Pensamento

Pensamento divergente e convergente: definição, características, recomendações de psicólogos

Pensamento divergente e convergente: definição, características, recomendações de psicólogos
Contente
  1. O que é isso?
  2. Características de pensamento
  3. Diagnóstico
  4. Maneiras de desenvolver divergência
  5. dicas e truques

Cada um resolve os problemas à sua maneira. Um em busca de respostas começará a estudar o livro didático, o outro buscará a resposta em sua própria cabeça e ela oferecerá várias opções. Muito provavelmente, os dois encontrarão uma saída. Mas o primeiro vai fazer isso de acordo com todas as regras, o segundo - usando a imaginação. Toda a diferença está na maneira de pensar. Nesse caso, estamos diante de pessoas com tipos pronunciados de pensamento convergente e divergente.

O que é isso?

Joy Guilford, psicóloga dos Estados Unidos, introduziu os conceitos de pensamento convergente e divergente. Na década de 60 do século passado, ele identificou esses dois tipos. De acordo com sua definição, o pensamento convergente visa encontrar a única solução correta. A peculiaridade do divergente é que seu dono aborda a solução do problema fora da caixa, de outra forma é chamado de criativo.

Em palavras simples, para um em primeiro lugar - as regras, o segundo - seus próprios pensamentos, ele não trata as normas geralmente aceitas como uma espécie de dogma.

Características de pensamento

Divergente

O termo vem do latim divergere, que significa desviar ou divergir. Uma pessoa com uma forma de pensar divergente está procurando várias respostas para a mesma pergunta ao mesmo tempo. Ele aborda a solução do problema de uma forma complexa, muitas vezes com base em seus próprios sentimentos. Possui as seguintes características:

  • velocidade de percepção - uma pessoa emite muitas ideias em pouco tempo;
  • a capacidade de pensar em imagens;
  • variedade, a capacidade de não ficar preso a uma opção, mudar seu ponto de vista;
  • observação - ele percebe o que os outros ignoram ou não dão importância;
  • fora do padrão, a capacidade de dar ideias originais.

Na maioria das vezes, as pessoas criativas têm esse tipo de pensamento. Eles geralmente não são considerados alunos excelentes na escola. É difícil para eles permanecerem dentro do programa geral. Estudar a tabuada é muito mais difícil para eles do que escrever um ensaio sobre qualquer assunto.

Essas pessoas são criativas tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. Um excelente exemplo é o grande físico teórico Albert Einstein... Quando criança, ele não demonstrou excelentes habilidades mentais. Os professores realmente não gostavam dele. No entanto, isso não o impediu, tendo amadurecido, de se tornar um dos cientistas mais famosos do século XX.

Talvez a definição mais precisa dele e de outras pessoas com um pensamento divergente pronunciado tenha sido dada pelos contemporâneos do Prêmio Nobel. Eles disseram que falar com ele era como estar na quarta dimensão. Existem apenas algumas pessoas como Einstein, eles constituem uma parte especial, diferente de qualquer outra parte da sociedade. Mas é graças a eles que as maiores descobertas são feitas.

Não têm medo de experimentos, não pensam como todo mundo e, com isso, tornam a vida melhor, mais compreensível e de melhor qualidade.

Convergente

O termo também veio do latim, onde convergere significa "convergir para um centro". Esse tipo de pensamento pode ser comparado ao currículo escolar, que na maioria das vezes usa a abordagem de "massa". Aprendi um teorema - um cinco em uma revista com caneta vermelha, duvidei da necessidade de estudar química - um pária, preguiçoso e pobre aluno.

Porém, nem sempre uma pessoa com conhecimento enciclopédico é capaz de compreender a vida tão bem quanto as leis da geometria. Suas linhas nunca se cruzam. Ele não se dá o direito de duvidar. Junto com a medalha de ouro, ele não recebe nenhuma gaiola preciosa, o que não lhe permite ir além dos limites impostos pelo sistema educacional. Em sua vida, tudo é colocado nas prateleiras e, se essa prateleira quebrar, ele ficará desamparado.

Diagnóstico

Se uma pessoa tem pelo menos algum grau de desenvolvimento de ambos os tipos de pensamento, ela é um gênio em potencial... No entanto, eles são raros. Determinar que tipo é inerente a uma pessoa em particular é bastante simples. A forma mais comum é oferecer uma lista de determinados objetos, por exemplo, "balde, cama, mesa, mesinha de cabeceira" e pedir ao sujeito que diga como você pode usá-los. Se ele tem um balde exclusivo para o lixo, uma cama para dormir, uma mesa para comer, uma mesinha de cabeceira para guardar joias, temos um dono brilhante de pensamento convergente.

Se, ao responder a esta pergunta, for utilizada a mediação, ou seja, um balde pode muito bem se tornar um instrumento musical, uma cama - uma tela para um teatro de fantoches, uma mesa - uma tela para um quadro, e uma mesinha de cabeceira - uma cadeira , então a divergência é aplicada.

Quanto mais opções diferentes são oferecidas, melhor esse tipo de pensamento é desenvolvido, o que ajuda a ser flexível em diferentes situações de vida. Portanto, deve ser desenvolvido.

Maneiras de desenvolver divergência

Você pode desenvolvê-lo com a ajuda de vários exercícios. Além disso, são aplicáveis ​​tanto a crianças em idade pré-escolar quanto a adultos. Comece a fazer as tarefas com toda a família ou na hora do almoço com os colegas de trabalho. Faça isso regularmente. Transforme essas atividades em um jogo.

Certifique-se de escolher um vencedor. Defina o prêmio. Faça tudo para despertar o interesse de seus entes queridos ou subordinados. Entre outras coisas, ajudará a aliviar o estresse.

Exercícios

  • Escreva o máximo de palavras possível, começando com a letra U... Depois, terminando com G. Além disso, aqueles com a terceira letra em que G. Aloque uma certa quantidade de tempo para compilar cada lista. Por exemplo, 3 ou 5 minutos. Repita este jogo regularmente, trocando letras, introduzindo novas condições. Não escreva todas as palavras, mas apenas substantivos e, em seguida, adjetivos.
  • Pegue qualquer item. O desafio é descobrir o máximo possível de maneiras de usá-lo.Um lápis, por exemplo, não pode apenas escrever, mas também pode se tornar um poleiro para um pássaro em uma gaiola, um bastão indicador, uma medida de comprimento e assim por diante. Mude os objetos, tente criar "construções" a partir de duas ou três coisas diferentes.
  • Encontre diferentes soluções para os problemas do dia-a-dia... A lâmpada está queimada. Como configurar a iluminação? Cite 10 maneiras de fazer isso. Indo à loja para comprar um novo, usando a luz do telefone, acendendo a lareira e assim por diante. Não pare até que você tenha exatamente 10 respostas.
  • Escreva uma frase em que todas as palavras comecem com uma letra específica. Da próxima vez, complique a tarefa - defina um certo número de palavras.

Você precisa executá-lo em velocidade. Isso ajudará a desenvolver a velocidade da reação.

Jogos infantis

Embora a criança ainda não tenha aprendido a escrever e ler, Várias imagens e objetos podem ser usados ​​para desenvolver pensamentos divergentes.

  • Colete 5 brinquedos diferentes. A tarefa da criança é inventar uma história da qual se tornem heróis.
  • Coloque vários itens na mesa - um deles neste jogo é "principal". Defina-o e peça à criança que adivinhe usando perguntas dirigidas. É azul? É redondo? É pesado? Etc.
  • Competição de dança... Ligue a música e convide a criança a mostrar diferentes estados com o auxílio de movimentos e expressões faciais: alegria, raiva, tristeza, diversão.
  • Dê ao seu filho um pedaço de papel com parte de uma imagem. A tarefa é terminar de pintar o quadro.
  • O mesmo pode ser feito com o aplicativo. Faça apenas a parte central. Convide a criança para completar. Por exemplo, crie sua própria flor de sete flores. Disponha a haste no papel. A tarefa do bebê é anexar folhas e pétalas a ele.
  • Coloque o máximo possível de itens diferentes no chão. A tarefa da criança é dividi-los de acordo com uma característica específica (cor, tamanho, material).
  • Convide seu filho para descrever um assunto específico... Diga a ele do que ele gosta e do que não gosta. Por que essa boneca em particular é sua favorita, mas ele nunca usa um lápis verde?

dicas e truques

Se pelo menos às vezes parece que você está em um beco sem saída e por toda a sua educação você não consegue encontrar a solução ideal para algum problema, tente os seguintes métodos.

  • Procure várias respostas para qualquer pergunta. Freqüentemente, a verdade está na superfície e nós cavamos muito fundo para encontrá-la.
  • Imagine como a situação se desenvolverá se você seguir por caminhos diferentes. Repasse todas as opções em sua cabeça. Não se concentre em uma coisa, mesmo que pareça ser a única certa.
  • Esqueça o que você aprendeu na escola por um tempo.... Tente resolver o problema de forma lógica, sem aplicar regras e regulamentos geralmente aceitos. Imagine como a maioria pensa e deduz a fórmula para a minoria. É provável que seja ideal para uma tarefa específica.
  • Não separe a teoria da prática... Sempre calcule como seus planos serão realizados na vida.
  • Não pare aí. Mesmo se você tiver encontrado uma solução aparentemente absolutamente correta, tente outras opções.
  • Use a ajuda de colegas e amigos. Organize sessões de brainstorming. Talvez um de seus filhos lhe dê uma ideia brilhante.
  • Tenha um caderno à mão e anote todas as suas idéias, mesmo as mais ousadas e inesperadas. Se não agora, então mais tarde eles podem vir a ser úteis.
  • Escreva em um pedaço de papel todos os seus pensamentos sobre um assunto interessante. Depois de um tempo, releia. Certamente, entre as muitas palavras, você encontrará algo que o indicará na direção certa.

Mas você não deve correr de um extremo a outro. O físico de ontem não se tornará um letrista hoje e vice-versa. Lembre-se - tanto o pensamento convergente quanto o divergente são importantes na vida cotidiana. Portanto, é necessário desenvolver ambos. O pensamento divergente consiste em ideias díspares, geralmente espontâneas.Não pode ser medido em uma escala padrão de cinco pontos, em oposição à convergente.

E na psicologia humana, há um desejo por um resultado específico. Portanto, ao traçar um plano de trabalho, pense em como essa ou aquela conquista será incentivada. É impossível avaliar objetivamente o desenho de um bebê de três anos e dar uma descrição clara de uma criança superdotada. Mas você pode interessá-lo pela criatividade, pela invenção de algo novo.

Cerque seu filho com conjuntos de construção, quebra-cabeças, brinquedos desmontados. Não repreenda se, em vez de uma mão, o bebê colocar uma perna na boneca ou desenhar um sol verde. Não o pare de experimentar. Mas, ao mesmo tempo, não se esqueça de dar habilidades práticas. Mesmo que uma garota dance como Anna Pavlova, não faz mal saber que duas vezes dois são quatro. Se um menino desenha bem, ainda é importante para ele entender que "rolos não crescem em uma árvore."

Se seu filho se recusa a aprender a contar, transforme isso em um jogo. Lembre-se de recompensar seu sucesso. Ofereça à própria criança a escolha de um "prêmio" entre várias opções: ir ao zoológico, tomar sorvete, assistir a um desenho animado. Ofereça a ele mais opções em tudo. Deixe-o pensar em direções diferentes, e então sua vida, como a sua, se tornará diversa. No futuro, não será difícil para essa criança encontrar uma saída para qualquer situação incomum ou fora do padrão, e uma pergunta difícil nunca será confundida.

Uma pessoa passará pela vida com ousadia, sem medo de cometer erros. E, talvez, seja sobre ele no próximo século que dirão que foi um dos maiores cientistas do século XXI.

sem comentários

Moda

a beleza

casa