Cozinha-sala

Projeto da cozinha-sala de estar 25 sq. m: os melhores projetos e opções de design

Projeto da cozinha-sala de estar 25 sq. m: os melhores projetos e opções de design
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Opções de layout
  3. Métodos de zoneamento
  4. Como escolher um estilo?
  5. Como escolher um esquema de cores?
  6. Dicas de decoração
  7. Exemplos interessantes

Hoje em dia, um apartamento tipo estúdio é frequentemente visto como um exemplo de planejamento e design progressivos - esta solução certamente agradará a todos que amam grandes espaços ilimitados e abundância de luz natural. Remover a divisória entre a sala de estar e a cozinha pode ajudar seu apartamento a atender aos requisitos declarados, mas não pense que a demolição banal da parede tornará imediatamente o design elegante e deslumbrante.

Antes de decidir sobre um redesenvolvimento global, vale a pena considerar cuidadosamente todos os aspectos da transformação futura.

Peculiaridades

Como qualquer outra opção de layout, uma combinação de cozinha e sala de estar pode ser uma experiência positiva e negativa. Muitos proprietários decidem dar esse passo puramente para se livrar do acúmulo eterno de pequenos apartamentos, mas se o resultado for uma cozinha-sala de 25 m². m, então isso, é claro, já é um resultado para um amador, porque a claustrofobia tem o oposto - o medo de grandes espaços abertos e a incapacidade de se esconder de olhos curiosos.

No entanto, essa opção de layout tem algumas vantagens:

  • o conceito de limitação é diferente para cada pessoa, e alguém precisa de exatamente 25 quadrados para não se sentir pressionado por quatro paredes;
  • a falta de iluminação natural é o flagelo de muitos apartamentos modernos, especialmente nos andares inferiores, e todos os métodos para resolver o problema são bons;
  • convidar empresas de qualquer tamanho não será mais um problema para você - todos serão capazes de se acomodar e se comunicar confortavelmente sem se dividir em grupos.

Para ser justo, também existem algumas desvantagens. Se a cozinha / sala de estar ocupa 25 metros quadrados, esse apartamento de um cômodo não pode ser considerado muito pequeno - certamente caberia duas e, se necessário, três pessoas. Se você não mora sozinho, os exercícios culinários de um dos membros da sua casa podem interferir com o resto, especialmente se eles estiverem dormindo - tanto o barulho quanto o cheiro irão contribuir para isso.

Você pode se referir ao fato de que a área da sala é significativa, mas sejamos objetivos - na ausência de uma divisória, você ainda fará barulho muito próximo do resto.

Opções de layout

Apesar do fato de que uma sala com um tamanho potencial de 5x5 m dificilmente pode ser chamada de pequena, muitos proprietários cometem um erro comum, esperando que ela acabe sendo quase adimensional. Em vez da esperança ingênua de que todos os móveis e utensílios cabem no espaço combinado, é necessário planear atempadamente o atelier de forma a destacar pelo menos duas áreas principais: a cozinha, onde será preparada a comida, e a sala, onde poderá relaxar.

Pessoas exigentes também deixam espaço para uma área de jantar separada, o que é especialmente importante se você mora em família ou costuma receber convidados.

Não tenha preguiça de traçar um projeto completo, que mostrará a localização dos móveis de acordo com suas dimensões exatas. - esta é a única maneira de você entender o que vai caber e o que não vai. A prática mostra que até 25 quadrados podem ser desarrumados, e mesmo a ausência de uma parede não resolverá o problema.

Se inicialmente o futuro cômodo se parece com a parte principal (a antiga sala de estar) e o ramo adjacente da antiga cozinha, então podemos presumir que o projeto foi concluído para você. Não faz sentido transferir comunicações e equipamento básico - pelo menos você terá que obter licenças de várias autoridades, o que é muito caro em termos de dinheiro e tempo. O mesmo pode ser dito sobre a sala conectada fortemente alongada - é mais razoável alocar uma das extremidades do "galho" para a cozinha, de preferência aquela onde estava originalmente localizada.

Objetivamente, mover a cozinha é apropriado apenas se o seu cômodo for quadrado ou quase quadrado e a cozinha estreita estiver localizada ao longo de uma das paredes atuais. Para maior compactação, geralmente é retirado em um canto, de modo que seus órgãos principais estejam localizados na forma da letra "G". Isso permite que os proprietários tenham acesso conveniente à geladeira, fogão e pia sem sair do seu lugar, e aqueles que não estão atualmente ocupados com questões culinárias podem ocupar confortavelmente o máximo do espaço restante.

Métodos de zoneamento

Muitas vezes, a unificação de uma sala de 25 metros em um todo é realizada pelos proprietários apenas por falta de luz natural - a parede é removida para não impedir a penetração total da luz pelas janelas. Em todos os outros aspectos, isso pode parecer ilógico do ponto de vista do conforto - é comum uma pessoa separar visualmente quartos para resolver problemas diferentes.

Considerando tudo isso, mesmo um estúdio combinado deve ter sinais claros de zoneamento funcional.

A maneira mais simples de separar visualmente o hall da cozinha é escolher acabamentos diferentes para essas duas partes da sala - isso também é lógico no sentido de que as condições e, portanto, os requisitos para a qualidade dos materiais de acabamento em cantos opostos são diferentes.

No entanto, muitas vezes isso não é suficiente, então vamos destacar as opções alternativas.

  • Parede falsa. A opção mais popular se você planejou não tanto remover a parede completamente, mas expandir completamente a abertura. A construção baseada em drywall resolve o problema da borda desintegrada de uma parede quebrada - a divisória antiga é removida inteiramente e uma nova é montada em seu lugar.A vantagem do drywall é que ele permite muito mais criatividade - você pode fazer suas bordas curvas para fluir em um arco, encaixar nichos para uma TV ou iluminação decorativa.
  • Sala de jantar. Outra solução extremamente prática que permite que os dois opostos - a cozinha e a sala - fiquem afastados um do outro. Ao mesmo tempo, os comensais não interferem nas operações culinárias posteriores (e também vice-versa) e podem sentar-se confortavelmente. Dependendo do número potencial de clientes, a área de jantar pode ser completa - na forma de uma grande mesa, ou reduzida - na forma de um balcão de bar.

O último é relevante se você mora sozinho, não cozinha para si mesmo e os amigos que vieram à luz compartilham totalmente de suas crenças.

  • Outras soluções. Objetivamente, você pode isolar a cozinha do corredor com qualquer coisa - mesmo apenas um sofá com as costas voltadas para a borda condicional. Uma jogada popular é colocar uma prateleira dupla-face ao longo da "linha de junção", onde você pode armazenar belas bugigangas que decoram o interior e coisas úteis como livros e utensílios necessários. Os verdadeiros estetas e amantes da vida selvagem montam um aquário na espessura da parede falsa ou substituem-no completamente por vários vasos com plantas vivas.

Especialmente para aqueles que desejam mudar constantemente de ideia, várias divisórias e cortinas deslizantes foram inventadas.

    Como escolher um estilo?

    Na maioria dos casos, o estúdio pressupõe a presença de alguma solução estilística comum para todas as áreas funcionais, mas, em geral, 25 quadrados de área já deixam espaço para experimentos com uma combinação de duas direções ao mesmo tempo. Experimentar em um apartamento deve ser feito com cuidado - mesmo entre profissionais, nem todos decidem combinar com confiança, e a maioria dos designers aconselha a compra de móveis de uma coleção.

    Se você decidir seguir seu próprio caminho, lembre-se de que é mais fácil combinar estilos semelhantes - por exemplo, a Art Nouveau lembra os clássicos e o Rococó é semelhante à Provença, portanto, juntos parecem harmoniosos.

    Com abundância de espaço livre, o estilo de alta tecnologia baseado em um grande número de linhas retas, metal e vidro revela suas vantagens. Lembre-se: não importa como você persiga as características estilísticas do design, na verdade, você ainda mudará o estilo se seus eletrodomésticos não forem os mais recentes em termos de tecnologias utilizadas. Um exemplo marcante dessas delícias é o tampo da mesa touch, do qual muitos proprietários nem ouviram falar até agora.

    Focando na escala de cores, esteja preparado para um cinza metálico brilhante, mas um desvio para a parte mais clara da faixa também é permitido.

    Para quem tem medo da frieza da alta tecnologia, uma excelente alternativa será Estilo escandinavo, o que ao mesmo tempo resolverá o problema da falta de iluminação. Ele oferece um design muito leve girando em torno de um design predominantemente branco em torno dele. O conforto é alcançado não só pela ausência de detalhes desnecessários, mas também pelo uso intensivo de materiais naturais, quentes na sua essência.

    Como escolher um esquema de cores?

    Uma área de 25 quadrados é um espaço bastante grande para deixar aos proprietários alguma liberdade para escolher tons e tons. Tudo depende do objetivo que se persegue: se realmente necessita de mais luz, deve prestar especial atenção à gama de luz do design, para estreitar o espaço, pelo contrário, deve escolher a opção com tons mais escuros.

    Se você não planeja remodelar visualmente a sala de nenhuma forma, você pode experimentar.

    Observe que muitos estilos de design exigem, se não a adesão estrita a uma determinada cor, pelo menos sua prevalência no esquema de cores. Dos estilos propostos acima como opções de acabamento para a cozinha-sala, ambos tinham requisitos específicos para isso: a alta tecnologia é obcecada por tons de cinza e metálicos, e o estilo escandinavo é inconcebível sem um componente branco predominante, embora permita " "inclusões estranhas.

    De outras soluções, a Provença é imediatamente lembrada, que repele os tons pastéis e não aceita acentos muito contrastantes ou manchas escuras proeminentes.

    Na hora de decidir as cores, comece pelas características de iluminação natural. Se você derrubou a parede justamente porque ela não é suficiente, seria aconselhável usar cores claras, principalmente o branco, pois elas contribuem muito para a expansão visual do ambiente.

    Com a penetração já abundante da luz do sol da rua, tal projeto apenas cegará e criará a ilusão de calor, mesmo quando objetivamente não estiver lá. O mesmo acontecerá e vice-versa - o design escuro permite que você descanse seus olhos em condições de luz forte e "resfrie" o ambiente, mas isso não deve ser feito se as janelas já estiverem voltadas para o norte.

    Dicas de decoração

    Em uma sala bastante grande, ocupando até 25 metros quadrados, nem sempre é aconselhável organizar os móveis apenas ao longo das paredes existentes - pode ocorrer que haja muito espaço livre no meio. Equipar a ilha nesta situação é definitivamente uma solução razoável que irá eliminar o problema do vazio excessivo da divisão e permitir colocar mais móveis.

    O que exatamente fará parte da ilha, cada proprietário decide por si mesmo - para alguns é um elemento de uma área de lazer com sofá, outros organizam ali uma área de trabalho com máquina de lavar louça e mesa.

    Qualquer que seja a mobília que você escolher para a combinação de cozinha e sala de estar, deve-se lembrar que ela deve se encaixar adequadamente no design de interiores. Isso se aplica a tudo, incluindo forma, estilo e cor - se você está reivindicando bom gosto e conformidade com um determinado estilo, então você simplesmente precisa prestar atenção a esses detalhes.

    Se você decidir usar a abundância de espaço livre da forma mais produtiva possível e comprou muitos móveis, restringindo os corredores, escolha armários para que suas portas não interfiram na liberdade de movimento pelo estúdio. Nessa situação, dá-se preferência às portas de correr ou mesmo à sua ausência total, como é o caso das estantes.

    Exemplos interessantes

    Neste exemplo, vemos um estúdio clássico - é tão unido que praticamente não há diferença nem mesmo no esquema de cores do acabamento. O designer que estava implementando o projeto não via a necessidade urgente de um zoneamento claro do espaço, pois objetivamente a cozinha é separada da sala apenas por um sofá e uma mesa movida para ela na parte de trás.

    É impossível isolar-se de cheiros e ruídos aqui, mas a claustrofobia certamente também não o ameaça.

    Aqui os proprietários consideraram que a fusão completa ainda é demais, e uma parede falsa foi instalada, que flui suavemente em uma espécie de arco. O designer envolvido neste projeto não é desprovido de gosto estético, ele combinou muito bem o branco com o azul e decorou lindamente o avental e a parede falsa. O especialista não se esqueceu da área de jantar - aqui é retirada separadamente.

    Se você não está realmente buscando iluminação natural, mas adora espaço ilimitado, você pode e deve experimentar tons escuros. A combinação de branco e marrom escuro acabou sendo muito estilosa, e os detalhes em verde claro ajudam a eliminar a suavidade. A forma do estúdio prova que não é necessariamente quadrado.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa