Cozinha-sala

As sutilezas do layout da cozinha, combinadas com a sala de estar

As sutilezas do layout da cozinha, combinadas com a sala de estar
Contente
  1. Prós e contras de combinar
  2. Regras fundamentais
  3. Diretrizes de zoneamento espacial
  4. Como arrumar móveis e eletrodomésticos?

Uma das principais tendências no planejamento de salas de estar nos últimos anos é a combinação de cozinha e sala de estar. Esta solução permite aumentar a área útil de um apartamento de pequena dimensão e cria condições para a implementação de qualquer conceito de design. No entanto, antes de decidir sobre a reconstrução, você precisa determinar exatamente o que deseja obter no final. Esse trabalho requer não apenas um projeto de design detalhado, mas também muitas aprovações de várias autoridades.

Prós e contras de combinar

Faz sentido alterar o desenho de um apartamento e transformá-lo em estúdio apenas numa situação em que haja pouco espaço na casa - neste caso, pode utilizar o espaço livre disponível de forma mais racional. E claro, o quarto combinado é relevante se houver frequentemente convidados na casa - você deve concordar que é mais conveniente para qualquer dona de casa comunicar-se com a família e amigos sem interromper o processo de cozinhar guloseimas.

A combinação de várias salas funcionais permite expandir visualmente o tamanho do espaço, torná-lo mais espaçoso, luminoso e luminoso.

As vantagens indiscutíveis de tal solução incluem vários pontos.

  • Economias significativas em espaço vital - por exemplo, para casas com cozinha apertada e um hall espaçoso.
  • Iluminação adicional - se houver grandes janelas na sala de estar, quando combinadas com a cozinha, acrescentam luz solar ao espaço. Isso não só deixará o ambiente mais arejado, mas também economizará na iluminação da área de trabalho da cozinha.

    Além das vantagens óbvias, o redesenvolvimento também tem suas desvantagens.

    • Em primeiro lugar, esse é o alto custo da obra. Combinar várias áreas residenciais não pode ser considerado um prazer barato, neste caso não é um simples conserto com rompimento de paredes que é necessário, mas uma mudança na própria configuração do layout. Para além do elevado custo da obra em si, é necessário elaborar um anteprojecto e obter autorização do BTI - ambos os quais também requerem consideráveis ​​investimentos financeiros.
    • Nem todo mundo vai gostar do cheiro de comida em uma sala de estar. Pode parecer "aconchegante" para alguns, mas a grande maioria das pessoas prefere passar seu tempo livre sem a mistura de aromas de culinária no ar.
    • Um fator importante que leva à rejeição de tais decisões é freqüentemente a questão da aparência. Não é segredo que as superfícies da cozinha sujam rapidamente, respetivamente, e o interior da sala também fica exposto à poluição, o que leva à necessidade de limpezas frequentes.
    • Algumas donas de casa sentem desconforto psicológico se o cômodo for combinado com a cozinha. Isso acontece especialmente quando muitas pessoas moram na casa ou o número total de cômodos é pequeno. Todas as pessoas às vezes desejam a privacidade que as donas de casa costumam encontrar na cozinha. O design do espaço combinado nega a possibilidade de ficar sozinho consigo mesmo - isso causa muitos desconfortos mentais.

    Regras fundamentais

    Detenhamo-nos mais detalhadamente nos esquemas de combinação da sala de estar e da cozinha. Por favor, note que tal trabalho é permitido apenas se a partição entre os quartos não for resistente e somente após receber as licenças para reforma de várias autoridades.

    Em regra, a entrada para a cozinha e a divisão é inicialmente separada, pelo que, ao combinar as divisões, consegue-se não só obter mais espaço livre, mas também aumentar a área útil junto a uma das paredes da divisão combinada.

    Para tal, é colocada uma das portas, fechando frequentemente a entrada para a zona da cozinha.

    Ao combinar um quarto e uma cozinha em "Khrushchev", outras opções são possíveis. Nos edifícios dessa época, via de regra, a entrada da cozinha nos edifícios dessa época faz-se por um pequeno corredor comum e a sala de estar pode ser acedida a partir do corredor. Assim, a cortina não só separa a cozinha da sala, mas também a fecha do corredor, onde se situam as saídas para a casa de banho. Nesse caso, os designers recomendam várias soluções para o problema.

    • Demolir totalmente a divisória e assim combinar não só a cozinha com a sala, mas também o corredor. Neste caso, é liberada muito mais área útil, que, devido à partição, não era utilizada anteriormente.
    • Para demolir a parede apenas parcialmente, deixando uma pequena parte que vai separar o corredor e a sala, enquanto não vai mais terminar com uma passagem para a cozinha. A porta está simplesmente colocada. No canto resultante, você pode colocar uma geladeira ou um pequeno armário.
    • Em alternativa, pode abandonar completamente a demolição da parede que separa a sala e a cozinha, e fazer uma passagem que ligará os dois quartos. Neste caso, a entrada antiga também é colocada, e o canto resultante pode ser usado da mesma forma que acima.

      Escolhida uma opção adequada de combinação de premissas, é necessário elaborar um projeto detalhado e retomar a papelada. Prepare-se para que o processo de homologação seja demorado, portanto, cuide para obter todas as autorizações com antecedência para que, no momento do início da obra, você tenha todas as autorizações em mãos.

      Diretrizes de zoneamento espacial

      Para que a combinação da sala e da cozinha seja o mais orgânica possível, é necessário um grande esforço, pois estas divisões têm finalidades diferentes e são completamente diferentes na disposição.Para que a combinação seja o mais orgânica possível em termos de design, as transições interiores de uma área funcional para outra devem ser fornecidas.

      É possível "conectar" harmoniosamente a cozinha e a sala de estar se um pequeno balcão de bar for instalado na borda entre eles, garantindo assim uma transição inter-zona espetacular será criada. Além disso, você pode usar essa linha na vida cotidiana, por exemplo, se quiser fazer uma refeição rápida e não tiver tempo para pôr a mesa. Nesse caso, o rack será a melhor solução.

      Você pode combinar organicamente a cozinha e o banheiro com a ajuda de um acabamento especial para o piso, por exemplo, você pode elevar seu nível na parte que é usada para cozinhar, ou escolher diferentes opções de piso. Na maioria das vezes, na área da cozinha, o piso é revestido com ladrilhos e o laminado é o preferido. Se você não gosta de contrastes tão nítidos, pode usar o mesmo revestimento em diferentes combinações de cores.

      Uma boa solução de zoneamento seria colocá-lo na borda da mesa de jantar. Se o espaço permitir, é melhor dar preferência aos módulos grandes, a partir disso o efeito visual ficará mais brilhante e estiloso.

      A passagem de uma divisão para a outra pode ser feita na forma de um grande arco elegante. Não é apenas bonito, mas também separa claramente os limites das áreas funcionais da sala.

        Outra opção interessante para dividir os espaços é colocar um sofá com encosto baixo entre eles. Com o assento, deve ser voltado para a sala. Portanto, o sofá separará a cozinha da sala - esta solução parece bastante impressionante.

        Como arrumar móveis e eletrodomésticos?

        Para concluir, vamos falar sobre as peculiaridades de organizar móveis e outros itens de interior em uma sala comum. Se você não planejar tudo com antecedência, poderá usar indevidamente o espaço liberado.

        Antes de comprar móveis estofados para o seu cômodo combinado, considere com que frequência você planeja cozinhar e que tipo de pratos prefere. Por exemplo, se você é um fã de peixe frito, vegetais fritos ou pastéis doces, esteja preparado para problemas - o fato é que esses cheiros são rapidamente absorvidos por móveis estofados e será muito difícil removê-los.

        Para evitar isso, é melhor usar móveis com estofamento que não absorva odores, ou afastar sofás e poltronas semelhantes da área de trabalho, embora essa opção nem sempre ajude.

        O revestimento da mobília do gabinete localizado próximo à pia deve ser resistente à umidade. É preferível dar preferência a móveis com pernas. Se um cano estourar repentinamente ou ocorrer um bloqueio, não apenas a área da cozinha, mas também a parte viva pode sofrer.

        Tenha em mente, o conjunto de cozinha deve se encaixar harmoniosamente no conceito geral de design do espaço, embora seja aconselhável evitar prateleiras abertas - é improvável que racks com latas e frascos tenham uma aparência respeitável em um espaço combinado.

        Ao organizar os móveis em um cômodo combinado, as opções clássicas são usadas com mais frequência. Uma boa solução neste caso seria uma cozinha de canto ajustada de acordo com o princípio do triângulo, quando uma pia, fogão e geladeira estão instalados a uma curta distância um do outro.

        Esta solução libera muito espaço de armazenamento para pratos e utensílios de cozinha em armários, nichos embutidos e nas prateleiras.

        Os arranjos de madeira em tons pastel vão se encaixar harmoniosamente no estilo clássico, ao escolher um capô e um forno estilizados em estilo retrô. Ficará elegante se a mobília for decorada com elementos esculpidos. As portas de vidro dos armários são espetaculares - será possível guardar um serviço de porcelana atrás delas. Os acentos elegantes serão definidos por uma bancada feita de pedra artificial e um avental feito de azulejos bege.

        Para equipar a área de jantar, será certo parar em uma mesa redonda deslizante. Junto com ele devem estar cadeiras com encosto alto e macio.

        Será útil pendurar um lustre com um abajur volumoso acima da mesa - então a sala deserta será sempre iluminada e aconchegante.

        A área de lazer é montada de forma simples - você pode colocar um pequeno sofá com almofadas macias contra a parede. Nas laterais, é aconselhável colocar vitrines que repetirão as principais características do projeto do conjunto de cozinha.

        Outra opção espetacular seria uma cozinha neoclássica. Neste caso, você pode colocar ergonomicamente todos os móveis e eletrodomésticos necessários e liberar espaço para uma área de lazer. Neste estilo, como no clássico, os módulos de canto serão adequados, permitindo que você aproveite ao máximo o espaço utilizável da parede. É melhor dar preferência aos eletrodomésticos embutidos, para não desviar a atenção das fachadas.

        Em uma das paredes, é melhor usar prateleiras abertas em vez de armários suspensos, então os móveis parecerão mais arejados e a sala será espaçosa. Só não se esqueça de considerar cuidadosamente o preenchimento dessas prateleiras para não prejudicar o design geral do ambiente.

        As fachadas de cinza branco parecem muito elegantes no design neoclássico e as alças de metal complementam o conceito de design da sala. Para realçar a cor branca da neve dos móveis, pode pintar as paredes com um tom cinza claro, enquanto o avental de cozinha também pode ser revestido com azulejos brancos.

        Uma mesa quadrada de madeira e cadeiras com assentos macios terão um visual harmonioso na área de jantar. Lâmpadas de design e um grande lustre adicionarão belos detalhes.

        Também vale a pena usar móveis brancos para decorar a sala., então, em um espaço unido, você terá um conceito de design único. É aconselhável pendurar algumas prateleiras abertas acima da TV, e um sofá confortável e algumas mesinhas laterais tornarão seu interior verdadeiramente elegante.

        No entanto, se desejar, você sempre pode usar qualquer outra opção de design para o layout da sala combinada - as possibilidades interiores dependem exclusivamente da sua imaginação.

        A disposição e desenho da cozinha-sala de jantar, combinada com a sala de estar, no próximo vídeo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa