Pratos

Bandejas: materiais, formas e designs

Bandejas: materiais, formas e designs
Contente
  1. Características e propósito
  2. Visualizações
  3. Como escolher

O atributo mais popular e importante em cada casa é uma bandeja. Este acessório também é muito utilizado em estabelecimentos de alimentação, por isso pode ser frequentemente encontrado em cantinas e cafés. Além disso, muitas hospedeiras preferem usar a bandeja como um elemento decorativo que originalmente complementa não só o design da cozinha, mas também da sala de estar, corredor ou quarto.

Características e propósito

As bandejas são um dispositivo universal com superfície plana e laterais especiais (bordas salientes), o que simplifica muito o transporte de vários tipos de pratos e os protege de quedas.

Para que o projeto seja conveniente na operação, muitos fabricantes o equipam com alças nas laterais e pernas na parte inferior.

Hoje o mercado é representado por uma grande variedade de bandejas. Eles podem diferir em tamanho, forma, design, preço, mas são unidos por certas funções.

  • Com a ajuda deste produto, a configuração da mesa com dispositivos e pratos é bastante simplificada. Neste caso, a bandeja pode ser redonda com tampa, espelhada com alças ou apenas de plástico.
  • Permite trazer refeições prontas para a mesa de uma forma mais apresentável. Para isso, costuma-se usar um tipo de produto para servir. Uma bandeja de madeira pintada oval ou retangular de prata fica linda. Eles são freqüentemente usados ​​para servir com eficácia várias sobremesas, cortes de frutas e frutos silvestres, doces e bolos.
  • Graças a este dispositivo, ao retirar da mesa, pode levar muitos pratos para a pia de uma vez.
  • Ideal para organizar pequenos-almoços e jantares ligeiros na cama. Nenhuma cerimônia de café e chá está completa sem este produto.Você também pode organizar vários lanches e lanches nele e deitar-se confortavelmente no sofá assistindo aos seus filmes favoritos.
  • Uma adição original ao interior de qualquer sala. Graças ao seu design elegante e uma grande variedade de modelos, as bandejas lidam facilmente com a função decorativa. Dispositivos com laterais altas podem ser colocados na biblioteca de sua casa, no escritório e em uma mesinha de centro na sala de estar para armazenar cartas e outras correspondências de maneira organizada. No corredor, é útil para guardar ninharias como um bloco de notas com uma caneta, chaves, etc. Essas coisas sempre estarão em um lugar e não se perderão.

Além de tudo isso, muitas donas de casa usam a bandeja como belos suportes para vasos de flores. Você pode colocar não apenas plantas de interior neles, mas também criar composições incomuns de velas e inflorescências secas de forma independente.

As bandejas pintadas e elegantes também são consideradas um presente versátil para qualquer evento da vida.

As bandejas devem atender aos seguintes requisitos: ser higiênico, funcional e ergonômico. A sua decoração também desempenha um papel importante, permitindo-lhe adicionar uma cor especial e um ambiente invulgar à casa. Se a bandeja atender a todas as características acima, ela se tornará a coisa mais útil da casa e nunca poderá ficar nas prateleiras do armário.

Visualizações

Toda anfitriã sabe que não basta preparar um prato delicioso e luxuoso, ele deve ser lindamente servido aos convidados. Um dispositivo como uma bandeja pode ajudar nisso.

Ele está disponível em várias modificações e pode diferir não apenas na forma, tamanho, design, preço, mas também na finalidade.

Esses "utensílios de cozinha" são convencionalmente divididos em dois tipos principais.

  • Bandejas para uso doméstico. Ignorar convidados e servir bebidas e lanches não pode ser feito sem o uso deste dispositivo. Para isso, costumam ser adquiridos modelos leves, amplos e confortáveis. As bandejas muito pequenas e grandes não são adequadas para a vida cotidiana. Se os dispositivos forem inconvenientes para segurar em suas mãos, então tudo irá simplesmente rolar ou cair deles.
  • Bandejas usadas como ornamentos decorativos. Eles podem ter vários formatos elegantes e pendurados na parede ou em cima de uma cômoda. Tradicionalmente, em cada casa você pode encontrar uma bandeja de vime, metal (aço inoxidável) ou madeira com uma pintura (khokhloma). Uma bandeja sobre um travesseiro macio, Gzhel e uma versão giratória (giratória) parecem incomuns no interior da sala. Extravagantes são as bandejas quadradas e octogonais ou modelos combinados, além de pintadas e decoradas com padrões extravagantes.

Esses aparelhos de cozinha diferem não apenas na forma, mas também no tamanho.

Nesse sentido, são divididos em pequenos (até 30 cm de diâmetro), médios (30 a 35 cm de diâmetro) e grandes - com mais de 40 cm de diâmetro.

Uma bandeja clássica e versátil de até 35 cm de diâmetro é perfeita para fatiar, assar e pratos de carne. Se uma recepção especial for planejada e muitos convidados forem convidados, uma grande bandeja oval virá em seu socorro. Até os pratos mais simples ficarão incríveis nele.

Esses dispositivos podem ser produzidos com ou sem alças. Assim, por exemplo, em bandejas clássicas de café e chá, são fornecidas alças. Eles permitem que você sirva bebidas quentes de maneira confortável e eficaz.

Quanto ao material de fabricação, as bandejas podem ser apresentadas em diversos materiais.

Nos tempos antigos, os aristocratas preferiam ver apenas produtos feitos de metais semipreciosos em suas casas.

Essa tradição foi preservada em nosso tempo nos países onde os monarcas governam. Para uso diário, geralmente é adquirida uma bandeja de plástico, embora seja inferior em muitos aspectos aos produtos de aço inoxidável.Os modelos de alumínio também se provaram bem, possuem diversos formatos, caracterizam-se pela durabilidade, resistência ao desgaste e não são afetados negativamente pelas altas temperaturas.

Os produtos feitos de compensado e madeira não são menos populares., eles são especialmente apreciados entre os amantes dos estilos étnico e folclórico. As bandejas de madeira não só vão decorar com elegância a cozinha, mas também adicionar um certo sabor nacional ao banquete.

Esses modelos podem ser encontrados frequentemente em estabelecimentos de restauração, uma vez que são os mais ecológicos (em comparação com os descartáveis) e acessíveis.

Normalmente, as bandejas são feitas de tipos específicos de madeira.

  • Carvalho. Ele é considerado um verdadeiro rei porque não tem igual. As bandejas de carvalho podem ser usadas por muito tempo, não têm medo de cortes com objetos pontiagudos e são resistentes a umidade e temperaturas extremas.
  • Hevea. As pessoas aprenderam não apenas a extrair borracha da madeira, mas também a fazer bandejas elegantes. Sua madeira é caracterizada pelo baixo teor de umidade, que não ultrapassa 10%, e por uma superfície lisa e uniforme de tonalidade quente. Os produtos Hevea têm maior durabilidade e servem por muito tempo. Além disso, essas bandejas são agradáveis ​​ao toque, não absorvem odores e umidade de alimentos estranhos e não têm medo de altas temperaturas.
  • Bambu. É um dos materiais mais duráveis ​​utilizados na fabricação de placas. As bandejas de bambu são leves, antimicrobianas e não absorvem os odores dos alimentos.
  • Acácia. É uma árvore requintada que é nativa dos países do sul. É caracterizado por um aroma delicado e uma cor quente delicada. As bandejas de acácia costumam ser decoradas com pinturas.
  • Cinza. Tem uma textura original e uma cor profundamente saturada. O cinza é usado não apenas para fazer bandejas, mas também pratos, tábuas de cortar, mesas.

As bandejas de madeira geralmente são usadas para servir aqueles produtos que só se beneficiam por serem adjacentes à madeira. Peixes, saladas de folhas, cortes de queijo, picles, especiarias, sobremesas e frutas são perfeitos para isso. Como os produtos feitos de materiais naturais são caros, as bandejas feitas de plástico durável de alta qualidade estão disponíveis como alternativa. Embora sejam baratos, de acordo com dados externos, eles não são de forma alguma inferiores aos elegantes produtos de madeira maciça.

Os modelos de plástico são perfeitos para todas as necessidades da cozinha e simplificam a fase preparatória do preparo dos alimentos.

Eles também podem ser encontrados em redes de fast food. Essas bandejas têm suas próprias vantagens.

  • Baixa condutividade térmica. Graças a esta propriedade, os alimentos colocados na bandeja não perdem a temperatura de serviço, o que é importante principalmente na estação fria. Portanto, os produtos de plástico são geralmente recomendados para servir comidas e bebidas quentes.
  • Design original. Como o plástico pode assumir várias formas, ele pode ser pintado em qualquer cor. Os fabricantes de bandejas costumam aplicar desenhos florais e belos enfeites em sua superfície, o que não pode ser feito com produtos de metal (eles precisam ser cobertos com uma espessa camada de tinta, e essa decoração durará apenas algumas semanas). Você não pode decorar as bandejas de alumínio desta forma, pois após a pintura, problemas de oxidação permanente são possíveis. As bandejas de plástico abrem amplas oportunidades para a implementação de qualquer ideia de design.

Como escolher

Antes de comprar um acessório de cozinha tão importante como uma bandeja, há muitas coisas a considerar.

Esses produtos são apresentados no mercado em uma variedade de cores, materiais e também diferem no design individual.

Indo comprar uma bandeja, você deve prestar atenção a alguns indicadores.

  • O tamanho. Para escolhê-lo corretamente, é necessário levar em consideração não apenas a categoria de convidados que você pretende servir, mas também o design geral da sala de jantar ou da cozinha. Além disso, o acessório de cozinha deve caber facilmente no armário, ocupando pouco espaço.É importante que após a compra deste produto seja possível colocá-lo na máquina de lavar louça ou no escorredor de pratos.
  • Aparência. Vários modelos podem ser selecionados dependendo da finalidade da bandeja. Então, por exemplo, para escolas de ensino fundamental, hospitais e outras instituições, os modelos com seções são excelentes, eles prevêem a divisão da louça em porções. Se você planeja servir muitos pratos diferentes dispostos em pratos, é melhor dar preferência aos modelos planos. Muitos restaurantes servem de forma que a mesa de jantar seja preenchida com os pratos tanto quanto possível, mas com bastante espaço livre. Para isso, são utilizados modelos trapezoidais, que podem ser adquiridos para hotéis, escolas, hospitais e pequenos restaurantes.

Para facilitar o transporte dos pratos, são utilizadas bandejas especiais, que possuem várias células.

Eles não diferem apenas em seu design original, mas também protegem de forma confiável os alimentos contra derramamento.

Para resfriar os pratos com sua porção subsequente na mesa, recomenda-se comprar pastilhas de bandejas. Tendo em conta o aspeto do produto, deve prestar atenção ao seu design, que deverá estar em harmonia com o ambiente geral da divisão.

  • Material de fabricação. É aconselhável escolher modelos com matérias-primas de alta qualidade, duráveis ​​e ecológicas. Por exemplo, produtos de madeira e fibra de vidro têm se mostrado bons. A única coisa é que, comparadas às bandejas de plástico, elas são limitadas em cores e possuem apenas formato trapezoidal e plano. Se a vida útil do produto é importante, então é melhor optar por acessórios de metal.
  • Cor. Ao escolher este indicador, deve-se levar em consideração o estilo da cozinha, sala de jantar e preferências pessoais. Hoje, bandejas de todas as cores e tons estão à venda. É aconselhável comprar produtos que combinem com o estilo geral da sala.

Veja abaixo uma visão geral da bandeja de plástico.

sem comentários

Moda

a beleza

casa