Pensamento

Pensamento verbal e não verbal: características, diferenças e desenvolvimento

Pensamento verbal e não verbal: características, diferenças e desenvolvimento
Contente
  1. O que é isso?
  2. Diferenças
  3. Como desenvolver?

Cada pessoa em seu processo de pensamento depende de imagens visuais, usa certos conceitos ou conceitos. Além disso, ele é capaz de pensar com palavras. Assim, as pessoas usam as duas formas de pensar: com um componente não verbal e um componente verbal.

O que é isso?

Todas as pessoas pensam sobre a mesma ação, fenômeno ou assunto de maneiras diferentes. Cada estilo intelectual de pensamento depende diretamente da capacidade de pensar com o envolvimento de imagens visuais (tipo não verbal) ou estruturas de signos abstratos (tipo verbal).

Em psicologia, acredita-se que o pensamento verbal (abstrato) e não verbal (espacial) depende do tipo de inteligência. A inteligência verbal permite ao indivíduo sistematizar e analisar cuidadosamente os conhecimentos adquiridos por meio de um conjunto de palavras, para dominar a leitura, a escrita e a fala. Ele reflete o pensamento verbal e lógico. A inteligência não verbal opera com objetos espaciais e imagens visuais.

Ambos os tipos de pensamento estão interligados. A redução em um deles afeta as outras espécies. O pensamento verbal subdesenvolvido afeta a percepção e a compreensão da informação. Um baixo nível de processo de pensamento não verbal inibe o desenvolvimento da fala. Por exemplo, se uma pessoa está mal orientada ao reconhecer a forma, o tamanho e a proporção de um objeto, ela pode se confundir com letras que são semelhantes na imagem.

Sem a presença do pensamento espacial, é impossível desenvolver o aparelho vocal.

Pensamento não verbal

Este tipo de ato de pensamento é baseado em objetos visuais. Com sua ajuda, uma pessoa pode encontrar as semelhanças e diferenças dos objetos representados e determinar com precisão sua posição.A apresentação de objetos e imagens visuais-sensoriais surgem no processo de percepção.

Pensamento verbal

A base desse tipo de atividade mental é a fala. Pode ser realizado no processo de reflexão interna ou externa. É natural para uma pessoa refletir o mundo objetivo de forma verbal. O bom domínio da palavra permite que uma pessoa transmita a ideia desejada a outra pessoa. A incapacidade de expressar seus pensamentos em palavras dificulta a comunicação com outras pessoas.

Pessoas com atividade de pensamento verbal e lógico bem desenvolvido têm uma mente flexível, eles podem facilmente mudar de uma tarefa para a resolução de outro problema. Eles têm uma imaginação rica e um alto nível emocional, podem operar livremente com conceitos, julgamentos e conclusões.

Habilidades verbais são manifestadas na aplicação habilidosa de habilidades de fala para expressar pensamentos obtidos como resultado do pensamento lógico-verbal. As pessoas podem analisar, generalizar, construir teorias e hipóteses.

Diferenças

Os psicólogos acreditam que as pessoas com pensamento não-verbal têm dificuldade em lidar até com as tarefas mais simples apresentadas de forma simbólica. Indivíduos com um tipo verbal de atividade mental tarefas de difícil acesso que requerem imagens visuais... Mas eles ter a capacidade de aprender línguas estrangeiras.

Pessoas com pensamento não-verbal têm inclinação para desenhar e pintar. Eles são bem versados ​​em diagramas e desenhos, eles podem criar vários projetos. Com o pensamento visual, imagens claras de objetos e fenômenos emergem nas estruturas do cérebro humano, com um processo de pensamento verbal - estruturas de signos abstratos.

O pensamento é formado no processo de comunicação com outras pessoas. Ambos os tipos de pensamento contribuem para a transferência de informações de uma pessoa para outra. A comunicação não verbal é realizada por meio de linguagem de sinais, expressões faciais e movimentos. As formas de fala verbal são criadas por meio de construções linguísticas.

A atividade de fala é realizada oralmente e por escrito na forma de um monólogo ou diálogo. Para implementá-lo é importante estudar as características gramaticais e sintáticas da língua, dominar a composição lexical (vocabulário).

Para a implementação da fala oral, é importante o domínio da fonética, ou seja, a habilidade de distinguir os sons de ouvido, e a pronúncia correta.

Como desenvolver?

O pensamento verbal ajuda as pessoas a se conhecerem e se aprimorarem, se comunicarem e interagirem com outras pessoas. Precisa ser desenvolvido em crianças desde a infância. As crianças são caracterizadas pelo pensamento visual-figurativo, ou seja, prevalece o componente não verbal. As crianças pequenas prestam atenção aos sinais externos e muitas vezes insignificantes. A incapacidade de expressar seu pensamento em palavras significa que a imagem verbal ainda não foi formada.

Para o desenvolvimento do processo de pensamento lógico-verbal, é necessário oferecer aos pré-escolares a composição de contos de fadas, a resolução de enigmas e a recontagem de desenhos animados. Eles devem resolver quebra-cabeças lógicos simples, explicar o significado de ditos e provérbios. Com o tempo, a criança adquire a capacidade de recontar o significado das informações recebidas. A continuação da educação depende do nível que se desenvolveu em uma idade jovem. Quanto mais cedo começa a formação do pensamento verbal, mais fácil é para a criança dominar o material educacional.

O desenvolvimento da atividade mental em crianças em idade escolar passa por vários estágios.

  • Primeiro, as crianças constroem suas conclusões com base em premissas visuais obtidas diretamente da observação.
  • Em seguida, as inferências são criadas com base em postulados abstratos. Ao fazer isso, os alunos contam com exemplos familiares e material visual.
  • Finalmente, os alunos são ensinados a sintetizar dados por conta própria e tirar conclusões relevantes.

A eficácia de passar por todos os estágios depende diretamente do desenvolvimento do pensamento verbal.A fala da criança é formada sob a influência da comunicação com outras pessoas. O desenvolvimento da fala se reflete na formação do processo de pensamento. Existem muitas maneiras eficazes de melhorá-lo. Jogos de grupo simples são bons para crianças e adultos.

  • A organização dos pensamentos por agrupamento implica a seleção de um tema, que é fixado em uma folha de papel e emoldurado. Em seguida, as associações e emoções associadas à palavra são registradas. Cada um deles é colocado em uma moldura e setas indicam a conexão entre eles.
  • Explicar o significado de uma palavra a um estrangeiro é um exercício eficaz no desenvolvimento de processos de pensamento verbal. Os participantes do jogo são convidados a imaginar uma conversa com uma criatura alienígena. É necessário divulgar o conteúdo de algum fenômeno ou objeto em uma linguagem acessível. Eles começam explicando o significado de palavras simples como "abelha", "mel", "vôo". Em seguida, eles assumem conceitos mais complexos: "sucesso", "sorte", "felicidade".
  • Os trava-línguas introduzem a riqueza da língua russa, ajudam a sentir a beleza da fala pura, a mergulhar em novas imagens poéticas. Para melhorar o pensamento verbal, é recomendável sugerir uma continuação de 3-4 trava-línguas. O jogo coletivo é baseado na transmissão de trava-línguas ao longo de uma corrente. Esse tipo de pensamento se desenvolve bem ao inventar de forma independente um novo trava-língua.
  • A dissidência envolve renomear um item. Por exemplo, um armário é um depósito, um rádio é um alto-falante. Palavras inexistentes são permitidas. É melhor completar a tarefa durante um jogo competitivo. Vence a equipe que compor mais palavras para o assunto.
  • Existe um jogo chamado "Abreviação". Quaisquer palavras não muito longas que funcionem como uma abreviatura são anotadas antecipadamente nos cartões. Os jogadores desenham um deles. Um minuto depois, eles distribuem uma transcrição da palavra. Por exemplo, como resultado, a frase composta pode ter a seguinte aparência: "fonte" - o mago originalmente cortou narcisos perfumados em tubos.
  • O diálogo interno consigo mesmo em várias situações cotidianas treina o ato verbal de pensar bem... A presença de um interlocutor interno pode ser na hora de limpar o apartamento, preparar a comida, escolher roupas para passear.
  • Leitura prática, acompanhado pela cobertura de uma grande visão geral das palavras, promove o desenvolvimento desse tipo de pensamento.
  • Xadrez faça a pessoa pensar e calcular os movimentos alguns passos à frente.
1 comentário

O trabalho é interessante, mas requer alguns esclarecimentos. O sistema de linguagem simbólica é um instrumento de pensamento. Um sistema de signos é linguístico se implementar as três funções a seguir: - suporte (formação de imagem); - lógico (construção de inferência); - comunicação (apresentação do resultado do pensamento). Inteligência é a habilidade de realizar o processo de pensamento. Exemplos de sistemas de linguagem: a linguagem da música, a linguagem da pintura, a linguagem da matemática, russo, etc. Portanto, podemos falar sobre inteligência musical, matemática, poesia, etc. Um exemplo de sistema não linguístico: sinais de trânsito - neste sistema de signos não há lógica interna da linguagem (os signos não estão relacionados). Agora, sobre o papel da função de suporte. Consiste em signos na forma de figuras (na forma de imagens, como uma árvore, etc.). Por exemplo, eu digo "Carvalho". Alguém imaginou uma árvore e alguém uma pessoa familiar com inteligência limitada. Agora eu digo: "Duas vezes, duas, quatro." O que você apresentou? Uma imagem simbólica de sinais aritméticos. Eu digo: "Adicione dois a isso." Sua lógica começa a operar de acordo com as regras do sistema de signos aritméticos.Este é um exemplo de pensamento verbal. Exemplos do uso do pensamento verbal são: a tabuada (por isso é tão difícil aos 5-7 anos), a notação musical (é dada apenas para quem conhece os intervalos sonoros e se distingue na tonalidade).

Moda

a beleza

casa