Conversa de negócios

Etiqueta e cultura empresarial

Etiqueta e cultura empresarial
Contente
  1. Conhecimento de conceitos
  2. Principais motivos e técnicas
  3. Recursos para homens e mulheres
  4. A relação entre o gerente e o subordinado
  5. Como negociar?
  6. Conflito de interesses
  7. Breves teses: memorando para todos os dias

As normas de comportamento que existem hoje evoluíram ao longo de muito tempo e, no mundo moderno, são importantes tanto na comunicação política como cultural. Tendo reunido todas essas regras, pode-se notar que, para mostrar respeito pelo interlocutor, você terá que impor algumas restrições a si mesmo.

Conhecimento de conceitos

A palavra "etiqueta" veio até nós da língua francesa, e na tradução significa "comportamento". A etiqueta moderna inclui todas as regras de educação e boas maneiras que são aceitas em todas as comunidades culturais.

A etiqueta é dividida em vários tipos, por exemplo:

  • o conjunto de regras e cultura de comportamento estabelecido sob os monarcas é chamado de etiqueta da corte;
  • o conjunto de regras para funcionários, que são usadas durante reuniões de negócios ou negociações, é chamado de etiqueta diplomática;
  • regras claramente regulamentadas e normas de comportamento para pessoas que trabalham na esfera militar são chamadas de etiqueta militar;
  • as formas de comportamento, regras e tradições que os cidadãos devem observar durante uma conversa são chamadas de etiqueta cívica.

Na verdade, cada tipo de atividade humana possui seu próprio tipo de etiqueta, que regula as características do comportamento adequado em tal situação. Esta afirmação é absolutamente verdadeira para as relações comerciais entre pessoas.

Principais motivos e técnicas

Para as pessoas ligadas ao meio empresarial, o principal segredo do sucesso é a capacidade de resolver questões durante uma refeição.

As reuniões formais são divididas em vários tipos. No momento em que são segurados, são divididos em diurnos e vespertinos, podendo ser realizados com ou sem assento. Existem vários tipos de técnicas, cada uma das quais com características e regras de conduta específicas.

  • Recepção chamada "Taça de Champanhe"é a maneira mais fácil de fazer isso. De acordo com a ética profissional, sua duração média é de 60 minutos, o início do encontro costuma ser por volta das 12h.
  • "Copo de vinho" é muito semelhante à técnica acima, mas neste caso a reunião é de um caráter especial - coisas mais sérias são discutidas em um círculo mais próximo e confidencial.
  • O café da manhã é um tipo comum de reunião oficial. Isso não significa que a recepção deva ser agendada para a parte da manhã - o café da manhã é normalmente servido das 12h30 às 13h. O menu é escolhido com base nas preferências nacionais. A primeira meia hora é gasta em café ou chá, depois cerca de 60 minutos - diretamente na refeição.
  • Duração da recepção "Coquetel" em média 2 horas. O atendimento é das 17h00 às 18h00 Durante a recepção, os garçons servem drinques e pequenos sanduíches, geralmente canapés. Uma refeição com pratos quentes não está excluída.
  • O almoço é especialmente honroso. Essa recepção é organizada estritamente às 20h - 20h30. O almoço dura mais de 2 a 3 horas, portanto, você não pode marcá-lo para depois das 21h.
  • Recepção "A la fourchette" organizado em simultâneo com o “Cocktail”. "A la buffet" significa mesas postas com pratos quentes e petiscos diversos. Os convidados podem escolher o seu lanche preferido na mesa e sair, para que os demais participantes da recepção tenham a oportunidade de se sentar à mesa. A mesa principal, destinada a convidados importantes, deve ser posicionada de forma que os convidados não fiquem de costas para ela. As pessoas não se sentam nessas recepções, todo o evento é realizado exclusivamente em pé. Se o motivo da recepção for um evento nacional, ou se for oferecido em homenagem a um convidado de honra, uma exibição de filme ou um pequeno concerto é apropriado no final.

Para enfatizar a solenidade do evento, a forma de vestir é indicada previamente no convite.

Recursos para homens e mulheres

Abaixo está um conjunto básico de regras para homens e mulheres, que deve ser estritamente observado em qualquer lugar público durante os eventos oficiais.

  • O lugar mais honroso é à direita, então um homem deve ceder para uma mulher e ir ele mesmo para a esquerda. Esta regra não se aplica ao homem em uniforme militar, pois ele pode interferir no seu companheiro, saudando o servidor com a mão direita. Se houver duas mulheres ao lado de um homem, ele deve caminhar entre elas. Se alguém do sexo frágil for muito mais velho, você deve ir para a esquerda dela.
  • De acordo com os padrões morais, se um homem se despedir de uma mulher, então, depois de parar um táxi, você deve primeiro abrir a porta traseira do carro para ela e sentar-se no banco da frente. Se a senhora estiver sozinha, o homem deve sentar-se no banco de trás ao lado dela.
  • O sexo frágil é o primeiro a entrar na sala, seguido por um homem. No entanto, se houver uma porta grande e pesada à frente, um representante do sexo mais forte deve entrar primeiro. Subindo as escadas, o homem desce 1-2 degraus abaixo da mulher, e ao descer, ao contrário, a senhora anda dois degraus atrás.
  • Na entrada do teatro ou cinema, o acompanhante deve andar na frente, mas diretamente no corredor, o homem é o primeiro.
  • A nomeação é feita por um representante do sexo forte, mas a nomeação de uma mulher é permitida.

A relação entre o gerente e o subordinado

Para ter sucesso em qualquer ofício e em qualquer organização, cada pessoa deve ter paciência, autorregulação, correção e resistência. Todos esses fatores contribuem para criar um clima de negócios na sociedade, bem como para garantir o equilíbrio de funções na equipe de trabalho. Com base nisso, cada chefe e cada subordinado deve aprender algumas regras que ajudarão a construir bons relacionamentos no local de trabalho.

  • A atitude do chefe para com todos os subordinados deve ser a mesma. Você não pode mostrar simpatia por um e antipatia por outro. Os funcionários devem ser tratados com imparcialidade.
  • O gerente deve distribuir as responsabilidades igualmente entre todos os funcionários. Os poderes também devem ser claramente delineados, não baseados nos princípios e na relação pessoal do gerente com o subordinado.
  • O líder deve sempre monitorar como sua tarefa está sendo cumprida, não importa o quanto ele confie em seu subordinado. Deve-se ser capaz de combinar corretamente uma distribuição justa do trabalho com supervisão constante. No entanto, “ficar sobre a alma” de um funcionário ou relembrar constantemente sobre uma tarefa também não vale a pena.
  • A atitude séria de um chefe para com os funcionários costuma ser diluída em humor e uma atitude positiva, mas é preciso ter muito cuidado com as piadas. Piadas constantes no escritório erradicarão completamente a disciplina. Você não pode brincar sobre a geração mais velha, eles podem considerar isso um desrespeito.
  • Durante uma reunião com os colaboradores, o gestor deve saber com antecedência do que vai falar. Você deve estar sempre pronto para alterar seu plano de conversação com base nas informações que o subordinado fornecerá.
  • O encontro entre o líder e o subordinado deve ser agendado em um local onde nada os distraia durante a conversa.
  • Durante um diálogo com um funcionário, você deve discutir todo o trabalho que ele executou, e não uma determinada parte dele.
  • O gerente deve dedicar os funcionários a seus planos para os próximos três meses, bem como analisar os últimos três. É imprescindível comentar sobre o trabalho atual, falar abertamente sobre qual tarefa o funcionário realizou bem e qual precisa ser aprimorada.
  • É preciso chegar a um acordo em tudo - para que o funcionário se sinta obrigado a cumprir a tarefa que lhe foi confiada.

Como negociar?

As regras são as seguintes:

  • O negociador deve ter um objetivo claro. Vale a pena iniciar negociações apenas quando ambas as partes souberem exatamente o que desejam ver como resultado da conversa. Se não houver um objetivo, então, durante um diálogo com um cliente ou parceiros, será difícil descobrir no que você precisa se firmar até o fim e o que você pode recusar.
  • Os termos do acordo devem ser estudados antes de assinar os documentos e chegar a acordo sobre as posições. Este ponto é ignorado por muitas pessoas. É imperativo ler o artigo e mergulhar no que está escrito nele. Se alguns pontos não forem totalmente compreendidos, primeiro você deve esclarecê-los e só depois assinar. Você precisa se familiarizar com termos incompreensíveis com antecedência.
  • Ambiguidade nas negociações é estritamente proibida. Qualquer momento do acordo deve ser divulgado em detalhes, a fim de evitar interpretações diferentes das mesmas disposições.
  • Registre e documente tudo. Se você chegou a algum tipo de acordo, suas disposições devem ser escritas. Recomenda-se ao final formular plenamente o ponto de vista do lado oposto com suas próprias palavras, para que tudo confirme, ou refute pontos individuais, indicando um mal-entendido.
  • Os amigos são os mais difíceis de negociar. Lembre-se, nos negócios, a amizade deve ser secundária. Ao negociar com entes queridos, é preciso ter muito cuidado, pois nessas situações há muitos mal-entendidos, o que pode gerar conflitos futuros. Além disso, não infrinja seus interesses, mesmo se houver um amigo na sua frente.
  • Às vezes vale a pena ceder.É correto defender sua posição, mas às vezes você precisa ceder, porque a Terra é redonda e você pode encontrar seu homólogo novamente no futuro. Portanto, para manter a produtividade, é melhor produzir quando apropriado.
  • Você precisa responder pelas palavras. Esse é o principal aspecto da negociação. As normas éticas dizem: ambas as partes devem seguir estritamente o acordo alcançado, quer o acordo tenha sido assegurado com assinatura e selo ou limitado a um aperto de mão. Uma pessoa que quebra promessas enterrará facilmente sua reputação.

Conflito de interesses

Um conflito de interesses implica que o desempenho de um funcionário em uma atribuição de trabalho é complicado pelo fato de o prejudicar pessoalmente, seus parentes próximos ou amigos. Nestes casos, o colaborador é obrigado a comunicar o conflito de interesses ao gestor, que, por sua vez, fica obrigado a delegar a outrem a execução de tal tarefa, de forma a não obrigar o subordinado a escolher entre uma reputação profissional e paz de espírito.

Durante a comunicação comercial, você deve sempre considerar a possibilidade de um conflito entre as duas partes.

O iniciador do conflito é a pessoa que apresenta queixas ou reclamações contra o seu interlocutor, manifestando a sua insatisfação. Ninguém vai gostar se for acusado de alguma coisa, portanto, ele vai contra-atacar. Portanto, o iniciador do conflito deve ser tratado com justiça, sem violar as leis de etiqueta comportamental.

  • Não leve o conflito a um nível crítico, expandindo o motivo pelo qual a outra pessoa está infeliz. A pessoa que cria o conflito deve sempre seguir esta regra. É proibido encontrar falhas e insultos. Isso pode fazer com que as partes esqueçam a essência do conflito e se atolem em acusações.
  • À beira de um conflito, você deve formular sua afirmação de forma positiva. Antes de apresentá-lo, é aconselhável pesar todas as opções possíveis para o resultado das negociações.
  • Durante as negociações, você precisa ser contido emocionalmente. Você deve monitorar seu tom durante a comunicação para não provocar conflitos ou agravá-los.
  • Durante um conflito, é proibido abordar assuntos pessoais e a autoestima do interlocutor. As reivindicações de emprego não devem se transformar em insultos pessoais.

Breves teses: memorando para todos os dias

O que você precisa saber:

  • Durante a comunicação, você precisa ser capaz de ouvir sem interromper e entender corretamente o significado do que o interlocutor disse.
  • Você deve ser capaz de expressar seus pensamentos com competência na comunicação em grupo ou em público.
  • Todas as pessoas devem ter boas relações, não importa se é um líder ou um subordinado.
  • Durante a comunicação, você precisa encontrar um terreno comum entre você e seu interlocutor.
  • Uma pessoa cujo vocabulário está no nível adequado nunca cansa seu interlocutor.
  • As palavras devem ser pronunciadas com calma e agradavelmente. A pessoa que fala nas negociações deve ter boa dicção sem sotaque.
  • A maneira de falar é fundamental. Livre-se de gírias, palavrões e palavras parasitas para causar uma boa impressão em seu interlocutor.

A conformidade total com essas regras permitirá que você atinja níveis consideráveis ​​na eliminação da barreira da fala ao se comunicar com parceiros de negócios.

Veja o próximo vídeo para ainda mais informações sobre a cultura de um empresário.

sem comentários

Moda

a beleza

casa