Profissões

Características da profissão de costureira

Características da profissão de costureira
Contente
  1. Característica
  2. Responsabilidades
  3. Direitos
  4. Educação
  5. Uma responsabilidade
  6. Onde funciona?
  7. Carreira e perspectivas

Em muitas empresas industriais relacionadas com costura ou calçado, costureiras são solicitadas como especialistas. Eles fazem seu trabalho usando máquinas automatizadas especiais. Hoje falaremos sobre as responsabilidades que esse funcionário deve desempenhar, sobre as características da profissão e onde você pode fazer o treinamento para se tornar um especialista.

Característica

A profissão de costureira envolve um especialista que realiza trabalhos de costura de diversos produtos, tanto manualmente como com o auxílio de equipamentos de costura. Para aceitar tal cargo, uma pessoa deve ter algumas habilidades e qualidades importantes.

Uma costureira deve conhecer muito bem a tecnologia da costura, os princípios do trabalho em dispositivos técnicos profissionais, ser capaz de fazer todos os tipos de pontos e cuidar bem das máquinas de costura.

Responsabilidades

A lista de funções que um determinado funcionário deve executar pode ser encontrada em uma descrição de trabalho especial de uma tarifa unificada e livro de referência de qualificação de empregos e profissões. Inclui os seguintes recursos:

  • realização de operações de costura de vários níveis de complexidade; a costureira é obrigada a realizá-los em máquinas especiais ou manualmente com todos os tipos de materiais;
  • identificação e correção de pequenos problemas - em primeiro lugar, esta função diz respeito a pequenas avarias no equipamento de costura;
  • execução de várias produções de vestuário e controle sobre ele; esse funcionário também deve estar apto a realizar peles, tecidos, malhas, produção de feltro e fabricação de chapéus;
  • decoração e enfeites - a costureira é obrigada a confeccionar pescoços, lapelas, golas, cavas, confecção de moldes e desenhos em materiais;
  • cobertura - isso é feito, via de regra, à mão;
  • processamento - este especialista faz o design final de capuzes, bolsos, golas, golas, laterais, dobras, lapelas;
  • costura - essa tecnologia é utilizada para fazer pontos de acabamento na parte inferior do produto ou nas mangas, nas laterais, gola e lapelas;
  • fixação - a costureira deve fixar nos produtos os forros e espaçadores necessários às costuras das cavas;
  • corte - esta tecnologia é utilizada para fazer furos em bolsos, antes de processar as tiras;
  • ligação - o especialista fixa as golas com capuzes, bolsos no interior com elementos de topo, orlas com uma lateral, punhos com a parte inferior e mangas com um ponto, cintos com a parte superior das calças e casacos, saias.

Importante! Além disso, uma costureira deve ser capaz de fazer padrões em produtos. Alguns especialistas também estão envolvidos na fabricação de bolsas, mitenes, luvas e cachecóis.

Esta especialidade inclui várias categorias. A divisão ocorre de acordo com a área de trabalho, equipamentos de produção usados, habilidades e habilidades. Para se tornar costureira-cuidadora de 1ª ou 2ª categoria não é necessário ter conhecimentos e aptidões especiais. Via de regra, são alunos de faculdades profissionais ou escolas técnicas.

A costureira-cuidadora da 3ª categoria deve ter conhecimentos básicos de confecção de costura. Ela não precisa ter habilidades perfeitas de alinhamento de materiais. Na maioria das vezes, esses trabalhadores produzem pijamas hospitalares, roupas de cama, bolsas, ou seja, lidam com produtos cuja aparência é secundária. As funções de costureira da 3ª categoria incluem as seguintes funções: cerzir, costurar as orlas das fronhas, fazer bainhas, costurar botões, costurar orlas de materiais, costurar orlas, bem como alongar e encurtar calças, remendar pontos retos que desvendou. Os especialistas neste grupo devem ser capazes de passar a linha na máquina de costura, ajustar a tensão da linha, operar o equipamento com um pedal e definir a velocidade de costura necessária.

Os especialistas da 4ª série já devem ter habilidade em costurar peças de formato irregular, elementos com dobras frequentes. Ao mesmo tempo, no final do trabalho, a aparência do produto desempenha um papel primordial. Este grupo de costureiras costura pequenos itens, incluindo bolsos de remendo e bordas curvas. O funcionário deve saber costurar com agulha dupla. Costuma trabalhar com algodão natural, algodão com poliéster, rayon, náilon e lã.

Para se tornar uma costureira do 5º ano, você deve ter um conhecimento especial e habilidades de produção. Portanto, ela deve ser capaz de costurar produtos complexos como calças, camisas, que são decoradas com vários padrões e detalhes adicionais. Esses especialistas realizam operações de costura complexas (conexão com as mangas), reparos de vestimentas (alteração da região da cintura sem romper a estrutura do material) e recolocação dos punhos nas mangas. Trabalham com lã, rayon, náilon, algodão natural, pois são os mais fáceis de processar.

Especialistas da 6ª categoria trabalham apenas com os produtos de costura mais complexos, incluindo casacos e jaquetas. Eles devem ser capazes de ajustar a manga da vestimenta na cava sem formar dobras, costurar as bordas que estão localizadas ao redor das lapelas, aparar as bordas e consertar as roupas.

Direitos

Além das responsabilidades principais, na descrição do cargo encontra-se a lista dos direitos que as costureiras têm, a saber:

  • fazer propostas para melhorar a produção;
  • obter as informações necessárias de outros funcionários;
  • participar de reuniões de funcionários da empresa que se relacionem com questões trabalhistas;
  • fazer requisitos para a gestão da empresa para melhorar as condições de trabalho, que são necessárias para o trabalho produtivo máximo;

Educação

Se pretende obter a profissão de costureiro, então deve fazer uma formação e obter o ensino secundário especializado nesta profissão num colégio ou escola técnica. Para tornar-se o trabalhador mais requisitado e qualificado, deve-se estudar em instituições de ensino superior da indústria do vestuário.

Além disso, atualmente existem cursos profissionalizantes especiais.

Uma responsabilidade

A costureira será responsável nos seguintes casos:

  • por cometer delitos graves no desempenho de suas funções oficiais; a lista de tais violações é determinada pelas leis administrativas, civis e criminais em vigor;
  • pelo desempenho impróprio de suas funções oficiais; as funções são estipuladas na descrição do cargo de acordo com a legislação trabalhista.

Importante! No exercício das suas funções oficiais, a costureira deve guiar-se não só pela legislação, mas também pelo estatuto da organização, ordens e ordens da alta direção e regulamentos internos.

Onde funciona?

Costureiras-cuidadoras são especialistas bastante populares em grandes indústrias relacionadas a calçados e costura. Além do mais, os profissionais mais experientes são muito procurados em alfaiates profissionais e casas de moda. Se você pretende mudar de uma fábrica industrial leve para uma boa alfaiataria, deve primeiro começar a receber os pedidos dos clientes em casa. Os especialistas que estudaram em uma instituição de ensino superior nessa profissão podem chefiar um dos departamentos da empresa. Freqüentemente, essas costureiras são empregadas em lojas de tecidos.

Às vezes, especialistas, com experiência suficiente em produtos de costura, abrem seus próprios negócios relacionados a esta área. Muitos vão trabalhar como professores em instituições de ensino associadas à formação de especialistas no campo da indústria leve.

Carreira e perspectivas

O crescimento profissional de uma costureira-chefe é marcado pela atribuição de uma determinada categoria de qualificação. Uma costureira depois de se formar na faculdade ou escola técnica realiza pequenas e simples operações de costura. Costureiras de maior nível de qualificação já lidam com trabalhos mais complexos (desenho de mangas, costura de vários elementos individuais do produto entre si). Para obter novas habilidades ou habilidades, você pode começar a preparar desenhos e padrões para vários produtos. Isso permitirá que a costureira se dedique à autocriação e ao design de vários produtos. No futuro, esses trabalhadores, com experiência suficiente, poderão realizar-se abrindo seu próprio negócio de alfaiataria.

Não é incomum que profissionais da área recebam pedidos de clientes em casa. No processo desse trabalho, eles se comunicam com os clientes e, se necessário, fazem consultas sobre a seleção de todos os materiais para costura. Obter um ensino superior nesta área com um diploma em “design de produtos para a indústria leve” proporcionará excelentes perspectivas de carreira. Inclui várias especializações distintas: a história da moda, o desenvolvimento de coleções de sapatos e roupas, a tecnologia de produção de produtos de costura, a criação de padrões, desenhos, o design de vários modelos de roupas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa