Profissões

Procurador: deveres e funções

Procurador: deveres e funções
Contente
  1. Que é aquele?
  2. História da profissão
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Responsabilidades do trabalho
  5. Requisitos
  6. Direitos e responsabilidades
  7. Quanto ele ganha?
  8. Educação e carreira

Muitos egressos sabem de antemão qual a trajetória profissional que gostariam de escolher, por isso prestam atenção nas disciplinas pertinentes. Alguém se vê antecipadamente como promotor, depois de ter visto muitos filmes de ação e séries de TV fascinantes sobre essa profissão. Mas para a escolha certa, isso claramente não é suficiente. Você precisa saber quais deveres e funções desempenha um representante desta profissão.

Que é aquele?

O Ministério Público é um cargo cuja essência principal consiste em controlar a aplicação das leis em vigor no país, por parte de várias estruturas, organizações, instituições, bem como dos cidadãos. O conceito de promotor é bastante extenso e a descrição de suas atividades inclui muitos aspectos. As peculiaridades da atividade do procurador residem no fato de ele ser também procurador público em juízo. Este cargo pode ser assumido por pessoa com vasta experiência na aplicação da lei, reputação impecável, devendo as suas características incluir não só marcos de crescimento profissional, mas também algumas informações sobre os seus méritos. Antes de se tornar procurador, um empregado pode exercer as funções de procurador-adjunto, procurador-geral ou procurador-adjunto.

Além do mais, também há alguma divisão de responsabilidades. Para além do facto de haver um procurador que trata das questões cíveis e do respeito do Estado de direito nesta área, existe, por exemplo, um procurador militar, um procurador dos transportes. O primeiro é responsável pela observância do Estado de Direito no ambiente das organizações militares, o segundo - por tudo o que acontece no setor de transportes.Isso inclui rotas aéreas, ferrovias e transporte rodoviário.

História da profissão

Os crimes sempre foram cometidos, a justa retribuição também foi cometida em todos os momentos, então o surgimento desta profissão está enraizado em um passado distante. O sistema de trabalho do tribunal é conhecido desde os tempos da Roma Antiga, ao mesmo tempo que surgia a profissão de procurador. Sob o olhar atento de um juiz justo, duas facções opostas também agiram - defesa e acusação. Quanto à Rússia, o surgimento de uma instituição como a promotoria deve-se às inovações de Pedro I. Mas muitas vezes esse trabalho se assemelhava às atividades dos serviços secretos.

Mas da forma como se encontra o Ministério Público nos dias de hoje, este serviço adquiriu já no século XX, durante a formação da URSS.

Vantagens e desvantagens

Não existem profissões ideais, cada uma tem suas próprias vantagens e desvantagens. Considere os benefícios de ser um promotor.

  • Esta profissão está na lista de prestígio. Esta posição sugere que uma pessoa é inteligente, tem uma boa educação e uma rica experiência atrás de si. Ele conquistou muito nesta vida, sabe traçar metas e alcançá-las.
  • O trabalho e os assuntos associados a esta atividade permitem que uma pessoa se sinta satisfeita com seu trabalho com a conclusão bem-sucedida dos negócios e a oportunidade de obter justiça em um caso ou outro.
  • Trabalhar na promotoria é a satisfação de algumas de suas ambições. Isso é especialmente verdadeiro para as meninas, uma vez que geralmente se acredita que esse trabalho é mais adequado para os homens. Porém, nos últimos anos, tudo mudou muito. E o belo sexo não fica atrás dos homens, buscando altos cargos nas agências de aplicação da lei.
  • Outra vantagem significativa é que esta é uma profissão exigida. Uma pessoa com os conhecimentos e habilidades necessários nunca ficará sem trabalho. Além disso, o trabalho pode ser encontrado em qualquer cidade.
  • O alto salário também pode ser atribuído aos aspectos positivos. Este também é um incentivo muito bom em qualquer tipo de atividade.
  • Um ponto importante é que a vida de tal funcionário é muito agitada. Todos os dias temos que resolver novos problemas. O sentimento de necessidade está sempre presente e para muitos é muito importante senti-lo.

Existem também desvantagens para esta atividade, a saber:

  • a maior parte do tempo você passa no trabalho, muito pouco tempo livre;
  • o trabalho pode estar associado a certos perigos e tensões, não se excluindo ameaças, pressões dos participantes do processo ou de autoridades superiores;
  • São muitos os requisitos e é necessário corresponder à posição ocupada;
  • muitas vezes temos que enfrentar a injustiça e defender nossa posição e princípios para permanecer um promotor honesto que defende os interesses das pessoas.

Responsabilidades do trabalho

Detenhamo-nos mais detalhadamente sobre o que é o trabalho do promotor, o que ele faz diariamente.

  • Ao investigar casos criminais, o investigador na fase final entrega o caso ao promotor, que o examina, faz sua conclusão. Se não houver dúvidas, o caso vai a tribunal. Se houver alguma ambigüidade, o caso pode ser enviado para uma investigação mais aprofundada. Nos processos judiciais, o promotor atua como promotor público, enquanto ele e seus funcionários devem reunir uma ampla base de evidências. Caso contrário, o autor do crime pode escapar da punição. No entanto, mesmo um veredicto insatisfatório para a acusação pode ser apelado dentro de um certo período de tempo. A tarefa do promotor é punir o culpado no final.
  • Existe outra área de atuação do promotor. Ele é obrigado a garantir que os direitos dos cidadãos sejam respeitados. Portanto, esse representante das autoridades acolhe as denúncias da população, avalia e, se necessário, realiza uma investigação.E também o promotor realiza uma recepção em certos dias, durante a qual qualquer cidadão, tendo se registrado com antecedência, pode vir e expressar o seu problema. Qualquer recurso deve ser influenciado pela reação das agências de aplicação da lei. A função do promotor nesta fase é ajudar em todas as situações para alcançar uma resolução positiva da situação.
  • O promotor monitora as ações das agências de aplicação da lei, que são subordinadas, e, se necessário, tira suas próprias conclusões e punições. Ele também exerce controle sobre as atividades de empresas e organizações. Se necessário, são realizadas inspeções do Ministério Público.

Se forem identificadas violações, as atividades do empreendimento podem ser suspensas e, em caso de violações mais graves, o empreendimento pode ser encerrado.

Requisitos

Nem todos podem conseguir essa posição e ter um bom desempenho nela. Existem vários requisitos para as pessoas nomeadas para esta posição.

Qualidades pessoais

O ideal, é claro, o promotor deve ser uma pessoa honesta e íntegra. Ele deve ter um caráter forte, ter coragem e determinação. É muito importante ter uma mentalidade analítica, ser capaz de resolver problemas lógicos. A resistência ao estresse também é importante nesta profissão, o desejo de entender tudo a fundo e encontrar a solução certa, não se concentrando em fatores estranhos e influências que podem interferir no trabalho.

Nesse tipo de trabalho, muitas vezes você tem que dar preferência ao trabalho, às vezes sacrificando as responsabilidades familiares. Você também precisa estar preparado para isso. Não será estranho ser um pequeno psicólogo, para entender o estado de espírito das pessoas, para poder avaliar suas ações e entender o porquê de sua ocorrência.

Conhecimento e habilidades

Quanto aos requisitos para um candidato a esta posição no sentido profissional, o ensino superior é um pré-requisito. Naturalmente, o futuro procurador deve estar bem familiarizado com os códigos civil e penal, a constituição e demais documentos necessários à sua atividade. Ninguém pode se tornar um promotor imediatamente após a formatura, não importa quanto conhecimento ele brilhe. Em primeiro lugar, é necessária experiência na aplicação da lei aqui. Muitas vezes, esse especialista atua como detetive, investigador, promotor adjunto e, então, pode obter o cargo de promotor, quando possui conhecimentos e habilidades suficientes para cumprir plenamente as funções que lhe são atribuídas.

Um representante desta profissão, entre outras coisas, deve ter alfabetização perfeita, fala correta. Ele terá que não apenas lidar com os documentos, mas também dialogar na Justiça, com os visitantes.

Apesar do ensino superior, o Ministério Público, tal como os seus restantes funcionários, terá de se submeter à certificação, que ocorre regularmente em intervalos regulares.

Direitos e responsabilidades

O promotor tem o direito de usar todos os documentos e poderes que regulam suas atividades. Ele tem o direito de ser um promotor estadual no tribunal, para coletar as evidências que faltam. É de sua competência organizar as verificações, se necessário, e impor punições em caso de violação da lei. Ao mesmo tempo, deve-se lembrar que o promotor tem uma certa responsabilidade perante o Estado e o povo. Violações e abusos de cargo podem levar a graves consequências, inclusive punição na forma de reclusão, portanto, essa linha deve ser sempre observada com muita clareza.

Importante! Ao escolher esse caminho em sua vida, você também deve ter em mente que ingressar em partidos é inaceitável, assim como cargos no governo. Não pode haver atividade comercial como complemento ao trabalho principal. Mas, ao mesmo tempo, o promotor pode dar aulas na universidade, realizar atividades científicas.

Quanto ele ganha?

O salário de um promotor consiste em um salário, além de alguns abonos e gratificações.Depende também do tempo de serviço, com o tempo pode aumentar. Além disso, o nível de remuneração pode variar de acordo com o local e a região. Na fase inicial, o salário pode ser 30-35 mil rublos. Em média, um promotor com experiência de trabalho e habilidades e conhecimentos relevantes recebe de 40 a 80 mil rublos. Com um longo tempo de serviço e uma classificação elevada, esse número pode ser maior.

Educação e carreira

É preciso dizer desde já que se, desde muito jovem, houve um forte desejo de conseguir uma profissão ligada à jurisprudência, então é preciso começar a aprender na escola. E atenção terá que ser dada tanto ao exato quanto às humanidades. Atualmente, é possível se preparar para o ingresso e obter o ensino fundamental nessa área matriculando-se em uma turma especializada, onde se dá atenção especial às disciplinas que serão necessárias ao ingressar nas universidades e, além disso, são ministrados fundamentos jurídicos nessas turmas especializadas.

Após a saída da escola, a pessoa terá que estudar no instituto da Faculdade de Direito por pelo menos cinco anos. Existem formas de estudo a tempo inteiro e a tempo parcial. Em qualquer caso, você precisa passar no exame com um grande número de pontos, provavelmente, deve ser disciplinas como russo, história, estudos sociais. Mas, no momento da admissão, deve-se levar em consideração os requisitos da instituição educacional para a qual se vai ingressar. Talvez a lista de itens possa ser ligeiramente diferente ou incluir um número maior de itens. Importante! Os cursos para esta especialidade não são fornecidos. Eles só podem ser cursos de atualização ou aqueles fornecidos para aqueles que desejam obter uma especialização mais restrita.

Na Rússia, há um grande número de institutos, universidades e academias onde você pode obter educação jurídica gratuita ou paga. No primeiro caso, devem ser apenas notas altas, talvez a presença de uma medalha de ouro ou prata. Por exemplo, podem ser instituições educacionais como:

  • Academia de Direito do Estado de Moscou;
  • Academia do Gabinete do Procurador-Geral da Federação Russa;
  • Academia de Direito do Estado de Ural;
  • Academia Estadual de Direito de Saratov;
  • Academia Estadual de Economia e Direito de Khabarovsk.

Mas em quase todas as cidades existem universidades onde há um corpo docente de direito, onde você pode obter a educação necessária. Após a formatura, ele terá que trabalhar como investigador, promotor assistente e seu vice. E só então, sujeito a um trabalho bem-sucedido, você poderá obter a posição de promotor. Ele pode trabalhar na cidade, distrito, promotorias regionais, bem como militar ou transporte.

No próximo vídeo, você encontrará um dia na vida de um promotor.

sem comentários

Moda

a beleza

casa