Cozinha-sala

Divisórias entre a sala e a cozinha: tipos e materiais

Divisórias entre a sala e a cozinha: tipos e materiais
Contente
  1. Propósito funcional
  2. Tipos de estruturas
  3. Materiais de manufatura
  4. Como escolher?
  5. Zoneamento do espaço
  6. Exemplos de sucesso no interior

A falta de uma parede completa entre a cozinha e a sala nas últimas décadas pode ser considerada uma verdadeira tendência da moda - representantes da geração mais jovem vêem de forma diferente os princípios do planejamento habitacional e preferem grandes espaços livres na forma de estúdios. Com toda a conveniência de tal solução, mesmo eles muitas vezes admitem que algum tipo de divisória, mesmo que não na forma de uma parede de pedra real, ainda é necessária. Se você também está pensando que falta algo parecido em seu apartamento, aprenda mais sobre essas divisórias.

Propósito funcional

Parece que se os donos, por vontade própria, demoliram a parede entre a sala e a cozinha, por que então instalar outra divisória em seu lugar? Na verdade, esse design tem muitas razões para ser popular e, na maioria das vezes, é creditado com vários recursos úteis.

  • Zoneamento espacial. Acontece que uma pessoa gosta de dividir sua casa em certas zonas funcionais - aqui durmo, ali descanso e recebo hóspedes, ali cozinho e como. Isso permite que você mantenha uma certa ordem não apenas no apartamento, mas também em sua própria cabeça. Não se deve considerar o zoneamento apenas como construção de paredes - no mesmo viveiro destaca-se uma área de lazer, bem como uma área de trabalho e lazer, e mesmo em um hall conjugado com uma cozinha, isso é ainda mais adequado. A diferenciação apenas pela decoração muitas vezes não é suficiente, e uma estrutura decorativa translúcida transmite luz e marca claramente a borda.
  • Separação de quartos. Em alguns casos, a parede é removida apenas para adicionar luz a todos os cômodos, mas em geral não se fala de uma integração completa, porque a divisória, embora de vidro, é totalmente vedada. Não é difícil entender tal decisão, porque a cozinha é um lugar específico com seus próprios cheiros e ruídos especiais. Todos esses fatores da cozinha podem interferir no relaxamento normal na sala, e muitos proprietários não abrirão mão de algum tipo de obstáculo para eles. Além disso, algumas pessoas se sentem desconfortáveis ​​não apenas em um espaço fechado, mas também, ao contrário, em um espaço aberto e excessivamente grande, onde você se sente como em uma academia.
  • Decoração. É claro que este é um uso bastante estranho, mas às vezes a divisória é usada apenas para decorar novamente o apartamento. O drywall comum, estilizado como alvenaria ou decorado com desenhos, pode se tornar uma espécie de objeto de arte dentro do apartamento. Ainda mais atenção é atraída por telas de metal e madeira, bem como estruturas de vidro, nas quais um padrão volumétrico é aplicado.
  • Funções especiais. O facto de a própria partição ser capaz de desempenhar o papel de “destaque” na concepção de uma divisão já foi referido acima, mas a sua funcionalidade também não para por aí. Alguém usa racks como barreira, o que significa que será conveniente guardar certas coisas dentro da estrutura. Se um aquário serve de divisória, então existem animais de estimação, um meio de relaxamento e, definitivamente, a principal atração da casa.

Tipos de estruturas

Existem muitas idéias sobre como exatamente dividir o espaço combinado da cozinha-sala de estar, e uma pessoa que nunca viu nada parecido antes nem mesmo imagina quantos poderia haver. No entanto, trata-se de uma questão de originalidade e apelo estético do seu apartamento, o que faz com que valha a pena compreender este tema.

  • Design deslizante é uma das soluções mais populares, cuja procura se baseia na praticidade. Na forma aberta, obtém-se o tão desejado espaço comum, a abundância de luz, a possibilidade de comunicar, estando em divisões diferentes, vê televisão localizada na sala da cozinha. Feche as portas - e você resolverá imediatamente o problema dos odores culinários e ruídos desnecessários quando alguém lança um feitiço sobre o fogão.

Considerando a variedade de design de partições deslizantes, esta também pode ser uma solução muito estética.

  • Armário de partição - outra opção para o aproveitamento prático do espaço sob a antiga parede. Na maioria das vezes, o rack é feito através de - não possui parede posterior, seu conteúdo é visível e pode ser removido pelos dois lados. Quando vazia, é apenas uma moldura, quando preenchida, é uma exposição de lembranças e objetos de decoração, trabalhando constantemente para duas salas ao mesmo tempo.
  • Divisória decorativa - este é um tipo especial de tais estruturas, uma vez que globalmente qualquer uma delas já possui uma determinada função decorativa. Esta categoria inclui soluções de design originais que são difíceis de atribuir a qualquer categoria específica e que se distinguem por um belo design enfatizado. Em um sentido construtivo, pode ser absolutamente qualquer coisa.
  • Cortinas - talvez o mais simples, e talvez uma das opções mais baratas para dividir um quarto. Em termos de vantagens, é muito semelhante às estruturas deslizantes mencionadas acima - você decide a qualquer momento se precisa combinar ou dividir áreas funcionais e depois pode mudar de ideia novamente.

É verdade que cortinas envolventes não resistem tão bem à proteção contra odores e ruídos quanto a alternativa descrita acima, mas geralmente é uma opção mais confortável.

  • Parede falsa Pode parecer ilógico: por que demolir o muro da capital, se em vez dele outro será erguido de qualquer maneira? A diferença reside no fato de que o "falso" pode ser facilmente personalizado para atender às suas próprias necessidades, incluindo as decorativas.Portanto, ele próprio pode ser mais fino ou mais grosso do que o original, ter uma forma de borda completamente diferente no corredor e, o mais importante, ter nichos integrados para a mesma TV ou lâmpadas.
  • Telas foram esquecidos injustamente por um longo tempo, mas nos últimos anos eles estão cada vez mais voltando como divisórias entre a cozinha e a sala de estar. Esta estrutura de treliça dobrável é uma cerca de concreto e uma estrutura leve que separa tanto quanto une.

Materiais de manufatura

Teoricamente, qualquer um dos materiais modernos pode atuar como matéria-prima para a fabricação de uma divisória, mas é preciso entender que, ao escolher, você deve focar não apenas nas preferências estéticas - é importante que o design também cumpra as tarefas práticas que você atribui a ele. Na maioria das vezes, várias opções são usadas como material.

  • Painéis ou blocos de vidro mais frequentemente usado em pequenos apartamentos ou apartamentos com falta de luz solar. De muitas maneiras, tal escolha se deve a uma necessidade severa - os proprietários provavelmente não teriam pensado em demolir a parede, porque mesmo de fato, uma barreira óbvia entre a cozinha e a sala de estar permaneceu, mas era muito apertada ou muito escura para eles. O vidro resolve ambos os problemas sem sobrecarregar o interior.

Ao mesmo tempo, os consumidores nem sempre escolhem uma opção totalmente transparente - tanto os modelos foscos quanto os pintados são procurados.

  • Construções de gesso cartonado são provavelmente as mais populares hoje em dia, pois é com esse material que todas as paredes falsas são feitas. A louca popularidade das placas de drywall é perfeitamente compreensível - as melhores variedades deste material de construção não têm medo do fogo ou da água, mas se prestam perfeitamente à moldagem e permitem que você dê à estrutura da parede a aparência mais inesperada.
  • Estruturas de madeira não perca sua popularidade, embora a humanidade tenha surgido com muitas alternativas para a madeira natural. O que quer que se diga, mas apenas um produto natural dá aos habitantes da casa uma sensação imperceptível de conforto e aconchego, sem falar no fato de que uma verdadeira árvore é amiga do ambiente, ao contrário de muitos concorrentes atuais.

A prática mostra que qualquer grande produto de madeira no interior de uma casa moderna parece muito suculento, embora possa ter vários estilos inscritos.

  • Troncos de bambu dificilmente pode ser considerada uma partição completa - em vez disso, eles são um divisor de espaço formal para aqueles que não gostam da ausência de paredes e uma decoração interessante para todos os outros. Estilisticamente, este é um dos movimentos mais originais, enfatizando a exclusividade não só do design do apartamento, mas também do seu gosto.
  • Painéis MDF são serragem prensada sob alta pressão e os fabricantes juram que isso não é aglomerado para você - supostamente não há toxinas aqui e a resistência é muito maior. Normalmente, essa solução é escolhida pelos proprietários que desejam adquirir madeira natural, mas não encontram dinheiro para comprar produtos de madeira maciça. Ao mesmo tempo, o MDF é frequentemente pintado, o que faz com que o painel perca seu aspecto amadeirado.
  • Divisória de plástico em termos de funcionalidade, é muito semelhante ao referido vidro e, na aparência, é uma cerca de cabines de duche. Esta é uma boa opção para um quarto de estilo minimalista sem enfeites.
  • Soluções têxteis sob a forma de cortinas costumam ser utilizadas por quem pretende a máxima leveza para a divisória e a possibilidade de a retirar a qualquer momento. É difícil sobrecarregar o interior com tal elemento, mas você pode decorá-lo. Esta é a opção mais fácil em termos de instalação e substituição e cuidar dela parece simples.
  • Estruturas de aço são usados ​​relativamente raramente, e é aí que reside o seu "truque" - se você está em grande parte perseguindo a originalidade do interior, então esta opção pode acabar sendo uma das mais adequadas.Aqui é preciso entender que em certos estilos um mesmo produto parecerá muito refinado, enquanto em outros, "quente", é totalmente insípido, portanto, tais experimentos devem ser realizados com uma dose de crítica saudável na fase de planejamento.

Como escolher?

Ao decidir como será a sua divisória, você deve responder às três perguntas mais importantes: quais as funções que a estrutura deve desempenhar, em que estilo o cômodo será decorado após a reforma e qual é o orçamento para a reforma do seu apartamento.

Se falamos de funções, os mais "estúpidos" são as telas e racks. Os primeiros são bons para o seu esteticismo, os segundos são bons para a capacidade de armazenar coisas neles, ambos lidam com a limitação visual do espaço, mas isso é tudo: nem um nem outro interfere na penetração dos cheiros, e a situação com o ruído não é muito melhor. Além disso, o nível de iluminação com a ajuda deles não é tão fácil de ajustar.

Se argumentarmos do ponto de vista da funcionalidade das partições como tais, então a opção mais prática parece, naturalmente, ser as deslizantes: a qualquer momento você decide por si mesmo se elas estão lá ou temporariamente "não" .

A conformidade estilística também requer uma aderência cuidadosa. Uma parede falsa de gesso cartonado pode ser considerada uma solução totalmente universal, pois ainda requer acabamento externo adicional e pode ser disfarçada de qualquer coisa. Quanto ao resto, você precisa seguir a regra geral segundo a qual os estilos clássicos são incompatíveis com os materiais ultramodernos, e uma árvore aconchegante e caseira não se encaixa em uma alta tecnologia ou futurismo enfaticamente frio.

Ao mesmo tempo, para a combinação estilística, também é importante avaliar a compatibilidade da cor da divisória com o esquema de cores da sala - é importante que uma estrutura tão grande também não se pareça com um corpo estranho no cozinha ou na sala de estar.

O componente financeiro é de grande importância no caso de você, previsivelmente, iniciar um reparo bastante sério e não se limitar a apenas instalar a partição. Como você sabe, uma estimativa de trabalho de reparo deve sempre ser feita com uma grande reserva de capital, caso contrário, pode não haver dinheiro suficiente para comprar os últimos elementos, e a alternativa mais barata à ideia original simplesmente não caberá no reparo que foi iniciado especificamente para esta partição.

É difícil orientar os preços aqui, pois tudo depende no grau de decoração do produto e na qualidade de um determinado material, mas em geral, você pode esperar que uma estrutura de plástico ou estante de MDF custará menos do que um vitral, uma grade de metal forjada e uma madeira natural sólida.

Zoneamento do espaço

Às vezes, você pode separar quartos com algo que não é percebido como uma parede, mas é ótimo como uma borda visual, criando um conforto adicional. Vale a pena considerar as opções para tal divisão - de repente, uma dessas soluções, em sua opinião, será a ideal.

  • Balcão de bar ou mesa de jantar É uma ótima maneira de separar a área da cozinha da sala de estar e combiná-las ao mesmo tempo. Por um lado, não se pode atravessar tal móvel, o que significa que é adequado como moldura visual, por outro lado, é um complemento útil para o mobiliário, permitindo resolver a questão da sala de jantar sem ocupando espaço adicional.

Essa divisória não interfere com a penetração da luz, e uma geladeira ou armários para utensílios também podem ser colocados sob o balcão do bar.

  • Aquáriose for no apartamento, é provavelmente um dos passatempos favoritos de todos os membros da família - nadar tranquilamente dentro da água tem um efeito extremamente positivo no sistema nervoso e é uma maneira muito melhor de relaxar do que a mesma TV.É lógico colocar tal acessório na sala, mas no momento em que não quiser cozinhar, e apenas relaxar, ficará feliz em poder admirar os animais calmos diretamente da cozinha.
  • Espaços verdes - outra forma de dividir a cozinha e a sala de forma a não interferir com a penetração da luz, mas ao mesmo tempo mostrar claramente o limite das duas zonas. A presença de plantas em uma residência é, em princípio, útil - elas não apenas emitem oxigênio, eliminando dióxido de carbono, mas também melhoram o humor, especialmente se fortes geadas russas estalarem fora da janela. Na hora de comer, a visão das plantas domésticas estimulará o apetite, no ambiente descontraído da sala de estar, os olhos podem descansar no verde de suas folhas.

Exemplos de sucesso no interior

A foto mostra uma divisória deslizante de vidro fosco em uma moldura, que lembra muito as casas japonesas tradicionais. Para design de quartos, isso é muito uma solução nova e nada trivial que permite a combinação da cozinha e da sala e o seu isolamento.

Existe uma combinação de paredes falsas com espaços verdes. Os proprietários não se atreveram a demolir completamente o muro, mas encontraram um uso útil para os seus restos, graças ao qual respiram um ar mais limpo do que o habitante médio da cidade moderna.

Esta foto mostra uma bela ideia - transformar a parede falsa em um objeto de arte. Ele é decorado com uma pintura em um estilo moderno, enquanto ele próprio é especialmente decorado com imitações de tijolos para ser um bom pano de fundo para ostensivamente arte de rua. Talvez nem todos gostem, mas definitivamente não é chato!

Nesta opção, os proprietários decidiram montar o aquário diretamente na parede falsa - esta é uma opção produtiva quando você não pode pagar um reservatório de centenas de litros, mas quer ter peixes. Como resultado - e a luz passa quase livremente, e o sistema nervoso se recupera mais rápido do estresse.

Você aprenderá mais sobre o zoneamento da cozinha-sala usando uma divisória com nicho de TV.

sem comentários

Moda

a beleza

casa