Profissões

Tudo sobre a profissão de geofísico

Tudo sobre a profissão de geofísico
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Responsabilidades
  3. Conhecimento e habilidades
  4. Educação
  5. Local de trabalho
  6. Quanto eles ganham?

O principal objetivo da geofísica moderna é estudar e avaliar de forma abrangente os recursos naturais disponíveis, bem como proteger o meio ambiente, prever desastres naturais. Os geofísicos hoje estão engajados no estudo do Oceano Mundial, conduzem exploração espacial e monitoram a realização de testes nucleares.

Em nossa revisão, nos deteremos em mais detalhes na descrição das características do trabalho de um geofísico, suas vantagens e desvantagens.

Peculiaridades

Geofísica é um conjunto de áreas científicas que tratam do estudo da origem dos fenômenos naturais e artificiais, bem como das peculiaridades de seu curso no planeta Terra. A geofísica está diretamente relacionada às disciplinas biológicas, bem como às ciências como astronomia, física, química, matemática, geologia, geografia e algumas outras ciências exatas e naturais.

O desenvolvimento da Terra é impensável sem a realização de observações geográficas - medindo distâncias, calculando o movimento dos oceanos e mares, descrevendo as peculiaridades das emergências e desastres naturais. Nos séculos XVII-XIX. as descobertas das primeiras leis da macrofísica foram feitas. Foi ao mesmo tempo que uma compreensão da necessidade de observações fundamentais veio para a humanidade - para isso, observatórios geofísicos começaram a ser criados em todos os lugares.

Nos anos 60. do século passado, com a introdução da tecnologia de computação eletrônica, os geofísicos foram capazes de automatizar os dados de suas observações de longo prazo, e o uso das mais recentes conquistas da física tornou possível sair do problema de estudar a estrutura interna da o planeta às peculiaridades do interior da Terra.

As capacidades profissionais dos geofísicos se expandiram significativamente devido à exploração espacial, até mesmo uma nova direção científica apareceu - a ciência planetária, na qual a metodologia da pesquisa geofísica desempenha um papel importante. Ele examina todas as principais tarefas que o homem moderno enfrenta:

  • desenvolvimento de recursos naturais alternativos;
  • proteção da população mundial contra cataclismos e desastres naturais;
  • prevenção de acidentes provocados pelo homem.

Tudo isso fez da geofísica uma das áreas científicas mais urgentes das ciências naturais.

Os geofísicos geralmente se especializam em um dos seguintes campos científicos.

  1. A geofísica solar-terrestre investiga os processos básicos e as interações dos sistemas interplanetários.
  2. A física atmosférica trata do estudo das possíveis manifestações atmosféricas existentes, subdividindo-se em meteorologia e aeronomia. O primeiro explora as camadas inferiores da atmosfera e o segundo, respectivamente, as superiores.
  3. A óptica atmosférica é baseada no estudo de vários efeitos ópticos, bem como em estudos térmicos. Os conhecimentos adquiridos por um geofísico nesta área são utilizados para fazer descobertas científicas no domínio do uso da eletricidade.
  4. A direção da exploração é uma subdivisão da ciência, cujos funcionários se ocupam do levantamento da crosta terrestre, bem como da busca por depósitos e depósitos de minerais úteis à humanidade. Realizações nesta direção são ativamente utilizadas na busca por água subterrânea, gás, bem como minério e petróleo.
  5. Nos últimos anos, a geofísica nuclear tem se desenvolvido em todos os lugares e se tornou uma das áreas mais interessantes da ciência. Sua tarefa é estudar o impacto da radiação radioativa na Terra. Nesse sentido, os geofísicos também estão desenvolvendo os mais modernos instrumentos que permitem determinar facilmente a densidade e a espessura dos estratos terrestres e calcular a probabilidade de ocorrência de minerais nos mesmos.

Graças aos cientistas do setor, é possível descobrir depósitos de petróleo, gás e minérios até então inexplorados, além de simplificar muitas vezes a metodologia de exploração geofísica.

    Como qualquer outra especialidade, o trabalho de um geofísico tem suas vantagens e desvantagens. Vamos começar nosso conhecimento dos aspectos positivos.

    1. Salário muito competitivo. Um geofísico, no desempenho de suas funções laborais, resolve muitos problemas, pelos quais os empregadores estão dispostos a pagar um salário decente.
    2. A capacidade de viajar pelo mundo e conhecer pessoas interessantes.
    3. Geofísicos qualificados fazem todos os tipos de descobertas que mudam radicalmente a compreensão da humanidade sobre os fenômenos que ocorrem em nosso planeta.
    4. Os geofísicos são capazes de antecipar o aparecimento de anomalias naturais, razão pela qual os serviços dos geofísicos são altamente valorizados.

      Vale ressaltar os contras:

      • alta carga de trabalho - a rotina diária de um geofísico muitas vezes não deixa tempo para um bom descanso;
      • viagens de negócios frequentes impedem a construção de uma vida pessoal e a manutenção de relações familiares normais;
      • no trabalho de um geofísico de "campo" existe uma alta probabilidade de acidentes;
      • estar em condições difíceis pode afetar adversamente a saúde de um especialista.

      Responsabilidades

        Em termos globais, as tarefas de um geofísico são as seguintes:

        • estudo da estrutura do planeta Terra e das características dos processos que nele ocorrem, bem como da interação com o Sol e outros objetos do sistema Solar;
        • estudo dos principais processos que ocorrem na atmosfera e outras conchas terrestres;
        • observar a evolução dos recursos naturais do planeta;
        • estudo do efeito dos raios de calor vindos da atmosfera em todos os processos de vida na Terra;
        • levantamento dos recursos hídricos subterrâneos disponíveis e do Oceano Mundial;
        • o estudo de fenômenos e processos que podem auxiliar na proteção da natureza e na manutenção de uma situação ecológica favorável no planeta.

          Com base nessas tarefas, a descrição do trabalho constitui as principais responsabilidades que um geofísico deve desempenhar. Este especialista:

          • estuda os recursos naturais e dá-lhes uma avaliação informada;
          • trata da proteção ambiental;
          • prevê mudanças meteorológicas;
          • alerta para possíveis emergências e desastres naturais;
          • desenvolve fontes alternativas de produção de energia com base no estudo do Oceano Mundial e do espaço;
          • controla o teste de armas nucleares.

          Pode-se afirmar com segurança que sem o trabalho que os cientistas fazem, a pesquisa e o desenvolvimento do nosso planeta seriam simplesmente impossíveis - a humanidade não seria capaz de obter todos os minerais e prevenir desastres naturais sérios e causados ​​pelo homem.

          É por isso na sociedade moderna, o trabalho de um geofísico é altamente valorizado - as descobertas dessas pessoas podem mudar as idéias da humanidade sobre a vida em geral. Além disso, os dados de suas pesquisas permitem encontrar e desenvolver novos depósitos, o que contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas no planeta.

          Conhecimento e habilidades

          Deve-se notar que um geofísico é uma profissão bastante difícil. Para entender a essência do trabalho, você deve se familiarizar com os requisitos básicos que se aplicam a esses especialistas. Aqui estão apenas alguns deles.

          • Ter uma mente afiada. Disposição para conduzir uma ampla variedade de pesquisas científicas.
          • Uma vez que, pela natureza de sua atividade, um geofísico tem de se comunicar constantemente com um grande número de pessoas, ele deve ser sociável e ser capaz de encontrar uma linguagem comum com os outros. E dado que, ao realizar pesquisas de campo, muitos geofísicos vivem por muito tempo como um grupo separado de cientistas a uma distância de assentamentos, esse trabalhador precisará de equilíbrio e habilidade para suavizar cantos agudos.
          • Essa pessoa deve ser distinguida por um maior nível de responsabilidade pessoal. Ele deve ser capaz de avaliar corretamente suas próprias habilidades e priorizar em qualquer processo de trabalho.
          • Um geofísico deve ter habilidades de gerenciamento de tempo para gerenciá-lo de forma eficaz.
          • Em caso de alguma emergência, este especialista deve se controlar, manter a calma e encontrar rapidamente as formas de solucionar o problema.
          • O trabalho de um geofísico requer uma visão ampla, uma grande quantidade de conhecimentos de alta qualidade em áreas afins. É por isso que um especialista deve melhorar constantemente suas qualificações científicas.
          • Um geofísico é necessário não apenas para buscar informações, mas também para analisá-las. Isso significa que ele deve ter habilidades para organizar e estruturar os dados obtidos. Uma habilidade importante é criar gráficos e relatórios.

          É óbvio que esta especialidade precisa de um maior nível de responsabilidade. Além disso, um profissional em sua área deve ter uma gama impressionante de habilidades e conhecimentos em várias áreas da ciência.

          Educação

          Para se tornar um geofísico competente, deve-se obter formação superior especializada e formação em programas que o ajudem a adquirir as competências e conhecimentos necessários para esta profissão.

          Após completar o treinamento teórico, o geofísico deve confirme suas qualificações profissionais experiência prática de trabalho. Durante seus estudos, este especialista estuda matemática, física, química, geografia, biologia e muitas outras áreas.

          Requisito obrigatório para qualquer geofísico é a atividade científica aplicada, portanto, a formação na universidade termina com a redação e defesa de seu projeto de pesquisa.

          Local de trabalho

          O local de trabalho de um geofísico pode ser localizado tanto no instituto de pesquisa quanto nos "campos", diretamente no local da pesquisa. A maioria dos funcionários costuma ir para os poços. Lá, eles estão envolvidos na realização de exploração geofísica e no processamento dos dados obtidos por meio da realização de cálculos usando equipamentos de medição e todos os tipos de programas de computador. Um geofísico pode traçar um plano de campo, calcular a provável eficiência e lucratividade de seu desenvolvimento.

          Essas pessoas geralmente precisam trabalhar em condições difíceis e desconfortáveis ​​- a uma profundidade de vários quilômetros no subsolo ou nas regiões do norte, onde a temperatura pode cair para -50 graus. Em alguns casos, o laboratório do funcionário também pode ser "campo" e localizado diretamente na área de coleta,

          Isso acontece se a pesquisa for urgente ou a subida à superfície puder danificar o material.

          Quanto eles ganham?

          O salário de um geofísico em nosso país varia de 30 a 130 mil rublos.

          Normalmente, os funcionários que trabalham no ambiente de escritório de institutos de pesquisa, os operadores do GTI recebem cerca de 30-50 mil rublos. O trabalho dos cientistas que estão diretamente envolvidos na coleta de dados é avaliado muito mais alto - os especialistas que trabalham em condições difíceis ganham pelo menos 80-90 mil rublos. por mês.

          Para mais informações sobre a profissão de geofísico, veja o próximo vídeo.

          sem comentários

          Moda

          a beleza

          casa