Pensamento

Pensamento em túnel: o que é e como superá-lo?

Pensamento em túnel: o que é e como superá-lo?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como determinar?
  3. Maneiras de lutar

Você pode ver cinquenta tons de cinza? Não, não se trata de um filme sensacional e nem da cor do asfalto como tal. Por mais diversa que seja a nossa compreensão de uma situação, também somos capazes de superar as dificuldades. Mas quando um "verme" chamado "pensamento em túnel" se instala em sua cabeça, se você não cair no abismo, a descida em linha reta é praticamente garantida para uma pessoa.

Peculiaridades

O termo "pensamento em túnel" veio da oftalmologia para a psicologia. Oculistas chamam de visão em túnel a visão de pessoas nas quais a região periférica da retina está mal desenvolvida ou não funciona. Simplificando, uma pessoa com esse diagnóstico vê apenas o que está bem diante de seus olhos. Tudo o mais está além dos limites de sua percepção.

Se para ver o que está nas laterais basta virar a cabeça, então, para perceber corretamente a realidade circundante, você precisa pensar de forma diferente.

Uma pessoa com uma mente em túnel freqüentemente se torna refém de suas crenças.

A princípio parece que está fazendo tudo certo, mas assim que a situação sai um pouco fora de controle, ele tropeça e paralisa sua vida. Isso é freqüentemente encontrado entre os "nerds", crianças em idade escolar que se dedicam inteiramente aos estudos. A crença na insuperável neles é incutida não apenas por seus próprios sucessos, marcados por notas no diário, mas também pelos discursos de admiração de seus pais e elogios de professores.

Na verdade, muitas vezes as crianças escondem seus complexos ou relutância em ver e compreender o que está acontecendo ao seu redor por trás dos livros didáticos. Depois da escola, eles entram em uma universidade de prestígio. E já aí podem surgir os primeiros problemas. Com efeito, para obter um ensino superior, não basta dominar esta ou aquela disciplina.

É preciso se comunicar com os colegas, buscar uma "aproximação" com professores que viram tantos "gênios" em suas vidas que é muito mais difícil esperar seu elogio do que de um professor normal do ensino médio.

E o que acontece com nosso herói a seguir? Ele ou começa a expandir o círculo de interesses ou lentamente desce a corrente no redemoinho de problemas. Já não lhe parece que o seu cérebro se sobressaia, as vigílias noturnas sobre os livros não dão o resultado desejado, o medalhista de ontem deixa o instituto. Ele já está bastante satisfeito com a posição de zelador ou encanador. Mas sua principal convicção permanece inabalável. E na maioria das vezes soa simplesmente - "Eu sou o melhor."

Mesmo depois da universidade, pode ser difícil. Qualquer problema, intrigas de concorrentes, mal-entendidos por parte dos patrões ou, ao contrário, dos subordinados tornar-se-ão um obstáculo intransponível. Ele simplesmente não sabe como contornar isso. Seu caminho é apenas para frente em linha reta, ele varre tudo que se depara com ele no caminho. E portanto essa mesma trilha começa a limpar na frente dele. Primeiro, amigos, colegas, parceiros de negócios vão para o lado.

Mas isso não assusta nosso caráter. Ele está confiante de que está certo, e todos que lhe viraram as costas simplesmente entram na lista dos traidores.

Então sua carteira começa a ficar rasa e, como ele nunca foi capaz de ter sentimentos ricos, sua esposa (marido) o abandona. Essas pessoas também são registradas com o nome de "inimigos". Ele tem novos "amigos": álcool, drogas, seitas. Sob sua influência, ele se sente novamente o melhor dos melhores, o mais forte dos mais poderosos e já perde completamente o contato com a realidade. Ele apenas rola para baixo ao longo do mesmo caminho plano que até recentemente o levava aos picos.

Como determinar?

Pode ser difícil discernir se uma pessoa tem luz no fim do túnel ou se não está indo a lugar nenhum. Afinal, na aparência, geralmente são pessoas bem-sucedidas, educadas e decididas. Vários indícios sugerem que existe um problema por trás de tudo isso.

  • Uma pessoa não admite seus próprios erros... Se algo não der certo para ele, ele nunca buscará a razão em si mesmo. Esse cidadão encontrará imediatamente os culpados: a situação, o clima, as pessoas. O principal é que essa lista nunca incluirá ele mesmo e nenhuma de suas próprias deficiências. Em vez de lutar contra os problemas, ele vai para a guerra com os moinhos de vento. O primeiro permanece no lugar, o segundo o transforma em um redemoinho de problemas ainda maiores.
  • O pensamento em túnel não implica a presença de semitons. Para uma pessoa com esse estilo de vida, tudo se divide exclusivamente em preto e branco. Além disso, eles nunca mudam de lugar. Mesmo que já esteja provado que seu ídolo é um criminoso, ele nunca lhe dará as costas. Fazer isso significaria que ele próprio estava errado. E isso é inaceitável. Por isso, tendo uma vez acreditado em certo postulado, ainda que muito duvidoso, quem o deixou entrar em seu túnel jamais o deixará sair.
  • Ele não precisa da metade do sucesso, parte do prêmio ou um pedaço do bolo. Seu lema é tudo ou nada. Ele não sabe contentar-se com pouco, mesmo que aos olhos dos outros seja um grande sucesso. Se for um artista, não precisa de uma sala de concertos para 5.000 pessoas, só vai se apresentar em estádios enormes. No final, todos os ingressos serão vendidos, mas não para sua atuação.
  • "Eu sempre estou certo! Se não, leia o ponto um. " Para uma pessoa com pensamento em túnel, existe apenas uma visão correta da vida - a sua própria. Tudo o que o contradiz é a heresia de tolos e preguiçosos. Ele nunca ouve conselhos, porque ele é seu próprio "rei e deus".

O pensamento em túnel não oferece uma oportunidade para corrigir os erros. O indivíduo que o possui, em sua opinião, não os permite em princípio.

Todas as falhas são intrigas de inimigos ou uma infeliz coincidência de circunstâncias. Como resultado, ele bate com a cabeça na mesma parede por anos. E todo esse tempo, apenas sua fé na rigidez do mundo ao seu redor cresce. O fato de ele mesmo limitar o espaço ao seu redor não passa pela sua cabeça.

Tudo isso leva à decepção na vida, mas não em você mesmo. A tristeza e o ressentimento estão cheios de vinho, e a partir disso os problemas só crescem. By the way, entre os alcoólatras e viciados em drogas, a maior concentração de cidadãos com o pensamento de túnel. E eles chegaram a esse estado por conta própria, sem a ajuda de ninguém. Em sua opinião, eles não precisam disso. Mas você ainda pode renderizá-lo. Especialmente na fase inicial de entrada no "túnel da cabeça".

Maneiras de lutar

Claro, é melhor consultar um especialista. O psicólogo pode fazer a correção e tirar o paciente do túnel, inclusive em treinamentos em grupo.

Se chegou a um estado depressivo, então, provavelmente, não é mais possível ficar sem medicação e a ajuda de um psiquiatra.

Às vezes, basta ter uma conversa franca com amigos ou parentes que podem ajudar a ver a situação de fora. Mas, para isso, aquele que se tornou dependente de sua própria franqueza deve compreender o problema. Ele precisa entender que sua linha nunca o levará à meta desejada e é hora de procurar soluções alternativas. Mas, como qualquer outra doença, também é mais fácil prevenir do que remediar.

Para fazer isso, você precisa ensinar uma pessoa desde a infância a pensar de várias maneiras. As dicas a seguir o ajudarão a pensar de maneira adequada.

  • Leia. E não tablóides, mas literatura inteligente. Daria Dontsova, com todo o respeito ao autor de centenas de histórias de detetive, não funcionará. Precisamos de livros que façam pensar e se desenvolver, oferecendo não só a imersão na história do crime, mas também a empatia, na qual a pessoa possa sentir, aprender a ter empatia.
  • Compor. Conte novamente o que viu, ouviu ou leu com mais frequência. Melhor ainda, expresse seus pensamentos sobre um caso particular, trabalho, pessoa no papel. Isso torna mais fácil entender o quão correto você está em seus julgamentos.
  • Seja criativo. As aulas de música, dança, pintura ajudam não só a alargar os horizontes, mas também ensinam a ver o que se esconde. Sim, nem todo mundo é um grande criador, mas entender a arte pelo menos um pouco é bastante acessível a todos. Olhe nos olhos de Mona Lisa. Aqueles que definitivamente não têm pensamento em túnel são Leonardo da Vinci!
  • Adivinha charadas... Faça exercícios de lógica com mais frequência. Compre o livro de problemas mais barato e faça pelo menos um exercício por dia. O cérebro será simplesmente forçado a trabalhar em direções diferentes.
  • Analisar... Tente entender por que este ou aquele evento começou a se desenrolar desta forma e não de outra forma. Por que o vizinho da direita é bem-sucedido, mas o da esquerda é francamente incapaz de lidar com isso. Coloque-se no lugar da outra pessoa. Experimente as máscaras de outras pessoas.

E não tenha medo de mudar, seja externa ou internamente. Criamos nossa própria maneira de pensar. Ninguém vai nos ajudar a sair do caminho tortuoso enquanto não quisermos. E lembre-se da grande sabedoria oriental - se a montanha não vai para Maomé, então Maomé vai para a montanha.

3 comentários

Meu marido tem pensamento de túnel, e isso pode ser ridiculamente triste, mas ele não quer mudar, porque não está ciente de seu pensamento.

Psicólogo ↩ Gloria 03.06.2021 06:46

Uma pergunta para voce? Por que você está ao lado dele?

Obrigado! O artigo é super. Tudo sobre mim)

Moda

a beleza

casa