Esquis

Tudo sobre a preparação de esquis

Tudo sobre a preparação de esquis
Contente
  1. O que é necessário?
  2. Como preparar diferentes esquis?
  3. Como se preparar para uma competição?
  4. Dicas úteis

A preparação do esqui é importante não apenas para atletas profissionais, mas também para amadores. Na verdade, a vida útil do equipamento depende dos cuidados com o equipamento, bem como de quão confortável uma pessoa se sentirá ao dirigir.

O que é necessário?

Antes de começar a preparar seus esquis, você precisa reunir todas as ferramentas necessárias.

  • Agente de fixação. Um perfil de preparação de esqui estável e de alta qualidade pode ser comprado na loja ou feito você mesmo. Antes do trabalho, deve ser colocado na mesa.
  • Pincéis. Atualmente, existe um grande número de escovas rotativas no mercado. Portanto, todos podem escolher algo adequado para si. As escovas de esqui de nylon são usadas para trabalhar com uma variedade de ceras. Os médios são adequados para aplicar produtos quentes e os duros para espalhar produtos frios na superfície. Escovas de nylon macias são usadas no final de todo o trabalho. Os produtos de cabelo de cavalo são usados ​​para esfregar pós. Escovas de aço são utilizadas por profissionais. Eles são usados ​​para aplicar endurecedores e pós. Ferramentas de cerdas de cobre duro ajudam a refrescar a superfície de deslizamento.
  • Ferro. Uma ferramenta de esqui dedicada é diferente de um ferro doméstico comum. Ele tem um regime de temperatura diferente. Portanto, ele não queima através da superfície deslizante. Pode ser usado sem medo de danificar os esquis.
  • Raspadores. Esta ferramenta é necessária para remover a camada de cera endurecida. Um raspador fino separado é usado para cortar a ranhura estreita. Pode ser feito em casa ou substituído por uma caneta desnecessária.
  • Cortiça. Tanto as rolhas naturais como as sintéticas são utilizadas para preparar esquis. Eles são necessários para suavizar pomadas ou várias parafinas.
  • Limpador. Este produto é usado para tratar a superfície antes de aplicar um novo produto.
  • Fiberlain. Este material é utilizado por profissionais para polir esquis. O Fiberlen é aplicado após a aplicação de aceleradores.

Você também precisará de lubrificantes de alta qualidade para o trabalho. Esses produtos podem ser divididos em dois grandes grupos: parafinas e pomadas. Os atletas profissionais também usam reforços.

Mas, se uma pessoa não gosta de corridas, ela não precisará dessa ferramenta.

Como preparar diferentes esquis?

Tanto um profissional quanto um amador podem preparar esqui alpino em casa. O principal é levar em consideração as peculiaridades do inventário e a situação em que será utilizado.

Para patinar

Antes de prosseguir com a preparação dos esquis, eles devem ser limpos com uma escova. Ele precisa se mover em uma direção. Para nivelar a superfície, basta 4 a 5 vezes para pisar nela com uma escova. Isso deve ser feito com cuidado.

Em seguida, uma camada de parafina de primer deve ser aplicada na pista. A superfície deve ser processada com cuidado para que não permaneça um único milímetro de área descoberta. A cera de parafina deve ser nivelada com um ferro aquecido.

A seguir, a superfície do esqui deve ser limpa com um raspador. Preste atenção especial à sarjeta. A cera de parafina residual deve ser removida com uma escova de náilon.

Depois disso, você pode continuar o processamento dos esquis. Cada um deles deve ser coberto com 2-3 camadas de parafina quente. Isso deve ser feito com cuidado. Cada camada de parafina deve esfriar por 12-16 minutos. Depois disso, ele deve ser removido. Para fazer isso, a superfície é limpa primeiro com uma espátula e depois com uma escova.

Após esta preparação, você pode começar a patinar. Os esquis deslizarão facilmente após este tratamento.

Clássico

O procedimento para processar esses esquis não é muito diferente do processo de preparação do equipamento para patinar. A única diferença é que a cera base é aplicada apenas na ponta e no calcanhar. O espaço sob o sapato permanece intocado.

O comprimento das almofadas em casa é muito fácil de calcular. Para fazer isso, você precisa colocar seus esquis e ficar em uma superfície plana. Depois disso, você precisa pedir a um ente querido para colar uma folha de papel sob a pista de esqui. No bloco, devem ser observados os locais onde o lençol encosta na base do esqui. Em seguida, você pode prosseguir para o tratamento de superfície. Este processo consiste nas seguintes etapas.

  1. Usando uma lixa, torne a superfície mais áspera sob o sapato. Depois disso, toda a poeira deve ser removida dos esquis. Isso deve ser feito com uma escova de cerdas macias.
  2. Em seguida, uma pomada base deve ser aplicada à superfície. Precisa ser esfregado com um ferro especial.
  3. Depois disso, você precisa aplicar uma pomada de temperatura no bloco. Deve ser selecionado corretamente. Afinal, a facilidade de movimento na patinação depende disso.
  4. A pomada deve ser esfregada com uma rolha sintética. A mesma coisa deve ser repetida mais duas ou três vezes. Cada camada deve ser esfregada com muito cuidado na superfície do esqui.

O processo de aplicação de pomadas líquidas é praticamente o mesmo. As compressas devem ser limpas e cobertas com uma camada de base klister e pomada térmica. Este procedimento é melhor executado em ambientes fechados. O klister deve ser aquecido com secador de cabelo e, em seguida, resfriado.

Os restos da pomada são removidos da superfície com um solvente de alta qualidade. Deve ser aplicado na superfície por 30-40 segundos e, em seguida, rapidamente enxugado com um guardanapo ou papel toalha.

Como se preparar para uma competição?

Você precisa ter um cuidado especial ao preparar esquis para competições esportivas. Você também pode fazê-lo sozinho. Essa preparação consiste nas seguintes etapas.

  1. Em primeiro lugar, os esquis devem ser limpos de sujeira e resíduos de pomada ou parafina. Isso pode ser feito não apenas com um solvente especial. Em casa, a gasolina refinada é freqüentemente usada para essa finalidade. Os esquis devem ser limpos com um guardanapo e, em seguida, limpos com uma escova de náilon. Nesse caso, você precisa passar dos pés ao calcanhar.Depois disso, os restos de sujeira e parafina devem ser cuidadosamente removidos.
  2. Em seguida, você pode começar a aplicar parafina nos esquis. Deve ser aplicado ao ferro. Em apenas alguns segundos, a parafina começará a derreter. Depois disso, o ferro deve ser puxado ao longo do esqui. Isso é feito de 5 a 6 vezes. Como resultado, a superfície deve ser completamente coberta com uma camada uniforme de parafina. Depois disso, os esquis devem esfriar.
  3. Após alguns minutos, o excesso da mistura deve ser removido cuidadosamente com um raspador. Isso deve ser feito com cuidado para não danificar a superfície.
  4. A parafina restante deve ser removida com uma escova limpa. Depois disso, os esquis tratados devem ser limpos com um guardanapo.

Ao se preparar para várias competições, os atletas também costumam usar aceleradores. Eles estão disponíveis na forma de emulsões ou pós leves. Aplicar esses produtos após o processamento dos esquis com parafina.

Para aplicar o pó, a garganta de uma jarra de plástico deve ser envolvida com gaze. Coloque seus esquis em uma superfície plana. A seguir, devem ser polvilhados com uma pequena quantidade de pó. Esfregue-o na superfície dos esquis com a mesma gaze. Depois disso, os esquis precisam ser passados ​​com um ferro especial. Além disso, o inventário deve ser deixado sozinho por 20-25 minutos. O resto do pó deve ser removido cuidadosamente com uma escova de cerdas macias.

As pomadas líquidas são ainda mais fáceis de aplicar. A primeira coisa a fazer é espalhar a emulsão sobre a superfície do papel especial. Em seguida, deve ser esfregado nos esquis. Neste caso, não é necessário passar a ferro. Separadamente, deve-se notar que alguns fabricantes produzem emulsões que são aplicadas diretamente nos esquis. Devem ser esfregados na superfície com cortiça natural. Depois de um processamento tão completo, os esquis devem ser deixados por meia hora e depois limpos com uma escova.

Recomenda-se manusear esquis diretamente no dia da competição. Se a preparação foi concluída na noite anterior, devem ser escovados novamente no dia seguinte.

Dicas úteis

Para iniciantes na preparação de esquis para a temporada, conselhos de profissionais podem ajudar.

  1. Lubrificantes de secagem rápida são recomendados para pessoas que não esquiam com frequência. Esses produtos não precisam de tratamento térmico adicional. Os unguentos endurecem em apenas alguns minutos.
  2. Ao usar o ferro, não aqueça muito. Isso pode danificar seu equipamento esportivo. Os fabricantes de parafina costumam indicar na embalagem a temperatura ideal para trabalhar com seus produtos.
  3. Use muita parafina. Os esquis devem ser recobertos com uma camada densa do produto.
  4. Para manter seus esquis com aparência de novos, eles também precisam ser limpos regularmente de ferrugem e detritos.
  5. Você não deve comprar produtos muito caros para cuidar dos equipamentos esportivos. Existem muitos lubrificantes de esqui que são baratos, mas agradavelmente satisfeitos com sua qualidade. Além disso, você não deve gastar dinheiro com reforços.
  6. As escovas de esqui devem ser usadas com muito cuidado. Não pressione com muita força contra a superfície a ser tratada. Os movimentos durante o trabalho devem ser rápidos e curtos.
  7. No final da temporada, os esquis devem ser tratados de forma especial. Eles devem ser cobertos com uma camada densa de parafina macia. Desta forma, os equipamentos esportivos podem ser armazenados por vários meses. Isso o salvará da oxidação.

É melhor preparar os esquis para esquiar pela primeira vez sob a supervisão de um profissional ou pessoa mais experiente. Nesse caso, todos os procedimentos serão realizados corretamente, o que significa que pedalar trará mais prazer à pessoa.

Veja o próximo vídeo para as 5 melhores maneiras de melhorar o deslizamento de esqui.

sem comentários

Moda

a beleza

casa