Pratos

Porcelana: o que é e de que é feita, história, tipos e aplicações

Porcelana: o que é e de que é feita, história, tipos e aplicações
Contente
  1. O que é porcelana?
  2. Um pouco de historia
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Tipos e suas propriedades
  5. Opções de pintura
  6. Visão geral dos fabricantes
  7. Como distinguir de um falso?
  8. Recursos do aplicativo
  9. Regras de cuidado
  10. Fatos interessantes

A porcelana é um material muito antigo, mas hoje é popular e procurado em muitas indústrias ao redor do mundo.

O que é porcelana?

Este material é considerado uma das variedades de cerâmica. Os produtos são feitos dessas matérias-primas por processamento em alta temperatura de argila branca - caulim, incluindo ingredientes adicionais como feldspato, quartzo e osso queimado. A cozedura da massa permite conferir ao produto acabado propriedades hidrorrepelentes, uma cor atractiva - branco ou creme. Além disso, a porcelana torna-se não porosa e um toque característico é inerente ao material para a produção de louças e produtos decorativos.

O caulim é uma argila pura que se forma quando o feldspato se decompõe. Antes do processamento, a pedra chinesa é esmagada até o estado pulverulento, após o qual a mistura é submetida a processamento em temperatura na faixa de +1200 a +1500 graus. Como resultado do fogo, a pedra chinesa muda sua consistência e se funde para formar um vidro não poroso. O caulim se destaca pela resistência ao calor, por isso mantém sua forma original. O processo de fabricação da porcelana é considerado completo quando esses materiais são combinados em uma massa de trabalho.

Um pouco de historia

A maioria das fontes indica que a China é o berço da porcelana. O surgimento dessa matéria-prima é atribuído ao período do século VI a VIII d.C. NS.Durante muitos anos, a fórmula e a composição deste material foram mantidas em segredo, e aí surgiram também interessantes técnicas de decoração, incluindo a "porcelana de arroz". Na Ásia Central, os produtos de porcelana surgiram aproximadamente no século 9, após 7 séculos a tecnologia de fabricação de matérias-primas exclusivas tornou-se conhecida pelos mestres japoneses e, posteriormente, a produção de porcelana começou na Europa.

A história da criação da porcelana russa remonta ao século 18, mas inicialmente esse material era semelhante à faiança em suas características técnicas. A formação da produção de produtos de porcelana na Rússia czarista tinha duas direções - naquela época, as manufaturas privadas funcionavam, e a produção de produtos a partir dessas matérias-primas também era estabelecida sob a liderança da dinastia real.

Dentre as mais famosas instalações que ainda estão em funcionamento, vale destacar Fábrica Imperial de Porcelana, onde pequenos itens como jogos de chá, caixas de rapé e botões para a Imperatriz foram originalmente feitos. Com o advento do poder soviético, as manufaturas privadas foram nacionalizadas e muitas tecnologias de manufatura foram perdidas.

Na década de 30 do século XX, graças aos esforços dos mestres, alguns dos fundamentos relacionados com a invenção de matérias-primas de alta qualidade foram restaurados e o aspecto artístico da pintura de produtos de porcelana começou a melhorar.

Quanto à tendência européia na história da porcelana, os primeiros artesãos a tentar criar esse material foram os italianos. Além disso, os britânicos, franceses e alemães tentaram ter sucesso neste assunto. No entanto, eles não conseguiram alcançar o resultado que os chineses fizeram imediatamente.

As primeiras amostras de porcelana europeia eram mais parecidas com vidro. Um verdadeiro avanço nessa direção foi feito na Alemanha, onde o jovem alquimista Böttger e o físico Walter von Chirnhaus descobriram grandes depósitos de argila branca, que diferiam radicalmente de outros fósseis em sua plasticidade.

A oficina de produção de matérias-primas foi inaugurada em 1710, mas o material foi inventado muito mais tarde, após um longo e árduo trabalho, que no futuro foi coroado com o reconhecimento mundial da porcelana de Meissen.

Vantagens e desvantagens

Hoje, muitos produtos são feitos de porcelana com finalidades diversas. Em cada caso, a composição do material pode mudar, à luz do que certas características da matéria-prima vêm à tona. Em geral, as seguintes qualidades positivas da porcelana devem ser destacadas:

  • a matéria-prima é completamente impermeável à umidade;
  • o material não apresenta vazios em sua composição, o que é considerado um grande diferencial em termos de higiene dos produtos de porcelana;
  • Os pratos de porcelana são resistentes a produtos químicos, em especial a ácidos;
  • apesar dos produtos de porcelana serem em sua maioria finos, o material se destaca pela resistência aos danos mecânicos;
  • Os souvenirs, assim como os jogos e outros utensílios são capazes de transmitir luz, o que lhes confere uma graça e uma leveza especiais;
  • os produtos confeccionados com matérias-primas de alta qualidade destacam-se pela cor nobre sem tonalidade cinza;
  • a superfície dos produtos de porcelana será perfeitamente lisa;
  • a maioria dos produtos decorativos pode ser usada no dia a dia para comer, o que os torna versáteis.

O material e os produtos dele não são desprovidos de algumas desvantagens:

  • a maioria dos produtos de porcelana requer uma abordagem especial para cuidado e armazenamento;
  • via de regra, os produtos de alta qualidade se diferenciam pelo alto custo;
  • talheres e produtos de lembrança não resistem a variações repentinas de temperatura.

Tipos e suas propriedades

Hoje, destacam-se diversas variedades dessa matéria-prima, que se diferenciam nas propriedades de qualidade, bem como nas nuances tecnológicas relacionadas à produção.

Sólido

Esta espécie também é chamada de natural. Os fabricantes modernos usam diferentes quantidades dos componentes principais - caulim e pedra chinesa.O primeiro ingrediente desempenha um papel importante em dotar a matéria-prima com um indicador como a resistência, mas ao mesmo tempo é bastante instável a danos mecânicos, portanto, bate com facilidade. A variedade dura geralmente tem muito peso, tal porcelana não será transparente e sua superfície pode conter poros microscópicos.

O material é obtido devido ao aquecimento a alta temperatura dos componentes, via de regra, para a obtenção da matéria-prima, a massa é aquecida a uma média de 1500 graus, o processo de queima ocorre em várias etapas. Inicialmente, a porcelana dura será cinza ou azul-esbranquiçada, com posterior processamento a tonalidade da matéria-prima muda para uma mais nobre. Os componentes da porcelana dura não se diferenciam pelo alto custo.

Como mostra a prática, essa variedade é significativamente inferior em qualidade à porcelana óssea; no entanto, os produtos de um tipo sólido serão muitas vezes mais acessíveis.

Suave

A segunda variedade é chamada de outra maneira - porcelana artificial. Este nome se deve ao fato de que o visual macio foi obtido pela primeira vez na Europa ao tentar repetir as habilidades dos artesãos chineses que faziam materiais duros. Uma característica do processo tecnológico de fabricação de porcelanato macio é a queima, porém, quando a massa é exposta a temperaturas não tão críticas, à luz das quais a matéria-prima não é totalmente sinterizada, mas permanece porosa. Dentre as características marcantes, vale destacar a cor mais atrativa do material, que ficará mais próxima do creme.

Outra variedade é considerada osso e porcelana fria... O primeiro tipo, além dos componentes principais, é constituído adicionalmente por massa óssea queimada, é durável, destaca-se pela transparência e brancura.

Esse material também envolve o uso de uma determinada tecnologia de queima de massa de feldspato com um componente ósseo pré-tratado, do qual é removido o componente adesivo. É essa porcelana que se denomina fina, pois os produtos feitos a partir dela se distinguem pela finura.

Artesãos argentinos se envolveram na produção de porcelana fria, que usavam cola, glicerina, óleos e amido de milho como ingredientes. A massa é semelhante em consistência à plasticina, solidifica após o término da ação mecânica. As matérias-primas são muito plásticas, portanto, são utilizadas para a fabricação de produtos finos e filigranados. O material é vendido pronto.

Opções de pintura

Os fabricantes modernos de produtos de porcelana, na prática, usam várias opções de pintura:

  • overglaze;
  • underglaze;
  • intraglaze.

A essência do design do overglaze é aplicar composições de coloração à superfície de um objeto que foi queimado e coberto com um esmalte especial. As substâncias utilizadas diferem de outras composições corantes pela presença de um componente líquido que pode baixar a temperatura.

A pintura sob o esmalte é feita antes de aplicar a composição do esmalte. Visto que no futuro tal produto será exposto a temperaturas, a variedade de cores das substâncias usadas neste caso é diferenciada por uma variedade mínima. Na maioria das vezes, o óxido de cromo ou cobalto é usado para os padrões.

O material com pintura intraglaze se presta a um tratamento de temperatura de + 1200C-1300 graus. No decorrer dessa exposição, a composição de coloração aplicada corrói a camada de esmalte, o que tem um efeito positivo sobre a preservação e o brilho das tintas, mesmo com seu contato subsequente com meios ácidos ou álcoois.

Nesse caso, os esquemas de cores variam de cores suaves em tons de dourado, rosa ou cinza até enfeites de cores ricas nos produtos.

Visão geral dos fabricantes

Hoje, os principais fabricantes de produtos de porcelana podem ser diferenciados:

  • "Porcelana Kuznetsovsky" - uma pequena empresa especializada na fabricação de louças e lembranças;
  • Centro para o renascimento do artesanato tradicional "Skudelnik" - uma empresa que se dedica à fabricação de lembranças, porcelana artística, bem como de produtos de construção e arquitetônicos em cerâmica;
  • Fábrica de porcelana Gzhel - uma grande empresa que se dedica à produção e venda de produtos pintados à mão;
  • PC "Porcelana Dulevo" - fabricante de produtos para decoração de interiores, bem como produtos de artes e artesanatos populares;
  • Sagradelos - Fábrica espanhola de produção de cerâmica;
  • Pickman - Fabricante europeu de louças de porcelana;
  • marcas inglesas Royal Doulton e Wedgwood.

Como distinguir de um falso?

Para não se confundir com a escolha dos produtos de porcelana, você deve seguir as seguintes regras.

  • Cerâmicas de qualidade devem ser finas, mas duráveis. Seu custo depende de quão fina é a matéria-prima. Portanto, no preço do produto, através do qual você poderá ver como as mãos brilham. Isso se aplica a talheres, bem como a itens decorativos.
  • Além de transparente, a porcelana verdadeira também precisa "soar" de uma certa maneira. Normalmente, os produtos são verificados quanto à falsificação usando uma vara de madeira. O som ao entrar em contato com a porcelana deve ser sonoro e melódico, enquanto o surdo indicará que o produto testado é falso.
  • Também é importante prestar atenção na cor que o material terá. O ideal é que os produtos feitos com matérias-primas de qualidade sejam brancos ou marfim; o cinza deve alertar o comprador.
  • Vale a pena prestar atenção na forma como o produto é feito. Produtos de qualidade serão perfeitamente lisos em todos os lugares, amassados ​​e saliências indicarão a baixa qualidade dos produtos oferecidos.
  • O desenho merece atenção especial. Mesmo a pintura à mão deve ser uniforme e precisa, no entanto, é permitida se as pinceladas forem visíveis na superfície.
  • Também vale atentar para a marcação de produtos e marcas. Normalmente, o fabricante os aplica na parte de trás do produto. Vale a pena dar preferência a marcas bem conhecidas.

Recursos do aplicativo

O objetivo do material não é apenas a produção de louças e produtos para decoração de interiores. A porcelana é utilizada para a produção de peças técnicas devido à sua baixa absorção de água e dureza. Isso se aplica à grande variedade de matérias-primas. Na sua maior parte, a porcelana macia é utilizada para a produção de produtos de arte, talheres, etc. As matérias-primas também são procuradas em consultórios odontológicos, em particular para a produção de coroas dentárias.

A porcelana atua como matéria-prima para a produção de lavatórios, vasos sanitários e pias, matérias-primas são demandadas pela microeletrônica, além disso, alguns tipos de blindagem são produzidos a partir da porcelana.

Regras de cuidado

Já os produtos domésticos feitos com esse material requerem uma abordagem especial para cuidados e armazenamento. Para que os produtos cerâmicos mantenham sua aparência original pelo maior tempo possível, vale a pena seguir estas recomendações.

  • A porcelana, principalmente as antiguidades, deve ser lavada à mão. Os itens pintados à mão podem ser seriamente danificados pela água quente e pelo uso de esponjas abrasivas.
  • Pratos e outros utensílios não devem ser pesados ​​em água corrente. Normalmente, os recipientes ou objetos são colocados em uma superfície de plástico na pia. É necessário estender uma toalha macia sobre ela, tomar água em temperatura ambiente e lavar delicadamente a porcelana.
  • Pratos com alças devem ser pegos pelo corpo, não pressione os elementos finos ou rendados do recipiente.
  • É melhor cuidar da porcelana verdadeira sem usar produtos químicos domésticos. Para remover a sujeira mais difícil, é permitido o uso de sabonete infantil ou produtos químicos neutros. Em alguns casos, você pode adicionar um pouco de amônia à água. O processamento pode ser realizado com peróxido de hidrogênio.
  • Não esfregue a superfície da porcelana com raspadores de metal ou esponjas duras.Seria melhor usar uma escova ou pano macio.
  • A porcelana não deve ser completamente submersa em água por muito tempo.
  • A porcelana lavada deve ser enxugada.
  • Não é recomendável lavar a porcelana antiga com água, pois a retirada regular do pó com pincel ou pincel com cerdas naturais será suficiente.

Fatos interessantes

Durante a Guerra Civil, em vez de desenhos e ornamentos, slogans e símbolos de campanha foram aplicados a pratos e itens decorativos feitos de porcelana. Isso contribuiu para o aumento da demanda por produtos cerâmicos em todos os segmentos da população. Esses itens também foram especialmente apreciados entre os colecionadores.

Apesar do lançamento de um grande número de produtos de porcelana que serão resistentes ao estresse mecânico, sendo que alguns pratos podem até ser usados ​​em fornos de micro-ondas e lavados em máquinas de lavar louça, Os itens antigos são os mais valorizados.

Nos leilões há lotes com violação de simetria e fissuras, que são estimadas em milhões de dólares.

No próximo vídeo, você fará um tour por uma fábrica de porcelana de chá.

sem comentários

Moda

a beleza

casa