Pratos

Louça de barro: tipos, regras de seleção e cuidado

Louça de barro: tipos, regras de seleção e cuidado
Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Como escolher os pratos?
  5. Regras de cuidado

Durante muitos séculos, os pratos de barro foram considerados um dos mais convenientes e apresentáveis. É verdade que muitos consumidores muitas vezes confundem faiança com produtos de porcelana, mas são coisas completamente diferentes, apesar de terem a mesma aparência e serem feitas de cerâmica. Os produtos de faiança eram produzidos no território do Antigo Egito e da Mesopotâmia, embora sua aparência na época estivesse longe de ser perfeita.

Poucos séculos depois, os primeiros pratos de barro apareceram na cidade italiana de Faenza. Os artesãos da época tentaram durante muito tempo alcançar a elegância da porcelana chinesa, pelo que alcançaram a excelência na produção de faiança.

Por muito tempo, a faiança foi chamada de majólica, era produzida em toda a Europa. Este material chegou ao território da Rússia apenas no século XVIII. Alta habilidade em sua produção foi alcançada pelo ucraniano mestres de Tripillya... Faiança da fábrica do comerciante Grebenshchikov A.K. de Moscou gozava de popularidade particular: os artesãos pintavam esmalte colorido com tinta. Obras-primas desses mestres ainda são apreciadas no mundo dos conhecedores da beleza.

O que é isso?

A faiança é um material que é uma espécie de cerâmica, obtido no processo de sinterização da argila com determinados aditivos minerais. Durante a Idade Média, a faiança era feita de seixos de quartzo, calcário, soda e minério de cobre. Hoje, a argila (caulim), a verga e o quartzo são usados ​​em sua produção. A louça de barro é muito semelhante à porcelana, mas ao contrário dela não brilha na luz - sua cor não é perfeitamente branca.

A faiança é totalmente à prova d'água e um som abafado é ouvido quando tocada.Este é o resultado da queima em temperatura não muito alta durante a produção.

O principal elemento da faiança constituinte é a argila branca é um material que torna os pratos bastante quebradiços e pouco resistentes a altas temperaturas. A estrutura dos produtos é porosa, as paredes são grossas. A peculiaridade dos produtos de faiança reside no fato de que absorvem periodicamente os odores dos produtos. Fosse o que fosse, mas os produtos feitos com este material são muito populares no território das donas de casa modernas. Canecas e pratos brilhantes e personalizados podem ser um destaque em qualquer cozinha.

Vantagens e desvantagens

As principais vantagens dos pratos feitos com este interessante material são: excelente design dos utensílios devido à possibilidade de cobrir a superfície com esmalte colorido, além de um preço bastante baixo. Além disso, os seguintes benefícios são importantes:

  • não causa alergias;
  • em comparação com produtos de cerâmica simples, a cerâmica é mais durável;
  • os pratos retêm perfeitamente o calor, o que é muito cómodo na hora de cozinhar;
  • muito cómodo e fácil de usar, lava-se facilmente de qualquer gordura e é resistente a quaisquer detergentes;
  • não dá para ter medo de guardar, por exemplo, um prato um no outro, temendo que eles vão rachar;
  • um conjunto desses pratos pode ser um presente maravilhoso para qualquer apreciador de beleza.

Pode ainda acrescentar que não só os pratos são feitos de faiança, mas também outros produtos, por exemplo, as estatuetas.

As desvantagens de tais pratos incluem:

  • alvura insuficiente;
  • falta de elegância (quando comparada com a porcelana de elite);
  • instabilidade a mudanças repentinas de temperatura;
  • absorção de odores desagradáveis ​​- estes pratos não precisam de ser tapados por muito tempo.

Visualizações

Hoje, os fabricantes oferecem 4 tipos de produtos de cerâmica. Vamos listá-los.

  • Lima... Nesse caso, além da argila e do quartzo, adiciona-se à composição do material giz e dolomita contendo cálcio e magnésia. Este tipo de cerâmica é queimado termicamente em temperaturas não muito altas.
  • Suave... Na fabricação desse tipo de faiança, além da argila comum e dos aditivos tradicionais de quartzo, os fabricantes adicionam fundentes - substâncias que podem contribuir para uma determinada queima de produtos e em seu processo passam para o estado fundido, formando um composto de baixo ponto de fusão.
  • Feldspato... O nome de tal material fala por si: uma certa quantidade de feldspato, um mineral da classe dos silicatos, é adicionada à massa queimada.
  • Sólido. Um dos materiais mais densos, queimado em altas temperaturas. Portanto, os pratos feitos com esse tipo de faiança são os mais duráveis ​​e densos.

Todos os utensílios feitos de um material tão incomum são procurados não apenas para uso privado, mas há muito tempo ganharam popularidade em vários tipos de catering: em restaurantes e cafés, cantinas e pizzarias, em fast food.

Na maioria das vezes, pratos de cerâmica branca densa são usados ​​aqui.

No que diz respeito ao sortimento apresentado no mercado atual de louças, a indústria da faiança tem algo para se orgulhar:

  • pratos profundos, médios e sanduíche;
  • pires de várias formas;
  • pratos para peixe e para salada;
  • terrinas para servir diferentes tipos de sopas;
  • xícaras de caldo com tampa;
  • xícaras de café e bules de café;
  • xícaras e bules de chá;
  • tigelas de tamanhos diferentes;
  • açucareiros, jarros de leite e vários vasos;
  • Conjuntos de chá e café;
  • conjuntos de pratos para crianças;
  • conjuntos de tigelas "chinesas";
  • recipientes para armazenar várias substâncias a granel;
  • conjuntos para joalharia: miçangas, acessórios rituais para adivinhação.

Como escolher os pratos?

O mais importante na escolha de pratos de faiança é determinar a qualidade da produção dos utensílios. É necessário examiná-lo cuidadosamente por dentro e por fora. A superfície de qualquer produto deve ser perfeitamente plana, caso contrário, quaisquer irregularidades e lascas podem se tornar um acúmulo de micróbios e sujeira.Para não se enganar, experimente captar um raio de sol na superfície da mesma placa - este refletor natural permitirá ver todas as irregularidades e asperezas.

Certifique-se de verificar o fabricante - quanto mais famoso ele for, maior será a probabilidade de compra de utensílios de cozinha de alta qualidade.... É melhor optar por empresas de marca. Comprando vários produtos de suas mãos, você pode cometer um erro - fabricantes negligentes, que buscam lucros rápidos, podem oferecer produtos de cerâmica, cuja composição as tintas contêm componentes tóxicos. Portanto, é melhor escolher pratos em locais mais civilizados.

Os especialistas afirmam que os pratos de faiança branca são os mais seguros neste aspecto, uma vez que não são recobertos com esmalte colorido e a decoração com esmalte é a fonte de disseminação de micróbios. É por isso recomenda-se não usar pratos rachados. Para ter certeza de que a panela que você está comprando não tem rachaduras, basta tocar nela. Toda a faiança produz um som um tanto aborrecido.

Se você costuma usar louça de barro na cozinha, é melhor escolher uma com bordas arredondadas e espessas. As placas quadradas são muito convenientes e as placas redondas são fáceis de limpar.

Regras de cuidado

Louças de diversos materiais requerem cuidados especializados. A faiança também não é exceção. Os produtos feitos com ele não gostam de mudanças bruscas de temperatura, por isso é melhor lavar pratos e xícaras usados ​​em água morna. Água muito quente pode causar rachaduras no esmalte.

Ao lavar vários tipos de escovas de metal, evite esmerilhar a superfície, pois isso pode riscar o esmalte colorido ou qualquer outro revestimento delicado.

Em nenhum caso deixe o produto de faiança no fogão quente - ele irá rachar.

Os especialistas recomendam "fortalecer" a faiança em casa: coloque os utensílios em uma panela grande ou bacia de metal, despeje água comum sem vários tipos de aditivos. Em seguida, levamos a água para ferver, ferva por 15 minutos e deixe esfriar com o conteúdo. O principal é manter-se aquecido na divisão onde está a fazer tudo isto - feche as aberturas ou janelas, caso contrário a descida de temperatura também pode originar fissuras na superfície da loiça. Não retire os pratos que ainda não esfriaram - eles servirão por muito tempo.

Durante a cozedura, é preferível não tapar a panela de barro com a tampa para que não fique o cheiro da comida. Mas se isso acontecer, enxágue em água morna, após adicionar sal e ácido acético.

Se a sua loiça estiver coberta com esmalte colorido, durante o armazenamento é melhor deslocar cada produto com folhas de papel ou pano.

É melhor não colocar louça de barro no microondas - certamente irá rachar devido à exposição a altas temperaturas.

A procura de faiança cresce dia a dia devido a inúmeras vantagens, sendo a principal delas o design e a originalidade.

Para informações sobre a diferença entre faiança e porcelana, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa