Profissões

Tudo sobre profissões no teatro

Tudo sobre profissões no teatro
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Lista e descrição das profissões
  3. Que outras especialidades de arte existem?

A magia da cena existe, mas nem todo mundo sabe quem a cria. Até no teatro existe uma rotina, porém, para muitos ela se torna algo constante e cotidiano, não há forças para recusá-la. Se você quer conectar sua vida com o teatro, existem muitas profissões que podem ajudar nisso.

Peculiaridades

Dezenas de pessoas criam uma performance, que é aplaudida de pé pelo público. E não apenas o diretor e a trupe de atuação podem considerar-se envolvidos neles - há muitas profissões que todo teatro precisa. Existem, por exemplo, figurinistas e adereços, cujo profissionalismo é tão valorizado que nem todo ator será tão valorizado no teatro.

Algumas especialidades são ministradas nas universidades correspondentes - e não há outras opções. Mas, por exemplo, você pode se tornar um maquiador ou atendente de vestiário sem educação.

Lista e descrição das profissões

O teatro pode ser arte, ópera, drama, etc. Existem, por exemplo, teatros, cuja trupe é composta por pessoas que atuam simultaneamente em filmes. Existem profissões teatrais que estão na vanguarda da popularidade.

Ator

Essa é a cara do teatro. A trupe de atuação inclui, via de regra, pessoas que se formaram em uma universidade ou escola de teatro. Acredita-se que o ator entra a serviço no teatro, eles dizem isso: "Eu sirvo no teatro da comédia musical" ou "Eu sirvo neste teatro há 20 anos." É quase impossível se encontrar no lugar de um ator sem a formação adequada, a menos que seja um teatro amador. Ou, por exemplo, uma pessoa acidentalmente entra no cinema, possuindo um talento natural, alcança o sucesso e quer se arriscar também no palco.Mas, via de regra, ele ainda vai estudar, porque nenhuma natureza e talento podem substituir as competências exclusivamente profissionais, as noções básicas de atuação. As exceções são tão raras que apenas comprovam a regra.

O salário do ator não é o mais alto. Se este é um teatro provinciano e um ator é chamado de estrela, envolvido em um grande número de apresentações, mas estritamente estrelando, é impossível, ele receberá de 15 mil rublos. Infelizmente, essas são as realidades. Nos cinemas de Moscou, os salários são mais altos, assim como a competição.

As melhores universidades para obter a profissão de ator são a Moscow Art Theatre School, a Higher Theatre School em homenagem a V.I. Shchepkina, o Instituto de Teatro Shchukin, GITIS.

Animador

Se você usar essa palavra no sentido correto, o animador é um ator de rua. Ele trabalha em parques de diversões, em eventos públicos, sozinho ou como parte de uma trupe de teatro de rua. Idealmente, uma pessoa associada a esta profissão também deve ter uma formação em atuação. Hoje, os animadores são mais frequentemente entendidos como pessoas que realizam férias de crianças e adultos, trabalham no âmbito de eventos de rua temáticos. Naturalmente, nem todo mundo tem formação em atuação.

Rápido

Em outras palavras, uma dica. É essa pessoa que se senta na cabine do prompter e muitas vezes salva o destino da apresentação. Sua tarefa é alertar prontamente o ator caso ele tenha esquecido o texto. E, é claro, o espectador não deve notar nada disso. O estande em si está no meio do palco, ligeiramente acima da plataforma. É fácil de reconhecer pela sua forma - lembra uma concha.

Mas hoje em dia não há prompters em todos os teatros. A profissão vai perdendo relevância, portanto não é indispensável no teatro. Ou uma pessoa desta especialidade pode combiná-la com outra para trabalhar em tempo integral.

Assistente de vestiário

Vale a pena lembrar onde começa o teatro? Então, o dono daquele cabide é o atendente do vestiário. Neste caso, é claro, você pode prescindir de educação especial, mas os requisitos não são os mais fáceis. Primeiro, na maioria dos casos, apenas segunda-feira será o dia de folga. Em segundo lugar, você precisa ser rápido, hábil, ter uma boa memória. E, claro, como em um teatro sem polidez, cortesia - o espectador deve estar localizado logo na entrada. Como diz o ditado, a profissão exige conformidade com o lugar.

Adereços

Um graduado em uma universidade de arte pode conseguir um emprego nesta especialidade no teatro. Não se trata apenas de um artista cuja alma canta e exige criatividade - você também precisará de habilidades puramente técnicas: por exemplo, conhecer as características de diferentes adesivos, entender as tintas em termos de propriedades químicas, etc.

Basicamente, o adereço se dedica à confecção de esboços, que deve concordar com o diretor. Ele também cuida da loja onde são feitas as decorações e adereços. Isso é o que o artista de adereços faz. Mas um adereço comum realiza tarefas técnicas: ele fabrica cola, amassa argila, corta papel, tintas etc.

Requisitante

Não é só o diretor que tem que dizer “eu acredito” na atuação do ator. O espectador sentado na sala deve acreditar em tudo o que acontece no palco. E se, por exemplo, o herói bebe leite, o líquido utilizado deve ser pelo menos parecido com ele.

Só o responsável por isso pode lembrar tudo o que está incluído nos adereços. Ele é o responsável por essas nuances, sem as quais o quadro geral da cena se desintegra.

Clacker

Talvez nem todo mundo tenha ouvido essa palavra. No próprio nome da profissão está seu significado, traduzido do francês "claque" significa "bater palmas com a palma da mão". Eles, os aplaudidores, têm que aplaudir de pé, aplaudir no lugar certo e na escala certa. Na verdade, eles atraem o público, muitas vezes determinando o sucesso da apresentação. O balconista deve chamar a atenção do público para aquele momento da performance, que é significativo, complexo, especial, mas nem sempre o espectador adivinha.

Naturalmente, os concorrentes costumavam enviar suas próprias claqueurs para arruinar o desempenho do rival. Na produção alheia, as claqueurs contratadas se comportavam de forma que não havia necessidade de falar em sucesso. A tarefa deles é vaiar o desempenho, atrapalhar um concorrente.

Bailarina

Este é o nome de uma bailarina, intérprete de danças clássicas, educada de acordo com os cânones do ballet, utilizando em sua obra a chamada técnica dos dedos. A prima ballerina é uma dançarina principal, solista principal de uma trupe de balé. É ela quem fica com os papéis principais nas produções. Um dançarino de balé (homem) que atingiu as mesmas alturas é chamado de primeiro-ministro.

Você não pode ir a uma bailarina ou dançarina de balé depois da escola - é tarde demais. Eles vêm para a profissão na primeira infância (via de regra, mesmo na pré-escola), nos primeiros anos de dança, verifica-se se a criança é adequada para o balé clássico. Parece rude, mas há seleção, e muitas vezes não se trata apenas de talento e desempenho, mas sim de correspondência anatômica - deve haver uma certa figura, flexibilidade, eversão do pé, etc. Aos 10-11 anos, as crianças entram a escola de balé, onde, junto com as disciplinas de educação geral, eles dominam o balé.

Operador de luz

Essa pessoa é responsável pelo console de luz, que pode ser considerado uma espécie de cursor no palco. Se o ambiente for pequeno, o operador de luz pode desempenhar as funções de um designer de iluminação, bem como o chefe do departamento elétrico. Em seguida, ele desenvolverá a partitura de luz, posicionará os dispositivos, ficará responsável por sua direção. Hoje essa profissão exige habilidades especiais, já que às vezes é preciso criar fotos inteiras com luz. A luz pode desempenhar um papel de liderança em uma performance, colocar acentos semânticos, etc.

Designer musical

Esse é um profissional que vai construir a linha musical da performance - selecionar a música de forma que ela seja adequada, convincente, ajude a revelar a imagem e envolva emocionalmente o espectador. E tudo deve corresponder à ideia inicial do diretor.

Condutor

Essa pessoa dirige o aprendizado e a execução da música ensemble. É responsável pela interpretação artística da obra, garante também a harmonia do conjunto, é responsável pela técnica de execução de cada intérprete. Além do fato de que deve ser uma pessoa talentosa musicalmente, ele deve treinar seu ouvido, ter um dom dramático. E, claro, para sua equipe, ele deve ser um líder inquestionável.

Cenógrafo

Este é o artista que se responsabiliza pelo desenho da produção, cria sua imagem pictórica e plástica. Ele desempenha simultaneamente as funções de pintor, artista gráfico, designer, arquiteto e tecnólogo. Ele não é o único responsável pela montagem do palco, mas é o responsável pelo processo. Muitas vezes, a performance é lembrada justamente pelo incrível design do palco, pela solução chique dessa parte da performance, que fala nada menos que as réplicas dos heróis.

O cenógrafo terá sucesso se conseguir montar uma equipe com os mesmos profissionais, pois suas ideias também devem ser concretizadas.

Maquiador

A tarefa desse especialista é mudar a aparência do ator para que se adapte melhor ao papel. E não se trata apenas de poder aplicar maquiagem. A maquiagem difere da cosmética comum, pois ajuda a pessoa a ser brilhante, expressiva, para que o espectador possa ver até na última fileira. Às vezes, o maquiador precisa "pintar" o rosto, mudando o ator de forma irreconhecível.

Pintor

Antes que uma fantasia apareça, ela precisa ser desenhada e desenhada. É isso que a figurinista faz. Existem também designers de palco, designers de iluminação, mas nem todo teatro tem essas tarefas atribuídas a diferentes especialistas. Em qualquer caso, deve ser uma pessoa com formação superior em artes.

Que outras especialidades de arte existem?

Você também pode aprender a ser ator em um teatro de fantoches (para isso, uma escola costuma ser suficiente). O especialista deve conhecer a técnica de bonecos, ter roteiro, técnica de atuação, ser musical, etc. Por falar em teatro, você também pode ouvir palavras como "empreendedor". Hoje é usado com menos frequência e em maior medida quando associado ao teatro da era pré-revolucionária. Hoje seria mais fácil dizer - um produtor. Como último recurso - um empresário. Essa pessoa poderia ser dona de um teatro e estar envolvida em sua promoção. Um dos representantes mais lendários desta profissão é o homem que deu ao mundo as “Estações Russas”, Sergei Diaghilev.

O chefe da trupe é um gerente de teatro moderno, responsável por todas as questões organizacionais relacionadas ao elenco. Ele participa da atribuição de papéis e da elaboração de planos de ensaio. Ele também é responsável por garantir que a carga de trabalho da trupe seja uniforme. Ele também está envolvido na seleção de novos atores ou convida artistas de fora para uma participação única na peça.

Claro, como não mencionar praticamente a pessoa principal no teatro - diretor... Ele determinará a ideia geral que se desdobra no decorrer da performance, porque uma mesma obra de arte não só pode ser encenada de maneiras diferentes, mas também saturada de interpretações diametralmente opostas. O diretor recebe sua formação em uma faculdade de artes, na direção do corpo. Uma pessoa que vive de arte - provavelmente é sobre ele.

Normalmente, um teatro tem várias oficinas: em um, os técnicos responsáveis ​​pelos trabalhos de luz, som e mecânica cênica; no outro, eles se dedicam à confecção de cenários e adereços; no terceiro - figurinos.

Também nos teatros modernos há dirigentes que são responsáveis ​​pelo sucesso comercial do teatro, publicidade, promoção, etc. Em alguns teatros há também crítica na equipe, há um departamento literário.

sem comentários

Moda

a beleza

casa