Resumo

Quais programas de computador devo incluir em meu currículo?

Quais programas de computador devo incluir em meu currículo?
Contente
  1. Valor em resumo
  2. Quer descrever o conhecimento dos programas de escritório?
  3. Como determinar o grau de propriedade?
  4. Como faço uma lista?
  5. Recomendações

A atividade de trabalho da maioria dos especialistas modernos implica fluência em programas de computador especializados. Ao redigir um currículo, é necessário mostrar ao empregador seus conhecimentos e habilidades nesta matéria.

Para tal, necessita não só de indicar uma lista de produtos de software que domina à perfeição, mas também de selecionar os mais importantes que cumprem os requisitos da vaga a que se candidata.

Valor em resumo

Se o candidato indicar no currículo conhecimentos de informática, esse fato aumenta suas chances de conseguir emprego, mesmo que as especificações do cargo para a vaga não prevejam o uso de computador. Dependendo da posição para a qual você está se candidatando, a lista de programas e requisitos para conhecimento do computador será diferente. Por exemplo, existem especialidades em que, para cumprir as suas funções oficiais, é necessário conhecer os programas básicos de informática de escritório: Microsoft Excel, Microsoft Word, Power Point e outros. Esta lista pode ser combinada com um nome amplo. MS Office.

Para vagas que fornecem conhecimentos de perfil restrito, o candidato deve possuir uma extensa lista de programas de computador especializados. Por exemplo, um contador moderno realiza seu trabalho em programas "1C: Contabilidade" ou "SBIS", e um arquiteto será capaz de fazer um projeto se ele possuir um produto de computador chamado ARCHICAD.

Quer descrever o conhecimento dos programas de escritório?

Escrever um currículo não é fácil. É importante lembrar que este documento deve ser curto, mas muito sucinto em termos de conteúdo informativo. Portanto, nem sempre é apropriado se deixar levar por descrever seus conhecimentos de informática, principalmente se essa não for a principal característica da vaga. Ao mencionar quais produtos de software de escritório você domina, você pode indicar brevemente seus nomes com uma frase comum - "conhecimento de programas MS Office." Em que não é necessário descrever todo o conjunto de programas padrão com os quais você trabalhou. Com essa frase, o empregador entenderá que suas habilidades em informática estão em um nível de usuário médio.

Em alguns casos, uma descrição detalhada dos programas de escritório ainda é necessária. Um exemplo seria o cargo de secretária ou gerente assistente. Nesse caso, o trabalho principal do candidato será na área de trabalho de escritório: redação de textos, envio de correspondência comercial por meio de comunicação eletrônica, preparação de apresentação, formatação de documentos, etc.

Ao indicar no currículo os programas da matriz e seus nomes corretos, você demonstrará claramente que os conhece e os que está acostumado no seu dia-a-dia, o que significa que comprovará sua experiência profissional nesta matéria.

Como determinar o grau de propriedade?

O nível de conhecimento de informática para cada usuário é diferente, Portanto, é possível resumir o grau de conhecimento neste assunto para um currículo bastante resumido:

  • Primeiro nível;
  • nível médio;
  • usuário de PC avançado (confiante).

Determinar seu grau de habilidade para usar os recursos de um computador pessoal em seu trabalho é bastante simples. Cada um dos níveis implica um conjunto específico de habilidades que você deve possuir. Tente indicar objetivamente o seu nível de usuário de PC em seu currículo para que nenhum mal-entendido desagradável surja durante a entrevista.

  • Para conhecimentos básicos de informática você precisa saber compor um documento de texto e imprimi-lo, abrir uma calculadora e usá-la, ficar online, criar e mover arquivos e pastas na área de trabalho, usar um reprodutor de mídia, um scanner, enviar um e-mail. As velocidades de impressão neste nível são geralmente muito lentas e geralmente feitas com uma mão.
  • Nível médio o usuário implica no desenvolvimento de programas adicionais. Por exemplo, no Microsoft Excel você precisa ser capaz de construir tabelas e gráficos, no Power Point você precisa preparar uma apresentação a partir de arquivos com imagens. Você precisa saber como e onde encontrar rapidamente as informações de que precisa na Internet, ser capaz de instalar de forma independente os produtos de software mais simples. A velocidade de digitação neste caso pode ser média e já com o uso das duas mãos.
  • Usuários avançados de PC eles sabem como usar vários editores gráficos em seu trabalho, podem configurar de forma independente o funcionamento de um computador, consertar pequenos problemas, baixar ou desinstalar qualquer programa e conectar equipamentos de informática de escritório. Além disso, esses especialistas são fluentes em programas especializados relacionados à sua profissão e até mesmo noções básicas de programação. A velocidade de impressão deles é bastante alta, com as duas mãos.

Cada vaga implica o seu próprio nível de conhecimentos de informática e, claro, o empregador dá preferência aos candidatos cuja competência nesta matéria seja superior à dos outros candidatos.

Como faço uma lista?

Para redigir um currículo para uma vaga de seu interesse, preste atenção aos requisitos do empregador quanto ao conhecimento de programas de computador. Ao especificar a lista de programas que domina, você demonstra sua aptidão profissional para o cargo ao qual está se candidatando. Quer você seja um usuário confiante ou um novato, ele pode desempenhar um papel decisivo na sua contratação.

A fim de garantir um alto nível de produtividade do trabalho, todo especialista moderno possui um nível avançado de conhecimentos de informática. Ele conhece não apenas programas básicos padrão e editores de texto, mas também produtos de software especializados. Se você decidir escrever um currículo, então você deve indicar definitivamente o conhecimento dos programas.

Caso você não saiba escrever sobre isso corretamente, considere como exemplo as especialidades mais populares e comuns onde você precisa de um nível avançado de habilidades de PC, e também estude a lista de programas necessários.

Contador e assistente de contador

Para fazer seu trabalho, um contador precisa ser um usuário avançado de PC e ser capaz de usar programas "1C" ou "VLSI". Você também precisa ser capaz de construir tabelas e gráficos em Microsoft Excel, encontre rapidamente as informações de que precisa sobre atos legislativos no sistema "Consultor Plus", fazer pagamentos em dinheiro e controlar a chegada de financiamento por meio da opção "Banco cliente"e também conhece bem o conjunto padrão de programas MS Office.

Para designer

O nível de conhecimento de computador do designer deve ser alto. Elabore um projeto de design, processe a imagem para enviar para a gráfica ou faça uma maquete do produto na versão eletrônica o designer pode usar os seguintes editores gráficos:

  • Corel Draw;
  • Gráfico APM;
  • Adobe Photoshop;
  • Adobe Acrobat;
  • AutoCAD;
  • 3Ds Max;
  • Objetos geométricos 3D;
  • Compass 3D.

Além dos programas profissionais, o designer é fluente em programas do MS Office.

Gerente de vendas no escritório

Atuando no mercado de vendas, o gerente deve estar apto a atuar no programa Microsoft Excel, e também conhecer os programas básicos MS Office. Muitas vezes, os próprios gerentes de vendas realizam o trabalho de preparação da documentação contábil primária, emitindo uma fatura ao cliente para pagamento, uma fatura e um guia de remessa. Para fazer isso, eles precisam ser capazes de trabalhar no programa "1C: Empresa" ou "SBIS"... O e-mail é freqüentemente usado em grandes empresas. Outlook Express, que você também precisa ser capaz de usar. Quase todos os dias, o gerente usa um leitor de arquivos em seu trabalho. PDF, arquivadores de documentos ZIP ou WinRAR.

Programador PHP

Os desenvolvedores de produtos de computador não serão capazes de cumprir suas responsabilidades de trabalho sem habilidades em programas como JavaScript, ITSM, WordPress, HTML, API, PL-SQL, CSS, C ++, programação PHP. Mas, além desses programas profissionais, os programadores são fluentes em produtos de software básicos mais simples destinados a funcionários de escritório.

Outras profissões

Para contabilização das atividades econômicas de bares, cafés e restaurantes, os programas são relevantes YUMA, Quick Resto, Iiko, R-Keeper, GBS Market. Ajudam a ter em conta todos os meios materiais e técnicos e a sua movimentação. Graças a esses programas de computador em estabelecimentos de catering, o carregamento do salão é planejado, os pedidos são transferidos automaticamente para a cozinha, os pratos são entregues aos clientes sem atrasos desnecessários. Além disso, muitos programas são dotados da capacidade de levar em conta o lado financeiro da questão: eles calculam não só custos e lucros, mas também mostram de imediato o valor das bonificações para os funcionários, motivando-os a trabalhar ativamente.

A contabilidade do armazém é realizada usando os seguintes programas:

  • 1C: Empresa;
  • “Contabilidade e comércio de armazéns”;
  • “Armazém e implementação”;
  • “Armazém e Comércio”;
  • “Estoque de mercadorias no armazém”;
  • "Duende";
  • "Contabilização de mercadorias em armazém".

Esses produtos ajudam a ver o recebimento, o consumo e o saldo das mercadorias, seu valor no atacado e no varejo, determinar o estoque em depósito e evitar o excesso de estoque de quaisquer itens.

Profissionais jurídicos costumam usar softwares como "Fiador", "Consultor Plus", "SUIDELO. рф ", XSUD, Aflatum," Yurayt ". Estes programas contêm as informações jurídicas necessárias sobre os atos legislativos, contêm modelos para a preparação de documentos normalizados, permitem-lhe manter a sua própria base de dados sobre questões jurídicas ou uma lista de processos judiciais. Esses programas são usados ​​por advogados, procuradores, notários, juízes.

Recomendações

Um currículo bem elaborado permite que o candidato a uma vaga demonstre ao empregador que é profissional. O recrutamento de uma pessoa para trabalhar depende da competência deste documento. Não é incomum que os candidatos a emprego cometam erros embaraçosos ao descrever suas habilidades com o computador, criando assim uma impressão desfavorável de si mesmos.

Você pode encontrar dicas e truques úteis de profissionais de RH experientes.

  • Antes de iniciar seu currículo, lembre-se de quais programas você possui. Mesmo aqueles que você não usa há muito tempo, mas sabe e entende como trabalhar com eles, são importantes. É possível que esses produtos de software específicos tenham uma função na seleção de um candidato.
  • Faz sentido falar apenas sobre as habilidades que você realmente possui e tem experiência prática em usá-las.... É possível que logo na entrevista você seja solicitado a demonstrar suas habilidades para trabalhar no programa que especificou.
  • Se você claramente não tem experiência de trabalho suficiente e não tem certeza de suas habilidades para usar determinados produtos de software, escreva em seu currículo com sinceridade... É possível que você seja contratado como auxiliar ou estagiário, e com o tempo você se tornará um usuário avançado dos programas necessários para trabalhar na empresa.
  • Um especialista é muito mais valorizado no mercado de trabalho se ele melhorar regularmente seu nível de conhecimento, acompanhando o tempo e dominando novos softwares necessários à sua atividade profissional. É bom informar ao empregador em seu currículo que concluiu os cursos de treinamento avançado e recebeu um certificado de habilidade para usar um novo programa de computador.
  • Não sobrecarregue seu currículo com uma descrição do que você sabe como usar o equipamento de escritório: impressora, scanner, copiadora. Todos os funcionários de escritório têm essas habilidades por padrão e essas informações não contêm nenhuma informação exclusiva sobre você, mas apenas deixa o empregador perplexo.

Ao redigir um currículo, é preciso pensar muito bem, pois esse documento é uma espécie de proposta comercial, segundo a qual potenciais empregadores avaliam você no mercado de trabalho.

Preste atenção aos pontos importantes, não se concentre em fatos insignificantes e tendenciosos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa