Costura

Artesanato utilitarista

Artesanato utilitarista
Contente
  1. O que é isso?
  2. Como os tapetes podem ser criados.
  3. Aula magistral sobre a criação de um tapete
  4. Opções de patchwork

Certamente, muitos não ouviram falar de bordado utilitário, mas o produto que as pessoas que estão envolvidas nele criam, muito provavelmente, já o viram. São tapetes, aconchegantes, aconchegantes, atraentes no sentido de criar um interior de casa único, mas são feitos com roupas velhas, sobras e muito mais. Para quem está próximo da filosofia de reaproveitar coisas, esse tipo de artesanato pode ser do seu agrado.

O que é isso?

Tapetes de vime caseiros sempre existiram, ao que parece, eles simplesmente desapareciam nas sombras de vez em quando. Hoje, quando interiores típicos criados com base em móveis de marca escandinava (ou suas réplicas), você quer "diluir" com algo único, as pessoas voltam ao artesanato. Se não eles próprios, encontram mestres nas redes sociais que oferecem uma decoração acolhedora e atmosférica, feita com as suas próprias mãos. Mas muitos decidem decorar uma casa sem intermediários: começam a se aprofundar no tema do bordado e chegam à ideia de tecer tapetes, porque não parece tão difícil como, por exemplo, o tricô ou o bordado. No entanto, esses produtos não são apenas tecidos.

Como os tapetes podem ser criados.

  • De tecido e roupas velhas. Por exemplo, eles pegam camisetas velhas, cortam em tiras e então tecem o tecido com essas tiras. Sua densidade depende do material utilizado. E para fortalecer o tapete, é fixada em oleado ou tecido denso emborrachado.
  • De embalagens antigas. Sacos de supermercado também podem ser cortados em tiras e usados ​​como fios. A tecelagem seguirá o padrão usual, apenas o material é ligeiramente diferente do tecido.

Esses tapetes podem ser usados ​​na entrada da casa (na varanda), no banheiro, na varanda, na despensa.

  • De engarrafamentos. Os tapetes de cortiça são frequentemente chamados de tapetes de massagem porque se tentar "acariciá-los" com os pés, pode relaxar e ter uma sensação realmente agradável. Normalmente, esses tapetes encontram seu lugar no banheiro, e são necessárias cerca de 300 rolhas de garrafas de vinho para criar um produto. São colados à base de borracha ao meio, ou seja, para começar, cada rolha é cortada ao meio. E vai ser fixada na borracha, vai ser a parte plana. Para trabalhar, você precisa de uma pistola de cola.
  • Fabricado em ripas de madeira. Acontece um tapete completo. São utilizados rodapés antigos que, após reparos, podem ir para aterro. Mas eles são selecionados, serrados em peças do mesmo comprimento, nas quais são feitos orifícios passantes. E então as tiras são simplesmente mantidas juntas pelo cordão sintético. Tanto concreto quanto telhas podem ser colocados com esta esteira.
  • De tranças. Digamos que um fio grosso seja retirado. Os rabos-de-cavalo são feitos dele, longos e bastante densos. Em seguida, essas tranças são tecidas com um caracol e fixadas em uma base densa, colada ou emborrachada. Fixado com cola. Você receberá um delicado tapete redondo, por exemplo, um tapete de cabeceira.

Mas os tapetes podem ficar não só no chão, mas também na parede. Então você obtém um belo painel interior. Isso não é macramê, mas sim uma técnica mista associada à tecelagem. Os tapetes também são usados ​​como guardanapos, toalhas de mesa, caminhos. Eles podem ser usados ​​para cobrir peitoris de janela, usá-los como uma cama para uma cadeira, etc. Os produtos podem ser completos (isto é, um conjunto no qual a unidade dos materiais e a unidade da tecnologia podem ser rastreadas) ou únicos, sem um par ou parceiro de coisa.

Aula magistral sobre a criação de um tapete

Os tapetes trançados se tornaram populares, eles competem com produtos de um cordão de linho, mas ambas as opções ficam ótimas no interior.

Todos podem dominar a trança, mas você precisa encontrar uma ferramenta (ou fazer você mesmo).

A moldura para tecer deve ser ligeiramente maior do que o tamanho do tecido pretendido. Nos dois lados opostos da moldura, você precisa encher os pregos (suas tampas devem ser pequenas), você também pode usar pinos de madeira. A distância entre os pinos é de 2 a 2,5 cm.

Tapete de vime faça você mesmo, passo a passo.

  • Primeiro você precisa proteger os fios de urdidura. Para isso, você pode usar o mesmo cordão de linho, fio grosso, barbante ou apenas trapos amarrados no comprimento. A ponta da linha deve ser presa ao pino superior no canto, então é como uma cobra em torno de todos os pinos nos degraus superior e inferior.

A tensão deve ser suficiente, não muito forte.

  • É hora de preparar os threads de trabalho. Os muito longos não são necessários, porque a tecelagem irá "tropeçar" constantemente para desembaraçá-los. A próxima faixa deve ser anexada à medida que a predecessora é encurtada.
  • A tecelagem começa com pulos alternados tiras de fio de trabalho acima dos fios de urdidura abaixo deles.
  • Quando o final da linha está próximo, o fio de trabalho é enrolado em torno do fio extremo da urdidura, e a trama continua na direção contrária.
  • Após várias fiadas, a tecelagem deve ser compactada (e isso deve ser feito regularmente), as fiadas tecidas serão puxadas para cima. Um garfo de madeira é muito conveniente neste sentido, embora você possa fazer isso manualmente. Quanto mais densa a tecelagem, mais estreito é o espaçamento das linhas, menos visíveis serão os fios da urdidura, o que é muito bom.
  • A tecelagem segue o padrão, o número necessário de linhas é contado, se necessário, o fio é estendido (ou muda com uma tira de cor diferente). Caso seja necessário trocar a cor da linha na orla da vestimenta, deve-se cortá-la rente a ela e amarrar ou mesmo bainhar uma nova tira. O nó ficará do lado errado. Mas há outra opção: amarre as tiras na ponta para que as pontas longas fiquem. Em seguida, as bordas do produto serão franjadas, o que também fica bonito.
  • Quando todas as linhas estão amarradas, o tapete é cuidadosamente removido da moldura. Se quiser complicar a tecelagem, em vez de um fio de trabalho, pode retirar dois, eles ficarão entrelaçados tanto com os fios de urdidura como entre si.

Tendo gasto algum tempo na construção da estrutura, você pode usá-la por um longo tempo, convenientemente criando tapetes bonitos para a casa.

Opções de patchwork

Patchwork também se refere a bordado utilitário, e esse é um tipo de criatividade muito interessante, com grande potencial.

Que técnicas oferece este bordado?

  • Clássico. Baseia-se em qualquer tecido em que as abas devem ser inicialmente costuradas umas às outras e, em seguida, serão sobrepostas no lado avesso do material de base. O tecido e o pano dos trapos são costurados juntos. O padrão de patchwork torna-se o lado frontal do produto, e o material tomado para a base torna-se o lado avesso.
  • Patchwork louco. Nessa técnica, os retalhos podem ter qualquer formato, são todos costurados na base, o trabalho fica claro e você só quer olhar para ele.
  • Blocos quadrados. Muitos iniciantes em patchwork começam com quadrados russos: fragmentos de quadrados idênticos são cortados de diferentes amostras de tecido usando um molde. Um desenho é formado a partir deles, os quadrados são conectados.
  • Listras. Além disso, o princípio é combinar fragmentos de tecidos diferentes, só que neste caso serão tiras.

Eles podem ser conectados em diferentes direções, por exemplo, em um padrão espiral ou em zigue-zague.

  • Triângulos. É mais fácil para iniciantes trabalhar com fragmentos representados por triângulos isósceles. Você pode costurar guardanapos, corredores de mesa, colchas e tapetes dessa forma.

Uma técnica muito legal - blooper. Certamente a avó poderia ensinar a alguém esse tipo de bordado. A base é tirada de um tecido denso, você precisa costurar abas do mesmo comprimento nela. As listras são costuradas de um lado e podem ser usados ​​tecidos de estruturas muito diferentes. Mas existe uma opção "para avançado": as bordas desses remendos devem ser enroladas em um tubo (ou dobradas em um ângulo) para fazer a coisa parecer mais luxuriante. Esta técnica produz almofadas muito bonitas.

O mais atraente do patchwork é que as coisas ficam bem aconchegantes. Portanto, a técnica é freqüentemente usada para costurar cobertores de bebê (inclusive para alta). Você pode costurar uma toalha de mesa, cortinas, bolsa, avental de patchwork chique. As faixas sobre a mesa, costuradas de acordo com o mesmo esquema, acabam por ser elegantes. Mas a busca por materiais em si também agrada, pois coisas que já serviram para servir podem ser aproveitadas. Por exemplo, vestidos velhos, cortinas, toalhas de mesa: estão fora de moda, rasgados, a estampa desbotada, mas é uma pena jogá-los fora. E agora eles continuarão a existir na forma de um produto em uma técnica de patchwork.

Uma aula mestre detalhada sobre a criação de tapetes a partir de coisas antigas pode ser encontrada no vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa