Pratos

Saladeiras: de que materiais são feitos e como escolher?

Saladeiras: de que materiais são feitos e como escolher?
Contente
  1. Características de tigelas de salada
  2. Materiais (editar)
  3. Variedade de formas e tamanhos
  4. Dicas de Seleção

Saladeiras são necessárias para servir saladas na mesa. Esses pratos são usados ​​no dia a dia e como um feriado, muitas vezes servem como decoração. As donas de casa costumam ter várias tigelas de salada diferentes, que vêm em conjuntos ou variedades separadas.

Características de tigelas de salada

As regras de etiqueta envolvem a distribuição de salada imediatamente em pratos porcionados. Nas refeições caseiras ou durante uma refeição diária, nós mesmos impomos nossa salada favorita de uma saladeira comum. Uma colher grande ou pinças especiais são deixadas nele para esses fins.

A saladeira muitas vezes desempenha o papel de decoração de mesa. Uma salada simples, bem preparada neste prato, ficará muito apetitosa. É comum colocar várias tigelas de salada sobre a mesa, mas elas combinam características próprias.

Por exemplo, ao comprar tigelas de salada, é importante prestar atenção ao padrão, cor e diâmetro. Um conjunto de tigelas de salada novas deve combinar com as que já são usadas no dia a dia. Talvez não precisas necessariamente de muitas saladeiras, bastam umas duas, tudo está relacionado com a quantidade de pratos a preparar.

As características das saladeiras permitem que sejam usadas para outros pratos, por exemplo, ervilha de peixe ou carne. Recentemente, tigelas de salada pequenas que parecem xícaras comuns tornaram-se populares. Eles servem saladas ou sobremesas à la carte. As saladeiras grandes costumam ser usadas como tigela de doces ou assadeira.

A saladeira muitas vezes desempenha o papel de um presente elegante. Um prato de salada devidamente selecionado irá decorar até mesmo o banquete mais modesto.Os pratos especiais chamam a atenção para os talentos culinários, por isso as saladas costumam ser simplesmente a refeição principal do banquete. A alta estética é garantida pela compatibilidade das saladas com outros pratos. Os jogos de jantar são frequentemente selecionados de acordo com o tema do evento.

    As saladas sobre a mesa proporcionam um ambiente acolhedor, atencioso e caloroso. Saladeiras ajudam a dar a forma desejada aos alimentos, harmonizando-se efetivamente com o interior da mesa festiva. Neste caso, os pratos podem ser fundos e rasos, com paredes largas ou baixas. Os formatos das saladas são variados, mas esses pratos são unidos pelas seguintes qualidades:

    • falta de tendência à oxidação;
    • falta de odores alimentares;
    • incapacidade de absorver gordura.

    O material das saladeiras deve ser ecologicamente correto, seguro para a saúde, prático de cuidar e durável no uso. Muitos produtos com um design brilhante não são duráveis.

    Vamos examinar com mais detalhes os materiais de fabricação e os aspectos da escolha das tigelas de salada.

    Materiais (editar)

    As saladeiras podem ser feitas de ferro, vidro, faiança, porcelana, cerâmica, cristal e até mesmo plástico. Os mais comuns são as saladeiras de vidro de estilo minimalista. A segunda panela de metal mais popular, que combina perfeitamente com a tendência de alta tecnologia.

    As saladeiras de porcelana são especialmente elegantes e bonitas. Além da elegância do design, apresentam mais uma vantagem - excelente retenção da temperatura dos pratos. A louça de porcelana é considerada um material amigo do ambiente, mas frágil. Além disso, não é recomendável colocar porcelana na máquina de lavar louça, especialmente se houver padrões sutis ou dourados na superfície.

    As tigelas de salada de cristal são especialmente bonitas quando combinadas com o resto do interior. O cristal requer cuidados especiais e cuidadosos. Os utensílios de cozinha não devem ser usados ​​para refeições quentes.

    O vidro temperado resistente ao calor é um material multifuncional com o qual são feitos vários tipos de talheres. As taças de vidro não têm medo de altas temperaturas. Eles podem ser lavados na máquina de lavar louça e duráveis. Se a saladeira for feita de vidro temperado de alta qualidade, ela pode ser usada em pratos quentes e você pode cozinhá-la na saladeira.

    Tigelas de salada de vidro em combinação com joias de prata parecem muito elegantes. Bordas prateadas conferem elegância e apelo a tigelas de salada comuns.

    A última geração de taças de salada de aço inoxidável é um mobiliário elegante. Além de um visual apresentável, esses pratos possuem superioridade: robustez, resistência a substâncias quimicamente agressivas, possibilidade de uso em lava-louças. O aço moderno usado em louças não enferruja nem oxida.

    Os utensílios de cerâmica são multifuncionais. Por exemplo, tigelas de salada podem ser simplesmente servidas ou você pode reaquecer os pratos no micro-ondas. Tipos de cerâmica de qualidade podem ser usados ​​para uso em forno ou fogão. Qualidade negativa da cerâmica: possibilidade de fissuras, perda de aspecto.

    Tigelas de salada de madeira ou pratos de bambu são usados ​​como elemento de servir. Por exemplo, espécimes de madeira podem ser usados ​​para produtos assados, pizza ou pratos de peixe. Ao usar as taças de salada, vale lembrar que são difíceis de manusear, enquanto o contato com líquidos é extremamente contra-indicado.

    As saladas esmaltadas costumam ser um conjunto de tigelas de vários tamanhos.que são usados ​​diariamente. As tigelas podem ter formas diferentes, muitas vezes são decoradas com decoração e não há decorações. Essas tigelas não são usadas para servir na mesa festiva.

    Recentemente, os pratos de plástico estão ganhando cada vez mais popularidade. Esses produtos são muito práticos, caracterizam-se por um cuidado despretensioso. Em termos de custo, são um dos mais baratos. Outra vantagem das saladeiras de plástico: a variedade de cores e formatos. São transparentes ou multicoloridos, facetados ou têm um belo padrão. Existem tigelas de plástico à venda sem qualquer decoração, mas não deixam de ter um aspecto atraente.

    Variedade de formas e tamanhos

    A saladeira clássica tem o formato de uma tigela funda, sem alças. Os designers modernos oferecem ao consumidor uma grande variedade de formas. Por exemplo, você pode encontrar à venda tigelas de salada em forma de concha ou roseta, em forma de trapézio ou de vasilha quadrada.

    Uma saladeira grande ou pequena, feita no formato de um hemisfério, difere em capacidade. As espécies rasas têm um diâmetro de 12 cm, geralmente usadas para vegetais ou frutas picadinhas que mantêm sua forma bem.

    Saladeiras a partir de 15 cm são consideradas profundas. Adequado para uso com fatias de folhas grandes e molhos para salada pegajosos. Tipos menores são chamados de tigelas, eles ficam em uma perna e são usados ​​como dispositivos individuais. A porção de louça é ideal para uma noite de gala ou evento para um casal de convidados.

    Também estão à venda pratos porcionados de formas diferentes. Ele é escolhido dependendo da finalidade do item. Por exemplo, tigelas rasas são ótimas para lanches, pão ou porções. Pratos com tampas e alças são usados ​​para iguarias de carne ou peixe quente. Além disso, a forma redonda de tal prato é boa para lanches frios e a forma oval é para peixe, coelho ou pato. Lindas tigelas de salada perfuradas são usadas apenas para doces.

    Na venda, esses itens de configuração de mesa são separados ou em conjuntos. Os kits podem incluir algumas peças ou 5-10 peças de tamanhos diferentes, mas da mesma cor ou design. Um conjunto de tigelas de salada geralmente é combinado com um serviço de mesa externamente adequado.

    Dicas de Seleção

    A procura e compra de taças de salada deve ser efetuada tendo em conta os tipos e formatos dos pratos já utilizados na casa. Por exemplo, uma saladeira pode se ajustar exatamente ao formato dos pratos. Os principais formulários que estão à venda:

    • volta;
    • quadrado;
    • oval;
    • retangular.
    As opções gratuitas ficarão bem com uma cor ou material adequado. As taças de vidro e plástico mais práticas. Os produtos de plástico, por mais bonitos que sejam, são mais utilizados no dia-a-dia.

    As saladeiras de vidro comuns são adequadas para servir um banquete extraordinário e, para um jantar romântico ou uma celebração espiritual, é melhor escolher opções mais exclusivas de porcelana ou cristal.

    Embora a variedade de taças de vidro está no mercado em uma grande variedade. Por exemplo, as panelas Luminarc em vidro temperado resistente a impactos, com um padrão, ecologicamente correto, seguro, difere da porcelana pela sua alta praticidade.

    Por exemplo, pratos de cristal ondulado podem ser muito difíceis de limpar após a celebração, especialmente se forem usados ​​para salada com maionese... Os kits devem ser embebidos em água muito quente com um agente de limpeza adequado e suave. Toda a sujeira e graxa às vezes desaparecem somente após uma hora de exposição na solução.

    Cuidar de tigelas de porcelana para salada também deve ser oportuno, sem exposição áspera a produtos químicos. As tigelas de porcelana também requerem um armazenamento cuidadoso.

    Não é à toa que os restauradores modernos escolhem talheres lacônicos e simples para servir. As linhas rígidas e retas das tigelas de salada não distraem a atenção dos convidados do conteúdo interno. Por exemplo, tigelas de vidro comuns adicionam espetacularidade a uma celebração familiar e, na vida cotidiana, podem ser usadas para sorvete, creme, mousse e frutas fatiadas.

    Uma saladeira pode servir como um item útil na vida cotidiana e um acessório elegante como decoração de interiores. Uma tigela de salada bem escolhida certamente provará ser um item necessário e multifuncional. Vários fabricantes oferecem saladeiras de vidro ou plástico de qualidade a preços acessíveis.

    A seguir, assista a uma análise em vídeo das tigelas de salada de cerâmica Krauff.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa