos por muito tempo - eles vão secar, então após o contorno eles assumem a cor. O desenho deve ter uma direção horizontal. O vidro é desengraxado antes da pintura. O produto acabado pode ser usado para decorar portas interiores, fazer uma moldura para um espelho, fazer inserções decorativas em móveis de gabinete, etc.

Decupagem

Pode ser clássico (não se pode desviar da lista de ferramentas e materiais) e simplificado, mais acessível. Em todo caso, a decupagem se resume a decorar objetos com imagens que são cobertas com um verniz especial e criam a sensação de um desenho ou padrão semelhante à superfície.... Normalmente, eles começam com guardanapos - remova a camada superior do guardanapo, recorte o padrão e cole-o em uma superfície preparada, por exemplo, garrafas. Apenas crie primeiro um plano de fundo no último. Usando vernizes e impregnações especiais, você pode criar o efeito de uma garrafa velha, o efeito de uma superfície rachada, etc.

A decupagem costuma ser levada embora, primeiro dominando pequenas formas (as mesmas garrafas, caixas, recipientes para produtos a granel), depois ajuda a transformar até mesmo os móveis. Compre um papel especial para decupagem, um conjunto de pincéis, vernizes, etc.

Origami

Um guindaste de papel é apenas uma bugiganga fofa. E 10 guindastes de papel multicoloridos, que "voaram" para um grande galho bonito - isso já é uma composição. E ela definitivamente encontrará um lugar no interior. E tudo graças à antiga arte do origami. Existe papel especial para origami, mas você pode começar com uma cor normal ou desenho, pré-impresso.

Composições modulares de elementos de origami hoje enfeitam estúdios de fotografia, workshops criativos e apenas em casa. A arte de dobrar figuras de papel também desenvolve a lógica, a memória e o pensamento abstrato.

Scrapbooking

Para colocá-lo de forma muito primitiva, trata-se de criatividade na criação de cartões postais muito elegantes.... Na verdade, o scrapbooking funciona não apenas com cartões-postais, mas também com todos os tipos de superfícies - de agendas a caixas de presente.

Esta é a arte das camadas, sofisticação do design, uma combinação de uma variedade de texturas e materiais. Para começar, você terá que coletar esses materiais e, para isso, as costureiras imediatamente adquirem organizadores que ajudam a separar tudo. Aliás, decorando álbuns usando a técnica de scrapbooking, você pode transformar um hobby em lucro - por exemplo, álbuns do primeiro ano de vida do bebê, casamento, família em design criativo feito à mão estão em grande demanda.

Moldagem

Muitas vezes, as jovens mães começam a esculpir quadros de plasticina com uma criança e entendem que isso é um desenho real com plasticina, que coisas chiques de interior podem ser feitas com isso. Se a modelagem for volumosa, diferentes materiais são experimentados - por exemplo, massa salgada. Esta é uma criatividade especial, pois o contato com os dedos é muito produtivo, tais atividades são ótimas para o equilíbrio psicológico.

Se você quiser algo novo, não pode usar plasticina, argila ou massa, mas porcelana fria.Esta é uma composição especial que permite fazer coisas únicas em suas características - de brinquedos a joias. Quem quer trabalhar em avião deve definitivamente tentar criar pinturas de plasticina.

Quadro

Também o tipo de criatividade relacionado ao mais terapêutico. Você pode não ser apenas um mestre da pintura, mas também um pesquisador: estudando, por exemplo, os tipos tradicionais de pintura russa sobre madeira ou cerâmica, você poderá conhecer melhor a história, se calçar na história da arte.

Aliás, é útil referir-se a técnicas e gêneros tradicionais para quem quer transformar o interior. Por exemplo, o estilo básico Scandi já universal se tornará mais elegante se você adicionar um pouco de sabor doméstico a ele: em vez de um cavalo Dal Carlian - uma boneca russa usando a técnica Khokhloma ou uma bela bandeja Zhostovo.

Queimando

É um erro pensar que só os meninos são viciados nisso.... Os produtos de madeira estão na moda hoje - eles são ativamente produzidos e comprados ativamente como acessórios de interior. E você mesmo pode começar a fazer esses produtos, apenas alguém pinta uma árvore e alguém a queima.

É melhor começar com kits infantis: você tem tudo o que precisa e você pode tentar queimar sem gastar dinheiro em um kit profissional caro. E se gostar, compre aos poucos o aparelho e outras coisas necessárias para um hobby sério.

Tecelagem

A criação de tecidos é um processo sagrado para nossos ancestrais. Trabalhar em um tear não é fácil, mas criar um tapete ou colcha único e único é uma experiência dificilmente comparável.... Hoje o interesse pelos teares é grande, eles estão sendo feitos novamente, simplificando e oferecendo modelos mais simples (para não desestimular os iniciantes).

A criação da tapeçaria também pode ser atribuída à tecelagem, soa alto, e para os iniciantes parece algo que não levanta, mas começam com miniaturas. Por exemplo, a partir de pequenos painéis na parede (no mesmo estilo escandinavo). É tão divertido quanto macramé.

Fazendo bonecos

O boom sobre eles não funcionou de todo. 10 anos atrás, se não todos, muitos queriam fazer tils. Hoje, a ênfase está em bonecos de design, quando você não copia ideias, mas cria suas próprias, reconhecíveis e especiais. Eles são costurados, e talvez fundamentalmente de tecidos naturais - esse produto está na moda hoje. Por exemplo, costuram uma boneca de linho, dentro da qual há penugem ou mesmo trigo sarraceno, ervas aromáticas.

As bonecas de malha também são uma opção interessante, assim como as bonecas criadas na técnica do papel machê. O último exemplo está especialmente na moda porque essa técnica, aprendida por todos na escola primária em aulas de trabalho, também é construída sobre princípios sustentáveis ​​e permite que você crie obras-primas em casa.

Florística

O design florístico também é conhecido por muitos desde os tempos de escola. Agora é muito simples entrar neste tópico - basta colher algumas plantas no verão, secá-las na semolina, e depois colá-las em uma folha de aquarela branca - e embaixo da moldura. E um trabalho tão simples, que então terá lugar sobre a mesa da cozinha, vai apaixonar os olhos de todos os membros da família.

Mas as plantas podem ser "seladas" com resina epóxi, e então os brincos e anéis com flores se tornarão uma bela lembrança do verão. Os herbários também são uma forma separada relacionada à floricultura. As variações em como mantê-los, como projetá-los, são impressionantes, de livros a cadernos de estilo vitoriano.

Novos itens

E um pouco mais sobre essas espécies, cujos nomes podem não ter sido ouvidos por todos. Mas alguns deles podem ser praticados em casa, sem habilidades artísticas especiais. O que poderia ser:

  • Temari - bordado gracioso em bolas;
  • ebru - a partir da água, você pode trabalhar nisso online, na frente do público, na frente das pessoas para criar obras-primas;
  • errado - desenhar imagens usando materiais naturais secos (folhas, galhos, flores);
  • saias - o mais interessante é que neste trabalho são criados elementos de proteção que protegem os dedos de lesões durante a costura;
  • Kirigami - semelhante ao origami, mas isso não é dobrar, mas cortar figuras de papel volumétricas;
  • amigurumi - tricô dos brinquedos mais fofos.

Alguns dos itens acima são bastante dignos de se tornarem um artesanato favorito. Criar beleza com as próprias mãos é inerente a uma pessoa em todos os momentos, o que significa que todos podem participar.

sem comentários

Moda

a beleza

casa