Cozinha-sala

Pequena cozinha-sala de estar: opções de zoneamento e exemplos de design de interiores

Pequena cozinha-sala de estar: opções de zoneamento e exemplos de design de interiores
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. O zoneamento é uma nuance importante
  3. A cor de uma pequena cozinha-sala de estar
  4. Usando estilos diferentes
  5. Belos exemplos

As cozinhas abertas estão na moda há muito tempo: elas mudaram de interiores ocidentais para apartamentos dos eslavos, e as pessoas puderam apreciar a conveniência de tais soluções. A cozinha, combinada com a sala de estar, parece ser uma divisão espaçosa, mas nem todas as disposições contribuem para isso. Mas mesmo uma pequena cozinha-sala de estar pode se tornar um cômodo confortável, funcional e útil para toda a família.

Vantagens e desvantagens

Antes de decidir por esse projeto, você precisa pesar todos os seus prós e contras. Quando uma parede em branco desaparece entre o hall e a cozinha, o conceito de habitação muda radicalmente. E é preciso começar pelo tema do conforto psicológico: o plano aberto vai agradar a quem está em sintonia com a sociabilidade, o contato constante com os interlocutores.

Em uma família é muito conveniente, mas nem todos os proprietários concordam em cozinhar quando o resto da casa está literalmente nas costas conversando ou assistindo TV. Algumas pessoas preferem criar suas obras-primas culinárias na solidão.

Mas geralmente as pessoas que decidem por um projeto combinado entendem e aceitam essa característica das premissas com antecedência. Em vez de dois quartos, você obtém um estúdio com funções de cozinha e sala de estar.... E o estúdio é sempre um formato mais leve e visualmente mais espaçoso, onde você não pode se esconder de sua casa.

As vantagens indiscutíveis de uma sala combinada:

  • a oportunidade de se comunicar com a família enquanto cozinha, assistir TV;
  • a capacidade de cuidar de uma criança pequena que pode dormir em um berço ou brincar em uma arena na área do corredor enquanto a mãe está cozinhando;
  • uma sensação de espaço, o interior agora não parece pequeno e fechado;
  • grandes possibilidades de design, pois a mesa de jantar pode ser levada da cozinha para o hall, o que significa que um conjunto maior pode ser instalado na cozinha.

A principal desvantagem é que não é mais possível se aposentar na cozinha ou na sala. Combinar a cozinha com o hall também requer uma solução estilística única, em casos raros, duas zonas são executadas em estilos diferentes.

O zoneamento é uma nuance importante

Em quase todos os projetos de salas combinadas, há uma divisória que separa uma área funcional da outra. Pode ser pequeno e condicional, mas há zoners comparáveis ​​a uma parede divisória.

As opções de separação variam.

  • Parede falsa em gesso cartonado. A solução é generalizada, mas não é mais tão popular. Freqüentemente, as prateleiras ou um nicho são feitos em tal divisória, na qual você pode organizar os itens de decoração. Em um apartamento pequeno, não faz sentido fazer uma parede larga de gesso cartonado, pois isso vai "consumir" parte da área útil. Mas um paredão não é uma má opção. Muitas vezes, a cozinha fica bloqueada na entrada (devido a isso, o banheiro pode ser ampliado), a entrada da cozinha é planejada através da sala de estar. Neste caso, podem existir duas paredes falsas, com 1 m de largura cada.
  • Balcão de bar... Também não é a opção mais popular, mas se você abandonar a ideia de instalar uma estrutura sobre uma perna de metal, tudo não será tão antiquado. O balcão do bar pode parecer uma ilha em miniatura. Mas, neste caso, você terá que colocar alguns bancos de bar ao lado da estrutura, e isso também ocupará parte do espaço.
  • Prateleira. Essa opção pode ser chamada de sucesso, já que o rack é passante, não tão maciço quanto a parede. Nas prateleiras do rack, você pode organizar flores, livros, lembranças e outros elementos decorativos.
  • Divisória de vidro. O vidro não parece tão opaco quanto uma parede falsa, e é por isso que os proprietários de apartamentos pequenos costumam instalar essa divisória. A estrutura de vidro não “consome” a luz, pode ser muito compacta e combinar estilisticamente com o conceito de design da sala.
  • Sofá. Se você colocá-lo na linha divisória da zona, ele irá separar condicionalmente a cozinha da sala de estar. Mas, nessas condições, a cozinha deve ter um sistema de exaustão potente, já que os tecidos absorvem bem os odores.

Muitos proprietários de tais espaços combinados dispensam um separador explícito. Às vezes, a sala de estar começa com um grupo de jantar que não está mais incluído na área da cozinha original.

Finalmente, você pode zonear o território na casa com acabamento. Na área da cozinha, pelas suas características funcionais, são utilizados materiais resistentes à humidade e ao calor: ladrilhos cerâmicos, grés porcelânico, pedras artificiais, bem como vidros temperados, papel de parede lavável. No corredor, superfícies de madeira, laminado, assim como carpete, papel de parede decorativo são mais convincentes. A diferença de texturas servirá como um zoneador visual, mas a solução colorística e estilística deve ser integral.

A cor de uma pequena cozinha-sala de estar

As cores de luz fraca criam a ilusão de um espaço maior na sala. E se você usar sombras escuras e saturadas, a sala, ao contrário, diminuirá visualmente. É por isso a solução ideal para uma modesta cozinha-sala de estar será em tons de branco, cinza, pastel e bege.

Atenção! Em um espaço pequeno e multifuncional, evite estampas coloridas e grandes, contrastes brilhantes e acentos decorativos que vão se destacar muito do fundo geral.

Vale a pena prestar atenção nas cores da moda no interior de 2019.

  • Mel picante. Este é um tom caramelo quente agradável, dependendo da cor do parceiro, assim como da iluminação, pode ser âmbar, arenoso e amadeirado. É uma cor confortável e aconchegante que torna o ambiente mais aconchegante. É ideal para formar um estilo tradicional.
  • Cor de bambu... Você pode chamar esse tom de laranja opaco. É adequado para decorar a parede de realce de uma sala, para escolher móveis estofados.
  • Café cinza. Cor aconchegante e ao mesmo tempo iluminada.Vai ficar bem na cozinha-sala de estar com azul-celeste e bege-acinzentado claro. Para quartos ensolarados do sul - uma boa opção.
  • Quartzo rosa. A cor é elegante e pura, muito quente e suave. Seria uma boa solução para a cozinha nortenha, que devia ser um pouco mais quente.

Se a transformação ocorrer em um apartamento de dois cômodos, tente fazer com que a disposição dos cômodos se sobreponha de alguma forma. Uma paleta de cores e um estilo de interior são requisitos básicos. Mas se você tem uma cozinha-sala de estar iluminada e aconchegante, o quarto pode ser apenas leitoso, sóbrio. No entanto, os quartos têm tarefas diferentes e se na cozinha ampliada todos se comunicam, relaxam juntos, organizam encontros, então o quarto deve ser um lugar ideal para a solidão.

Usando estilos diferentes

Decidir o estilo de imediato é uma tarefa difícil. Eu gostaria de fazer uma renovação que parecesse nova e relevante por muito tempo. Para fazer isso, não vale a pena fazer de acordo com os padrões das revistas da moda há alguns anos, mas olhar mais de perto o que hoje está na vanguarda da moda será a decisão certa.

Os designers prestam atenção a nuances importantes.

  • Personalização de interiores... Na era da informação, criar um ambiente exatamente como uma foto em uma revista de interiores ou em um site popular não é difícil. O espaço vital hoje requer personificação. Podem ser móveis artesanais, objetos de arte no interior e até mesmo uma mistura de estilos.
  • Boho... Interiores em boho brilhante são muito procurados hoje, mas para uma pequena cozinha-sala de estar será uma opção difícil. No entanto, se você se inspirar em exemplos estilosos e não exagerar nos detalhes, poderá obter um espaço muito bonito.
  • 70º. A estética dos anos 70 está experimentando uma nova onda de popularidade hoje. Cor azeitona, tons quentes de ocre e terracota, veludo e ornamentos geométricos voltam à sala.

Também está em voga um ornamento ativo no interior, que se revelará bem no fundo de cores como baunilha francesa, verde-acinzentado, menta, avelã marrom, cinza quente.

Ainda existem elementos relevantes de ligação com a natureza no interior urbano - flores e folhagens, em primeiro lugar. A decoração feita à mão é popular: o bom e velho macramê está novamente em demanda hoje e decora as paredes de muitas cozinhas e salas de estar.

Quem pretende fazer um quarto ao estilo escandinavo não precisa de ficar chateado: esta solução já não pode estar na moda ou não, tornou-se um clássico.

Só não se esqueça de personalizar o interior do seu scandi com itens de decoração caseiros, lindas cerâmicas e pinturas de pintores locais.

Belos exemplos

Exemplos ilustrativos da disposição de um espaço em que tanto a cozinha quanto a sala de estar estão localizadas no mesmo território serão mais eloquentes do que muitas descrições da moda.

8 cozinhas-salas com uma área modesta.

  • Tons reais da temporada - café cinza, branco e azul - conectado em uma cozinha de 18 quadrados, que os proprietários decidiram fazer um quarto 2 em 1. Uma boa opção para um apartamento de um quarto: uma sala de estar vai caber na grande cozinha, e o antigo hall pode ser transformado em um quarto.
  • O zonator, neste caso, é o sofá. O espaço parece amplo, embora estes sejam quartos típicos. O branco atua como um "mediador" de zonas e elementos internos.
  • Lindo clássico, muita luz e a adequação de cada elemento interior. Sem essa solução, a cozinha e a sala pareceriam estreitas e apertadas.
  • Cozinha + sala de jantar + sala de estar. E tudo em tons amadeirados quentes que adicionam calor ao ambiente.

Nada supérfluo, tudo estritamente em seu lugar, ótima distribuição das zonas.

  • Espaço muito pequeno bem equipado - uma pequena cozinha, uma mesa de jantar confortável, embora pequena, um sofá aconchegante. Para os amantes de móveis compactos e cozinhas, a opção é muito boa, preservando a sensação de espaço e ar puro.
  • Um interessante zonador na forma de cortinas de filamento separa claramente a cozinha da sala de estar, mas seria completamente diferente se houvesse uma parede em branco. Um ótimo exemplo de como em um espaço pequeno você pode aplicar a imaginação e fazer um interior moderno.
  • Parece que com a separação, a sala sofre, fica pequena. Mas não é assim: devido à localização do grupo de jantar no cruzamento das zonas, o espaço torna-se um amplo estúdio, onde todos vão encontrar um lugar.
  • Tudo é muito compacto e muito harmonioso... E uma mesa para toda a família e um sofá aconchegante e uma TV, e não o menor conjunto - cabe tudo aqui. Outra opção para quem acredita que a sala também pode ser movida para uma cozinha ampla.
sem comentários

Moda

a beleza

casa