Costura

Tudo sobre artesanato japonês

Tudo sobre artesanato japonês
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral da espécie
  3. Qual é a melhor escolha?

Saber tudo sobre o artesanato japonês é muito interessante e emocionante. Existem vários tipos de hobbies do Japão e suas técnicas particulares, incluindo artesanato em tecido. É útil para quem procura uma ocupação original descobrir do que os japoneses gostam e qual passatempo escolher.

Peculiaridades

O fato de o Japão ser único não é segredo para ninguém. Mas entre seus costumes e tradições, o artesanato japonês se destaca. Não é menos diverso do que outras tendências culturais. Alguns deles nem mesmo são muito conhecidos fora do Japão, mas também existem hobbies que foram muito além das fronteiras deste país.

Um hobby no Japão é mais do que um hobby e uma forma de agradar a si mesmo. Lá, ele atua como uma característica real do modo de vida e do status pessoal. Os hobbies dos japoneses dependem do bem-estar material, da idade, muito mais do que em outros países. Ao mesmo tempo, a gama de hobbies comuns, a julgar pelos perfis nas redes sociais, dificilmente pode ser comparada com as ideias dos estrangeiros sobre a cultura japonesa.

Em muitos casos, os habitantes da Terra do Sol Nascente escolhem algo relacionado ao seu trabalho, ou hobbies ditados pela moda. Eles nem param em despesas sólidas, mas ainda existem aqueles interesses que não exigem grandes despesas.

Visão geral da espécie

Falando sobre os hobbies mais populares do Japão, você deve prestar atenção antes de tudo ao amigurumi. Traduzido literalmente, este termo significa "embrulhado em malha", o que caracteriza de forma eloquente a essência do assunto. Com a ajuda de um gancho ou agulhas de tricô, eles tricotam ao longo de uma trajetória em espiral de várias criaturas reais ou fictícias. As ferramentas de trabalho devem ter um diâmetro menor que o fio.

A densidade da malha sólida elimina os menores orifícios.

Muitas pessoas no Japão e em outros países gostam de kanzashi, ou a técnica de fazer flores de tecido. As fitas de cetim geralmente são usadas para o trabalho. A abordagem autêntica, no entanto, envolve o uso de tecido de seda unido com cola de arroz. No entanto, na Rússia, isso dificilmente é possível e, portanto, é necessário costurar um atlas à mão.

Temari tem uma história muito antiga. É interessante que este não seja um hobby japonês, mas um hobby chinês. No passado, os temari, ou balões bordados, eram feitos para presentear crianças. Esses presentes são um símbolo de amizade e devoção pessoal.

Para alcançar alto profissionalismo na área de temari, segundo os japoneses, é necessário dominar essa habilidade por pelo menos 6 anos e fazer pelo menos 150 bolas por conta própria.

É muito interessante fazer você mesmo e mizuhiki. Em teoria, este é um análogo popular do macramé no Japão. A diferença é a graça e a diminuição, que não são alcançadas no macramê tradicional. Eles formam nós de incrível beleza com as cordas. Mizuhiki apareceu no século 18; é usado para:

  • decorar letras;
  • postais para decoração;
  • registo de bolsas e presentes.

Os japoneses também gostam de criar pinturas tridimensionais que combinam papelão com tecido ou papel comum. A composição é formada pelo método de aplicação. Este hobby é chamado de axie. Nenhum material é adequado para o trabalho, apenas papel washi especial. No passado, o oshie não era feito de tecido novo, mas de quimonos velhos especialmente reciclados, ou seja, eles não faziam isso por uma boa vida.

Kinusaiga também merece atenção. Este artesanato combina harmoniosamente:

  • patchwork;
  • apliques tradicionais;
  • mosaico;
  • escultura em madeira.

O primeiro passo é criar um esboço no papel. Quando estiver pronto, este esboço é transferido para o quadro. Os sulcos são cortados estritamente ao longo do contorno. Em seguida, eles levam o tecido antigo (você não deve levar um novo, para que seja autêntico). As ranhuras previamente cortadas devem ser preenchidas com peças cortadas; a imagem resultante certamente será bela e realista.

Também vale a pena mencionar o Furoshiki, ou dobradura de tecido tradicional. Esta arte é freqüentemente usada em embalagens. Acontece ao mesmo tempo bonita e conveniente, muitas vezes é possível alcançar a originalidade. Traduzido literalmente, furoshiki, ou furoshiki, significa "tapete de banho"; para este bordado, são usados ​​pedaços de tecido quadrados.

O Terimen também é conhecido desde os tempos antigos - um tipo de artesanato, enraizado no apogeu do feudalismo japonês. Entre as figuras de brinquedo terimen, predominam plantas e animais convencionais, mas você também pode escolher outros temas. Tradicionalmente, isso era feito por mulheres. No século XVII, o modelo passou a incluir a criação de bolsas decorativas com enchimento de perfume.

Mas esse análogo de sachê gradualmente caiu em desuso, e agora o modelo foi reduzido a uma função puramente decorativa.

Você pode tecer não apenas nós, mas também rendas. Uma confirmação vívida disso é a arte de kumihimo. As primeiras menções a ele datam de meados do século 1 DC. Por muitos séculos, o kumihimo foi usado para prender armas, prender armaduras em cavalos ou amarrar objetos pesados ​​(como um análogo da fita adesiva moderna). Mas agora essa arte já é decorativa por natureza.

Uma aparência distante de patchwork, conhecida como sashiko, também foi encontrada na prática japonesa. Seu nome, que significa literalmente "um pequeno furo", caracteriza exaustivamente a essência do bordado. Sashiko, como a ose, apareceu por uma questão de economia. Desta forma, roupas velhas e surradas foram reconstruídas. O bordado também tem um significado mitológico pronunciado.

Bunka é outro tipo de bordado. Após a formação do padrão desejado, é utilizada uma agulha especial com linha roscada. Você terá que trabalhar rapidamente, portanto, esse método não é adequado para pessoas inexperientes. Bunka permite que você crie grandes pinturas. Também são usados ​​fios fora do padrão, que formam um padrão particularmente bonito.

Qual é a melhor escolha?

Depende principalmente de hobbies pessoais.

  • Aqueles que querem mostrar originalidade real e tocar em um hobby não massivo devem escolher temari. Além disso, nesta arte você pode se aprimorar por muito tempo e com persistência, sair para novos horizontes.
  • Amigurumi é mais indicado para quem gosta de tricô, inclusive de coisas inusitadas.
  • Você pode experimentar Kanzashi, mas precisa perceber que isso é apenas uma aparência de arte original. Faz sentido lidar com isso seriamente apenas em um caso - quando você realmente gosta.
  • Mizuhiki pode agradar aos amantes da costura e tecelagem finas, bem como aos que já dominam o macramê. Para o último, isso se tornará um desenvolvimento lógico de habilidades anteriores.
  • É preferível escolher Osie para apreciadores de pinturas caseiras e desenho em geral, bem como para quem gosta de trabalhar com “materiais recicláveis”.

Quanto aos outros tipos, então:

  • kinusayga deve estar empenhado em aspirar imediatamente à atividade mais complexa e multifacetada;
  • furoshiki atrairá aqueles que procuram algo mais simples;
  • os amantes de pequenas esculturas e estatuetas devem se envolver em terimen;
  • sashiko, bunka ainda permitem que você renove seu guarda-roupa com custos mínimos;
  • kumihimo tem um caráter puramente decorativo, e vale a pena experimentá-lo apenas para uma mudança, para simplesmente entender na prática o que é, de fato, se é adequado.
sem comentários

Moda

a beleza

casa