Profissões

Quais profissões estão associadas à biologia?

Quais profissões estão associadas à biologia?
Contente
  1. Características comuns das profissões biológicas
  2. Para quem são adequados?
  3. Especialidades populares e suas características
  4. Como escolher?

Se a biologia sempre foi uma disciplina escolar preferida, a escolha final da atividade profissional diretamente relacionada a essa ciência parece bastante lógica. Os colegas podem pensar que essa direção é fútil, mas na verdade eles estão muito enganados - é necessário um conhecimento biológico profundo para trabalhar em áreas muito diferentes, que, ao que parece, são completamente alheias entre si.

Características comuns das profissões biológicas

A principal coisa que as profissões biológicas têm em comum - esta é uma necessidade urgente de conhecimento relacionado à vida de vários organismos vivos. Em muitas profissões, de uma extensa lista de ocupações que requerem orientação em biologia, isso não requer domínio total de todos os tópicos - por exemplo, um paisagista pode não saber absolutamente nada sobre animais e, em princípio, não estar interessado neles. No entanto, se você planeja dominar uma profissão com base no conhecimento de pelo menos uma seção desta ciência, esteja pronto para fazer o exame apropriado após a 11ª série.

Em que a biologia, desempenhando um papel dominante na especialidade escolhida, quase certamente andará de mãos dadas com a química... Isso é lógico, uma vez que a interação adequada com os organismos vivos é impossível sem a compreensão dos processos químicos pelos quais sua atividade vital é realizada. Química não será um exame obrigatório para todas as especialidades biológicas, sem exceção, mas em geral será difícil para quem sempre a detestou e terá que aturar sua presença cotidiana ou pensar em escolher outra carreira.

Para quem são adequados?

A lista de trabalhos diretamente relacionados à biologia geralmente envolve o desempenho diário de tarefas interessantes e não mecânicas que requerem o uso regular de suas próprias habilidades mentais. Simplesmente não há lugar nesta indústria para uma pessoa que não está acostumada a trabalhar com a cabeça - no processo de aprendizagem, você terá que aprender uma grande quantidade de conhecimento e, em seguida, também aplicá-lo na prática, conectando periodicamente sua própria lógica a fim de sair de uma situação desconhecida. Tendo adquirido uma profissão relacionada à biologia, você se tornará um especialista, o que significa que não haverá ninguém para pedir conselho - eles vão recorrer a você para isso.

De referir que, em média, no segmento "biológico" do emprego, a metade justa da humanidade está muito mais representada. Isso não é surpreendente, porque muitos desses trabalhos são mais adequados especificamente para meninas, uma vez que não requerem esforço físico significativo, mas sugerem perseverança e aumento da disciplina, pelo menos na fase de treinamento. No entanto, os homens em todos os setores que veremos abaixo também estão representados e podem muito bem ter sucesso.

Observe que a biologia escolar pertence às ciências naturais, mas sua aplicação em algumas das obras descritas a seguir possui todas as características de uma ciência exata.... Se a saúde humana ou a viabilidade dos organismos vivos dependem de suas ações, incluindo a seleção da dosagem correta de medicamentos ou fertilizantes, você não tem mais o direito de cometer um erro ou fazer estimativas grosseiras, tudo deve ser verificado.

No entanto, você também pode obter uma especialidade com viés humanitário - o mesmo professor está isento de cálculos precisos, e suas funções se reduzem em grande parte a uma apresentação interessante de informações e verificação de sua assimilação.

Especialidades populares e suas características

O perfil biológico é muito extenso hoje. - em um grau ou outro, muitas profissões modernas que exigem uma educação adequada, mas em geral são muito, muito diversas. Considere quais especialidades você pode obter se sempre quis que a biologia permanecesse em sua vida depois da escola.

Na agricultura

O profissional mais óbvio na agricultura é agrônomo, pois sem ela é impossível semear a lavoura de maneira adequada e correta e contar com uma safra aceitável. É uma pessoa que conhece bem o que, quando e como crescer, para que o resultado não decepcione. Zoologia para tal especialista não é muito importante, mas em botânica deve ser um excelente aluno, a ponto de, ao acordar no meio da noite, saber explicar a diferença entre duas variedades arbitrariamente nomeadas da mesma cultura. Algum conhecimento de geografia, como orientação em zonas climáticas e tipos de solo.

Esse trabalho não é adequado para todos - as qualidades e condições obrigatórias para um candidato são:

  • resistência;
  • boa saúde;
  • falta de alergia a nada;
  • capacidade de pensar fora da caixa.

Na esfera educacional

A atividade educacional mais óbvia relacionada à biologia é, claro, lecionar esta matéria na escola e, se o nível de habilitações o permitir, em instituições de ensino profissional e superior... A propósito, a tarefa oficial de um professor de biologia não é apenas fornecer o material necessário, mas incutir nas crianças o amor pelo meio ambiente, ajudar os alunos a compreender os princípios básicos do funcionamento dos organismos vivos e responder a várias questões de interesse para os alunos. Os requisitos para um especialista em potencial são completamente diferentes aqui, ele deve:

  • ser capaz de trabalhar com um grande público;
  • amo crianças;
  • ser resistente ao estresse;
  • alfabetizado;
  • paciente.

Um candidato à função de professor deve ser um modelo de responsabilidade e cultura, e apenas dar um bom exemplo no local de trabalho e fora dele.

No campo da proteção ambiental

A atenção de toda a comunidade mundial está voltada para a ecologia do planeta hoje, e afinal ecologista É também uma profissão diretamente relacionada à biologia. Argumentando que a atividade humana excessivamente intensa leva à poluição do meio ambiente, eles não significam um aspecto puramente moral, mas um impacto negativo direto sobre vários organismos vivos, não excluindo a própria pessoa.

V responsabilidades ambientalistas, em particular, inclui descobrir as razões para o declínio das populações de espécies, bem como desenvolver táticas para sua preservação e aumento. Ao mesmo tempo, seu campo de conhecimento não pode se limitar apenas à biologia - ele deve entender tanto em química, para ver o impacto negativo das mesmas emissões industriais, quanto em geografia com física, para se aprofundar na natureza da cataclismos. As seguintes qualidades são de vital importância para o futuro ecologista:

  • determinação;
  • uma responsabilidade;
  • vontade de trabalhar em condições extremas.

No ambiente científico

Algumas pessoas estão interessadas na biologia como ciência - gostariam de não aplicá-lo na prática, mas buscar profissionalmente novas oportunidades para a humanidade. Os cientistas que estudam os princípios de operação de vários processos dentro dos organismos vivos em laboratório estão uma profissão bastante rara que os verdadeiros fãs de seu ofício vão adorar.

  • Por exemplo, biofísico - este é o mesmo físico, mas interessado em sua ciência apenas em relação estrita com os organismos vivos. Usando unidades caras e de alta tecnologia, esse especialista faz experimentos e experimentos que lhe permitem dar uma resposta precisa à questão de como as diferentes condições afetam os animais e, a longo prazo - e os humanos. Graças à pesquisa científica dessas pessoas, a mesma ecologia e ciências agrícolas passaram de pressupostos teóricos para o uso de conhecimento precisamente verificado.

Os desenvolvimentos dos biofísicos são ativamente usados ​​tanto na medicina (especialmente na esfera não-farmacêutica) quanto na biotecnologia.

  • Atividade bioengenheiro em termos de resultados, lembra um pouco o trabalho de um biofísico, mas o princípio é completamente diferente: um biofísico estuda o impacto de vários fatores em organismos e órgãos individuais já existentes, enquanto o próprio bioengenheiro tenta construí-los ativamente, consolidando o trabalho de seu colega. Para aqueles que sempre sonharam em experimentar uma capa de super-herói, este é um trabalho dos sonhos - é o seu trabalho que ajudará a criar coisas como insulina, hormônios de crescimento sintéticos, órgãos artificiais para transplantes.

Nessas áreas de atividade, são exigidas características pessoais semelhantes, entre as quais, em primeiro lugar - perseverança e capacidade de se concentrar em uma tarefa por muito tempotrabalhando duro para encontrar a melhor solução. É importante ter paciênciade modo a não ser responsabilizado por um resultado emitido às pressas, mas não verificado. Mente analítica afiada permitirá que você tenha sucesso em uma posição difícil, embora seja necessário ser capaz de pensar fora da caixapara trazer algo realmente novo para a indústria.

Na indústria microbiológica

Para pessoas distantes desta indústria, seu nome por si só pode parecer misterioso e intimidante, mas, na verdade, até mesmo uma profissão "diária" como tecnólogo de alimentos. Muitos alimentos preparados por meio de processos de fermentação requerem o manuseio adequado de microorganismos para atingir o resultado desejado. É assim que se obtêm queijos e laticínios, fermento, kvass, cerveja e vinho.

Várias padarias que trabalham ativamente com o fermento todos os dias, fazendo pães e doces, também precisam desse profissional.Se as condições erradas forem criadas para as bactérias que suportam o processo, se houver muitas ou poucas delas, elas estarão expostas aos efeitos negativos do meio ambiente devido à violação das regras de embalagem, há risco de grande deterioração lotes de produtos, e é bom se o produto não acabar.

Um tecnólogo de alimentos tem grande responsabilidade para com os consumidores porque ele simplesmente deve ser uma pessoa muito organizada e atenciosa. A pressa é inadequada aqui, então esta é sempre uma pessoa muito paciente.

Também é importante saber e lembrar sempre de todas as etapas da tecnologia de produção de alimentos nos mínimos detalhes, e isso requer uma excelente memória.

Em medicina

Uma das profissões mais populares diretamente relacionadas à biologia é, claro, médico... Com tal escolha de especialidades, muitas vezes são determinados ainda na primeira infância, porque é óbvio para todas as crianças: sem médico a sociedade vai ser muito má, este é um funcionário extremamente importante e valioso. O trabalho do médico está diretamente relacionado com a manutenção do funcionamento normal do corpo humano, portanto é claro que a biologia, neste caso, é o assunto mais importante.

Ao mesmo tempo, um bom médico não é apenas um especialista qualificado, mas também uma pessoa resistente ao estresse, corajosa, pronta para assumir responsabilidades e capaz de dar notícias não muito felizes às pessoas. Para o médico, os seguintes aspectos são extremamente importantes:

  • cuidado máximo;
  • concentração de cem por cento no problema a ser resolvido;
  • ele deve ser capaz de tomar decisões urgentes em situações em que não haja uma saída correta e inequívoca;
  • ser responsável se estiver errado.

Em muitos aspectos, o trabalho é semelhante à profissão de um médico comum. veterinário - ele também é responsável pela saúde e pela vida normal, mas não das pessoas, mas dos animais. Por um lado, é mais fácil trabalhar com esses pacientes, pois eles não são mal-educados, e o custo de um erro aqui, em muitos casos, não é tão crítico quanto o de um médico "comum", mas você ainda precisa interagir com as pessoas, pois os animais têm donos que querem ver o resultado esperado. Por outro lado, uma pessoa doente irá pelo menos descrever seus sintomas verbalmente, enquanto os animais de estimação não podem fazer isso, o que significa um veterinário deve ter uma mente perspicaz e uma ampla base de conhecimento.

Na silvicultura

Um segmento completamente separado das profissões "biológicas" é especialidades relacionadas com a silvicultura. Alguém chama esses profissionais de engenheiros florestais pomposamente, e alguém apenas de engenheiros florestais, mas a essência disso não muda muito - trata-se de uma pessoa que é responsável pela segurança e continuidade de gerações nas florestas e zonas de parques florestais.

Um funcionário qualificado sabe quais áreas podem ser derrubadas sem prejudicar o ecossistema e quais não devem ser tocadas. A mesma pessoa é a responsável direta pela manutenção das condições sanitárias e de segurança contra incêndio - é ela quem faz as clareiras anti-incêndio que não permitem que o fogo se espalhe rapidamente pelo território.

Um futuro engenheiro florestal deve ter as seguintes qualidades:

  • amar a natureza;
  • preocupe-se sinceramente com sua segurança;
  • ser muito responsável e atento às suas funções;
  • navegar com segurança em uma área de floresta;
  • tem uma excelente memória;
  • tem resistência decente.

Em paisagismo

Paisagista - uma área de atividade relativamente nova, mas muito na moda e de prestígio, que é mais frequentemente associada, na opinião pública, ao projeto de territórios e jardins contíguos. Na verdade, esse especialista atua em uma escala mais ampla, criando também praças e parques.E se os engenheiros florestais, cuja competência antes estava incluída, se concentram apenas nas árvores, o paisagista lida com vegetação de todos os tipos, decorações artificiais e até mesmo a própria paisagem.

Nesta profissão, você não precisa apenas conhecer bem a biologia, mas também tem muitos outros conhecimentos e habilidades - por exemplo, ser capaz de fazer visualizações dos seus próprios projetos, compreender os princípios de organização dos mesmos reservatórios artificiais, ter uma ideia de arquitetura.

A criatividade também é indispensável - ninguém paga um salário decente a uma pessoa que simplesmente rouba as idéias de outras pessoas.

De outros

Apresentamos uma lista de tamanho razoável das profissões atuais, cada uma das quais bem reconhecível e compreensível para a maioria dos cidadãos comuns. Na verdade, a variedade de especialidades e áreas de estudo é muito mais ampla, e você pode escolher até mesmo aquelas muito raras e incomuns, como radiologista, médico espacial, ecoanalista ou zoopsicólogo. Ao mesmo tempo, pode-se atentar para as especialidades mais procuradas, que são simplesmente variedades do que já foi listado acima, como agroquímico, nutricionista, virologista, imunologista, farmacêutico, florista designer etc.

A maneira mais fácil de conhecer a lista de profissões disponíveis é abrindo o site da instituição de ensino de sua escolha e ver quais áreas de formação são oferecidas por sua Faculdade de Biologia.

Como escolher?

Ao decidir sobre uma futura profissão, é necessário encontrar um equilíbrio entre o que a alma é atraída e o que ela paga bem. Não é segredo que a maneira mais fácil de alcançar o sucesso é no trabalho que você estaria fazendo, mesmo sem qualquer pagamento. Então você fará todos os esforços e certamente se estabelecerá como um bom funcionário. Mesmo que não leve a um aumento, você ainda tem motivos para estar otimista - você realmente ama o que faz.

Os pragmáticos diriam que é importante escolher um emprego bem remunerado e, de certa forma, eles estão certos, porque você trabalha para sustentar a si mesmo e sua família. Ao mesmo tempo, você não deve confundir posições de prestígio com bem remuneradas - pergunte a um cirurgião de uma clínica estadual, ele lhe dirá.

Finalmente, pense cuidadosamente se deve seguir uma especialidade "promissora". Se você não está pronto para se mudar, concentre-se no mercado de trabalho local e nas vagas de emprego.

sem comentários

Moda

a beleza

casa