Cozinha-sala

Projeto da cozinha-sala de estar 16 sq. m

Projeto da cozinha-sala de estar 16 sq. m
Contente
  1. Território combinado: prós e contras
  2. Quais são os layouts?
  3. Recursos de layouts
  4. Cor e luz
  5. Móveis de zoneamento
  6. Onde colocar a mesa de jantar?
  7. Belos exemplos

Um sinal típico dos tempos são os apartamentos “odnushka” ou “copeque”, onde a cozinha é ocupada por imagens de uma sala completa. Uma cozinha tão espaçosa é definitivamente uma alegria para os proprietários. E muitas vezes eles admitem que em 15-18 praças é possível equipar não só a área da cozinha. Portanto, muitas vezes uma cozinha-sala de 16 m² m (+/- metro), e no lugar da sala, um quarto, berçário ou escritório é formado no layout. A decisão é sensata, mas não será supérfluo considerá-la de forma abrangente.

Território combinado: prós e contras

Pode haver duas opções de redesenvolvimento. No primeiro caso, uma pequena cozinha "soviética" é combinada com um hall, de onde se obtém uma divisão mais espaçosa sem parede com duas zonas. Ou vice-versa - na grande cozinha existe um local para uma área de lazer, ou seja, uma sala de estar. Ambas as idéias são disseminadas ativamente.

As vantagens óbvias de combinar:

  • espaço aberto;
  • unidade de estilo e harmonia;
  • muita luz na sala;
  • a capacidade de cozinhar alimentos comunicando-se com os membros da família;
  • crianças pequenas brincando na sala estarão à vista de seus pais na cozinha;
  • solução fresca e ainda original.

Haverá menos desvantagens, mas para alguns eles parecerão significativos. Com esse layout, é quase impossível ficar sozinho na cozinha ou se aposentar. A segunda desvantagem é que os têxteis absorvem os odores dos alimentos, portanto, você deve cuidar imediatamente de um capô potente.

Via de regra, quem vai para o projeto de combinar dois cômodos em um está pronto para possíveis inconvenientes. Mas quando se trata disso com a transferência da sala para a cozinha, um cômodo inteiro é liberado, as desvantagens parecem realmente insignificantes.

Cansado de morar em uma cozinha apertada, expandir o espaço é percebido como uma salvação.

Quais são os layouts?

Se você projetar um estúdio corretamente (o espaço combinado é chamado de estúdio), a sala terá uma aparência sólida e harmoniosa. As opções de layout são diferentes, mas os mais vantajosos são lineares, angulares, peninsulares e em forma de C.

Recursos de layouts

  • Linear. Isso significa que tudo no interior é claro ao longo das linhas - a unidade da cozinha está ao longo de uma parede específica e o setor de recreação ao longo da parede oposta. Esta opção é considerada a mais simples e menos dispendiosa.
  • Canto. Presume a colocação de um fone de ouvido em forma de L, como resultado do qual a área de trabalho ocupa um canto. O princípio do triângulo de trabalho é mantido - uma pia, um fogão, uma geladeira. O centro e os restantes cantos da sala tornam-se locais de descanso e alimentação.
  • Ostrovnaya... A unidade da cozinha é colocada ao longo da parede. Há também uma extensão separada de algumas das seções mais próximas do centro. O interior é adequado para organizar uma sala quadrada. Com esta opção, o número de superfícies funcionais, bem como de assentos, aumenta.
  • Peninsular... O fone de ouvido é colocado ao longo da parede. Parte da mobília é retirada em forma de T. As superfícies de trabalho são aumentadas, o espaço é visualmente dividido.
  • Em forma de C. Ajuda a suavizar os cantos da sala. O conjunto é colocado ao longo das paredes perpendiculares em um semicírculo.

Qualquer escolha pode dar certo, mas também é importante “fazer amigos” o layout com o design. É necessário não só mobiliar com competência o ambiente, mas também organizar visualmente, para encontrar a harmonia de todos os elementos.

Cor e luz

A paleta de cores em um amplo espaço assume suavidade, organicidade, mesmo quando se utilizam cores vivas e estampas variadas. Portanto, os designers aconselham não use mais de 3 cores em um espaço, os demais tons devem estar em sintonia com essas cores, ser um pouco mais claros ou um pouco mais escuros que os principais.

A propósito, a cor é um excelente zoneador. Ele pode dividir 16 metros quadrados em duas zonas. Ao mesmo tempo, algumas rolagens nas zonas são permitidas. Por exemplo, o setor da sua cozinha é feito em tons de bege e a sala de estar em tons quentes de âmbar caramelo. Mas do lado da cozinha pode haver algo que repete as cores da sala (por exemplo, estofamento caramelo-âmbar das cadeiras), e na sala - uma mesa bege ao lado do sofá.

Um bom design também requer iluminação competente. Por zonas, um estúdio bem iluminado deve ser bem iluminado. Lâmpadas, lustres e holofotes servem como iluminação principal, enquanto arandelas e luzes de parede criam uma atmosfera acolhedora e lírica nos momentos certos.

Holofotes brilhantes são geralmente colocados em torno do perímetro dos gabinetes de trabalho.

Móveis de zoneamento

Muitas vezes, os móveis separam visualmente uma área da outra. Normalmente, é um balcão de bar, um sofá ou um rack. Vamos descrevê-los.

    • Balcão de bar. Procure opções que não envolvam uma perna de metal grossa. Muitos balcões de bar modernos lembram designs de pequenas ilhas que podem ser mais funcionais. Em alguns casos, os balcões do bar são transformados em uma mesa de jantar completa. Acima do balcão você precisa de iluminação local.
    • Sofá. Parece que esta é a opção mais fácil - colocar o sofá no cruzamento das zonas. Mas aqui há problemas em relação à preservação da aparência e limpeza do sofá em tais condições. Há temores de sua rápida contaminação e absorção de odores da cozinha. Os medos são compreensíveis, mas não são primordiais. Em vez disso, é uma questão de conforto psicológico - é confortável para a pessoa sentada no sofá sentir-se e ser distraída por tudo o que acontece nas suas costas?

    Você pode tentar esta opção, embora normalmente o sofá divida o espaço na cozinha-sala em mais de 20 quadrados.

      • Prateleira. Normalmente, é escolhida uma estrutura leve, que não vai sobrecarregar o ambiente.A prateleira serve de base para a decoração: nela você pode organizar suas estatuetas favoritas, caixas, bugigangas fofas, flores e assim por diante. Neste caso, o rack não precisa ser grande, alto.

      Além de móveis, são utilizados elementos decorativos: paredes falsas, texturizadas por divisórias, cortinas, telas japonesas e muito mais, que leva a fantasia.

      Onde colocar a mesa de jantar?

      É esta a questão que mais frequentemente confunde os proprietários. Eles não conseguem descobrir onde colocar a mesa - na parte da cozinha do quarto ou na área da sala de estar. A solução pode ser literalmente um meio-termo: a mesa é colocada na intersecção de duas zonas, contra a parede. Acontece que metade está na cozinha e a outra na sala de estar. Se a família for pequena, você pode colocar uma pequena mesa, que é uma estrutura transformável.

      Se você decidir dividir 16 quadrados ao meio, então uma pequena mesa caberá na cozinha. Em seguida, haverá espaço na sala não só para um sofá e uma mesa lateral, mas também para uma corrediça de parede, por exemplo, um guarda-roupa ou uma cômoda.

      Às vezes, os proprietários abandonam completamente a mesa de jantar clássica. Eles comem no bar, por exemplo. Uma mesa confortável para isso também pode ser colocada ao lado do sofá. E para as ocasiões de receber convidados, pode adquirir uma moderna mesa de livros, que, dobrada, serve de consola na sala e uma tábua de engomar combinadas.

      É ótimo se você prestar atenção ao tema da decoração da mesa de jantar. Por exemplo, o estofamento das cadeiras pode ser removível (forro), mas será feito do mesmo tecido das cortinas. Dá para fazer uma divisão sazonal: na estação quente, um tipo de cortinas e cobertores, no inverno - outro, com uma estampa nórdica gelada. Assim, as instalações serão alteradas pelo menos duas vezes por ano, o que constitui uma forma excelente e económica de renovar o interior.

      Belos exemplos

      Abaixo estão 10 exemplos do arranjo de salas de cozinha em 16 metros quadrados.

      Os 10 quartos bonitos principais:

      • A opção é simples, a decoração principal é luz e espaço. O quarto parece vazio e ainda tem espaço para decoração. O proprietário pode complementar tal cômodo com detalhes pequenos, mas estilisticamente precisos (por exemplo, carpete, pinturas ou murais nas paredes). O zonador é a parte saliente do fone de ouvido, bem como a diferença no revestimento do piso.
      • Uma solução gráfica muito interessante. O balcão do bar é elegante, parece quase sem peso contra o fundo da decoração da parede da sala. Lâmpadas incrivelmente belas acima da barra controlam os olhos sem se tornarem um elemento estranho no interior. O piso é único, mas cada área tem seu próprio tapete.
        • O mesmo caso quando a mesa de jantar fica na intersecção das zonas. Os anfitriões escolheram uma mesa de vidro e cadeiras transparentes para não sobrecarregar a sala. E esta é uma solução realmente inteligente para uma sala de 16 metros. O design é lacônico, suave, não sobrecarregado de detalhes.
        • A cozinha laranja se destaca como uma mansão impressionante, ocupando um canto da sala. O balcão do bar serve como mesa de jantar, onde 2 a 3 pessoas podem se sentar ao mesmo tempo. A área de estar foi projetada em cores mais suaves. Existe um espaço livre no espaço que pode ser ocupado por uma prateleira, cómoda ou qualquer outra coisa.
        • Estilo escandinavo minimalista. A área de trabalho encontra-se ao longo de uma parede, sem armários superiores. O módulo localizado na área de lazer repete o material e a cor dos fones de ouvido. Há também uma área para refeições simples e bonita, bem como um sofá.
        • Uma opção bastante ousada, pois na área de lazer não há apenas um grande sofá, mas também uma área de dormir, que é mascarada por uma cortina. À primeira vista, há muitas coisas, mas se cada item for funcional, e o espaço for claro e cheio de ar fresco, esta é uma solução bastante prática.
        • O zoner decorativo divide claramente a sala em duas partes.A combinação de cores dos elementos é muito interessante, e devido à presença considerável do branco, a estreita cozinha-sala não fica escura (embora haja um risco).
        • Nesse caso, a grande mesa de jantar foi abandonada em favor do balcão do bar. Mas um grande sofá de canto deixa a oportunidade para reuniões lotadas na área da sala de estar. A iluminação é muito precisa.

        O esquema de cores marrom e bege irá agradar aos conservadores.

        • A própria cozinha neste exemplo ocupa um mínimo de espaço. E não há zoneamento claro neste espaço - não é necessário. Tudo parece um, parecido, natural. Luz, espaço e conforto permanecem no quarto.
        • Pequeno e leve - é assim que quero chamar esta sala. A dinâmica do interior é dada pelo revestimento do piso colocado em ângulo. Se sua cozinha tem a mesma janela panorâmica bonita, você não deve bloqueá-la com nada. Tudo neste interior é tão simples quanto possível, lacônico, mas elegante ao mesmo tempo.
        1 comentário

        Em tal cozinha-sala de estar, colocamos um sofá de canto com um lugar para dormir.

        Moda

        a beleza

        casa