Cozinha-sala

Projeto da cozinha-sala de 17 m². m: opções de layout e design

Projeto da cozinha-sala de 17 m². m: opções de layout e design
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Opções de layout
  3. Métodos de zoneamento
  4. Como escolher um estilo?
  5. Como escolher um esquema de cores?
  6. Dicas de decoração
  7. Belos exemplos

Um estúdio é uma solução muito comum em um interior moderno. Essa tendência geralmente se aplica à combinação de sala de estar e cozinha. Neste caso, é muito importante ter em consideração não só a dimensão da divisão, mas também a sua forma, de forma antecipada para destacar as zonas propostas por funcionalidade. O estúdio deve proporcionar uso racional do espaço, comodidade no processo de cozimento, além de uma área de lazer confortável para toda a família. Se a área total do estúdio é de 17 quadrados, você pode pagar por um monte de soluções de estilo e cores.

Peculiaridades

Projeto da cozinha-sala de 17 m². m pode ser variado. Uma sala de estúdio combinada deste tamanho é bastante confortável para experimentos. Mas, primeiro, você terá que obter permissão das autoridades competentes, uma vez que a demolição das paredes deve ser coordenada. Se você comprou uma casa em plano aberto, é outra questão - tudo é muito mais simples aqui. Você não pode demolir paredes que suportam cargas, portanto, tendo concebido uma combinação, primeiro analise o layout existente. Além disso, há uma série de outras características que devem ser levadas em consideração antes da renovação:

  • a pia não pode ser movida para que fique acima das salas de estar - isso é proibido;
  • a presença de abastecimento de gás é outro obstáculo na implementação do seu plano, visto que neste caso é proibido demolir a parede;
  • 17 praças - uma área grande para uma cozinha, mas mínima para um estúdio, pois não será possível identificar claramente as zonas, é melhor usar métodos de divisão visual do espaço;
  • uma vez que o espaço não é muito grande, você não deve destacar áreas com arcos, divisórias ou colunas.

Opções de layout

Um projeto de estúdio de cozinha de 17 metros quadrados pode ser elaborado por você. Em primeiro lugar, decida qual área será acentuada. Se você adora cozinhar, use muitos eletrodomésticos, acentue sua área de trabalho. Se não demorar muito para cozinhar, é melhor se concentrar em um lugar para relaxar. Existem muitas opções de layout de estúdio. Vamos considerá-los.

  • Em forma de L, quando a mobília é colocada em duas paredes adjacentes uma à outra. Esta é uma localização muito conveniente, ergonômica e torna a estadia na cozinha confortável para a dona de casa. A única desvantagem de tal fone de ouvido é o alto preço das seções de canto.

  • Linear, quando todos os móveis da cozinha estão alinhados em uma fileira. Esta opção de orçamento extragrande permite que você se concentre na área de estar. Entre as desvantagens desse layout está o pequeno número de seções para armazenamento e colocação do equipamento.

  • Paralelo, que é mais frequentemente usado em salas como um retângulo. Os móveis da cozinha são colocados em duas filas opostas. Esta não é a melhor maneira de projetar um estúdio de 17 quadrados. No entanto, você pode encurtar uma das fileiras e colocar uma área de estar lá. Este método é adequado apenas para as salas onde a largura de passagem não será inferior a 1,2 me superior a 1,5 M. Caso não seja possível, é preferível optar por outro layout.

  • Em forma de Uonde a mobília está em três paredes, abrangendo 2 cantos. Este é um método muito comum, especialmente indicado para quem gosta de cozinhar e por isso passa muito tempo na cozinha. A área de jantar está localizada aqui em espaço livre e é combinada com a área de relaxamento. Aqui você pode colocar uma mesa e um sofá, várias cadeiras.

  • Por tipo de ilha, quando parte das seções está localizada no centro da área de trabalho. No entanto, 17 sq. m não é a área onde tais experimentos deveriam ser realizados. Este layout é adequado apenas para salas muito grandes. A única opção possível é substituir uma unidade separada por um balcão de bar. Ou coloque algo necessário na ilha: uma pia, um fogão.

  • Tipo de penínsulaquando o final da ilha é adjacente a qualquer parte da reta ou canto. É importante aqui que o espaço entre as seções seja de pelo menos 1 metro. Um fogão pode ser montado na seção peninsular, então a sala ficará sob a supervisão da anfitriã durante o processo de cozimento. É muito conveniente para famílias com crianças.

Métodos de zoneamento

O estúdio de 17 quadrados permite que você ajuste uma área de trabalho, sala de jantar e área de estar. O mais importante é dividir o espaço corretamente. É melhor abandonar os métodos que reduzem o espaço: partições, arcos. Mesmo as estruturas mais finas irão tirar uma parte significativa da área das instalações. Existem muitas técnicas de zoneamento visual excelentes para essa área.

Zoneamento de cor

Lembre-se de que um espaço com tantas funções não pode ser sobrecarregado. Certifique-se de seguir o princípio das proporções das cores. Quando o fundo principal é dominante, o adicional não ocupa mais do que ¼ da área, e o do sotaque - não mais do que 5%. É mais fácil escolher tons em uma paleta e combiná-los entre si. Os especialistas recomendam o uso dos seguintes métodos:

  • dois tons da mesma escala para zonas diferentes, enquanto o menor é percebido em um tom mais escuro;
  • cores contrastantes para zonas (lembre-se que neste caso as sombras devem ser contidas);
  • uma área é projetada com um fundo cativante e uma adição modesta, a outra usa um tom cativante da primeira área para dar ênfase;
  • torne o fundo um único e acentue-o com diferentes tons, que podem ser contrastantes e semelhantes na paleta.

Acabamento

Ao escolher os materiais, certifique-se de focar na orientação do estilo.Não se deve usar elementos como vigas, pedra, tijolo na decoração, pois reduzem visualmente o espaço. Além disso, tenha em mente que eles devem ser resistentes à umidade e bem tolerantes às mudanças de temperatura. Pode ser usado:

  • diferentes materiais para o piso por zona;
  • tetos de vários níveis (se a sala não for baixa);
  • pódios, se no futuro você não pretende remodelar;
  • diferentes materiais para decoração de paredes em áreas: azulejos, papel de parede, tintas, painéis, madeira.

Iluminação

Em primeiro lugar, é necessário fornecer luz natural suficiente, portanto, em uma sala onde os raios do sol não penetram, desista das cortinas escuras. A luz artificial irá efetivamente zonear o espaço:

  • luz mais brilhante e menos brilhante em áreas diferentes;
  • acentos de luz visual, por exemplo, iluminação do chão, teto, vários elementos;
  • luminária multinível: luminárias de chão e lustre na área de lazer, luminárias pendentes, holofotes na área de trabalho.

Mobiliário

Você pode dividir facilmente o espaço simplesmente organizando os móveis corretamente:

  • uma solução muito popular é colocar o sofá de costas para a área de trabalho;
  • dividir a zona de trabalho e a zona de descanso com zona de refeições;
  • coloque um contador de barra entre as zonas;
  • coloque uma seção de ilha entre diferentes espaços funcionais.

Como escolher um estilo?

Um estúdio em tal área parece mais eficaz em estilos modernos. Por isso, pensando no interior da cozinha-atelier, convém abandonar as tendências barrocas e antigas. Ao mesmo tempo, é improvável que um loft espaçoso seja implementado com sucesso. Para um estúdio moderno, você pode considerar com segurança as seguintes áreas.

  • Minimalista, em que a ênfase está na versatilidade, espaço livre, linhas suaves, falta de decoração, pequenos elementos, focos de luz. As cozinhas em estilo japonês parecem ótimas.

  • Alta tecnologia. Metal, vidro, plástico, luz brilhante e brilho reinam aqui. É melhor minimizar ou excluir a naturalidade dos materiais. Você não deve usar pequenos elementos decorativos, duetos de cores contrastantes. É melhor substituir os materiais têxteis por couro ecológico. A funcionalidade está em primeiro lugar.

  • Eco-style. Aqui, ao contrário, prevalecem as texturas, materiais, superfícies naturais: madeira, pedra, linho, algodão. Desista de tecidos sintéticos, plásticos. A cor é predominantemente quente, suave, natural. Use flores frescas, bambu, vidro como decoração.

  • Neoclássico. Escolha um esquema de cores discreto, móveis lacônicos, silhuetas fluidas, porcelana e itens forjados.

É importante escolher a técnica de acordo com o estilo geral da sala.

Como escolher um esquema de cores?

Um ponto muito importante é a escolha correta da cor. Um estúdio em tal área e não inteiramente pequeno, mas de forma alguma superdimensionado, portanto é melhor recusar materiais escuros do fundo principal da sala. Certifique-se de considerar o grau de luz natural. A sala pode ter uma ou duas janelas. Além do mais, é sempre mais escuro no lado norte do que no sul.

Para o fundo principal, é melhor usar tons frios ou quentes de sombras claras: areia, cinza, branco, creme, leite. São tons versáteis que podem ser facilmente combinados com cores complementares e de destaque. A combinação de cores pastel com tons mais cativantes dentro da mesma paleta parece muito impressionante. Ao escolher um esquema de cores, é importante considerar não apenas a luz, mas também o estilo. As sombras não devem contradizer o estilo escolhido.

Além disso, lembre-se de que esta sala não é apenas para cozinhar e comer, mas também para relaxar. Portanto, evite a abundância de tons sombrios e psicologicamente pesados: preto, bordô, vermelho, roxo. Os designers não recomendam o uso de mais de 5 tons em um interior.

Dicas de decoração

Uma cozinha-sala de estar com sofá deve ser uma composição única, por isso é muito importante escolher o equipamento e o mobiliário adequados.A tecnologia incorporada e até mesmo oculta terá uma aparência melhor. Isso tornará o quadro geral mais orgânico. O equipamento deve ser de alta qualidade, silencioso e potente. Como várias zonas de diferentes funcionalidades estão localizadas em uma área relativamente pequena, é necessário usar racionalmente o espaço. Ao escolher os móveis, lembre-se das seguintes regras:

  • os materiais devem ser fáceis de lavar, limpar e não sujar muito facilmente;
  • é melhor escolher móveis funcionais - os transformadores são ótimos;
  • pense na quantidade e localização das secções de arrumação, é melhor abandonar o armário da sala em favor das estantes e modelos embutidos;
  • o tamanho do móvel é muito importante - deve ser compacto, moderno, confortável, dispensar modelos volumosos com grandes ornamentos;
  • se possível, substitua as seções por prateleiras.

Ao colocar os móveis, mantenha o máximo de espaço livre possível. Isso será fácil de fazer apenas se a escolha for a mais prática possível.

Belos exemplos

Para as características de design da cozinha-sala de estar, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa