Pensamento

Pensamento lógico-verbal: o que é e como desenvolvê-lo?

Pensamento lógico-verbal: o que é e como desenvolvê-lo?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como promover a formação?
  3. Exercícios e jogos

A fala de uma pessoa é formada gradualmente - assim como a lógica. Portanto, o pensamento lógico-verbal em um grau ou outro em qualquer indivíduo não aparece imediatamente, mas com o tempo, quando os pensamentos se desenvolvem em sua mente e várias situações são analisadas. Quando o pensamento acima está funcionando, a pessoa começa a operar com conceitos abstratos. Ao fazer isso, ele se baseia em experiências anteriores. Como funciona? Falaremos mais sobre isso.

Peculiaridades

Em psicologia, acredita-se que pensar é cognição, que está no topo. Este conceito é baseado na educação (obtenção de informações diversas), reabastecimento do estoque de conhecimentos, inferências, bem como na ideia de mundo que nos rodeia.

O homem é um ser que pode falar. Significa que o pensamento dele está diretamente relacionado à fala... Portanto, todas as pessoas podem receber o desenvolvimento do padrão estabelecido apenas como resultado da comunicação conjunta.

Para resolver vários problemas, dois tipos de pensamento são usados: verbal-lógico e visual. Quando há um processo de pensamento completo no cérebro humano, os objetos são representados e as palavras operadas. Portanto, vamos decidir sobre a formulação - o que é pensamento lógico-verbal. A propósito, também é chamado de pensamento lógico-verbal (pensamento abstrato) e implica o uso de estruturas de fala. Este tipo funciona e depende de ferramentas de linguagem. Além disso, esse tipo é o último estágio no desenvolvimento antagônico e histórico do pensamento.

A estrutura do pensamento considerado consiste em vários tipos de generalizações.Portanto, está dentro da estrutura do plano mental interno e funciona com base em meios linguísticos. Como resultado, acredita-se que esta seja a fase mais elevada no desenvolvimento do pensamento.

Quando esse tipo de pensamento está ativado, qualquer indivíduo pode destacar padrões gerais e generalizar as informações.

Com esse tipo de pensamento, as pessoas não nascem imediatamente. É formado à medida que a pessoa cresce. Quando a aprendizagem começa, ocorre um domínio gradual da atividade mental. Neste momento surge a oportunidade de pensar e raciocinar mentalmente, bem como de resolver vários problemas matemáticos.

Em seguida, as seguintes operações são formadas:

  • o processo que permite a uma pessoa passar de várias partes a um todo é denominado síntese;

  • quando, durante a atividade mental, ocorre uma certa decomposição de um objeto complexo em partes, e essas partes são consideradas separadamente, esse processo é chamado de análise.

A propósito, as operações acima, ou seja, síntese e análise, são algum tipo de aliadas, uma vez que não podem funcionar uma sem a outra. Além deles, existem mais alguns processos.

  • A comparação de objetos, informações diferentes ou fenômenos diferentes é chamada de comparação. Além disso, esse processo pode revelar aspectos comuns e distintos dos pontos acima.

  • Quando muitos fenômenos ou objetos são combinados de acordo com uma característica comum, tal processo é chamado de generalização.

  • A decomposição de objetos em certos grupos de acordo com características, semelhanças, etc. é chamada de classificação.

Com base nessas informações, a conclusão sugere que é imperativo desenvolver o pensamento abstrato em uma idade escolar ou mais jovem.

Qualquer conhecimento não pode ser aprendido sem pensamento verbal. E aqui está o porquê: se você não desenvolver o pensamento, então qualquer indivíduo, seja um adulto ou uma criança, não será capaz de aprender a comparar vários fenômenos, objetos, situações entre si, bem como realizar uma análise de informação completa na mente.

Mesmo as conexões comunicativas com outras pessoas se tornarão uma tarefa bastante difícil para ele.

Como promover a formação?

As técnicas podem ser diferentes. Apenas cada um deles deve ser levado a sério.

Você também precisa praticar por muito tempo e ter paciência.

Vamos considerá-los.

  • A maneira mais fácil é pegar um livro... É desejável que um conhecido trabalho infantil seja impresso nele. Comece a ler o texto do livro na ordem inversa. Ao fazer isso, tente capturar a cadeia de eventos. Isso não será difícil, pois você saberá com antecedência a essência do enredo.

  • Você precisa escolher um amigo e imaginar como ele reagirá a este ou aquele evento. Nesse cenário, os casos devem ser multifacetados - tanto negativos quanto alegres.

  • Pense nas pessoas com quem você conversou durante o dia. Em seguida, lembre-se de cada conversa em detalhes. Nesse caso, você também precisa reproduzir em sua mente todas as emoções, expressões faciais dos interlocutores e até gestos.

  • Comece a inventar várias contradições. Por exemplo, como açúcar amargo, noite leve, etc.

  • Escolha qualquer item e nomeie todas as suas funções. Por exemplo, uma mesa: necessária para acomodar convidados, jantar, para aulas, etc. Será melhor se você também adicionar outras funções incomuns à coisa escolhida. Por exemplo, uma mesa de estar ou uma mesa de salto. Certifique-se de imaginar pessoalmente todas as suas fantasias.

  • Invente abreviações de frases, ou seja, invente abreviações. Por exemplo, como o pensamento lógico-verbal - em suma, SLM, etc.

  • Escreva palavras substantivas espontaneamente em uma folha de papel separada e palavras adjetivas em outra folha de papel. Tente combinar cada palavra que você escreve com um par que corresponda ao significado.

  • Escolha uma letra do alfabeto e escolha o máximo de palavras possível, que começará com esta carta.

  • Lembre-se de um evento marcante em sua vida (por exemplo, um dia separado passado de férias). Tente capturar o momento mais brilhante e dê a ele um nome incomum. O evento deve lembrá-lo da imagem que você pintou. O desenho deve estar em sua mente.

  • Apenas pinte. Você pode usar lápis para começar. Em seguida, opte por cores brilhantes. Desenhe como se você quisesse retratar na tela o personagem do sujeito ou pessoa que você escolheu como seu sujeito.

Exercícios e jogos

Uma pessoa normal pode traduzir qualquer pensamento em palavras. Este método molda as palavras. Não é segredo que as palavras são uma arma bastante eficaz que permite subir alturas, que consiste na autoexpressão e na comunicação com outras pessoas.

Isso significa que é necessário desenvolver o pensamento verbal e lógico. Para fazer isso, você precisa começar a ministrar aulas e jogos que ajudarão significativamente no desenvolvimento da inteligência.

Se você estiver pronto, comece com os seguintes pontos.

  • Livre-se dos monólogos gradualmente em seus pensamentos.... Não deixe esse processo assustar você. Regular um monólogo imaginário ajuda a descansar sua mente. Isso é especialmente verdadeiro para os monólogos baseados em medos irracionais.

  • Você pode desenvolver perfeitamente a fala se treinar diariamente sua voz interior.... Monólogos não têm nada a ver com isso. Nesse caso, você precisa pegar apenas uma frase e pronunciá-la mentalmente, usando ritmos diferentes. Assim, você pode entender como essa frase soa se for pronunciada por pessoas diferentes. Seus amigos ou parentes podem servir de exemplo. Em seguida, imagine como a frase escolhida flutua lentamente diante de seus olhos, enquanto você consegue distinguir cada letra.

  • Você precisa saber que existem dois tipos de leitura: cognitiva e divertida.... Entretenimento requer o uso de sua imaginação, e cognitivo requer estudo cuidadoso. Quem lê rápido dá grandes saltos com os olhos de uma frase para outra. A leitura lenta envolve pequenos movimentos dos olhos. Uma leitura rápida cobre uma grande parte da página de uma vez. Portanto, essa abordagem precisa de um processo analisado, o que significa que o seu pensamento se desenvolve dessa forma. Conclusão: deve ser lido rapidamente.

  • O agrupamento requer as seguintes etapas... Primeiro, identifique e escreva o problema em uma folha separada. Em seguida, circule-o. Em seguida, anote todas as suas emoções e associações associadas a esse problema. Eles também precisam ser circulados. Em seguida, conecte todos os círculos usando as setas. Dessa forma, você pode reunir seus pensamentos.

  • Experimente uma atividade recreativa com a participação de várias pessoas. As crianças terão um interesse especial neste evento. Para fazer isso, pegue cartões separados e anote palavras involuntárias neles. Mexa-os. Peça a cada jogador que compre uma carta. Então, por sua vez, cada membro do jogo deve ler uma palavra do cartão e rapidamente fazer uma frase com essa palavra. Por exemplo, a palavra "ímã". Você pode fazer uma proposta como esta: "Fazemos uma lista de tarefas e colocamos na geladeira com um ímã."

  • Várias pessoas também devem participar do próximo jogo.... Os jogadores sentam-se em círculo e se revezam lendo trava-línguas. Gradualmente, a tarefa deve ser complicada e frases mais intrincadas devem ser oferecidas para leitura.

  • Esta tarefa visa claramente o desenvolvimento do pensamento abstrato. É chamado de “dissidência”. Em uma sala com vários objetos, você precisa escolher apenas uma coisa e nomeá-la de uma forma incomum. Por exemplo, uma cadeira é uma enfermeira, um tapete é uma cama, uma mesa é uma automontagem, etc. A propósito, este jogo é uma delícia para os alunos mais novos.

  • Jogo de alienígenas. Nesse caso, você precisa explicar coisas ou fenômenos terrestres comuns a uma pessoa como se estivesse se comunicando com uma criatura alienígena que não entende mal a vida dos terráqueos. Todos, sem exceção, podem participar neste jogo, já que a idade e o tipo de personagem neste caso não importam muito.

As técnicas acima são do interesse de adultos e crianças. Não se deve esquecer que essas manipulações cerebrais precisam ser realizadas com bastante regularidade. Isso permitirá que você desenvolva rapidamente o pensamento abstrato.

sem comentários

Moda

a beleza

casa