Resumo

Não consigo encontrar emprego: qual a razão e o que fazer?

Não consigo encontrar emprego: qual a razão e o que fazer?
Contente
  1. Razões para o fracasso
  2. Como resolver o problema?
  3. O que você não deve fazer?

A ausência prolongada do trabalho pode afetar negativamente não apenas sua situação financeira, mas também seu estado emocional. Nesse sentido, a solução deste problema deve ser abordada com toda a seriedade e responsabilidade.

Quais são os motivos mais comuns de rejeição ao se candidatar a um emprego? Como você corrige essas deficiências e se prepara para a entrevista? O que você não deve fazer? Você encontrará as respostas a essas perguntas em nosso artigo.

Razões para o fracasso

Muitas pessoas reclamam que não conseguem encontrar um emprego. O desemprego de longa duração costuma causar colapsos emocionais, neuroses e depressão. Ao mesmo tempo, os candidatos a emprego geralmente culpam os empregadores por seus fracassos, e essa abordagem está longe de ser correta. Em primeiro lugar, você precisa prestar atenção em si mesmo.

  • Currículo ruim. Apesar do currículo ser um documento que dá ao empregador a primeira impressão de um candidato a emprego, muitos não o levam a sério. Na maioria das vezes, você pode encontrar erros como preenchimento incompleto de todas as colunas necessárias (por exemplo, você não indicou sua educação ou experiência de trabalho), um grande número de erros de linguagem (vírgulas ausentes, palavras e expressões com erros ortográficos), o uso de construções de modelos, etc. Se há muito tempo você não consegue um emprego em sua especialidade e é recusado em todos os lugares, então este é um motivo para estudar seu currículo ou escrever um novo.
  • Falta de qualificação e experiência. Muitos empregadores na descrição do cargo indicam requisitos específicos que devem ser atendidos pelo candidato ao cargo. Freqüentemente, essa descrição é lida apenas de passagem.Em relação a tal irresponsabilidade, surgem situações em que uma pessoa escolhe uma vaga que não corresponde de forma alguma às suas competências. Portanto, se o anúncio afirma explicitamente que o candidato deve ter formação especializada e experiência profissional na especialidade, você não deve se candidatar ao cargo se não se enquadra nesta categoria de especialistas (mesmo que este seja o seu emprego dos sonhos).
  • Requisitos inadequados. Talvez você esteja exigindo muito do seu trabalho. Faça uma avaliação criteriosa de seu nível profissional, da qualidade da educação que recebeu e de suas habilidades. Talvez você esteja tentando conseguir vagas que ainda não estão disponíveis para você, ou esteja se candidatando a salários muito altos e até mesmo com um horário de trabalho gratuito.
  • Baixa atividade... Para encontrar um emprego, você precisa procurá-lo. Ao mesmo tempo, não basta ver os painéis de mensagens uma vez por semana. No que se refere ao seu emprego, você deve ter uma postura bastante ativa: consultar diariamente os anúncios nos jornais, bem como nos sites do centro de empregos da sua área, comunicar-se com amigos e conhecidos (talvez eles saibam da vaga aberta) . Em geral, você deve assumir o controle dessa situação e controlá-la completamente.
  • Incapacidade de se comportar corretamente nas entrevistas... Freqüentemente, essa situação ocorre quando o empregador está totalmente satisfeito com suas qualificações e competências. Ao mesmo tempo em que seu currículo é elaborado com competência e precisão, o documento impressiona positivamente o pessoal do departamento de pessoal. Nesse caso, a segunda etapa da contratação para o cargo é a entrevista.Se você não se preparar para as entrevistas e também se comportar de maneira incorreta nessas reuniões de negócios, esse é um dos motivos pelos quais você pode ser negado o cargo.
  • Situação desfavorável no mercado de trabalho... Às vezes você não deve se culpar exclusivamente pela falta de trabalho e tentar buscar certas falhas em sua pessoa. Freqüentemente, surge uma situação desfavorável em conexão com a crise econômica, condições desfavoráveis ​​do mercado de trabalho e baixa demanda por especialistas em sua área de atuação.

Como você sabe, o primeiro passo para resolver um problema é entender suas causas. Por isso, antes de tentar consertar uma situação, é importante entender por que ela surgiu. Faça uma análise completa e, em seguida, prossiga para o procedimento de decisão.

Como resolver o problema?

Depois de identificar um ou mais motivos pelos quais você não consegue encontrar um emprego, é importante começar a abordar o problema. Existem vários métodos comprovados que discutiremos hoje.

    Busca e seleção de vagas

    Em primeiro lugar, é importante abordar a procura e seleção de vagas com toda a responsabilidade. A primeira coisa que você deve fazer a esse respeito é identifique suas principais habilidades e capacidades profissionais. Portanto, se você é formado em direito, faz sentido procurar um emprego nessa área específica. Se você não recebeu um ensino superior, tente voltar sua atenção para cargos menos qualificados, por exemplo, uma secretária ou um garçom.

    Um ponto importante é revisar regularmente os quadros de empregos com as vagas disponíveis. Tente enviar seu currículo assim que perceber que um ou outro especialista é necessário. Além disso, você não precisa se limitar a se comunicar com o empregador pela Internet - você pode ligar para a empresa ou até mesmo visitar o departamento de RH.

    Conforme mencionado acima, certifique-se de dizer aos seus amigos que você está procurando um emprego. Talvez eles ou alguém que conheçam conheça uma vaga que se encaixe no seu perfil.

    Se o seu sonho é trabalhar em uma organização específica, escreva ou ligue diretamente para a empresa. Talvez o site deles não liste nenhuma posição em aberto. No entanto, lembre-se de que nem todos os sites da Internet são atualizados regularmente.Além disso, se você tiver motivação e habilidades suficientes, pode solicitar um estágio com mais emprego à empresa. A maioria dos empregadores valoriza funcionários fortes, determinados e persistentes.

    Preparando-se para a entrevista

    Se o empregador o convidou para uma entrevista, pode ter certeza de que ele está interessado na sua candidatura. Porém, o convite em si tem pouco valor, pois a forma como você se conduz na entrevista de trabalho é de particular importância. A este respeito, muito é importante preparar-se cuidadosamente para a entrevista.

    Então, antes de mais nada você precisa estudar cuidadosamente seu currículo e se preparar para respostas a perguntas complicadas... Por exemplo, um empregador pode perguntar por que você deixou seu emprego anterior ou por que há uma lacuna em sua carreira.

    Depois disso é importante estudar a própria empresa. Conheça a história da empresa, com sua especialização e liderança. Assim, aos olhos do empregador, você aparecerá como um candidato a emprego interessado e responsável. Além disso, durante a entrevista, você poderá fazer perguntas que lhe interessem.

    Para não ficar nervoso durante a entrevista, ensaie várias vezes o seu discurso sozinho em casa. Você pode fazer isso na frente de um espelho ou pedir ajuda a amigos e familiares.

    Não se esqueça de considerar sua aparência. Lembre-se de que é melhor usar trajes de negócios (por exemplo, terno ou calça e camisa) para uma entrevista. Nunca use roupas esportivas ou tênis. As mulheres devem considerar seu estilo de cabelo com antecedência, enquanto é indesejável que eles sejam soltos.

    Escrever um currículo e uma carta de apresentação

    Analise seu currículo e cartas de apresentação previamente escritos, encontre erros e deficiências. Se necessário, reescreva os documentos novamente. Lembre-se de que esses documentos criam a primeira impressão sua aos olhos do empregador. É por isso que devem ser elaborados de acordo com certas regras e princípios.

    Ao escrever seu currículo e carta de apresentação, você deve usar um estilo de discurso formal e empresarial. Inclua seções como: "F. Nome e dados de contacto "," Experiência profissional "," Formação "," Qualidades pessoais "," Competências profissionais "," Hobbies e passatempos "," Posição de interesse ".

    Lembre-se de que os documentos em si devem ser curtos e concisos, sem detalhes biográficos desnecessários.

    O que você não deve fazer?

    Para que a procura de emprego seja marcada com sucesso, algumas ações devem ser evitadas.

    • Portanto, em primeiro lugar, você não deve mentir para o empregador. Em hipótese alguma indique informações falsas em seu currículo ou carta de apresentação, e não minta em entrevistas. Muitas vezes, os candidatos a emprego tentam se mostrar como candidatos ideais para o cargo e, portanto, tentam aprimorar suas aptidões e aptidões profissionais. É altamente desencorajado fazer isso, pois suas mentiras serão reveladas no processo de trabalho e você perderá não apenas o emprego, mas também a reputação pessoal.
    • Outro erro comum é ser excessivamente intrusivo. Assim, muitos candidatos, esforçando-se para conseguir um emprego o mais rápido possível, telefonam e escrevem para o empregador várias vezes ao dia, vêm constantemente ao escritório. Esse comportamento afetará negativamente a percepção de você como profissional. Além disso, você parecerá desesperado.
    • Incumprimento da etiqueta empresarial. Lembre-se de que a comunicação com um empregador é uma comunicação empresarial. É por isso que todas as regras de etiqueta empresarial devem ser observadas por telefone, correspondência e entrevista. Em nenhum caso, não entre em contato com o empregador "você" e não conte a ele detalhes desnecessários de sua vida pessoal.

    Assim, utilizando todas as dicas que propomos e evitando os erros populares, poderá sair do desemprego e finalmente conseguir o emprego dos seus sonhos.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa