Resumo

Como enviar um currículo para um empregador corretamente?

Como enviar um currículo para um empregador corretamente?
Contente
  1. Assunto da carta
  2. O que escrever ao enviar?
  3. Outras nuances
  4. Devo ligar para meu empregador depois?
  5. Preciso reenviar se não tiver respondido?
  6. Exemplos de

No mundo moderno, a procura de emprego é realizada exclusivamente pela Internet. O sistema é tão simples que basta clicar uma vez para se candidatar a uma vaga de interesse. Somente quando se trata de enviar diretamente por e-mail um currículo para um recrutador, os candidatos a emprego cometem muitos erros. Essas nuances desagradáveis ​​desempenham um papel importante na seleção de candidatos adequados. Mesmo a saudação errada pode assustar o oficial de RH, e o currículo vai parar na cesta eletrônica.

Assunto da carta

Os candidatos a emprego cometem muitos erros ao enviar seu currículo por e-mail. E o mais comum deles é assunto incorreto... Alguns não sabem nomear corretamente a mensagem, outros simplesmente pulam este ponto. Por essas razões, uma carta enviada com um currículo anexado pode mover-se automaticamente para a pasta "spam" ou simplesmente passar despercebida.

Uma linha de assunto bem escrita não deve conter muitas informações. Uma proposta curta e específica seria a melhor opção, como um "currículo para o chefe de vendas" ou "um anúncio de emprego de designer". No entanto, é possível compor um texto mais informativo do assunto da mensagem, por exemplo, "Currículo de V. A. Kuznetsov para vaga de especialista em call center".

Em alguns casos, o gerente ou recrutador é solicitado a escrever uma frase ou número específico para o cargo na linha de assunto do e-mail.É importante estar atento a este requisito, caso contrário o empregador suspeitará do requerente de incompetência e discrição.

O que escrever ao enviar?

Na mensagem com o documento de currículo em anexo, você deve escrever um pequeno apelo. Uma carta vazia é considerada uma forma incorreta em todas as situações. Um pequeno texto enfatizará a sinceridade do candidato e seu interesse pela vaga oferecida pelo empregador.

Uma determinada estrutura deve ser visível no texto que acompanha a mensagem.

  • Entrar em contato com o gerente ou supervisor de recrutamento. Por exemplo, "caro Oleg Ivanovich".
  • O nome da posição de interesse. Deve haver detalhes aqui, você não pode escrever frases como "Quero obter o cargo de um operador ou chefe do departamento de TI."
  • É necessário indicar como o candidato encontrou um anúncio de vaga aberta, se é uma página da empresa nas redes sociais ou um vizinho que trabalha nesta empresa.
  • No texto que acompanha, é apropriado falar um pouco sobre suas habilidades e experiência de trabalho. Não apenas um reconto detalhado a partir do primeiro estágio, mas uma breve informação, de preferência do último local de trabalho.
  • A parte final do requerente deve exprimir em palavras de agradecimento pelo tempo atribuído ao seu questionário, devendo ainda deixar a sua assinatura sob a forma de apelido e iniciais.

Outras nuances

É necessário enviar currículo para o e-mail de um potencial gestor na forma mais completa possível. A mensagem do candidato deverá ter o assunto preenchido corretamente, uma carta de apresentação no corpo da mensagem, bem como o anexo correto do próprio currículo. Ao mesmo tempo, você pode enviar uma mensagem não apenas de um computador ou laptop, mas também de um telefone. Essas inovações do mundo moderno permitem que você encontre trabalho enquanto caminha, pratica esportes e até mesmo está em um evento de gala.

Claro que, na era das tecnologias modernas, os jovens profissionais tentam utilizar quaisquer métodos eletrônicos de transferência de documentos, por exemplo, WhatsApp ou Viber, mas é impossível garantir a segurança do arquivo. O próprio destinatário pode esquecer de ler as informações do candidato ou simplesmente excluir a mensagem de um contato desconhecido.

Usando vários mensageiros instantâneos para enviar seu currículo, você não deve usar emoticons no texto das mensagens. Qualquer correspondência com o gerente deve ser exclusivamente no estilo comercial. A melhor forma de expressar suas emoções é por meio do contato pessoal.

Mas o mais importante é verificar a gramática do texto enviado. Claro, os dicionários programados nos gadgets corrigem a maioria dos bugs. Mas a eletrônica também pode cometer erros, especialmente quando palavras com erros acidentalmente caem em sua memória.

Qual formato você deve enviar?

Antes de enviar um currículo a um recrutador, é necessário esclarecer qual formato de questionário é o mais adequado.

  • As agências de recrutamento exigem que os currículos sejam enviados em formatos de edição rápida. Os especialistas dessas empresas condicionam este requisito à necessidade de ocultar os dados pessoais do requerente para que o empregador não possa entrar em contacto directo com o candidato que está a contornar a agência. Por este motivo, os formatos pdf ou jpeg são rejeitados imediatamente.
  • No campo do trabalho de escritório, o formato de currículo rtf é considerado a melhor opção. É fácil conseguir. O documento é criado no editor Microsoft Word. A seguir, o comando de menu "arquivo" é selecionado, então - "salvar como ...". Na janela que aparece, mova a seta do mouse sobre a função "outros formatos", altere o tipo de arquivo para o formato rtf. O nome do documento é indicado em letras latinas. No quadro que é aberto, aparecem informações sobre a possível perda de alguns dados. No entanto, ninguém ainda encontrou esses problemas, e é por isso que o aviso pode ser ignorado. Depois de salvar, você precisa fechar o documento e reabri-lo.
  • O currículo em formato txt pode perder sua forma interna após a transmissão.Sim, e durante a abertura do documento podem surgir problemas. O formato txt é adequado para a edição antiga do Microsoft Word, mas a nova versão nem mesmo conseguirá abrir o documento. Ao enviar um currículo, o candidato a emprego não pode saber qual versão do programa editorial está instalada no computador do recrutador. Isso significa que o risco não vale a pena.
  • O formato do documento também é aceitável para o currículo enviado. Ao abrir o arquivo não haverá problemas, principalmente porque este formato pode ser visualizado em diversos editores.

É impraticável usar outras opções de formato. O departamento de RH nem mesmo os considera.

Ressalta-se que o tamanho do arquivo com o currículo não deve ultrapassar 25 Kb. E os documentos com a imagem do requerente não devem ultrapassar 1 MB.

Deve ser dada especial atenção à questão do arquivo. Muitos candidatos a emprego, ao enviarem seu currículo por e-mail, pré-arquivam o documento, mas não vale a pena fazer isso. Freqüentemente, os arquivos compactados contêm anúncios ou vírus, e é por isso que o filtro do serviço de e-mail exclui mensagens com esse anexo além da recuperação. Além disso, não é possível abrir alguns arquivos.

O motivo pode ser uma incompatibilidade do arquivador ou falta de tempo livre.

Nome do arquivo

Atenção especial deve ser dada ao título do arquivo de currículo. O nome do documento não deve ser longo ou ter um conjunto aleatório de letras. Esses documentos eletrônicos podem se perder na abundância de mensagens. E para evitar que isso aconteça, o currículo deve receber um nome específico, por exemplo, "resume_Zaytsev_designer". Apesar do aparente absurdo, o oficial de pessoal entenderá imediatamente que o candidato Zaitsev deseja obter o cargo de designer.

Tempo

Muitos especialistas em recrutamento garantem que os candidatos a emprego possam enviar seus currículos para o correio da empresa a qualquer momento conveniente. No entanto, os questionários enviados antes do almoço são mais eficazes. Para para que o oficial de pessoal conheça o documento em primeiro lugar, o requerente deve enviar o arquivo à noite ou de manhã cedo.

Vale ressaltar que sexta-feira é um péssimo dia para enviar currículo. No último dia útil da semana, poucas pessoas estão muito entusiasmadas com o seu trabalho. Todos estão se preparando para o próximo fim de semana. Por este motivo, os currículos recebidos na sexta-feira podem ser perdidos e na segunda-feira serão totalmente esquecidos.

Enviando para vários destinatários

É estritamente proibido enviar um currículo a vários destinatários ao mesmo tempo. Um gerente em potencial certamente verá a presença de outros destinatários e considerará o candidato uma pessoa frívola e preguiçosa. O envio de mensagens individuais multiplicará as chances do candidato de obter a posição desejada.

Nome da caixa de correio

Encontrar um bom emprego envolve muitas nuances, entre as quais a conta de e-mail do candidato desempenha um papel importante. A correspondência pessoal pode ter um nome incomum, cômico e até mesmo obsceno. Apenas o envio de documentos sérios dele é considerado inaceitável. Para o propósito de procura de emprego, você terá que criar um e-mail adicional com o nome correto.

É melhor tornar o apelido fácil de ler e pronunciar. A indicação mais aceitável do nome e sobrenome do requerente. No entanto, variações do sobrenome completo e das iniciais são permitidas. Por exemplo, "petrov_pavel" ou "petrov. p. v. ".

Ao receber mensagens, os serviços postais indicam não o nome do endereço de e-mail, mas sim as informações do questionário. Por isso, ao criar uma nova caixa de e-mail, é importante inserir dados confiáveis ​​do passaporte.

Talvez alguém pense que o nome do endereço de e-mail do emprego não importa. Mas este não é o caso. O caráter e o temperamento de uma pessoa se manifestam em todas as direções, mesmo nessas ninharias.

Devo ligar para meu empregador depois?

Ao procurar um emprego, muitos candidatos se deparam com o problema da falta de feedback. A maioria dos recrutadores aceita currículos, seleciona-os e deixa perfis mais adequados para uma posição em aberto. Mas para aqueles que não compareceram, nem pensam em ligar de volta e relatar a recusa.

Segundo as recorrentes, é muito difícil entrar em contato com a área de RH, e mais ainda com o chefe da empresa, para obter uma opinião sobre o currículo apresentado anteriormente. Mas tentar entrar em contato não é ruim. No entanto, você deve ligar para a empresa no dia seguinte após enviar seu currículo. Esta ação mostra o candidato apenas do lado positivo. O oficial de pessoal e o gerente irão apreciar tal passo, percebendo que uma vaga é muito importante para o candidato.

Durante uma conversa telefônica, você não deve dizer frases sem sentido, gaguejar, interromper e insistir. O oficial de pessoal fornecerá todas as informações necessárias de acordo com a rotina. Após o monólogo do recrutador, você pode fazer perguntas de interesse. No entanto, você não deve exigir respostas a perguntas sobre salários ou responsabilidades de trabalho. Essas especificidades serão tratadas diretamente durante a entrevista.

Não se preocupe e se preocupe se a chamada de acompanhamento se revelar inútil. Uma mensagem enviada corretamente com observância de todas as nuances passará definitivamente na seleção.

Preciso reenviar se não tiver respondido?

Esta pergunta atormenta muitos candidatos que não receberam uma resposta oportuna. Alguns temem que seu currículo não tenha cabido, enquanto outros pensam que o e-mail acabou em spam ou lixo, por isso acabou não sendo lido.

Na verdade, todos os currículos que acabam no departamento de RH são cuidadosamente selecionados. Os candidatos que se enquadram na vaga especificada são convidados para uma entrevista. Um candidato ocupa uma posição vaga, o currículo dos outros é colocado em um banco de dados especialmente desenvolvido. Havendo vaga na empresa, são os selecionados os primeiros a receber o convite para uma entrevista.

Mas não ignore o fato de que os funcionários de RH não são robôs. O fator humano pode funcionar, e o currículo do candidato será acidentalmente excluído do correio. Isso significa que ninguém pode garantir feedback.

Para excluir uma situação semelhante, o candidato deve acompanhar as vagas abertas da empresa de interesse... Se houver espaço livre, não execute o computador, mas espere alguns dias.

Caso não receba o convite para entrevista, pode repetir com segurança o envio do seu currículo, não apenas com uma nova mensagem, mas com a continuação da carta anterior.

Exemplos de

    Nem todo candidato a emprego consegue cumprir todas as regras para a correta construção de um e-mail. Para evitar erros, propomos considerar uma amostra em que uma menina envia seu currículo para um cargo específico.

    O assunto da mensagem contém informações sobre o conteúdo da carta e a posição de interesse. A seção “Para” contém um único endereço de e-mail. A seguir, você pode ver os documentos em anexo, currículo e diversos trabalhos de redação. O corpo livre da carta contém um texto que o acompanha com uma breve auto-apresentação.

    Essas cartas são lidas com grande prazer pelos recrutadores. Os remetentes dessas mensagens têm uma chance muito alta de obter a posição desejada.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa