Acessórios de cozinha

Tudo sobre lancheiras

Tudo sobre lancheiras
Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Formas e tamanhos
  5. Materiais (editar)
  6. Escolha de cor e design
  7. Visão geral dos fabricantes
  8. Como escolher?
  9. Recursos de cuidados

A lancheira é um item indispensável para quem prefere comida rápida e saborosa, que não exige longa permanência no comércio e na restauração pública. As lancheiras de alta qualidade são capazes não só de preservar o frescor dos alimentos, mas também de mantê-los aquecidos por muito tempo. Considere as informações sobre lancheiras: variedades comuns, bem como os prós e os contras de usá-las.

O que é isso?

As lancheiras são recipientes de um tipo separado ou dobrável para armazenamento de longo prazo de alimentos e preservação de seu sabor, vitamina e temperatura de cozimento. Modelos de lancheira de alta qualidade podem servir não só para guardar segundos pratos e snacks, mas também para conservar por muito tempo sopas, saladas e frutas frescas.

Vantagens e desvantagens

Todos os modelos de lancheira diferem em qualidades positivas e negativas individuais e gerais. Inicialmente, você deve prestar atenção aos profissionais.

  • Salvando. Alimentos naturais preparados por você mesmo, que você coloca em um recipiente para consumo posterior, custam muito menos do que alimentos e mercadorias compradas em barracas e comidas públicas. Além disso, o mercado de alimentos moderno nos oferece uma vasta seleção de embalagens econômicas e de qualidade que preservam os alimentos de maneira notável.
  • Qualidade... Quando se trata de comida natural em uma lancheira, você pode ter 100% de certeza sobre os alimentos que está consumindo. Entretanto, nunca terá a certeza da qualidade dos produtos que serviram para preparar as refeições nas cantinas ou lojas.
  • Tempo... Uma das principais vantagens dos alimentos em vasilhames é que você pode começar a comer a qualquer hora que lhe seja conveniente, sem atrapalhar a alimentação ou sentir fome cada vez maior. Além disso, para tomar café da manhã em contêineres, você não precisa perder tempo em filas de cantinas e lojas.
  • Projeto. Hoje existe um grande número de lancheiras em uma grande variedade de cores e designs.

Recipientes bonitos, novos e de alta qualidade não só preservam os alimentos, mas também o animam para todo o dia de trabalho que se avizinha.

    Além das vantagens óbvias, os contêineres também têm suas desvantagens.

    • Espaço... Mesmo as lancheiras de alta qualidade ocupam muito espaço nas mochilas e bolsas. Isso é especialmente verdadeiro para modelos com várias seções.
    • Cheiro. Em recipientes de baixa qualidade, e hoje existem na maioria, os alimentos podem adquirir um aroma desagradável que pode arruinar todo o seu apetite. Além disso, se você comer esse tipo de comida em um local público, esse cheiro pode atrair a atenção de outras pessoas para você. Recipientes com tampas mal vedadas ou com vazamento podem não só estragar o cheiro de seus pertences e bolsas, mas também manchá-los.
    • Mistura de sabores. O principal problema das lancheiras com vários compartimentos é que os cheiros dos alimentos colocados em compartimentos diferentes se fundem com o tempo em um aroma contínuo. Este aroma não parecerá agradável para todos e pode arruinar o prazer da comida.
    • Aquecendo. Infelizmente, nem todos os modelos de lancheiras modernas podem ser aquecidos em microondas, e nem todos os locais de trabalho podem ser encontrados com um microondas funcionando. Já a comida nas cantinas e lojas será fresca e, se desejado, reaquecida.
    • Tempo. Se, no caso dos recipientes, você não perde tempo na fila das cantinas, gaste-o no preparo regular dos alimentos. Para fazer isso, você terá que se levantar meia hora ou mais mais cedo todos os dias para preparar os alimentos e colocá-los em um recipiente.

    Visualizações

    Dependendo do uso e do tamanho dos recipientes, existem várias variedades comuns de lancheiras.

    Lancheiras aquecidas para crianças

    Os pais costumam comprar essas opções de lancheiras para seus filhos que vão a escolas ou clubes, pois para uma educação de qualidade basta uma alimentação completa, saudável e na hora certa. além disso Estes recipientes mantêm os alimentos saborosos e saudáveis ​​por muito tempo, são capazes de manter um nível de temperatura confortável para que permaneçam aquecidos e reaquecidos por muito tempo.

    Esses tipos de lancheiras geralmente têm tampas apertadas e completamente fechadas e também têm uma alça portátil para transportar alimentos confortavelmente em suas mãos. E também em tais modelos, vários departamentos apresentam-se normalmente ao mesmo tempo: para pratos quentes, saladas, frutas, farinha. Uma das desvantagens de tais modelos é seu custo relativamente alto e volumes reduzidos, em contraste com as lancheiras para adultos.

    Baús de comida de beliche

    Esses modelos de lancheira estão disponíveis em duas ou três camadas pequenas para tipos específicos de alimentos. Eles são chamados de baús porque esses recipientes são colocados em sacos de tecido especiais na forma de baús ovais com uma alça. Uma característica distintiva dessas lancheiras é que na aparência, você não pode dizer por eles que o alimento está armazenado dentro.

    Normalmente, este tipo de lancheira é utilizado por atletas ou amantes de piqueniques na natureza.

    Essas lancheiras têm vantagens como:

    • neles você pode carregar 2 refeições completas separadas de uma vez;
    • Graças à alça durável e aparência elegante, esses recipientes podem ser transportados com segurança para qualquer lugar público e para o trabalho;
    • o conjunto de tais recipientes geralmente contém um conjunto de talheres: garfos, colheres e facas que tornam mais fácil comer.

    Sanduíches aquecidos

    Especialmente populares ultimamente são os recipientes projetados exclusivamente para lanches e refeições rápidas. Essas lancheiras são usadas como transportadores de farinha e sanduíches. Eles geralmente se parecem com grandes estojos de lápis com um revestimento isotérmico interno especial, que permite que o pão e os produtos de carne permaneçam frescos e frescos por várias horas.

    Normalmente, esses "estojos" são equipados com uma alça especial que facilita o transporte de um lugar para outro. E há também uma tira interna que fixa o sanduíche em uma determinada posição e evita que ele se quebre e se esfarele.

    Na maioria das vezes, essas opções são compradas para crianças e alunos que têm uma agenda muito ocupada para ir às cantinas.

    Esta variante de lancheiras tem as seguintes vantagens:

    • uma ampla gama de designs de produtos;
    • grandes possibilidades de escolha;
    • tamanho compacto e pequeno para transporte.

    Lancheira em forma de embalagens térmicas

    Eles são a opção mais econômica e compacta entre todas as lancheiras. Normalmente, esses sacos são sacos padrão forrados com um material projetado para refletir e reter o calor. Nessas bolsas, os produtos permanecem quentes por até várias horas, o aperto é garantido por fechos ou velcro especial. Na maioria das vezes, esta variante de lancheira é usada para armazenar frutas, vegetais ou serve como um isolante térmico adicional para outros recipientes.

    Lancheiras descartáveis

    Para essas opções de lancheiras, utiliza-se o poliestireno expandido, que é capaz de se manter aquecido por muito tempo e não prejudicar o sabor e a qualidade dos alimentos. A desvantagem de tais contêineres é seu baixa resistência, falta de proteção contra o tratamento térmico e a impossibilidade de armazenamento a longo prazo em baixas temperaturas. Esses recipientes não têm mais do que 3 compartimentos para alimentos.

    Formas e tamanhos

    É importante ressaltar que não existe uma classificação oficial das lancheiras em função do seu tamanho e forma. Significa que o fabricante escolhe independentemente quais as dimensões e com quantos compartimentos criar modelos para ele. Assim, no mercado moderno você encontra tanto lancheiras com capacidade de 500 ml, e com volume de 2 ou mais litros.

    Dependendo do número de camadas e níveis, as lancheiras são divididas nos seguintes tipos:

    • nível único;
    • dois níveis;
    • três níveis.

    Dependendo do número de compartimentos e seções, os contêineres são divididos em: seção única, 2 seções e 3 seções. Também estão disponíveis modelos com mais de 4 compartimentos para aperitivos, saladas, molhos ou patês. A escolha de recipientes grandes ou pequenos depende apenas da quantidade de alimentos que você vai levar para uma caminhada ou para o trabalho.

    A melhor e mais popular opção são lancheiras com capacidade de no máximo 1,5 litros e 2-3 seções.

    Materiais (editar)

    As lancheiras modernas podem ser fornecidas com uma variedade de materiais que são mais ou menos adequados para armazenar certos alimentos.

    Metal

    Os recipientes de metal têm suas próprias vantagens e desvantagens. Por exemplo, eles são mais duráveis ​​do que a maioria dos outros recipientes, retêm o calor por muito tempo, não se deformam com a temperatura e mantêm os alimentos saborosos por muito tempo na geladeira.

    Porém, os recipientes de metal são mais pesados, mais caros e requerem cuidados especiais para não provocar a oxidação dos alimentos.

    A maior vantagem das marmitas de metal é que eles podem ter várias camadas internas ao mesmo tempo. Esta abordagem torna possível alcançar desde os modelos de metal mais caros de armazenamento de alimentos não por 4-6 horas (como no caso de outras lancheiras), mas vários dias. A opção ideal seriam os modelos em aço inoxidável de alta qualidade.

    Plástico

    Hoje, a opção mais comum para fazer recipientes para alimentos é o plástico.Via de regra, os modelos de plástico são totalmente lacrados, baratos e não precisam de cuidados especiais. Ao escolher embalagens de plástico, preste atenção aos elementos da embalagem.

    Se a embalagem indicar que o produto não contém BPA, fique tranquilo, pois essa lancheira não fará mal à sua saúde. Este elemento é extremamente prejudicial ao corpo humano.

    Esses contêineres têm vantagens como:

    • baixo custo quando comparado com produtos metálicos e cerâmicos;
    • a capacidade de dividir os alimentos em várias seções, bem como a capacidade de preservar completamente o sabor e a qualidade dos alimentos; é de plástico que são feitos os modelos mais dimensionais de lancheiras com muitas seções e camadas;
    • recipientes de plástico podem ser encontrados em todas as lojas de ferragens;
    • devido à versatilidade do uso do plástico na indústria, esses modelos de lancheira podem ter todo o conjunto de vasilhames e utensílios necessários para uma refeição completa;
    • Os recipientes de plástico geralmente são lacrados, o que evita a mistura de diferentes tipos de alimentos.

      Entre as desvantagens estão as seguintes:

      • plástico sem elementos de aquecimento adicionais emite calor muito rapidamente e não é capaz de mantê-lo dentro do recipiente por muito tempo;
      • os modelos de plástico, devido ao contato constante com a umidade e a gordura, se deterioram muito rapidamente, perdem a aparência e quebram;
      • Nem todos os modelos de recipientes de plástico são adequados para aquecimento em microondas.

      Copo

      Uma variante de recipientes feitos deste material é encontrada em lojas de ferragens com muito menos frequência do que outras variedades. Enquanto isso, as lancheiras de vidro têm qualidades positivas e negativas.

      Entre as vantagens, vale a pena notar o seguinte:

      • recipientes de vidro transparente permitem monitorar o estado dos alimentos sem quebrar o aperto do recipiente, o que potencialmente aumenta a vida útil dos alimentos;
      • A vidraria é do tipo “eco” - não emite elementos nocivos e não se torna um foco de propagação de bactérias na loiça;
      • quase todas as lancheiras de vidro modernas podem ser microondas, o que as torna competitivas em relação aos modelos de plástico, silicone e poliestireno.

        As desvantagens incluem o seguinte:

        • a vidraria é muito mais pesada do que até mesmo os modelos de metal de lancheira, o que a torna uma opção perdida para uso em longas caminhadas e viagens;
        • apesar da resistência externa de tais pratos, o vidro é extremamente pobremente resistente ao estresse físico e à pressão; recipientes de vidro racham e se esfarelam ao cair em um ladrilho ou pedra;
        • devido à densidade muito alta do vidro, é impossível fazer modelos com muitas divisões e camadas a partir dele;
        • o vidro não reage bem a mudanças repentinas de temperatura - se você armazenou alimentos em um recipiente de vidro no congelador, não deve colocá-los imediatamente em água morna, pois a lancheira pode rachar;
        • os recipientes de vidro não podem ser armazenados em um local aberto - eles não interferem com a entrada da luz solar nos alimentos, dos quais podem se deteriorar.

        Cerâmica

        Os recipientes de cerâmica também não são populares entre outros modelos.

        Deve-se observar que, para melhor retenção de calor, os recipientes de cerâmica às vezes são embrulhados em um pano térmico especial. Isso permite aumentar a vida útil dos alimentos a uma temperatura confortável para consumo.

        Os prós são os seguintes:

        • a possibilidade de preservação a longo prazo do calor devido à estrutura da cerâmica;
        • densidade relativamente alta quando comparada com os modelos de plástico e silicone;
        • não altera de forma alguma o sabor e a qualidade dos alimentos, não mistura odores, sendo também considerada uma opção amiga do ambiente;
        • se nos modelos de vidro há uma possibilidade mínima de criar lancheiras com várias seções, os modelos de cerâmica geralmente vêm com apenas uma divisão de alta qualidade.

          Entre as desvantagens estão as seguintes:

          • o mesmo peso do vidro - isso o torna uma opção ruim para uso em viagens longas;
          • Lancheiras de cerâmica de alta qualidade são muito mais caras do que os modelos de plástico, silicone e até mesmo de vidro, mas mais baratos do que os modelos de aço inoxidável;
          • em termos de resistência, as cerâmicas são tão frágeis quanto o vidro - à menor queda, esses recipientes podem quebrar ou rachar, quebrando assim toda a estanqueidade e isolamento térmico.

          Silicone

          Algumas pessoas se referem aos recipientes feitos deste material como "eco" - as bactérias não se multiplicam neles, sempre fica um cheiro agradável. Tampas de silicone garantem a estanqueidade total do recipiente, aderindo firmemente ao recipiente, o que evita derramamentos de misturas e líquidos. Além disso, os recipientes de silicone são muito mais baratos do que os produtos de metal e cerâmica.

          Escolha de cor e design

          Felizmente, o mercado hoje oferece um grande número de lancheiras para todos os gostos quando se trata de design e decoração de recipientes. A maior variedade a este respeito é utilizada por modelos feitos de aço inoxidável ou cerâmica: a camada externa dos recipientes é decorada com pinturas e desenhos de cores diferentes. Se estamos falando de opções feitas de plástico, silicone ou poliestireno, então os modelos em um design monocromático são mais freqüentemente encontrados aqui.

          Na maioria das vezes, para o design de lancheiras, cores vivas e frescas são usadas para enfatizar o frescor dos alimentos: verde, amarelo, vermelho, verde claro, azul. No caso dos recipientes de poliestireno, as opções preto e branco são mais comuns.

          Visão geral dos fabricantes

          Entre os fabricantes mais famosos de contêineres de alta qualidade, existem 5 mais comuns: Tupperware, GoEat, Gipfel, IKEA. São os fabricantes desta categoria que hoje produzem lancheiras da mais alta qualidade com excelente termorregulação, aquecimento e durabilidade. Por exemplo, as lancheiras Tupperware são conhecidas por sua enorme seleção de designs, cores e número de seções internas. Esses recipientes são feitos de vários materiais ao mesmo tempo, o que permite uma abordagem mais sutil para preservar as qualidades dos alimentos.

          Lancheira da firma Bento distinguem-se pela rigidez excepcional, durabilidade e facilidade de uso em casa. Via de regra, há duas camadas inteiras nesses recipientes - a interna é representada por uma camada espessa de aço inoxidável e a externa é feita de plástico ABS durável e resistente ao calor.

          Como escolher?

          Hoje, os recipientes para alimentos podem ser encontrados em quase todas as lojas de ferragens, porém, infelizmente, nem todos os modelos apresentados são de alta qualidade e serão capazes de conservar adequadamente todos os alimentos. Para escolher o modelo de lancheira ideal para suas necessidades, você deve estudar sua descrição, características, fotografias e documentos. É aconselhável prestar atenção a vários pontos na escolha dos recipientes.

          • Tipo de comida... Cada tipo de lancheira e recipiente é feito sob medida para um tipo específico de alimento. Por exemplo, para armazenar líquidos quentes, por exemplo sopas, chás ou compotas, deve escolher as garrafas térmicas, para guardar pratos principais e snacks, por exemplo, saladas, deve escolher recipientes clássicos. Para armazenar frutas e vegetais inteiros, você deve escolher modelos de lancheiras com revestimento isotérmico - eles vão mantê-los frescos e saborosos por mais tempo.
          • Aperto. O modelo de lancheira, independente do tipo, deve ser hermético - ou seja, deve ter tampa hermética e bem fechada. A opção ideal seriam os modelos com tampa fixada com travas ou fechos plásticos adicionais.
          • Aquecendo... Nos modelos modernos de lancheiras, geralmente é indicado em que condições de temperatura podem ser utilizadas. Se você encontrou essas informações, não hesite em entrar em contato com um consultor e esclarecer este ponto.Além disso, hoje existem modelos de lancheiras com aquecimento ou com bolsa térmica tipo garrafa térmica, cujos alimentos não precisam ser reaquecidos com tanta frequência.
          • Cuidado. Lancheiras modernas e, especialmente, modelos de várias seções, geralmente têm um design que é inconveniente para manutenção e limpeza. Se você tem uma lava-louças à disposição em casa, verifique com seu consultor se o modelo pode ser lavado nela.
          • Separadores. Se passa muito tempo a trabalhar e está habituado a várias refeições durante o trabalho, deve escolher modelos de contentores com várias secções para diferentes produtos.
          • Acessórios. Alguns modelos caros de lancheiras fornecem elementos adicionais que proporcionam conveniência ao comer. Podem ser colheres, garfos, recipientes de inserção, mini-bandejas, copos dobráveis.

          Recursos de cuidados

            Felizmente, qualquer lancheira preparada com tecnologias modernas não precisa de nenhuma manutenção específica. No que diz respeito aos cuidados com os recipientes, deve-se estar atento, em primeiro lugar, às condições ideais de armazenamento do material de fabricação. Assim, as principais regras para o cuidado de todas as lancheiras.

            • Mantenha sempre os recipientes limpos, seja qual for o material. Após cada refeição, lave bem o recipiente, seque-o com um pano ou deixe-o secar em local aquecido. Lembre-se de limpar os recipientes por fora e por dentro.
            • Tente evitar expor desnecessariamente sua lancheira a altas ou baixas temperaturas. Muitos dos materiais descritos acima podem deformar com a exposição prolongada ao frio ou calor. Além disso, alguns materiais com os quais os recipientes modernos para alimentos são feitos podem liberar substâncias perigosas e insalubres nos alimentos durante o processamento térmico.

            Como escolher a lancheira certa para sua refeição, veja abaixo.

            sem comentários

            Moda

            a beleza

            casa